domingo, janeiro 15, 2017

EICEL1920 realizou a VII Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro.


Figura 1 - Demolição de estruturas inacabadas na envolvente do complexo mineiro do Espadanal com a colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior. Registo fotográfico por Nuno Rocha, 16 de Dezembro de 2016.


A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, realizou, entre os dias 16 e 19 de Dezembro de 2016, a VII Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Rio Maior e a colaboração de associados voluntários.
 

Os trabalhos executados consistiram na demolição de estruturas inacabadas do antigo estaleiro municipal existentes na envolvente do complexo mineiro, junto ao Centro Escolar número 2. A Junta de Freguesia de Rio Maior disponibilizou para o efeito uma máquina rectro-escavadora e os serviços do respectivo operador.
Antes e Depois.
 
Realizou-se um registo pormenorizado da estrutura a demolir, para memória futura, com recurso a peças desenhadas e a um levantamento fotográfico. Foi feita a separação dos resíduos da demolição, cujo encaminhamento para local adequado será assegurado pela Câmara Municipal de Rio Maior.

A concretização destes trabalhos veio beneficiar a envolvente do Centro Escolar número 2 e a visibilidade do antigo complexo mineiro desde o arruamento que lhe dá acesso.

Com esta edição, concluiu-se um ciclo de sete acções voluntárias de conservação, realizadas entre 2013 e 2016 tendo como objectivo a limpeza e desmatação geral de todo o complexo, bem como a demolição de estruturas edificadas após o encerramento da mina que descaracterizavam o conjunto arquitectónico original.

As próximas iniciativas terão lugar sob o enquadramento de um protocolo de colaboração e de um contrato de comodato a celebrar entre o Município de Rio Maior e a EICEL1920.




A Direcção da EICEL1920,
15 de Janeiro de 2017.