domingo, 29 de maio de 2011

Parabéns ao Sporting Serrano



Com um golo de Milton no ultimo segundo do jogo, o Sporting da Covilhã assegurou hoje a permanencia na Liga Orangina. Está de parabéns o meu outro Sporting, um clube pelo qual nutro um carinho especial!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vamos lá a ter calminha...

Eis o que Dias Ferreira disse à rádio TSF sobre o nosso novo treinador, Domingos Paciência: "É natural que um treinador com o currículo dele dê entusiasmo. Tem categoria. É preciso haver esperança".

Tenho a dizer que em três frases, duas são totalmente verdade, mas a primeira nem por isso. Que currículo tem Domingos? Foi a uma final da Liga Europa, de onde saíu derrotado, e conquistou um segundo e um quarto lugar no campeonato nacional com o Braga. Fez também boas campanhas com a União de Leiria e a Académica, mas sejamos realistas: não tem um único troféu no seu armário.

Bem sei que comparando com os recentes treinadores que passaram pelo Sporting, este senhor é praticamente um campeão europeu, mas o facto é que apesar de ter provas dadas em equipas de menor orçamento, não tem um currículo extenso nem tão ilustre quanto isso.

That being said, ninguém tem mais esperança ou vê com mais optimismo o futuro do Sporting do que eu, garanto-vos. Mas é preciso ter calma, ou se me permitem a chalaça, alguma paciência. Não queiramos cair no erro do outro clube da segunda circular e empolar tudo e todos ao mínimo sinal positivo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Haja Paciência

E pronto, parece que está confirmado que o caríssimo Domingos Paciência será o treinador do nosso Sporting para a próxima época.
A ver pela forma como o Braga jogou toda esta temporada, tenho de admitir que me entusiasma a possibilidade de ver o nosso plantel a guerrear como os nossos homónimos do norte.
Um clube com menos possibilidades, menor massa adepta, menor potencial em teoria, conseguiu aquilo que o nosso Sporting tinha como obrigação, i.e. fazer uma campanha europeia que prestigiasse a instituição e o país. Bem sei que este cenário não é estranho: muitos são os clubes pelo mundo fora que vindo como underdogs acabam por fazer boa figura na Europa do futebol. No entanto acho que é de valorizar o trabalho que este treinador teve de fazer, e não havia trabalho prévio do Jesus e do Jesualdo que pudesse ter feito a papinha a este senhor, todos nós sabemos que muda o ano e muita coisa muda também.

Como pessoa agrada-me o perfil de Domingos Paciência, apesar de um portista assumido, fá-lo com sobriedade. Gosto da sua postura nas conferências de imprensa e gosto da sua postura sentado, ou não, no banco. Do futebol praticado pelo Braga... gosto da raça como já disse, gosto do espírito de lutar de igual para igual contra os grandes a Europa, e gosto da organização táctica e da defesa sólida (q.b.).

Mantenho o meu receio que lhe possa faltar a fortaleza de carácter e o espírito disciplinador que creio que um clube como o Sporting precisa no balneário, principalmente à luz das "barracas" dos últimos anos. Preocupa-me que voltem a acontecer Vuks e Pedros Barbosa. Mas como já disse antes, reservo-lhe o benefício da dúvida e acredito que esta época será melhor.

Chamem-me um tolo optimista, mas mal receba a referência no telemóvel para renovar a box vou logo ao site do meu banco fazer o pagamento. Só eu sei porque não fico em casa.

domingo, 22 de maio de 2011

Duque sai... Duque fica...

Lê-se no site de A Bola

"Afinal Luís Duque vai continuar como director executivo da SAD do Sporting.

Segundo A BOLA apurou, o diálogo terá permitido a clarificação da estrutura de futebol do clube. Assim sendo, a nova época continuará as ser preparada por Luís Duque e pela sua equipa."

O meu comentário às noticias de ontem e de hoje é o seguinte : "Sem comentários ..."

