Texto bíblico: Juízes 6
Objetivo: Demonstrar aos alunos que não precisam ter medo de nada, porque Deus está com eles.
1 Mas os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão de Midiã por sete anos.
2 Prevalecia, pois, a mão de Midiã sobre Israel e, por causa de Midiã, fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas.
3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente;
4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir.
6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
7 E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas,
8 enviou-lhes o Senhor um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;
9 livrei-vos da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam, e os expulsei de diante de vós, e a vós vos dei a sua terra.
10 Também eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas não destes ouvidos à minha voz.
11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.
17 Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
18 Rogo-te que não te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes.
19 Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou.
20 Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos, e põe-nos sobre esta rocha e derrama-lhes por cima o caldo. E ele assim fez.
21 E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os bolos ázimos; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu-lhe da vista.
22 Vendo Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face.
23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo, não temas; não morrerás.
24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou Jeová-Salom; e ainda até o dia de hoje está o altar em Ofra dos abiezritas.
25 Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele.
26 Edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, na forma devida; toma o segundo boi, e o oferece em holocausto, com a lenha da asera que cortares
27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite.
28 Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derribado, cortada a asera que estivera ao pé dele, e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.
29 Pelo que disseram uns aos outros: Quem fez isto? E, depois de investigarem e inquirirem, disseram: Gideão, filho de Joás, é quem fez isto.
30 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, para que morra, porque derribou o altar de Baal e cortou a asera que estava ao pé dele.
31 Joás, porém, disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã será morto; se ele é deus, por si mesmo contenda, pois foi derribado o seu altar.
32 Pelo que naquele dia chamaram a Gidão Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar.
33 Então todos os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente se ajuntaram e, passando o Jordão, acamparam no vale de Jizreel.
34 Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.
35 E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; e ainda enviou mensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, que lhe saíram ao encontro.
36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como diss
37 eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
38 E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça.
39 Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho.
40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.
domingo, 28 de abril de 2013
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Sobre Feliciano, Daniela Mercury, homoxessualidade e derivativos...
Nos últimos tempos tem sido difícil achar um texto sobre Feliciano, Daniela Mercury (que se assumiu gay e virou notícia no Jornal Nacional) com uma posição sobre a homossexualidade com o qual eu me identifique e que consiga não ser homofóbico e sensato ao mesmo tempo dentro do que é cristão. Mas, esse texto que li no Genizah conseguiu então publico aqui porque me parece que as politicas do blog permitem, caso não basta alguém pedir que eu tiro o texto sem crises, não estou aqui para plagiar ninguém ou alguém.
Digão
Tempos mercuriais
Recentemente a cantora baiana Daniela Mercury revelou sua nova parceira de vida. Ela, que já havia sido casada anteriormente com homens e teve filhos com eles, resolveu experimentar o outro lado. Daniela, que já andava esquecida como cantora de axé perdendo sua visibilidade para Ivete Sangalo e Cláudia Leitte, agora é alçada ao patamar de diva apenas por sua escolha afetiva.
Há alguns anos atrás um cidadão também baiano ganhou fama por assumir sua homossexualidade em rede nacional em um freak show em que amebas siliconadas e plânctons bombados demonstram toda a futilidade que se tornou padrão de vida de muita gente. Chegando a ganhar o grande prêmio do BBB, Jean Wyllys foi se refestelar trabalhando como redator no programa da Ana Maria Braga, e ganhou a eleição para deputado federal graças ao voto de legenda.
Marco Feliciano é um sujeito obscuro, de teologia bizonha, que fez fama graças aos congressos dos Gideões em Camboriú, SC. Achando que polêmica, grosseria e ignorância bíblica são sinônimos de intrepidez profética, também chegou à Câmara dos Deputados com mais de 200.000 votos, quase vinte vezes mais que sua nêmesis Jean Wyllys.
Quis o destino que essas três pessoas tivessem seus caminhos cruzados na história recente do Brasil. Creio que é bobagem dizer que Feliciano não me representa. É lógico, afinal não votei nele! Tampouco Wyllys me representa pois abomino sua postura de “professor de Deus”, sem ter nenhum estofo para tal. Por fim, a cantora Daniela Mercury não me diz nada a respeito. Não gosto de sua música, não gosto de seu estilo, e me entristeço com o fato de, para voltar à mídia, ela o faça expondo sua intimidade, já que sua música é totalmente descartável.
Não tenho problemas com pessoas homossexuais. Entendo que vivemos em um Estado onde cada pessoa é responsável por suas atitudes e escolhas. Não posso impor minha postura de vida para outras pessoas. Mas também não permito meu pensamento ser cerceado pela patrulha politicamente correta e hipocritamente incoerente que se instalou no país. Se uma pessoa deseja se casar com outra do mesmo sexo, é problema dela, não meu. Isso não muda o fato de eu querer viver minha vida amparado nos princípios do Reino explicitados na Palavra e encarnados em Cristo, mesmo sendo tais princípios cada vez mais negados por aqueles que se dizem cristãos. Essa negativa do Reino é a razão de vozes raivosas contra cristãos genuínos que sofrem, de maneira cristã, as dores do Reino, como os missionáriosJosé Dilson e Zeneide, no Senegal. Essa distância se deve não só à postura feliciana dos Malafaias, mas também se deve à nossa postura obscura, que se escandaliza com o comportamento alheio, em vez de transbordar o Evangelho em nossas vidas para alcançar essas pessoas. Nosso patrulhamento moral, com nossos “isso é pecado, aquilo também” é uma das geradoras desse espírito belicoso de nossos tempos.
Jean Wyllys, com toda a sua limitação argumentativa, tem aparecido. Marco Feliciano, com sua arrogância peculiar, tem aparecido. Daniela Mercury, que se descobriu lésbica, tem aparecido. E Cristo, tem aparecido em nossas vidas?
Recomento muito a leitura de: http://www.genizahvirtual.com/
Texto Disponivel aqui
Marcadores:
Critica,
homossexualidade,
Jacilene,
Valores Cristãos
Assinar:
Postagens (Atom)