segunda-feira, 25 de março de 2013

O SCP mostrou a sua força

No passado sábado tive a honra e o prazer de acompanhar de muito perto as eleições do SCP. O que constatei foi a existência de um processo eleitoral eficiente, transparente e que pode orgulhar os sportinguistas.

Outro motivo de orgulho foi a força que o Clube manifestou no número de votantes. O número (cerca de 15 mil) pode só por si dizer muito. Mas assistir durante todo o dia à chegada das pessoas, às filas que por vezes cresciam rapidamente e principalmente à vontade de participar de todos os sócios que lá foram foi sem dúvida uma sensação fantástica.

Também por ter acompanhado por perto não posso deixar de referir o trabalho espetacular desta MAG. Além de terem implementado pela primeira vez o voto eletrónico no nosso clube (em eleições) foram inexcedíveis durante aquelas 18 horas. Um trabalho gigantesco que merece os parabéns de todos os sportinguistas. O processo foi 100% transparente e espero bem que o SCP aproveite no futuro toda esta experiência porque apesar de ter corrido muito bem há sempre pequenas melhorias a fazer.

Por último, e agora como sócio, um comentário sobre os resultados: A vitória do Bruno de Carvalho foi uma vitória muito importante para o SCP porque representa uma rutura com o passado. Tenho fé e muita esperança que ele e a sua equipa terão a força necessária para inverter o rumo descendente do SCP. Será muito complicado e levará muito tempo mas é preciso começar o mais rápido possível. Além disso o novo presidente do SCP sabe agora que os sócios estão mais atentos do que nunca. Cada vez será mais complicado gerir o Sporting sem que os sócios estejam informados da realidade do clube. A exigência aumentou e muito.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Tempo de mudança...tempo de esperança

Realizar-se-á amanhã talvez um dos mais importantes actos eleitorais de que há memória no Sporting. Face a dezoito anos de constantes erros, uns mais graves do que outros, quem ganhar as eleições terá obrigatoriamente que seguir um caminho diferente, sob pena de já não haver próximas eleições.

Impõem-se novos rumos, novas estratégias e novas caras - é tempo de assumir que o Projecto Roquette falhou - falhou financeiramente, falhou ao nível do património, falhou no campo desportivo.

O Sporting, com pelo menos 3 milhões de adeptos espalhados por todo o mundo (mas com apenas 32 mil votantes!!!), não pode continuar a «empurrar os problemas com a barriga» e não pode continuar a ser refém dos Bancos. Estes serão, obviamente, parte da solução, mas apenas como Stakeholders e não como holders.

Neste dia de reflexão para os Sportinguistas deixamos duas mensagens e uma homenagem:

1. Após as eleições, seja quem for o vencedor, haverá que unir os Sportinguistas, deixar os projectos pessoais e colocar o Sporting acima dos interesses individuais;

2. Esta AG electiva deverá ser, ao contrário da anterior, um exemplo de Sportinguismo, de respeito mútuo e de calor clubista.

3. A Homenagem vai inteirinha para Mesa da Assembleia Geral, a qual contra  a vontade de muitos, convocou, respeitando os estatutos, estas eleições. Cinco homens lutaram e lutam a esta hora para que em conjunto com os funcionários do Sporting, estas eleições corram bem, apesar de todos os óbstáculos encontrados. Nenhum deles se candidata a nenhum lugar no Sporting, desmentindo todos aqueles que, de forma infame, os acusaram de querer o poder. O Sporting não é de algumas pessoas, mas dos Sócios e só estes poderão decidir o futuro. A estes cinco homens o nosso muito obrigado!

O futuro é já amanhã! Viva o Sporting.

Vamos escolher o 42º Presidente


Amanhã será um dos dias mais importantes de um Grande instituição com quase 107 anos de história.
O Sporting atravessa a sua maior crise desportiva, de identidade, e financeira de sempre, mas acredito que ainda vamos a tempo de salvar o Clube que amamos.
Amanhã iremos escolher o 42º Presidente da história. Mas desta vez não podemos mesmo falhar.
A capa do Jornal Sporting mostra a fotografia dos anteriores 41 Presidentes da vida do Clube. Só espero que a foto do novo Presidente não seja colocada na continuidade da linha debaixo do grupo, mas numa nova linha, de êxitos e rigor. Porque este Clube nasceu para ser tão Grande como os maiores da Europa!

Saudações Leoninas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Carnaval de Veneza 2013


Ano após ano, o carnaval de Veneza oferece-nos um espetáculo de máscaras, ilusão e de certa maneira fuga para uma realidade virtual. Há muitos anos que esta tradição se perpetua graças aos vários mascarados que vão fazendo a festa.

