Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica Arouca Belenenses Benfica Boavista Estoril FC Porto Gil Vicente Marítimo Moreirense Nacional P. Ferreira Penafiel Rio Ave SC Braga Sporting V. Guimarães V. Setúbal Champions League Europa League

Académica de Coimbra: Sempre "no dez" não ajuda na busca da Europa













9ºAcadémica (21pt): Da passagem de grandes treinadores à conquista da taça de Portugal na temporada 2011/2012, muito têm sido os feitos e êxitos dos estudantes nos últimos anos, mas a Briosa continua a falhar o seu grande objectivo: acabar o campeonato num lugar que permita jogar nas competições europeias. Na verdade, não tem sido nada fácil, já que a equipa de Coimbra não consegue sair "da casa dos dez". Depois da conquista da taça frente ao Sporting, Pedro Emanuel entrou na época passada com a fasquia alta: A Académica entrava noutro mundo com o seu passe direto para fase de grupos da Liga Europa fruto da conquista da taça. Os estudantes foram sorteados para o grupo B com Atlético Madrid, Viktoria Plzeň e Hapoel Tel Aviv, e até conseguiriam uma vitória histórica em casa frente ao Atlético de Madrid, mas A Briosa acabaria essa nova etapa no terceiro lugar do grupo com 5 pontos, com 1 vitoria, 2 empates e 3 derrotas. No campeonato, o ex-jogador do FC Porto, Pedro Emanuel, não resistiu aos maus resultados: a direção da briosa, liderada por José Eduardo Simões, acabou por decidir à 25ª jornada, quando a Académica estava praticamente à beira da descida, ocupando o 14º lugar com 21 pontos, que o antigo central já tinha dado tudo pela equipa e optou por contratar Sérgio Conceição, que se mantém no cargo até esta viragem do ano. Os estudantes conseguiram terminar a temporada no 11.º posto, após algum sofrimento na reta final, com apenas mais quatro pontos que o primeiro despromovido, o Moreirense.

Este ano, e como já vem sendo hábito, a intranquilidade instalou-se nos últimos tempos para os lados do Mondego, com a Académica apenas ter conquistado 5 vitorias, 3 empates e 7 derrotas em 15 jogos cumpridos, ocupando assim o 10.º posto da tabela no fecho da primeira volta. Na abertura da segunda volta, uma vitória frente ao Gil Vicente, por 1-0, permitiu à equipa de Coimbra conquistar a sua sétima vitória e subir ao 9º lugar da liga portuguesa com 21 pontos. 

Os primeiros vencedores da taça de Portugal continuam na luta pelo troféu deste ano. Depois de terem eliminado adversários como o Belenenses, Ac de Viseu e Beira Mar, a Académia vai agora medir forças com o Rio Ave nos quarto-de-final. Se conseguir assegurar a passagem às meias finais terão como adversários o Desportivo de Aves ou o Sporting de Braga. Na Taça da Liga, os estudantes não seguram a passagem à fase de grupo, tendo sido eliminados pelo Penafiel nas eliminatórias.

Balanços até ao momento: Gil VicenteCS MarítimoVitoria Setúbal FCFC AroucaCF BelenensesSC Olhanense e FC Paços de Ferreira.
Próximo dia: Balanço sobre Rio Ave

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com

Gil Vicente FC: Um galo cheio de mudanças para ver se o ciclo se altera



10º Gil Vicente (18pt):  Depois de uma temporada passada em que o precipício da descida foi uma constante e onde os gilistas conquistaram um perigoso 13º lugar (a um ponto da despromoção), o presidente do clube optou por mudar quase tudo no verão, numa transfiguração que começou na equipa técnica e se estendeu até ao plantel. Isto tudo, com objectivo de poder conseguir uma classificação confortável e de atingir pelos menos uma final de uma taça interna, à semelhança do que aconteceu em 2012. Paulo Alves terminou uma ligação de vários anos e a aposta recaiu num técnico que ia dando nas vistas nos escalões inferiores, João de Deus, que já algo tempo reclama uma oportunidade ao mais alto nível. No plantel, Adriano Facchini, Luís Martins, Daniel Faria e César Peixoto foram dos poucos a permanecer de uma temporada para a outra, registando-se cerca de duas dezenas de novas caras para os adeptos gilistas.

