quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Diálogo possível entre político e jornalista

Presidente (Depois da reunião) – Senhor jornalista faça o favor de me ouvir
Jornalista – Sem favor Senhor Presidente. Diga se faz o favor
Presidente – “A oposição é contra o desenvolvimento e bloqueia todos os processos que considera estruturantes.”
Jornalista – Tomo nota Senhor Presidente. Mais alguma coisa.
Presidente – Tome nota. Entre investimento público e privado, já foram criados neste mandato autárquico, 1500 postos de trabalho efetivos.
Jornalista – Muito bem. Já vou publicar
Presidente – Mais uma coisa. “Estou disponível para elencar em que locais estes postos de trabalho foram criados.”
Jornalista – O elenco é para publicar?
Presidente – Se fosse para publicar, já o tinha feito nas muitas páginas oficiais que tenho. Ocasiões não me faltam.
Jornalista – Então e se alguém perguntar?
Presidente – Se alguém perguntar, pode perguntar. A resposta é minha.
 E eu – Quando publicar as conclusões da “Agenda 2040” faça o elenco dos 1500 postos de trabalho criados e junte também os postos de trabalho perdidos. E não se esqueça de dizer quantos postos de trabalho foram criados na Câmara.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

“Trotinetes e Bicicletas elétricas na Guarda já foram inauguradas”

“Já é possível andar de trotinete e bicicleta elétricas na Guarda. Pela cidade mais alta há 108 docas (pontos de recolha) onde os veículos podem ser levantados e devem ser entregues.
Falamos de 250 trotinetes e 50 bicicletas que já estão a ser utilizadas pelos guardenses.
As trotinetes e bicicletas podem andar até 25 km/h e têm uma autonomia que ronda os 60 km/h.
á o preço de utilização começa com 19 cêntimos pela ativação do veículo e, a partir daí, são cobrados 19 cêntimos por minuto de utilização
“A Guarda é a primeira cidade do distrito a ter o serviço da Bird, mas a empresa pretende expandir a iniciativa a outras localidades”

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Hospital novo (ou será clínica?) Tentativa de resenha

A câmara dispõe de um grande terreno junto ao Parque Industrial e CERGIG que esteve reservado para algumas estruturas do Estado. Não se concretizando. Ali ficou o terreno e que estaria avaliado em cerca de 500 mil euros, preços de mercado.
Com o que foi sendo informado consegue-se fazer a “linha do tempo”
1 – A CERCIG mostrou disponibilidade para ficar com o terreno para construir um centro de cuidados paliativos
2 – Sem informar ninguém o Presidente da câmara decidiu colocar em hasta pública o terreno
3 – Sabe-se que havia dois concorrentes, um deles permanece desconhecido.
4 – Quem ganhou a hasta pública foi uma firma de construção civil de Viseu, por cerca dos 90 mil euros.
5 – O PS pediu ao Presidente da Câmara para colocar o tema em debate na reunião de câmara seguinte pois o processo não era claro.
6 – Na reunião seguinte o ponto não constava.
7 – Apareceu um novo ponto onde constava a aprovação da alienação e a apresentação do projeto de construção do hospital pela empresa EMBEIRAL que o entregaria ao grupo CUF.
8 – Os Vereadores da oposição abandonaram a sala e no regresso obrigaram a retiar o ponto em discussão.
9 – E agora um ponto, para mim inexplicável.
9.1 – A CERCIG queria o terreno, como vimos.
9.2 – A 22 de fevereiro aparece esta informação:
“O executivo Câmara da Guarda aprovou por unanimidade a «permuta de áreas de terreno para alinhamento dos limites da propriedade da CERCIG», que implica a cedência de 300 metros quadrados de terreno público à IPSS guardense, para que possa construir uma Unidade de Cuidados Continuados, segundo explicou o autarca local.”
10 – Quem entende este processo? Porque isto é tão opaco para os munícipes?  Que jogos por baixo da mesa? O que levou a esta solução?
Tudo isto em 3 semanas?
11 – Para continuar o folhetim, o PS convocou uma conferência de imprensa para dizer que apoiaria dar um terreno da câmara para a construção do hospital (ou será clínica?).

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Protocolos e mais protocolos. Quem controla?