Gosto especialmente desta foto...

terça-feira, 19 de março de 2013

GL leva a bicicleta


“Os atos de gestão são praticados por quem cá está. Comprei 25 jogadores, alimentei os outros todos, portanto tenciono continuar com o mesmo tipo de atitude até sair. Se tiver de vender quem comprei ou se tiver de vender quem alimentei, qual é o problema? Não pedi dinheiro a ninguém, tratei de todos os problemas do Sporting, paguei os salários e a minha preocupação é honrar os compromissos”, Godinho Lopes – 16/Março 2013.

Isto faz lembrar os tempos da escola primária, quando um miúdo se chateava, ia-se embora e levava os brinquedos para mais ninguém brincar. GL chateou-se, portanto, mal fechem as urnas, vai-se embora. E se tiver que vender nas horas antes os jogadores que comprou, qual o problema?

Só não percebi a parte do “paguei os salários”.

Ah, nem a parte do “não pedi dinheiro a ninguém”. Tinha curiosidade em saber de onde vêm os 107 milhões de Euros de prejuízos do seu mandato então. Será que vai pagar do seu bolso esse montante, já que foi ele que o ‘comprou’? Não vejo qualquer problema nisso.

Mas uma coisa percebi: tenciona continuar com o mesmo tipo de atitude até sair.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Descubras as diferenças

Em Portugal:

O Núcleo Sportinguista de Braga foi alvo, na noite de domingo, de atos de vandalismo alegadamente perpetrados por adeptos afetos ao SC Braga.

Parecidos com este incidente temos vários jogos envolvendo o Braga, tivemos ontem o Guimarães-Benfica e temos ainda outros maus exemplos como aquele ocorrido no SCP (ataques à MAG).

Em Inglaterra:

O West Ham pondera banir os adeptos responsáveis pelo arremesso de moedas e cachorros quentes a Frank Lampard, no jogo com o Chelsea disputado domingo em Stamford Bridge.

Conclusão: Estádios cheios versus Estádios vazios. Quando é que vamos querer um futebol melhor?

sexta-feira, 15 de março de 2013

Assino por Baixo

"União é o eufemismo de perdão dos culpados." - José de Pina




Estamos a uma semana e já não vou precisar dos debates para confirmar ou não o meu voto na Lista B nestas eleições do Sporting. Já se sabe que o candidato José Couceiro não irá fazer uma auditoria de gestão ao nosso grande clube. Sabendo nós o estado deplorável a que chegou o Sporting, por exemplo, ter de vender um jogador em Março para ter tesouraria para pagar salários, só alguém que se queira fazer de burro diz que este abismo financeiro se deveu apenas a má gestão desportiva.



Vejamos, nos últimos 12 anos fomos duas vezes campeões de futebol e 5 ou 6 vezes à Champions, e mesmo assim andou-se a vender o património quase todo. Como é possível não haver um cêntimo? Como se chegou a este inferno? Apenas má gestão desportiva, como diz Couceiro e o seu guru neo-liberal João Duque? Não brinquem com coisas sérias. Não façam dos Sportinguistas parvos. Fazer dos Sportinguistas parvos não é de Sportinguista.



Muitas vezes, para tentar perceber o que se passou no clube, imagino-me um alien, alguém que veio de fora, ou mesmo quem tenha tomado uma pastilha de ácido, e a ideia que tenho é que, o Sporting teve um presidente megalómano que contratou à maluca jogadores como o Nyestelroy, o Canavarro, Ronaldinho, Maradona, o Totti e o Pirlo, eu sinceramente não me lembro deles com a camisola do Sporting, de quem eu me lembro, infelizmente, é do Carlos Miguel, Tiui, Alecsandro, Koke, Nalitzis, Hanuch, Krpan, Gimenez, Didier Lang, etc, etc.



O Sporting é realmente um clube especial, mas não ao ponto de chegar a este gigantesco buraco financeiro por causa de jogadores baratuchos e coxos. As contas é devem estar coxas... É curioso que, muitos dos que se indignam com o escandalo do BPN, e defendem a criminalização dos responsáveis, digam agora que o que se passou no Sporting foi apenas má gestão desportiva.