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Domingos



Como ponto prévio, devo referir que, como quem lê este blog regularmente sabe, eu não sou propriamente alinhado com a gestão do Sporting dos ultimos 20 anos. Não me revejo igualmente nesta Direcção, antes pelo contrário e arrepiam-me os nomes Carlos Freitas/ Luis Duque, atendendendo ao seu histórico despesista no Sporting!

Feito o preâmbulo, passemos ao ponto central deste post: a (provavel) contratação do treinador Domingos Paciencia.

Quem é Domingos? Na minha opinião é um extraordinário treinador, um homem bem formado e correcto e um execelente profissional. É portista? Quero lá bem saber. Jesus também é sportinguista e vestiu a camisola vermelhusca como poucos... O que me interessa é que Domingos é um profissional que honra as camisolas que veste e não tenho duvidas que servirá o nosso emblema como toda a dedicação e honra do mundo!

Como treinador, os feitos que conseguiu no Braga são impressionantea! Quase foi campeão no ano passado com uma equipa de tostões, chegou este ano á final duma prova europeia com outra equipa de tostões completamente remodelada em relação á do ano passado (ficaram 7 ou 8 jogadores) o que é um optimo cartão de visita atendendo ao que o espera em Alvalade, fez 9 pontos no seu Grupo da Champions e lutou até á ultima jornada da fase de grupos pelo apuramento para os oitavos, eliminou o Sevilha, o Celtic, o Liverpool, o Dinamo Kiev, o Benfica, ganhou ao Arsenal!

E na final da Liga Europa soube olhar o Porto olhos nos olhos e se tem Falcão ganhava o jogo. Só não o ganhou porque o FCP é de facto melhor e tem jogadores que ao nível individual fazem a diferença! E tem também muita fruta para oferecer, como se viu mais uma vez com o espanhol que "se esqueceu" de expulsar o Sapunaru! Perdeu, mas perdeu com honra e deu muito mais luta do que dariam o Sporting ou o Benfica se tivessem estado em Dublin…

Por tudo isto, está fazer-me enorme confusão a contestação que oiço já nalguns círculos sportinguistas a alguém com provas dadas e que ainda nem entrou em Alvalade! Não me revejo nesta Direcção, mas revejo-me certamente nesta escolha, a concretizar-se! E fico espantado quando oiço que "só sabe jogar á defesa", "Não é líder", "vai durar 4 ou 5 meses", "não é treinador para o Sporting"! Bolas, então o homem quase é campeão numa equipa de segunda linha, chega a uma final europeia nessa equipa de segunda linha, joga olhos nos olhos com Porto, Sporting, Liverpool, Sevilha, Arsenal, Celtic, Dínamo Kiev, Benfica e não tem mérito????? Não é muito bom????????

Alias, vamos recuar no tempo até á (não) contratação do Villas Boas…Agora é o maior, mas na altura ainda não tinha provado nada, era um risco e uma incógnita e bla, bla, bla…

Sabem porque é que Domingos conseguiu os resultados que conseguiu? Porque no Braga não se é bom a destruir tudo como em Alvalade! Nos primeiros 2 jogos oficiais que fez em Braga, foi eliminado na 2º pré-eliminatoria da UEFA por uma equipa da terceira categoria europeia. Se estivesse em Alvalade o que aconteceria? Ficaria logo á beira de ser despedido! Em Braga, não! E aconteceu a seguir tudo o que sabemos! Porque eles não são especialistas em destruir…

Com esta atitude, vai ser dificil alguma vez termos sucesso...Somos os nossos maiores adversários!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Começa mal

Ainda sábado terminou a época para o SCP e já estou a ficar deprimido quando penso na próxima que aí vem.

Muito pouco animadoras as noticias sobre Domingos, Cotação em bolsa, Rodriguez, Bôbo, Alex Silva, Vukcevic e o assumido portista Cardinal.

Alguém sabe algo que possa animar um sportinguista?

A nova época - parte 11

E porque não eu também? Este até é um exercício que gosto de fazer e que por sinal fiz como o primeiro ou um dos meus primeiros posts (agradeço à minha memória de peixe, aka Alzheimer precoce).
Partindo de alguns dos pressupostos dos meus colegas autores passo a elicitar o meu plantel do Sporting...