Notícia - novembro de 2020
“A Câmara da Guarda adquiriu um lote PLIE, por 170 mil euros, para criar o centro de valorização dos recursos endógenos”. “
Noticia - maio de 2022
“Criação de um centro operacional agrícola na Guarda”
“A Câmara Municipal da Guarda e a AgroGuarda assinaram um contrato de comodato que visa a criação de um Centro Operacional Agrícola da Guarda, através da cedência de um espaço localizado na Plataforma Logística, com uma área total de 1.323,00m2
Noticia – fevereiro 2025
Foi assinada uma adenda ao Contrato de Comodato, celebrado a 09 de maio de 2022, entre o Município da Guarda e a AgroGuarda.
“Nesta ocasião decorreu, também, uma sessão de trabalho no Centro Operacional Agrícola da Guarda, dirigida aos presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, denominada de “Dia das Freguesias”. O encontro teve como objetivo apresentar todas as valências do Centro Operacional”
Notícia – abril 2024
A Guarda vai ter um centro de exposições de gado, na Quinta da Maunça, num terreno cedido pela autarquia à Acriguarda, por 50 anos num terreno com 13500 metros quadrados para desenvolver este projeto, que é há muito ambicionado por esta associação do concelho.
Perguntas
1 – Estes projectos tão ambicionados, já saíram do papel ou já estão a funcionsar?
2 – Porque convocaram os Presidentes “Feira Farta” em vez de convocarem os produtores conhecidos e que alguns deles vendem no mercado municipal?
3 – Há algum departamento ou página oficial onde se possa consultar o estado de realização das dezenas de protocolos e contratos de comodato assinados?
4 – Valerá a perna dar um salto à PLIE e à Maunça, para ver o estado daquilo?
5 – Dou um exemplo: Os lavadouros municipais já assistiram a várias festas de assinaturas de protocolos, sendo última com uma equipa de futebol: Passem por lá e confirmem o estado.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Provérbios de Carnaval à moda da Guarda

No Carnaval há tascas e arraial
No Entrudo, entra tudo
No Carnaval, entram muitos para a APAL
Com o funrun, entra mais um
Se o galo cantar, mais alguns vão entrar
Quando o galo morrer, já não é preciso concorrer
Se o galo for queimado, o guião vai ser censurado?
Depois do galo amortalhar, a cidade vai desencalhar
Se o galo falar no porto seco, é melhor ir beber um caneco
Se o galo vivo aparecer, o hotel vai renascer
As carroças do humor, obedecerão ao senhor

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Novo sítio na internet para o turismo da Guarda