Qualquer Sportinguista a sério, que ama o clube, tem o direito e o dever de querer saber como foi destruído o Sporting de João Rocha, que agora todos elogiam. Para mim, José Couceiro já mostrou ao que vem. Nem que prometa o Hiddink ou o Capello, o regresso do Cristiano Ronaldo, quem não fizer uma auditoria de gestão nunca terá os meus 9 votos. A auditoria de gestão é o ponto de partida para a reconstrução e regeneração do nosso grande amor. Andam a falar de união. União, o caralho! Mas eu agora vou unir-me a quem destruiu o meu clube? Imaginem o Oliveira e Costa a pedir a união dos portugueses neste momento dificil e esquecer o passado do BPN. É estúpido, não é? Por isso, é para mim, incompreensível que possa haver Sportinguistas que não queiram uma rigorosa e independente auditoria de gestão. O BPN arruinou o país e houve gente que arruinou o Sporting, que para mim, é tão importante como o país.



Só há dois cartões que terei para toda a vida, o cartão de cidadão português e o de sócio do Sporting Clube de Portugal.



Saudações Leoninas



Texto: José de Pina

Fonte: Blog És a nossa Fé

Godinho Lopes = 107 milhões de prejuízo

Publicadas as contas do úllimo trimestre de 2012 (Outubro a Dezembro) começam a faltar as palavras para descrever a gestão de Godinho Lopes. Nos últimos 7 trimestres (com inicio a Abril de 2011) as contas publicadas na CMVM somam um total de 107 milhões de euros de prejuízo!

Por isso agora assistimos a estas chantagens que qualquer que seja o presidente eleito terá que ter 45 milhões de euros para pagamentos imediatos. Obviamente ninguém terá esse dinheiro e terá que negociar com a banca mais endividamento.

Deixo aqui mais um alerta a todos os sócios do SCP que até hoje desvalorizaram completamente a informação relativa às contas da SAD: Está na hora de acabar com isto e de responsabilizar os culpados por esta gestão incompetente, irresponsável e extremamente danosa! Sigamos o exemplo recente do Barcelona chamando à justiça os culpados por pôr em risco a sobrevivência do SCP.


Uma última nota para um rácio que brevemente será mais conhecido devido aos requisitos da UEFA : Gastos com pessoal / Receitas Operacionais (sem transferências de jogadores). Neste último trimestre de 2012 a SAD teve o assustador resultado de 142% !

quinta-feira, 14 de março de 2013

Valores em falta

Nos últimos dias surgiram notícias que dois ex-jogadores do clube, que atualmente representam um rival, ainda seriam sócios do Sporting e com as cotas em dia, estando assim em condições para votar nas próximas eleições. Por causa do débito direto, pensei eu. O que por essa lógica, pensei eu também, todos os jogadores dos atuais do Sporting, com mais de 18 anos, e mais de um ano de sócio, também teriam as cotas em dia e estariam em condições para votar.

Para surpresa minha, leio hoje uma notícia que, da análise dos cadernos eleitorais, apenas dois jogadores do plantel (tantos quantos os que jogam num clube rival) se encontram com a situação regularizada, sendo que nenhum deles faz parte do lote dos capitães. Os dois jogadores que poderão exercer os seus votos nas próximas eleições são o Adrien, e o Miguel Lopes (sim, o que foi recentemente contratado a norte é mesmo Sportinguista como dizia, com mais de 20 anos de sócio, e as cotas em dia).

Isto dos jogadores do Clube serem sócios vale o que vale, mas se o são, no mínimo deviam ter as cotas em dia, o que não é difícil com débito direto. E mesmo nos tempos que correm, não acredito que seja por falta de saldo na conta. Apenas demonstram uma falta de espírito de Clube, que me entristece. Ainda para mais sabendo eles que isto, mais tarde ou mais cedo, viria a público.

 Apenas de referir que os nosso ex-jogadores Carriço, Pereirinha e Grimi também poderão exercer o seu voto no próximo dia 23/Março.

terça-feira, 12 de março de 2013

A urgência de vender para pagar ordenados

Segundo os jornais de hoje o SCP vai precisar vender um jogador para pagar os ordenados de Março. Sabendo que as percentagens dos passes que temos atualmente, será lógico pensar que para Abril, Maio e Junho precisaremos vender mais 3 jogadores.

O ridiculo desta situação é imaginar o senhor Godinho Lopes e o senhor Nobre Guedes no inicio da época a fazer contas de cabeça. Terão na altura conseguido perceber que em Dezembro já nao teriam dinheiro para pagar aos jogadores e funcionários? Ou imaginavam estupidamente que os bancos continuariam a emprestar dinheiro à maluca?

Que incompetência! Espero sinceramente que qualquer que seja o vencedor destas eleições que uma das primeiras medidas seja a de copiar o que está a acontecer no Barcelona: Processos por gestão danosa nesta gente toda.