GR: Patrício, Tiago e Golas

Defesas: João Pereira, Cedric, Evaldo, Carriço, Torsiglieri, João Gonçalves

Medios: André Santos, Pedro Mendes, Izmailov, Matias, Valdes, Renato Neto

Avançados: Postiga, Yannick, Carrillo

Vendas/Dispensas: Abel, Grimi, Polga, Maniche, Zapater, Vukcevic, Hildebrand, Cristiano

Empréstimos: NAC, Tales, Saleiro, Salomão

Assim por alto queria referir que as dispensas ou vendas que referi devem-se a falta de capacidade competitiva no caso dos velhotes, simples inadequação no caso do Grimi e do Zapater que são ambos execraveis, e um encaixe monetário no caso do Vuk, apesar de ter muita pena que ele saia porque sempre gostei deste jogador.
Vejo também com bons olhos o regresso do Joao Gonçalves e o aproveitar de alguns miudos como o Golas, o Renato Neto ou até o Zezinho(!)
Por fim, apesar de o Djaló estar a crescer e poder ser bem aproveitado, creio que se nos oferecerem algo na ordem dos 10M € por este senhor seria uma venda gigante.

Pressupondo ainda uma equipa B, eu rodaria os mais noviços na mesma (Golas, Cedric, etc) assim como alguns dos menos utilizados.

Relativamente a novas contratações, o Rodriguez não me parece mal comprado, dependendo muito da quantia que nos pedirem (não me parece que justifique mais de 3M), o Carrillo poderá ser uma boa aposta de futuro e os outros nomes que são referidos por aí não me chocam nem me impressionam por aí além (mas gosto bastante do Alex Silva!).

Creio que há muitas vagas a colmatar neste plantel, principalmente na defesa, nas alas e no ataque. Precisamos de dois centrais com presença e que saibam jogar de cabeça, de um ou dois médios-ala com velocidade, técnica q.b. e que saibam cruzar, e de no mínimo um ponta de lança que marque golos. Pessoalmente não sou apologista de grandes gastos se houver barato e bom, pelo que creio que basta usarem a cabeça e não cederem a pressões de agentes e Duque e sus muchachos poderão completar este plantel com qualidade e sem loucuras.

A título de "nada em especial", acredito que não vale a pena dar importância à comunicação social e à forma como tentam destabilizar tudo e todos, incluindo o nosso Sporting; incutir dúvidas no processo Domingos + Rodriguez, lançar a bronca da CMVM e boatos sobre jogadores não é nada que não tenhamos já visto.
Quanto ao Cardinal, por mais que seja um adepto fervoroso de um clube comprovadamente corrupto, e por mais que eu dê valor à vontade de mostrar pulso de ferro por parte da direcção, não sei se era este o momento e o jogador para o fazerem... nem que seja porque era um activo do clube que poderia ainda render algum dinheiro ao serem verdadeiros os rumores de uma ida para a Rússia.

Enfim, não obstante quero fechar em tom optimista e dizer que estou, como sportinguista que sou, optimista para a próxima época. Este ano é que é! Ou não! Mas que tentemos com a convicção e a fé que nos advém como adeptos deste grande clube!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A nova época - parte II

Partindo do exercicio feito pelo MRL, também eu deixo aqui a minha ideia do plantel para a próxima epoca.

GR:
Ficam (2): Patricio e Tiago
Não fica(1): Hildbrand

Defesas:
Ficam (4): João Pereira, Cedric, Evaldo, Carriço
Não ficam (5): Abel, Grimi, NAC, Torsiglieri, Polga

Medios:
Ficam(6): Andre Santos, Pedro Mendes, Izmailov, Salomão, Matias, Valdes
Não ficam (3): Maniche, Zapater, Vukcevik

Avançados:
Ficam (2): Postiga, Djaló
Não ficam (1): Saleiro

Este é um mero exercicio de adivinhação pessoal que parte como pressuposto dos factos de não haver muito dinheiro para gastar e de ser mau mexer por completo na estrutura de um grupo. Nunca se viu construir um edificio sólido assim.

