“Então, o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.”
Mateus 25-1
As dez virgens simbolizam todos os escolhidos de Deus, pois todos fomos chamados para ser a Noiva de Cristo.
Todas as virgens da parábola tinham a lâmpada acesa, todos os escolhidos de Deus têm a lâmpada acesa, por mais fraca que esteja… a lâmpada simboliza a chama de fogo que nos une a Deus, a nossa ligação ao Pai.
As cinco virgens néscias simbolizam os escolhidos que não cumprem a Palavra na Sua Integridade, não sendo fiéis a Cristo, ao Seu Noivo… ou seja há partes da Bíblia que aceitam e há partes da Bíblia que não aceitam, porque não cumprem. Ao não cumprirem tudo, não receberam ainda o Espírito Santo em si, o Azeite que intensifica e sela a chama da sua Lâmpada com Deus.
Já as cinco virgens prudentes são os escolhidos que honram o Chamamento de Deus, que estão cheios de Espírito Santo… O Espírito Santo não está apenas sobre eles… Mas dentro, pois fizeram a sua Aceitação, receberam a capa de Cristo… o “Revestimento” que os torna semelhantes a Cristo. Pois na parábola, estas noivas não só levam azeite nas suas lâmpadas, como ainda levam em vasilhas!
“E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram” Mt 25-5
Nós não sabemos o dia nem a hora que Cristo há-de voltar, Jesus advertiu-nos para esse facto, dizendo vigiai e orai!
As virgens prudentes simbolizam os escolhidos que mesmo não sabendo a que horas o Noivo irá regressar, estão cheios de Espírito Santo em si... Cumprindo a Palavra 24horas sob 24horas…
Já as virgens néscias são os escolhidos que ainda não se aceitaram como filhos de Deus e ao adormecerem, estagnaram no seu Caminho... Não estando prontos para a chegada do Noivo.“E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.” Mt 25-8
As néscias não vão conseguir chegar ao Noivo porque enquanto adormeceram, a lâmpada foi queimando e a chama tornou-se fraca… Porque não criaram, nem mantiveram uma comunhão íntima e forte com Cristo… Pois Ele é a Luz do mundo!
As prudentes não poderiam dividir o Azeite da lâmpada, porque a Salvação é de cada um… Cada um deve ter uma comunhão íntima com Deus.
Cristo é que deu a vida por nós!
Os que cumprem apenas podem dar o Exemplo, partilhar a Fé, exortar e admoestar os irmãos… Cada um é que se deve esforçar a encher a lâmpada até ao cimo e as vasilhas para que estejam sempre cheios de Espírito Santo… Revestidos do Amor, da Santidade, da Pureza e da Humildade do Senhor Jesus Cristo em si.
Boa Luta!