Foto: Programa de visita
(O texto é grande e, como se dizia, tem muita parra e pouca uva, talvez palha)
Ontem, sexta-feira, 21 de fevereiro, foi apresentado mais um produto para atrair turistas à Guarda.
Pode ser consultado em    https://www.visitguarda.pt/.
Fui consultar e fiquei extasiado com a qualidade desenvolvida no que nos é apresentado. A “IA” não faria melhor.
Deixo aqui a proposta para passar dois dias na Guarda (fim-de-semana)
No final comento dois temas.
SÁBADO
MANHÃ
VIDEMONTE - A Freguesia de Videmonte é uma aldeia de montanha, no coração da Serra da Estrela, está a cerca de 18 Km da sede de Concelho. É essencialmente agrícola onde se destaca a pastorícia com a ovelha bordaleira e cabra Serra da Estrela ou serrana, cultura de batata, centeio, castanha e muita floresta. Possui como anexa a Quinta da Taberna.
TARDE
MAÇAINHAS - Maçainhas é uma aldeia muito antiga cujo nome primitivo foi Granja de Maçainhas. Este nome é bem revelador das tradições agrícolas da freguesia e do seu povoamento que pode ser situado em tempos remotos.
CAMPAINHAS EM BRONZE DE MAÇAINHAS - Nas aldeias do concelho e nas encostas da Serra da Estrela não há dia em que não se ouçam as campainhas de Maçainhas.
MUSEU DE TECELAGEM DOS MEIOS - O Museu de Tecelagem dos Meios deve ser entendido como uma oficina de tecelagem, uma vez que todos os teares da antiga fábrica estão funcionais e a produzir. Este equipamento encontra-se exposto numa antiga fábrica de Cobertores de Papa, fundada em 1954.
PARQUE URBANO DO RIO DIZ - Espaço verde com um parque infantil, pista de Dirt Bike Jumping, circuitos pedonais, de um parque sénior, pistas medicalizadas, relvados multiusos, de zonas desportiva semicoberta, parque de merendas, parque canino e espaços comerciais de cafetaria.
DOMINGO
SÉ DA GUARDA - Com a transferência da sede de Bispado de Idanha-a-Velha para a Guarda, em 1203, por influência de D. Sancho I, foi necessário promover a construção de uma Sé Catedral. Nada se sabendo do edifício primitivo, sabe-se, porém, que na segunda metade do século XIV se encarou a construção de uma sé nova fora do perímetro amuralhado. A construção da atual Sé Catedral iniciou-se a partir de 1390, mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino.
TORRE DOS FERREIROS - O acesso ao topo do monumento poderá ser feito por um elevador panorâmico ou por escadas. As vistas do seu miradouro são surpreendentes.
MUSEU DA GUARDA - De localização privilegiada, em pleno coração da cidade da Guarda, trata–se de um edifício emblemático, com forte identidade simbólica na ordenação da envolvente urbana, assumindo, pois, preponderância numa vasta área comercial, cultural e de lazer.
Comentado:
1 - Sobre o museu dos meios e o seu cobertor de papa, será que haverá muito para dizer? Nem uma visita ao “Genuíno” nem à sua existência?
2 – Campainhas. Ainda existem? Foi reativada a fabricação?
Em 2015 escrevia-se:
“O último fundidor de campainhas de bronze”
“Maçainhas sonha com candidatura a Património Imaterial da Humanidade”
“Catorze modelos de campainha, todos diferentes em tamanho, com catorze sons também diferentes, saíram, às centenas, da fundição tradicional de António Bernardo Fonseca, em Maçainhas, no concelho da Guarda. Desde 2009 que o forno deixou de ser aquecido, lançando quase no esquecimento uma arte que requer dedicação, paixão e criatividade.”
“É sempre com alguma nostalgia que António Fonseca regressa à oficina onde guarda todos os artefactos necessários à criação das campainhas de bronze.”

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

A vida sorri ao Presidente

Arte urbana
Os órgãos do PSD da concelhia da Guarda e os órgãos do PSD do Distrito e a Senhora Deputada, estão a meter-se numa alhada que não os credibilizam.
Foi a história da manipulação de uma notícia do “Observador”
Agora a formação da lista de candidatos da JSD com militantes que não autorizaram a sua inclusão.
São declarações desabridas da Deputada e dos restantes apoiantes contra quem lhes faz frente.
E mais não se pode dizer.
Começa a ficar claro que o PSD da Guarda não vai encontrar um candidato credível, que possa sair desta concelhia.
E assim, consultados os adivinhos habituais, Zandinga, Bandatra, Abelha Maia e restantes, tudo aponta para o seguinte:
O candidato está nas mãos do Presidente do PSD. E face à situação, não custa a crer que possa convencer Sérgio Costa a ser candidato.
E também apontam resultados eleitorais:
PG mais restos do PSD – 55% a 60%
CHEGA mais restos do PSD – 18% a 22%
PS – 12% a 16%
Abstenção – 45%

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Hospital Novo, Hospital ainda mais novo

A foto “roubada” do jornal “Interior” e acompanhava a notícia sobre Hospital São Mateus Guarda, com investimento privado de 25 milhões de euros.
Está a fazer quatro anos, em tempo de eleições, o na altura o presidente da câmara, Chaves Monteiro, anunciou a construção de um “Hospital Privado Novo”, nos terrenos do matadouro velho.
O atual presidente da câmara, Sérgio Costa, na altura na oposição, desancou a proposta e opôs-se
A proposta não avançou.
Agora, quatro anos depois, em vésperas de eleições, o atual presidente Sérgio Costa, anuncia um “Hospital Privado Mais Novo” em terrenos da câmara que teriam sido alienados em hasta pública e de forma pouco transparente.
E o filme recomeça, quatro anos depois.
1 – A oposição quer discutir a clareza da hasta pública. O presidente não quer e não é discutida.
2 – O presidente, compromete-se a colocar o ponto à discussão na reunião seguinte.
3 – Quinze dias depois, na reunião de câmara,o ponto em discussão, não é apresentado e aparece um novo ponto apresentado pelo presidente. Apresentação do projecto do ““Hospital Privado Novo” pela empresa de construção civil que vai construir o hospital.
4 – A oposição contrapõe, que não quer ouvir a apresentação do projecto, sem discutir a “transparência” da hasta pública.
5 – Acabada a apresentação, a oposição regressa à reunião e avança que vai votar contra e espera que se volte a discutir a hasta pública.
Fim do resumo, até “novas” novas.
 