Partindo do pressuposto que Golas voltará ao plantel, que a contratação de Rodriguez para o centro da defesa estará certa e que Carrilo entrará no plantel e não será emprestado, ficaríamos assim com 17 jogadores no plantel, sendo necessário preencher este numero com mais 7 elementos, a contratar ou a ir buscar á cantera, para um plantel com 24 jogadores. Esses 7 jogadores deveriam na minha opinião ser:

- 2 Centrais (um deles de capacidade e experiencia comprovada e o outro com polivalencia para jogar na esquerda da defesa, se necessário)
- 2 Médios centro
- 2 médios ala
- 1 avançado (este teria de ser contratado e merece um investimento maior)

O caso de Zapater poderia ser reaquacionado, caso se consiga a contratação de um médio com qualidade comprovada, caso em que eventualmente se poderia pensar na sua manutenção no plantel.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A nova época

A época finalmente acabou! Mais um ano para esquecer e muitos erros para não esquecer, porque se esquecermos, facilmente os repetiremos.

A vitória em Braga foi uma pequena alegria para os sportinguistas. É preciso não esquecer que este 3º lugar representa uma melhoria face ao 4º lugar do ano anterior. Mas agora é necessário parar, esquecer esta imagem positiva deste último jogo e olhar para a totalidada da época que passou para tomar decisões difíceis.

Como já tenho vindo a defender aqui, o essencial na preparação da nova época será a equipa técnica. Precisamos de um treinador forte, disciplinador, motivador e que desenvolva as capacidades técnias e fisicas dos jogadores. O sucesso da época que aí vem depende disso.

Depois será necessário reforçar a equipa com jogadores que alterem o estado de coisas. Não creio que seja possível, nem sequer necessário, ir buscar jogadores caros (daqueles que custam à volta dos 10 milhões). Precisamos é de jogadores com potencial e com cultura de trabalho e de vitória.

Pesando os dois factores, e sei que muitos não concordam comigo, diria que o factor treinador (e respectiva equipa técnica com especial enfoque no preparador fisico) irá pesar uns 70% no sucesso da próxima época. O factor jogadores pesará apenas 30%.

Para terminar, um pequeno exercicio que gosto sempre de fazer. Qual seria o plantel que eu faria:

GR: Rui Patricio, Tiago, Golas
Def: João Pereira, João Gonçalves, Evaldo, Carriço, Rodriguez, Torsiglieri *
Med: Pedro Mendes, André Santos, Izmailov, Matias, Valdes, Salomão, Carrillo, Renato Neto
Av: Postiga, Yannick, Saleiro

Contratações: um defesa esquerdo para suplente do Evaldo, um central para ser titular (a referência da defesa) **, um médio ala com qualidade para ser titular, um avançado finalizador que poderá muito bem ser o Bobô

Emprestados: Cedric, Nuno André Coelho
Dispensados/Vendidos: Hildebrand, Polga, Grimi, Zapater, Maniche, Tales, Vukcevic***, Cristiano
Para ficar na estrutura do SCP : Abel

* Gostava de ver um treinador puxar por ele, o que não faz com que deixe de ser o 4º central do plantel
** Não gostei da atitude do Alex Silva. Viria outro por mim
*** Não acredito que possa ser mais do que é actualmetne. Aproveitava o facto de ter mercado

terça-feira, 10 de maio de 2011

Entendam-se!

No site do Maisfutebol (à semelhança do que vem também na Bola):

Sporting: Godinho Lopes garante 30M para reforços

Detalhe da noticia:
"«Vamos investir 30 milhões de euros na aquisição de jogadores. É um valor fundamental para que o Sporting seja competitivo na próxima época. Não faz sentido ter um treinador novo e não lhe dar um plantel com o qual se sinta bem», explicou o dirigente no programa «Grandes adeptos», da Antena 1."

