quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Pão por Deus

Hoje fomos pedir o Pão por Deus! Foi a nossa primeira saída!
Na minha escola funciona assim: pedimos aos pais que nos tragam doces, bolachas e frutos secos, depois juntamos tudo e dividimos por sacos. Esses sacos são deixados em estabelecimentos comerciais e em algumas casas da comunidade envolvente. Nós pintamos um saco de pano cru e no dia 31 de Outubro esses sacos são distribuídos e nós vamos até lá pedir o Pão por Deus.
Como nós ainda somos pequeninos, fomos só até à papelaria que é mesmo pertinho d
a nossa escola e o resto pedimos na nossa escola: fomos à secretaria, à cozinha e ao berçário. Chegámos ao fim muito cansados, fomos almoçar e a adormecemos num instante na hora da sesta (pelo menos a maioria)!



Estes são os nossos sacos! Num lado esponjaram um stencil de uma folha de Outono e no verso imprimimos a mão. Este último lado será para ir construído ao longo do tempo, cada ano fazemos mais um pouco e assim o saco ficará completo na sala dos 5 anos.




terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os nossos mobiles

Para ser sincera, não gosto muito de fazer mobiles... Por isso, trouxe estes que tinha feito na sala de 1 ano, mas ainda gostava de fazer mais dois...


O corpo desta borboleta foi feito com uma garrafa de coca-cola e lá dentro estão pedaços de papel crepe rasgados e introduzidos pelas crianças



O céu das nossas ovelhas é um cabide


A galinha e os pintos a saírem dos ovos

Ainda o amarelo!

Para terminarmos os trabalhos da cor amarela, fizemos massa-pão. Queria ter posto corante alimentar, mas, como não consegui encontrar, juntei um pouco de tinta. Estava receosa, pois às vezes eles ainda levam à boca, mas eu expliquei que aquela era uma massa para meninos crescidos e que não podiam pôr na boca... E como eles foram crescidos!!!!




No final do dia dividi a massa em várias bolinhas, embrulhei em película aderente e cada um levou um bocadinho para casa para brincar com os pais!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Mapa do tempo

Já tínhamos começado a marcar o tempo, mas eu não estava a gostar de como estava (apenas uma tira de felcro e era lá colocado o estado do tempo). Agora já está mais completo, limitado e composto!

Os vários estados do tempo



O que marcámos hoje



Outro exemplo, a chuva

Aniversário do Francisco!

Na semana passada o Francisco fez 2 anos. Aqui fica a sua coroa...


Amarelo!

Na semana passada comecei a trabalhar as cores. Começámos pelo amarelo, pois já tínhamos falado dele com as folhas do outono.
Assim, começámos por enumerar coisas amarelas: o sol, as bananas, o limão, o passarinho que está na nossa árvore das presenças, o pato, o pinto...
Depois, e aproveitando uma actividade de enfiamentos, fizemos um colar amarelo, em que cada criança escolheu uma peça amarela!


Não ficou lindo?!


A actividade seguinte foi uma bela garatuja amarela, em que utilizámos canetas de feltro, lápis de cor e lápis de cera. Vejam só como ficou...




A última actividade elaborada foi a digitinta! Tinha pensado que alguns não iriam querer fazer esta actividade, pois isso iria implicar sujar as mãos, mas enganei-me! Todos participaram e nenhum teve qualquer problema por ter as mãos sujas! Fiz a actividade em dois dias, para que cada criança estivesse o tempo que quisesse na actividade. Foi muito divertido!



quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Já me tinha esquecido...

Pois é, já me tinha esquecido de partilhar o quadro que está à porta da sala e onde são colocadas as circulares da escola que os pais assinam em como tomaram conhecimento. É verdade que temos as bolsas para colocar os recados, mas neste quadro são colocados os assuntos de carácter geral.

O nosso mapa das presenças

Finalmente terminei o mapa das presenças!!!!!



O seu funcionamento é muito simples: depois de cantarmos a canção do Bom Dia, cada criança coloca a sua fotografia na copa da árvore. Como está tudo plastificado, optei por colocar uma bolinha de massa adesiva (www.uhu.pt) no verso de cada fotografia.


Aqui ficam os bonecos da árvore em pormenor...


Colecção de Folhas de Outono

Na aula de música da passada 5ª feira aprendemos uma nova canção do Outono...

Tantas folhas tantas
De tantos feitios
De tantos tamanhos
Umas amarelas
Outras encarnad
as
Ou em tons castanhos
Umas têm recortes
Há outras que não
Com cola e pincel
Colo-as num papel
Façam como eu
E vocês verão
Que bonita fica
Esta colecção


A partir daqui fizemos nós a nossa colecção!
Mexemos em muitas folhas de Outono e escolhemos uma para colar numa grande folha de papel de cenário!


quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Outras ideias...

Antes de sair, aproveitei para tirar fotografias a algumas ideias que quero mais tarde recordar...

Este é o mapa das rotinas. É um quadro de duas entradas, onde nas linhas estão os nomes das crianças e nas colunas "como comi", "como dormi", "os meus cocós" e "o que falta". O funcionamento é simples: se estiver tudo bem coloca-se um pico verde e um pico verde também por cada cocó, se houver alguma coisa o pico é vermelho (o mesmo para os cocós). Na coluna do que falta eu costumo colocar um post-it com o que é preciso (toalhetes, fraldas, pomada, etc.) e coloco também um recado no cabide para os pais levarem para casa.



Os cabides são identificados com uma bolsa. Este ano fiz em cartão canelado com o nome deles e a fotografia. Ficaram assim...



Trabalhos de Outono

Estou a trabalhar o Outono. Assim, aproveito este tema para fazer alguns trabalhos de expressão plástica.
Hoje fizemos o som do vento. Como? Rasgámos folhas de revista que depois colámos numa folha. Ficaram assim os nossos trabalhos...





Na semana passada pintámos as nossas folhas do Outono! E algumas pequeninas entram pela nossa porta...

O nosso chão...


Os nossos trabalhos!

domingo, 7 de outubro de 2007

Esta semana foi cheia de emoções... Isto porque foi a nossa primeira semana de expressão musical. O grupo estranhou um pouco e até houve quem chorasse... mas no fim todos participaram (uns ao colo outros de mão/dedo dado)!!! Ainda não há muito para contar, pois foi uma semana para nos conhecermos, mas o que mais gostaram de fazer foi a canção das "Pipocas" com o gesto das mãos a fazer o som (a fazer como um bico e a tocar com os polegares nos dedos anelar e no médio)

Eu gosto do som das Pipocas
Pipocas, Pipocas
Eu gosto do som das Pipocas
Pipocas, mnha, mnha, mnham!



Finalmente consegui tirar uma fotografia à porta da nossa sala. Estes moldes tirei da revista dos Educadores de Infância, destacável de creche.





E já agora fica já aqui registado os aniversários, feitos com as árvores das estações do ano...


Gostam?!



segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Segunda-feira... dia difícil... Nem consegui tirar a fotografia que queria...

Comecei a trabalhar o Outono, com a canção "Já chegou o Outono" e recurso ao cd "Vamos cantar..." das Edições Convite à Música