Uma última nota/questão para todos o que ainda vêm a este blog defender a gestão de Godinho Lopes: Acham sinceramente que a questão das contas continua a não interessar? Acham mesmo que não têm impacto na performance desportiva? E as consequências em termos de imagem? Gostam de ter um clube que não paga aos seus funcionários?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Morreu o Ultimo Grande Presidente do Sporting!

Fica aqui uma homenagem ao ultimo Grande Presidente do Sporting Clube de Portugal: João Rocha, hoje desaparecido!

Depois da saída de cena de João Rocha nunca mais tivemos paz interna e deixamos desvanecer a grandeza do Clube. Bem devagar, de tal modo que não nos íamos apercebendo do que estava acontecer!

Fica aqui uma homenagem ao Presidente João Rocha, que ironicamente desaparece num momento tão conturbado da vida deste Grande Clube!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Sondagens

Foram publicadas neste fim de semana duas sondagens relativas ás eleições do Sporting, ambas resultado da recolha de intenções de voto das pessoas que foram a Alvalade no sábado ver o jogo com o F.C. Porto.
Uma das sondagens foi publicada na Bola e a outra no DN/JN/O Jogo. Curiosamente, apresentam resultados total e radicalmente diferentes. Numa delas, Bruno de Carvalho aparece folgadamente á frente. Na outra é Couceiro de goza de um avanço razoavelmente folgado.
A questão é: como é que isto é possivel? Tecnicamente não me parece razoável, a não ser que alguma das pesquisas contenha erros técnicos graves. A não ser assim, haverá aqui algo que nos escapa. Ou então não...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Azuis e Bermelhos!

Neste fim de semana passaram-se coisas gravíssimas, enquanto nós estamos distraídos a pensar apenas e só nos dossier internos. A Direção do Sporting tem a obrigação moral de juntar os 3 candidatos a uma mesa e exprimir em conjunto com eles uma posição publica sobre o que passou, nomeadamente quanto ás declarações do mafioso dos pneus e quanto á arbitragem do verme que se passeou em alvalade sábado de apito na boca.
Também há responsabilidade moral de qualquer dos 3 candidatos em assumir que esta é uma guerra em que tem de haver uma posição comum, entre eles e com a Direção que ainda está em funções. Estes assuntos não podem esperar 3 semanas por uma tomada de posição e exigem uma oposição comum a 4, independentemente de todas as outras questões que estão em cima da mesa respeitantes ás eleições e divergências de posições.
Aproveito para saudar Paulo de Abue, independentemente de não gostar dele. O que ele fez a Pinto da Costa sábado já devia ter acontecido á muito. Aliás, não percebo o que faz uma personagem daquelas na tribuna de Alvalade...Mas essa já é uma questão que tem barbas...
É urgente que se saiba:
1) A posição do estado sobre o perdão da dívida fiscal ao Benfica (perdão real pelo ficticia entrega de umas ficticias ações).
2) A posição do estado relativa ás questões EPUL / Estádio da Luz. O Link aqui colocado deveria ser amplamento divulgado por todos os sportinguistas.
3) A posição do estado relativa ás ajudas dadas para construção dos centros de estágio do Olival e do Seixal.
4) Qual a classificação atribuída a Paulo Baptista pelo observador, no sábado. O Sporting tem obrigação de pedir esse relatório e proceder á sua divulgação. Tratou-se de uma arbitragem que nem tentou disfarçar ao que vinha e é assim que deve ser tratada. Não existiram erros, existiu uma intenção clara que já não é de hoje. Se não houver punição para paulo Baptista, se calhar é tempo de a justiça popular chegar ao futebol.

sábado, 2 de março de 2013

Paulo Baptista

Já nem se tenta disfarçar. É á descarada... Perante tudo o que passou esta noite em Alvalade, já não vale a pena apelar a qualquer sentido de honestidade e decência. Nem sequer perder tempo com queixas e reclamações. Esta noite foi à descarada. Fomos gozados descaradamente na nossa casa. Vamos ficar calados e quietos?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Renuncia dos Membros do CF da SAD

In "Cortina Verde":
"A SAD do Sporting anunciou esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que “todos os membros do Conselho Fiscal da Sociedade, bem como o Revisor Oficial de Contas, apresentaram renúncias aos respectivos cargos”. A SAD informa ainda que as renúncias terão efeito a partir da data em que for eleito um novo conselho fiscal."
A minha unica pergunta e até perante os numeros conhecidos do ultimo semestre (mais um prego no caixão) é o que é que andaram a fazer durante este ano e meio?