Já no Record lê-se uma ideia diferente:

Godinho Lopes garante orçamento de 30 milhões

Detalhe da noticia:
"O plantel do Sporting para a próxima temporada terá "23 jogadores mais 3, sendo um deles Carrillo". Já o orçamento rondará os 30 milhões de euros. Estes dados foram revelados por Godinho Lopes na entrevista à Antena 1."


Primeiro tenho que concluir que mais uma vez os jornalistas não souberam interpretar as palavras do nosso presidente. Ou porque ele explicou-se mal ou porque simplesmente não tem bases para saber interpretar um discurso mais económico.

Segundo, se a verdade estiver na 1ª noticia, era bom que o Godinho Lopes explicasse de onde vem esse dinheiro. É com base em endividamento? Se não, como é que se arranjam 30 milhões de euros?

Se a verdade estiver na 2ª noticia significa que teremos um aumento grande ao nível dos ordenados, sendo possível que não seja necessário tanto investimento. Mas continuamos sem saber bem o que se vai gastar.

Para terminar, uma outra opinião sobre um dos temas da entrevista: o fecho do fosso. Além do dinheiro, será que é boa ideia? Ainda a semana passada vimos não sei quantos policias a correr de um lado para o outro para evitar que os espectadores invadissem o campo. É muito bonito ouvir dizer que será melhor haver a pressão que existe nos outros campos, mas depois um dia, se acontece uma desgraça quem é que vai responsabilizar-se?

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O bom e o mau

Do jogo de ontem destaco:

Bom : A assistência do estádio vem comprovar que os sportinguistas não desapareceram. Sem dúvida que algo está a ser feito por esta Administração nesse capítulo, e mesmo que este aumento de espectadores seja conseguido com base em borlas e bilhetes muito baratos, não deixa de se algo que considero positivo.

Mau : A exibição do Sporting revelou novamente as carência da nossa equipa ao nível da capacidade técnica de alguns jogadores, da muito má preparação fisica do plantel e da falta de garra e de motivação que há muito assistimos. O Sporting precisa de uma limpeza no balneário apesar de eu achar que o treinador a escolher (ou já escolhido) será peça fundamental para mudar o estado actual do nosso futebol.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Met Life

Não sei a quem já aconteceu, mas já percebi que o meu caso não foi unico. Já conheço mais 2 socios do Sporting a quem aconteceu o mesmo que a mim, ou seja, receberam telefonemas de uma menina da Met Life a tentar impingir um seguro de vida a sócios do Sporting, cujos contactos foram oferecidos pelo Clube.

Parece-me que isto é uma brincadeira de muito mau gosto. Os dados dos socios que o Sporting tem na sua Base de Dados não podem em caso nenhum ser cedidos desta maneira a entidades externas, pelo menos sem um consentimento especifico dos interessados.

A minha relação com o Sporting Clube de Portugal não é uma relação comercial, é uma relação afectiva. E nas relações afectivas nós esperamos uma atitude de respeito e de consideração daqueles de quem gostamos. Isto aplica-se ás pessoas de que gostamos, mas também ás instituições.

Sinto-me profundamente traído e desiludido com esta atitude e com este desprezo a que somos votados por aqueles que eram supostos representar os interesses e valores do nosso Clube. A unica coisa que me conforta é que não posso confundir a instituição com as pessoas com poucos escrupulos que conduzem os seus destinos. Um dia de facto os Restauradores virão para este Clube voltar a ter principios éticos de que nunca se deve nem poderia desviar!

Já agora, parece que a Met Life tem protocolos com o ACP do Vice do Sporting, Carlos Barbosa. Será de facto verdade este rumor que ouvi? Se o for, alguém deve explicar ao Sr. Barbosa que o Sporting não é o ACP e lhe deve fazer entender as razões pelas quais as pessoas escolhem ser Sócias do Sporting Clube de Portugal!

terça-feira, 3 de maio de 2011

André Carrilo

Deixo aqui um artigo bem interessante sobre o 1º reforço do Sporting para a época 2011/12:

Link para o artigo