O Gil Vicente está agora a passar por um momento mais desafogado e até foram uma das agradáveis surpresas do início de temporada, acabando a primeira volta no 10º lugar com 18 pontos, apesar dos maus resultados que se registaram nos últimos seis jogos. Na época passada, apesar de o campeonato não ter tido o melhor rumo, a equipa de Barcelos consegui-o chegar aos quartos-de-final da taça de Portugal, sendo derrotado pelo Paços de Ferreira que era uma das sensações dessa época. Nesta época os Galos de Barcelos já estão fora do troféu, saindo da pior maneira ao ser goleado pelo Benfica nos oitavos-de-final. Na Taça da Liga, os pupilos de João de Deus, sorteados no grupo D com o Benfica, Nacional e o Leixões, alcançaram o terceiro lugar com apenas 2 pontos, começando com um empate em casa frente ao Leixões, seguindo com outro empate na Madeira, e terminando com uma derrota frente ao Benfica.

No começo da segunda volta do campeonato, o Gil Vicente, vindo de um período turbulento com 5 derrotas e apenas 1 empate, voltou a defrontar a Académica mas acabou por não conseguir parar a série de maus resultados e perderam em Coimbra por 1-0.

                                                                               Próximo dia: Balanço sobre Académica 

O assunto sobre a "proposta ridícula" do Sporting continua e desta vez Heldon terá forçado a saída, e o Presidente do Marítimo acusa o Sporting de tentar seduzir o cabo-verdiano; O Sporting de Braga está próximo de garantir também um colombiano; Portugal goleia a Holanda (5-0) e está nos quartos de final do Europeu; Racing Santander desiste de jogar no encontro da taça do rei


CS Marítimo: Depois da declaração que o Sporting tinha apresentado uma "proposta ridícula" sobre Ruden Ferreira e Heldon Ramos,  logo saiu a notícia que essa certa proposta seria de um milhão pagado em prestações para a compra de Heldon e Sami. Agora, um novo capitulo da história revelou-se, com uma noticia que diz que o internacional cabo-verdiano Heldon terá tentado forçar a saída, mas o presidente do Marítimo preferiu não comentar.  Carlos Pereira, presidente dos verde-rubros, acusa agora os leões de aliciamento. Depois da tal proposta ridícula que Bruno Carvalho apresentou para levar Héldon para Alvalade, surgiram notícias de que o jogador estaria disposto a utilizar a lei Webster para forçar uma saída do clube no final da época, caso a sua transferência não se concretizasse. O jogador recusou peremptoriamente tê-lo feito durante a tarde desta quinta-feira. O presidente verde-rubro relembra que "Héldon tem mais um ano de contrato e não tem cláusula de rescisão, mas sim uma cláusula por incumprimento de contrato no valor de 4 milhões de euros". Carlos Pereira acusa o clube leonino de estar a aliciar o jogador em período protegido: "Trata-se de uma habilidade e de uma falta de elegância punida por lei, enquadrada como aliciamento a atletas no período protegido". O dirigente refere que "as habilidades vindas de Alvalade não se coadunam com o discurso ao longo do pouco tempo em que o presidente está a frente do clube", e lamenta que as notícias vindas a público não tenham uma fonte conhecida: "A via do diálogo é mais inteligente nesta fase. Lamento que esta divulgação não tenha rosto", finalizou.

SC Braga: O clube minhoto já terá alcançado um acordo com o Millonarios, para a compra de Erick Moreno, de 22 anos. O avançado colombiano deverá assinar um contrato válido por quatro épocas e meia e até poderá fazê-lo já amanhã em Portugal, já que as negociações entre o Braga e o Millonarios para a transferência de Erick Moreno estão bem encaminhadas. Segundo é noticiado na Colômbia, os minhotos vão adquirir 80 por cento do passe do avançado colombiano, discutindo nesta altura somente detalhes relacionados com o pagamento. Apesar das dificuldades que enfrentou, o SC Braga nunca desistiu de assegurar o talento colombiano, e fê-lo, de acordo com as nossas fontes, sem ir além do preço inicialmente fixado para o negociar avançar. Erick Moreno será o sexto reforço de inverno do SC Braga. Rusescu, Kadu, André Pinto, Battaglia e Agdon foram os restantes jogadores adquiridos pelos minhotos nesta janela de mercado.

