É lógico que os materiais utilizados contam muito, mas de nada adianta ter disponível todos os materiais imagináveis, uma foto fantástica e não conseguir um bom design!
E o que é o design?
Design em Scrapbook é a disposição das fotos, papéis e enfeites de forma harmoniosa e agradável aos olhos.
Às vezes você vê uma página e ela “prende” seu olhar, outras vezes a página parece “estranha”, parece que falta alguma coisa...Isso é o design, a diferença entre o agradável e o nem tanto...
E por onde eu começo?!?
Existem algumas regras básicas, o assunto é extenso mas hoje vou passar alguns conceitos para despertar um novo olhar...
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE DESIGN EM SCRAPBOOK
1) REGRA DOS TERÇOS:
Esta regra vem da fotografia. Os olhos estão acostumados a olhar para o centro, colocando os objetos lateralmente, eles chamam mais a atenção do olhar.
Dividindo sua página em 9 quadros, os pontos que chamam mais a atenção são as intersecções das linhas:
Assim sendo, escolha um dos pontos destacados para colocar o foco da sua página, não coloque o foco no centro da página!
Carmem
2)EQUILÍBRIO:
Aqui estamos falando sobre simetria, mas não é necessário fazer uma página simétrica, colocar o mesmo tipo de enfeite de um lado e do outro. É preciso ter em mente que um objeto com mais “peso” visual pode ser balanceado por vários objetos menores.
Divida mentalmente a página ao meio, na horizontal e na vertical, e “pese” o equilíbrio dos dois lados. Será que está faltando alguma coisa?
Tenha em mente que espaços em branco (não preenchidos) também têm um peso considerável.
O equilíbrio pode ser simétrico ou assimétrico.
Patrícia
2.1 Equilíbrio simétrico, dois objetos semelhantes são colocados a uma mesma distância do centro.
Raquel
2.2. Equilíbrio assimétrico, o peso de cada objeto é determinado pela cor (cores mais vibrantes tem mais peso), luminosidade (e o contraste da cor contra a cor de fundo), o tamanho, a posição em relação ao centro (quanto mais distante do centro visual, maior o peso), formato, textura, objetos que direcionem o olhar (como por ex. setas, triângulos).
Débora
Parece complicado? Não se assuste, requer apenas um pouquinho de prática.
Em seu próximo layout, coloque os elementos na página e pense em cada um dos fatores que determinam o equilíbrio. Aos poucos você vai treinando o olhar e fica mais fácil.
3)UNIDADE:
Sabe aquele layout em que parece que tudo está voando? Na verdade o que está faltando é UNIDADE!
Unidade é o que torna um conjunto de coisas uma peça única, coisas diferentes conectadas formando um agrupamento lógico.
Thaísa
Há várias maneiras de se conseguir isso:
3.1. Proximidade:
Objetos diferentes colocados próximos formam um conjunto
Lya
3.2. Repetição:Repetir a cor, forma ou objeto promove a unidade.
Adri
Carmem
3.3. Continuidade:É a utilização de linhas para conduzir o olhar de um lado a outro na página
Márcia
Resumindo, há várias maneiras de se conseguir a UNIDADE em um layout, usando objetos com qualidades semelhantes, usando fontes com linhas e formas semelhantes aos objetos utilizados, usando cores que estejam de acordo com o que a página quer transmitir.
4) FOCO:
O foco principal de uma página de scrap deve ser a foto (ou as fotos), não é mesmo? Então temos que prestar atenção se realmente a foto está sendo o centro das atenções, não importa se a página é clean ou repleta de enfeites, o que importa é conseguir direcionar o olhar em direção à foto.
Como conseguir isso???
4.1.Contraste:
Uma das formas mais simples de chamar a atenção é através do contraste. Você pode usar por ex., um tapete sob a foto em uma cor que contraste com o fundo da foto ou com o objeto que você está tentando enfatizar. Mas atenção às cores utilizadas!!! A teoria das cores é muito importante, procure ler a respeito!
Cyn
Outra maneira é através da forma ou do tamanho, um círculo em meio a vários quadrados, vai chamar a atenção, ou um objeto grande em meio a vários pequenos, também será destacado. Da mesma forma, um objeto horizontal colocado em meio a vários verticais, terá um destaque maior.
4.2.Posicionamento
Utilizar o foco principal da página num dos pontos da regra dos terços, como descrito acima.
Simone
Quando existem muitos objetos agrupados, um que fique isolado do grupo chamará mais atenção que os demais, assim como um de uma cor em meio a um grupo de outra cor.
Nesse caso, cuidado ao colocar objetos isolados quando a intenção não for chamar a atenção para eles!
Carmem
5)ESPAÇO EM BRANCO:
Os olhos precisam de um local na página onde possam descansar. Páginas com todos os espaços preenchidos ficam pesadas e cansativas.
O local de descanso para os olhos são os espaços em branco, também chamados espaços negativos. São espaços onde não existem elementos.Uma grande tendência do scrap hoje em dia é agrupar camadas e elementos em uma área, deixando um grande espaço em branco.
Carmem
FINALIZANDO...
Todas estas regras ajudam a desenvolver o olhar, a transmitir a quem vê a página exatamente o que você estava pensando, a dar mais segurança na hora de montar uma página. Porém, você não precisa usar tudo de uma vez! Estude os conceitos e aos poucos vá incorporando aos seus layouts, sem stress...
E lembre-se: regras são feitas para serem quebradas de vez em quando, se você não seguiu as regras mas ficou satisfeita com o resultado, isso é o que importa!!!!
Qualquer dúvida, é só perguntar!
Bjs
Carmem