Alguém aqui já ficou penando horas até conseguir fazer alguma coisa dar certo em seu trabalho, para logo depois descobrir que poderia ter sido feito facilmente, se alguma amiga tivesse lhe dito como fazer???
Pois é! Eu mesma já sofri muito com isso! E acho que é uma coisa meio geral. Por isso resolvi fazer minha Hora do Recreio de hoje sobre esse assunto! Os famosos ‘pulos de gato’, que nada mais são que dicas preciosas que ajudam, e muito, nosso trabalho de scrappers.
Consegui reunir 31 delas para essa postagem, mas existem muitas mais, com certeza! Vamos juntar nossas experiências e fazer uma lista grande de dicas que ajudam nossas vidas! Vamos lá! É hora dos pulos de gato entrarem em ação! Divirtam-se!
- Passar base de unha nas fitas assim que cortá-las evita que desfiem e não deixa marcas.
- Para disfarçar algo que não ficou bem cortado, distressar levemente o papel com a tesoura e se ainda precisar, passar carimbeira nas bordas.
- Tirar o excesso de cola com um palito de dentes ajuda a não manchar o papel.
- Usar máscaras como carimbo usando tinta acrílica, (passa bem pouco) dá um efeito especial ao layout.
- Se quiser pintar algum detalhe do papel ou mesmo de um carimbo, misturar um pouco de relevo transparente com um pouco de tinta acrílica – dá mais brilho e suavidade a pintura.
- Para ‘envelhecer’ papel, mistura álcool no mini-mister com duas ou três gotas do refil da Distress Ink ‘Vintage Photo’. Misturar bem e passar como spray no papel – seca logo e o efeito é lindo. (Tânia Martyns)
- Limpar tesoura com acetona para retirar marcas de cola ou restos de fita banana.
- Cortar fita banana com estilete em cima da tábua de corte. Colocar ela colada na tábua e passar o estilete na parte ainda com o papel amarelo.
- Para afiar furadores: furar com papel alumínio repetidas vezes.
- Para lubrificar furadores: furar com papel manteiga repetidas vezes.
- Colar botão com relevo incolor ou com ‘glue dots’.
- Passar sempre pouca cola para não enrugar a foto ou o papel.
- Rasgar o papel sempre ao encontro do corpo: para deixar a massa do papel aparecer (a parte branca).
- Melhor carimbeira para pintar chipboards: Brilliance – seca na mesma hora!
- Guarde suas carimbeiras de cabeça para baixo. Isso faz com que elas estejam sempre ‘molhadas’ na hora de carimbar.
- A cola Cascorez rótulo Azul é livre de ácido e é ótima para encapar chipboard.
- Separar um rolinho de espuma para passar cola no chipboard para encapar. Não precisa lavar depois, ele vai absorvendo a cola e ficando durinho, o que facilita espalhar a cola.
- Usar cola quente para fazer máscaras. Fazer o desenho que quer com a cola, deixar esfriar e depois usar como máscara. (Luzinha)
- Não colar fita com cola normal porque sempre deixa marca. Aliás, a cola de pano também deixa marcas em fitas muito claras. O melhor mesmo é fita dupla face.
- A cola de pano cola tudo que você quiser, inclusive metais.
- Usar um CD velho para colocar tintas e fazer misturas. Depois é só lavar para poder usar novamente.
- Usar canetas velhas sem tinta para vincar papel.
- Quando errar alguma coisa fazendo sua página, colocar uma camada de outro papel coordenado por cima e alterar só um pouco o layout original.
- Procurar deixar sempre um ‘espaço vazio’ na página, ajuda a descansar a vista e a valorizar o layout.
- Falsos botões: cortar 2 círculos pequenos em tamanhos diferentes, colar um em cima de outro, fazer 2 furos e costurar na página como se fossem botões. (Scrapdiary)
- Quando a máquina de costura começar a enrolar as linhas, tentar fazer uma falsa costura: tira a linha da máquina e costura o papel sem ela, faz o maior efeito. Serve também como estêncil para costura à mão, se você quiser unir os furinhos feitos pela agulha com linha.
- Uma outra maneira de fazer falsa costura é fazer tracinhos com caneta igual a uma da linha de costura.
- Você pode carimbar no emboss quente e ter um efeito de textura muito legal: carimba o chipboard com carimbeira clear, escolhe a cor do pó de emboss que quiser, aquece bastante e bem rapidinho carimba em cima – o efeito é muito legal. (Scrapdiary)
- Usar lencinhos umedecidos para limpar carimbos é uma maneira fácil e rápida de deixá-los limpos.
- Não confiar muito nos adesivos dos Thickers (ou qualquer outro alpha e até certos adesivos de chipboard), pois com o tempo eles podem cair. É sempre bom colá-los com um pouco relevo transparente.
- O acetato de embalagens de produtos de scrap, é ótimo para fazer transparências. É só carimbar com a Stazon ou usar tinta a álcool para dar efeito de aquarela. Recorta e cola na página.
E aí garotas? Espero que pelo menos algumas das dicas sirvam para facilitar seus trabalhos! E se souberem de mais alguma, é só deixar nos comentários, que eu coloco na postagem com os devidos créditos!
Bjs e bom scrap
Cyn