E agora um comentário à fotografia colocada, pedido ao Dr. Google e que me mandou para: Science of People, Better Help, Very Well Mind
Principais Interpretações de Coçar o Nariz
Insegurança: Quando uma pessoa se sente insegura, pode coçar o nariz como forma de aliviar a tensão.
Mentira: Algumas pesquisas indicam que coçar o nariz pode ser um sinal de que alguém está ocultando a verdade.
Nervosismo: Em situações estressantes, o ato pode ser um indicativo de nervosismo.
Reação Física: Às vezes, coçar o nariz é apenas uma resposta a uma irritação ou alergia.
Coçar levemente no nariz. É um gesto diferente do esfregar o nariz por ter comichão.
O gesto de coçar levemente no nariz ou de tocar levemente no nariz está também relacionado com a mentira. Pode significar disfarçar a mentira ou que não concorda com o que está a ouvir.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O Carnaval está a chegar

Carnaval é por todo lado. Há de tudo um pouco e muito de tudo. Pode escolher.
Faça um roteiro, recomendando três.
Na Guarda já sabe. A morte do galo.
Será o retorno às origens como anunciado. Estou curioso, sobretudo se o texto vai à comissão de censura.
O Presidente herdará a crista?
Primeira adjudicação para as muitas que vão cair.
Data da publicação - 17-02-2025
Descrição - Aquisição de Serviços para Conceção Artística do Espetáculo Julgamento e Morte do Galo 2025
Entidades adjudicatárias - Associação Cultural Sou Só
Data do contrato - 14-02-2025
Preço contratual - 67.000,00 €
Prazo de execução - 16 dias
 
Quanto vai ser gasto nestes festejos?
Está incluído o pagamento às freguesias?
Está incluída a difusão do texto, após a representação?
Está incluída a transmissão “on-line”?
Quanto vão custar as tascas com Rosinha dentro?
 
Supõe-se que o “estimómetro” esteja no vermelho, pois o Presidente afirma: “O evento é também uma forma de reforçar a autoestima dos guardenses e contribuir para a promoção das tradições e da cultura da região.”

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Mãos cheias de gente

As admissões sucedem-se a ritmo elevado, para aqui, para ali, para além. Quantos são? Mãos cheias de gente.
APAL
Seria espectável que a soma dos funcionários das águas da Guarda, de Manteigas, de Celorico e do Sabugal fossem suficientes para assegurar e melhorar o serviço.
Pelo que estamos a assistir é um encher de gente para aquela “empresa”. Duas mãos cheias foram esta semana.
Quantos já entraram ou quantos vão ainda entrar?
GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Cheio que nem um ovo. Quantos são, quantos são?
Mãos cheias deles a entrar. Para endeusar o chefe. O culto da personalidade.
Parece que a última aquisição foi recrutada na TVI. Para fotografar?
E quantos contratos a entidades privadas estão em vigor, para fotografar, filmar e difundir?
E aquela surreal entrevista à “Revista País€conómico”?
Quanto pagaram pelo anúncio publicado na revista para que a entrevista fosse publicada?
Não está em transgressão, porque ainda não estão marcadas as eleições, mas haja decência.
Há tanto trabalho que as informações “facebookianas” chegam a estar uma semana atrasadas, mesmo despejando fotos sem sentido e textos mais mal tratados que os meus.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Transparência nas autarquias

