sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As Dez noivas...



“Então, o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.”

Mateus 25-1



As dez virgens simbolizam todos os escolhidos de Deus, pois todos fomos chamados para ser a Noiva de Cristo.

Todas as virgens da parábola tinham a lâmpada acesa, todos os escolhidos de Deus têm a lâmpada acesa, por mais fraca que esteja… a lâmpada simboliza a chama de fogo que nos une a Deus, a nossa ligação ao Pai.


As cinco virgens néscias simbolizam os escolhidos que não cumprem a Palavra na Sua Integridade, não sendo fiéis a Cristo, ao Seu Noivo… ou seja há partes da Bíblia que aceitam e há partes da Bíblia que não aceitam, porque não cumprem. Ao não cumprirem tudo, não receberam ainda o Espírito Santo em si, o Azeite que intensifica e sela a chama da sua Lâmpada com Deus.

Já as cinco virgens prudentes são os escolhidos que honram o Chamamento de Deus, que estão cheios de Espírito Santo… O Espírito Santo não está apenas sobre eles… Mas dentro, pois fizeram a sua Aceitação, receberam a capa de Cristo… o “Revestimento” que os torna semelhantes a Cristo. Pois na parábola, estas noivas não só levam azeite nas suas lâmpadas, como ainda levam em vasilhas!

“E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram” Mt 25-5

Nós não sabemos o dia nem a hora que Cristo há-de voltar, Jesus advertiu-nos para esse facto, dizendo vigiai e orai!

As virgens prudentes simbolizam os escolhidos que mesmo não sabendo a que horas o Noivo irá regressar, estão cheios de Espírito Santo em si... Cumprindo a Palavra 24horas sob 24horas…

Já as virgens néscias são os escolhidos que ainda não se aceitaram como filhos de Deus e ao adormecerem, estagnaram no seu Caminho... Não estando prontos para a chegada do Noivo.

“E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.” Mt 25-8

As néscias não vão conseguir chegar ao Noivo porque enquanto adormeceram, a lâmpada foi queimando e a chama tornou-se fraca… Porque não criaram, nem mantiveram uma comunhão íntima e forte com Cristo… Pois Ele é a Luz do mundo!

As prudentes não poderiam dividir o Azeite da lâmpada, porque a Salvação é de cada um… Cada um deve ter uma comunhão íntima com Deus.

Cristo é que deu a vida por nós!

Os que cumprem apenas podem dar o Exemplo, partilhar a Fé, exortar e admoestar os irmãos… Cada um é que se deve esforçar a encher a lâmpada até ao cimo e as vasilhas para que estejam sempre cheios de Espírito Santo… Revestidos do Amor, da Santidade, da Pureza e da Humildade do Senhor Jesus Cristo em si.

Boa Luta!

sábado, 26 de novembro de 2011

A Lenha, Fogo, o Cutelo!




“E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.”

Génesis 22:6






Em Génesis 22, Deus pede a Abraão para ir à terra de Moriá oferecer o seu filho amado em holocausto. Com intuito de saber se no seu coração, Abraão amava mais a Deus ou a seu filho.

Deus diz que aquele que amar mais seu pai, mãe, filha ou filho do que a Ele, não é digo d’Ele (Mateus 10:37).

Abraão já tinha provado a Deus que era temente e obediente, mas necessitava mostrar que amava a Deus acima de todas as coisas.

No versículo 22:6, Abraão coloca a lenha do holocausto sobre Isaque e ele leva consigo o fogo e o cutelo.

Tal como Abraão, durante a nossa caminhada são nos colocados desafios, obstáculos através dos quais somos provados perante Deus.

Onde devemos recorrer à nossa Fé, Obediência e Confiança em Deus para agirmos.

O cutelo de Abraão simboliza as ferramentas, os utensílios que Deus nos dá para ultrapassarmos os nossos obstáculos.

Não pertence a Deus dar-nos as coisas que queremos, mas sim, nós trabalharmos com o nosso cutelo para obtê-las. Por isso o Reino dos Céus ser tomado por esforço (Mateus 11:12).

-Se queremos Amor, Deus coloca no nosso caminho pessoas em sofrimento;

- Se queremos Força, Deus coloca no nosso caminho problemas;

- Se queremos Paz/Mansidão, Deus coloca-nos num barco no meio de uma tempestade.

O fogo é a nossa união a Deus, a Chama da nossa comunhão!

Por isso, é necessário que o fogo dentro de nós nunca se apague. Mas que mantenhamos a chama cada vez mais forte, de forma a nada vir derrubar-nos, pois o diabo anda sempre ao nosso derredor a estudar-nos, de forma a ver uma brecha para nos afastar de Deus.

A lenha do holocausto são os testes que temos que intensificam a nossa Chama e por isso Abraão colocar a lenha sobre Isaque:

Seria através de Isaque que Abraão iria demonstrar a Deus que não havia nada mais importante para ele… Do que Deus!