Os autarcas gastam milhares de horas e de euros em propaganda, contratam fotógrafos, publicam revistas, mobilizam “influenciadores de redes sociais”, mas quando os portugueses querem transparência e a AR aprova leis, aí estão todos a gritar que há mais burocracia, mais dinheiro e mais esclarecimentos. Informação, só a que eles pagam em seu benefício.
“ANMP dá parecer negativo a proposta que obriga publicação de deliberações na imprensa”
“A iniciativa do Governo, em discussão no parlamento, “altera o Regime Jurídico das Autarquias Locais, em matéria de publicidade das deliberações”, propondo que câmaras e assembleias municipais, assim como assembleias e juntas de freguesia com mais de 10.000 eleitores, sejam obrigadas à publicitação de todas as deliberações com eficácia externa nos jornais regionais e locais, incluindo os digitais e sítios da internet de rádios regionais ou locais”
“A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) criticou hoje, no parlamento, a proposta do Governo que obriga à publicidade na imprensa regional e local, inclusive ‘online’, das deliberações tomadas pelas autarquias, por implicar mais burocracia “sem significativa utilidade”
“As autarquias locais “não descuram o princípio da transparência”, mas a proposta acarreta “um esforço redobrado e sem significativa utilidade”.
A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) deu parecer negativo à proposta do Governo que obriga à publicidade na imprensa regional e local das deliberações tomadas pelas autarquias, justificando que as freguesias não conseguem assumir mais encargos, porque têm meios financeiros e humanos limitados.”
“Se a comunicação social tem direito a mais apoios, então que vão diretamente do Orçamento do Estado. Nós não damos para esse peditório, nem concordamos com isso”, o vice-presidente da Anafre.”

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Lançado Procedimento

Aprovada a abertura de procedimento. É assim que começam algumas notícias sobre possíveis investimentos
Três exemplos recentes:
Aprovada a abertura de um procedimento, no valor de 527 mil euros, para as obras no Campo do Carapito
Aprovada a abertura do procedimento no valor de 650 mil euros para campo sintético de Casal de Cinza
e será candidatada aos fundos comunitários.
Aprovada a abertura de um procedimento, no valor de 420 mil euros, para a construção de um pavilhão desportivo no Centro Escolar do Vale do Mondego, no Porto da Carne
Como não sei o que é isto de procedimento, procurei mo Dr. Google e a resposta aqui fica:
“Trata-se, portanto, da sucessão ordenada de atos e formalidades, estrutural e funcionalmente distintos, com vista à produção de um determinado resultado ou modificação jurídico-administrativa, que se manifesta numa decisão final que poderá ser um ato, regulamento ou contrato administrativo.”
Fiquei completamente elucidado.
Só não sei em que fazer se encontra
Fase de informação pública?
Fase de projecto?
Fase de pedido orçamental?
Fase do deixa andar que um dia faço?
Se alguém souber em que fase estão estes projectos, agradeço a resposta.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Medalha dada, datas baralhadas ou coisa diferente?

18 de janeiro
Município da Guarda
“O presidente da Câmara Municipal da Guarda, foi distinguido, no dia 18 de janeiro, com o crachá de Mérito e Cidadania, na “XIII Gala da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda”
24 de janeiro
Presidente da câmara despachou adjudicação da refeição da gala dos bombeiros
25 de janeiro
XIII gala dos bombeiros
7 de fevereiro
Realização do contrato de fornecimento de refeições
14 de fevereiro
Publicação do contrato
Descrição - Aquisição de Serviço de Refeição para Sessão Dedicada aos Bombeiros Voluntários
Preço contratual - 9.000,00 €

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Visita de cortesia à ULS

A notícia de ontem da Rádio F é sintética:
“Elementos da Polícia Judiciária estiveram ontem nas instalações Hospital da Guarda”
“Esta informação foi confirmada à Rádio F, pelo Gabinete de Imagem e Comunicação da Direção Nacional da Polícia Judiciária, sem, no entanto, revelar qualquer outro pormenor. Desconhece-se para já qual o objeto da presença de vários inspetores da PJ no Hospital da Guarda, mas sabe-se que os mesmos, estiveram em diversos setores, no entanto e para já, não foi possível apurar o âmbito da operação ou as diligências realizadas.”
“Também o Conselho de Administração da ULS da Guarda confirmou à Rádio F, que houve diligências por parte da PJ, no entanto não adiantou mais pormenores, evocando segredo de justiça.”
Resumindo:
Não havendo informações dos outros órgãos de informação da Guarda.
Não ouvindo o Presidente da Câmara dizer que tudo se resolve no recato dos gabinetes
Concluímos que tudo não passou de alarmismo infundado por parte daquele órgão de informação e apenas aconteceu uma visita de cortesia ao novo conselho de administração.
E para discutir este assunto, o Presidente da Câmara, reunirá em breve o Conselho Consultivo de Saúde Local, composto por 26 elementos, e que lutam pela melhoria da saúde local,

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Exercício comparado para políticos, comentadores e cronistas

Rui de Pina oferece a D. Manuel I a sua Crónica d'El-Rei D. Duarte
A nível nacional:
Marcelo – Foi: Jornalista, Político, Professor e Cronista. Agora é Presidente da República
Marques Mendes – Foi: Político e Cronista. Agora quer ser Presidente da República
A nível local:
Nas rádios e jornais locais temos cronistas e comentadores,
Uns, a maioria, dedicam-se exclusivamente às crónicas mundiais, nacionais e muito raramente às coisas cá do burgo. Suponho que aspirem a ser deputados da nação ou a secretários de estado.
Outros, poucos, dedicam-se mais às coisas do burgo. Será lógico que estes também tenham aspirações locais. por exemplo vereadores e presidentes de câmara.
E destas dezenas de comentadores e cronistas quantos escolheríamos, para estas funções?
Declaração de interesses: Não ouço comentários e debates nas rádios da terra. Leio o que vem escrito nos jornais da terra.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Hotel Turismo da Guarda

Hoje, 12 de fevereiro, a Rádio F informou que presidente da Câmara da Guarda voltou a dizer que “espera receber, dentro de semanas, mais informações sobre o Hotel Turismo”
“Sérgio Costa não quis adiantar mais pormenores, mas acredita que, em breve, haverá novidades da tutela.
Consultadas as páginas oficiais de três entidades eis o que consta:
Grupo Pestana:
Nada encontrei
Turismo de Portugal – REVIVE
Revogado o contrato de concessão assinado em 04.05.2019 com o agrupamento constituído pelas empresas MRG - PROPERTY, SA e MRG - CONSTRUCTION, SA.
Concurso
Em 1 de agosto de 2017, foi lançado um concurso público, com prévia qualificação, com vista à constituição de um direito de superfície, com vinculações, sobre o imóvel conhecido por Hotel Turismo da Guarda, na cidade da Guarda, visando a sua reabilitação e subsequente exploração como estabelecimento hoteleiro. O contrato subsequente, celebrado em 4 de maio de 2018, foi revogado.
Em 26 de julho de 2021, foi enviado para públicação o anúncio do novo concurso público para a concessão de exploração do Hotel Turismo da Guarda, com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local na modalidade de estabelecimento de hospedagem ou outro projeto de vocação turística, nos termos da legislação em vigor.
- Duração da concessão: 50 (cinquenta) anos
- Renda mínima anual: € 35.317,80
- Área total de construção: 11.363 m²
Concurso Revive Hotel Turismo da Guarda - candidaturas…do novo concurso para a concessão do Hotel Turismo da Guarda aguarda publicação em Diário da República
https://business.turismodeportugal.pt/pt/Investir/Financiamento/candidaturas-avisos-concurso-encerrados/Paginas/concurso-revive-hotel-turismo-guarda.aspx
REVIVE:
Concurso Revive Hotel Turismo da Guarda - candidaturas encerradas a 21 fev 2022
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​É lançado novo concurso para o Hotel Turismo da Guarda no âmbito do Programa REVIVE. O anúncio do novo concurso para a concessão do Hotel Turismo da Guarda aguarda publicação em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia.
Encerrado durante vários anos, o Hotel Turismo da Guarda foi um dos primeiros imóveis colocados a concurso no âmbito do Programa REVIVE. Em maio de 2018, foi assinado contrato de concessão para a recuperação e exploração deste imóvel pelo consórcio composto pelas sociedades MRG Property, S.A. e MRG – Construction, S.A., mas o projeto não avançou, devido a dificuldades financeiras com que o grupo concessionário, entretanto, se defrontou. O contrato foi revogado, sendo agora lançado novo concurso que pretende dar, finalmente, uma nova vida a este emblemático edifício da cidade da Guarda, projetado em 1936 pelo arquiteto Vasco Regaleira.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Eleições à porta

1 - Presidente da Câmara anuncia hospital particular (São Mateus) na Guarda (Mais um nenhum?)
Adriano Correia de Oliveira/José Niza (Plagiados e adulterados)
O Sr. Morgado, vai nas próprias pernas
Todo bambeado, tem palavras ternas.
Para cada lado, quando passa sente,
Que é temido e amado, fala a toda a gente.
Topa um influente, sou um seu criado.
(Muito no seu recato)
Eleições á porta, seja (São Mateus) louvado,
Seja (São Mateus) louvado,
2 – Presidente da Assembleia da República visita o distrito
“Município da Guarda”
“Presidente da Assembleia da República reuniu na guarda com os autarcas do distrito”
E em seguida foram visitar o Museu do Brinquedo em Gouveia
Aconteceu alguma coisa de importante com a visita?
3 – Academia de autarcas PSD
Não se passou nada ou foi tão à porta fechada, que nada passou para o exterior?

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Duas encenações para mostrar trabalho ao “inimigo”

Encenação 1 – Rios Diz e Noeme
O Presidente da Câmara e o Presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente e um Projetista de Ambiente, protagonizaram uma encenação digna de nota: Tamponar um tubo de efluentes poluidores.
Presidente: Tivemos a coragem para tamponar o tubo por ordem do tribunal.
Presidente da APA – Bateu palmas
Projetista de Ambiente: Estamos em condições de retomar o projecto dos rios e das margens.
E entra o público e o BE (Bloco de Esquerda):
Onde está a coragem?
Para onde estão a ser despejados os efluentes poluidores?
Qual a solução para que a poluição não se repita noutra zona?
Vão ser feitas análises à qualidade dos solos?
Quando vão ser iniciados os trabalhos de recuperação das margens?
Encenação 2 – Jornada tecnológica
Visita aqui, visita ali, deixa placa “acoli” e acolá
Já são 200 postos de trabalho e vão ser 300. Acreditamos
Apresentar pela enésima vez o futuro Centro de Empresas Start-up, que irá surgir no primeiro e segundo pisos do mercado municipal. 10 anos de anúncios? Estamos à espera de fundos comunitários.
Novidade: “O projeto prevê ainda a construção de um elevador exterior para fazer a ligação entre a Praça Monsenhor Joaquim Alves Brás entre os vários espaços do Mercado Municipal e o Centro de Empresas, mas que não está incluído nesta fase”. O projecto será de 1,2 milhões. Se o elevador custar 1 milhão, o resto é barato e já devia estar feito.
“A cidade quer ser um exemplo “no combate daquilo que muitas vezes se fala que é a interioridade”. O autarca considera que este é mais um passo para tornar a cidade mais alta num “hub” tecnológico no interior do país.
“O secretário de Estado da Modernização e Digitalização, considerou que a Guarda é o exemplo de uma cidade histórica que se está a transformar, aliando a inovação tecnológica à criação de valor e fixação de quadros qualificados. O governante destacou a dinâmica do Município e elogiou as iniciativas que têm estado a ser desenvolvidas com capacidade para atrair empresas e fixar pessoas, promovendo também a coesão territorial.”

sábado, 8 de fevereiro de 2025

A Imagem de um e as palavras de outro

Ontem na TV
“Montenegro excluiu candidatos acusados em processos judiciais”
E dizem a verdade. Só acusados.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Perguntas, sem resposta, para desanuviar o ambiente tumultuoso

1 - Os acidentes que quase todos os dias acontecem nas rotundas da Guarda é porque os carros que se vendem cá não têm “pisca-pisca”?
2 - Será que o Porto Seco, ainda não começou a ser construído, porque o espaço escolhido foi no passado um lameiro, e ainda está muito molhado?
3 - Quando o Presidente vai a almoços e jantares como convidado, o fotógrafo que vai com ele, faz parte do convite e tem mesa reservada para comer?
4 – A Adjudicação, por 27 500 euros mais IVA, para ser preparada e movimentada a locomotiva da rotunda em 3 dias, já foi realizada?

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Visita tecnológica com passagem pelo poço de petróleo

No seguimento da visita tecnológica no mercado municipal, foi feita uma visita ao poço de petróleo existente no acesso ao largo do mercado.
Como se sabe este poço é um presente da Câmara que reabre em todos os invernos e alimenta as estações de aquecimento do mercado e da central de camionagem.
Agradecemos que o mantenha aberto durante todo o inverno

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Eleições para a comissão regional de turismo do centro

Segundo as informações que circulam em vários jornais regionais, mais 150 votantes vão confirmar a nomeação do presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, como presidente da comissão regional de turismo do centro.
Não acrescento nada, para não ser obsceno.
Hotel Turismo que é isso?
Já houve a festa da EN16 e nada aconteceu
Já houve a festa da EN17 e nada aconteceu.
Vai fazer a festa para o circuito EN16+EN17. Um bom circuito domingueiro para atrair quem?
A EN16, liga Aveiro a Vilar Formoso, percorrendo os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. Já a EN17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 quilómetros entre Coimbra e Celorico da Beira, unindo os distritos de Coimbra e Guarda.
Para quê? O paleio habitual:
“está assente em quatro objectivos principais: dinamizar o turismo no interior, através de uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais; valorizar a autenticidade das comunidades e dos seus recursos endógenos, enriquecendo as experiências dos visitantes; reforçar a sustentabilidade turística da região Centro de Portugal, ao contribuir para o incremento do número de dormidas e do tempo de permanência de visitantes na região; e promover a mobilidade no território, impulsionando a descoberta de novos destinos ao longo das EN16 e EN17.
Quem acredita que isto vai trazer paletes ou chárteres de turistas?

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Autárquicas a mexer paradas com conspiração pelo meio

Esta semana foi anunciado, uma comitiva do PSD se dirige a Lisboa para falar com o Presidente do PSD, ou alguém por ele mandatado.
O que vão fazer? Levar uma carteira recheada de nomes, para se candidatarem à Presidência da câmara da Guarda.
Está o mundo Guardense expectante e o actual presidente eufórico.
E agora eu especulo. Porquê a euforia? Porque Álvaro Amaro está fora da corrida.
Porquê? Porque o seu grande amigo Marque Mendes vai anunciar a candidatura a Presidente da República e Amaro poderá ter um lugar no “Palácio de Belém” em caso de eleição.
E serão assim tão amigos? E de que maneira.
Mendes foi o único comentador a elogiar a saída de Amaro do PE, mesmo esperando que completasse 4 anos para ganhar mais um cobres.
E antes?
Antes eu apresento parte do percurso político de Amaro e Esposa.
AA- Álvaro Amaro. CA – Celeste Amaro
1985
AA - Foi nomeado Chefe de Gabinete de Sua Excelência o Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
CA - Foi nomeada Assessora do Secretário de Estado da Juventude
1987
AA - Foi nomeado Secretário de Estado da Agricultura do XI Governo Constitucional.
1990
CA - foi nomeada Vogal da Administração dos Serviços Sociais da Presidência do Conselho de Ministros
1991
AA - Foi nomeado Secretário de Estado da Agricultura do XII Governo Constitucional.
1994
AA - Deputado coordenou a Comissão Parlamentar do Poder Local, Ambiente e Equipamento Social
CA - Foi nomeada Adjunta do Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares
Rumo às presidenciais, Marques Mendes sai da SIC afinando trunfos contra Gouveia e Melo: "Experiência", "isenção" e "previsibilidade"
E qual o percurso político de Luís Marques Mendes e Esposa?
Eu não vou publicar, mas podem pesquisar o cruzamento de lugares entre estes quatro políticos, durante o período de governação de Aníbal Cavaco Silva.
Foi assim que começou a permanente ligação entre familiares e amigos.
E por isso digo: Mais um presente para Sérgio Costa

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Rio Diz /Rio Noeme – Conduta poluente tamponada

Notícia
Foi tamponada uma conduta que com líquidos poluentes que despejavam nos Rios e Noeme.
A comitiva do Presidente da Câmara e da Agência Portuguesa do Ambiente foi recebida por autarcas locais, alguns populares e a deputada municipal do BE”
E diz o Presidente ufano, não o rio:
“Vai ser retomada a despoluição dos rios Diz e Noeme”
“Há 24 anos estava a acontecer aqui um foco de poluição”
“Foi uma ordem do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu”
 “Houve a coragem política de decidir fechar o coletor em causa, que foi tamponado em definitivo na semana passada»
Pergunta 1: Foi obrigado pelo tribunal, quem colocou a ação?
Pergunta 2: Foi tamponada a conduta. Para onde vão ser enviados os efluentes poluentes?
Pergunta 3: A empresa responsável pela poluição, resolveu o problemas do seu sistema de tratamento de efluentes?