Futsal: Portugal entrou a golear no Campeonato da Europa de futsal, tendo levado a melhor sobre a Holanda com um resultado de 5-0. Apesar de ter apenas um jogo disputado, a seleção das quinas já garantiu a presença nos quartos de final do europeu de futsal, que decorre em Antuérpia. A seleção orientada por Jorge Braz  foi superior à Holanda durante a maior parte do jogo, começando a construir a vantagem aos seis minutos, altura em que João Matos colocou Portugal pela primeira na frente do resultado. Ainda na primeira parte, Joel Queirós ampliou a vantagem para 2-0. Na segunda parte, Portugal não descansou à sombra do resultado conseguido, ao longo dos primeiros 20 minutos, partir para uma goleada que começou com Cardinal aos 36' acabado com o Bis de Bruno Coelho aos 37' e 38'. Desta forma, sendo 3 equipas em cada grupo, e passando as 2 primeiras, Portugal e Rússia já se encontram apuradas no grupo B. As 2 seleções defrontam-se no sábado para a luta pelo 1º lugar do grupo.

Taça do Rei de Espanha:  A partida, a  contar para a segunda mão dos quartos de final da Taça do Rei, chegou a começar, mas enquanto os jogadores da equipa de San Sebastian trocavam a bola, os do Racing concretizaram a ameaça, em protesto. Os jogadores entraram em campo, agruparam-se no centro do terreno e assim permaneceram. Após pouco menos de um minuto de posse de bola, a Real Sociedad colocou a bola fora, Gil Manzano, arbitro da partida, perguntou ao capitão do Racing, Mario Fernández, se queria dar o encontro por terminado, sendo a resposta afirmativa, e o apito do juiz espanhol não tardou. Os adeptos locais apoiaram e vibraram com a decisão da equipa, aplaudindo efusivamente. (video). O plantel do Racing Santander ao longe da semana já tinha  tomado uma posição de força, garantindo que não atuaria no encontro para a Taça do Rei caso a direção do clube não se demitisse (o que não aconteceu), alegando vários meses de salários em atraso. Veremos que consequências terá a equipa de Santander, depois deste protesto que levou à suspensão do encontro. Na primeira mão dos quartos-de-final da Taça do Rei, a Real Sociedad havia vencido por 3-1, com um bis de Mikel González e Vela a marcar o outro golo. Koné apenas reduziu para o R. Santander. A formação basca vai agora medir forças com o Barcelona nas "meias" da competição.

Ultimas do Mercado:
-  Sergio Canales no Real Sociedad até junho de 2018 a troco de 3,5 milhões de euros
- A Juventus deverá anunciar esta sexta-feira a contratação de Dani Osvaldo, por empréstimo, avança a imprensa italiana.
- Souza, médio brasileiro ex-FC Porto, trocou o Grêmio pelo São Paulo, em negócio em que ambos os clubes chegaram a acordo.
- O Bétis oficializou a contratação de Alfred N´Diaye, por empréstimo. O médio francês é cedido pelos ingleses do Sunderland até final da temporada. Os espanhóis ficam com opção de compra.
- Yakovenko perto de ser reforço do Málaga até ao final da temporada, já há acordo entre o clube espanhol, e a Fiorentina, dono do passe do extremo ucraniano
- O Olympiakos anunciou a contratação de Nelson Valdez. que deve ser o substituto Kostas Mitroglou, que deverá assinar pelo Fulham. O avançado internacional paraguaio, chega por empréstimo do Al Jazira até final da temporada.
- O Fenerbahçe e o Norwich chegaram a acordo para o empréstimo até final da época do defesa Joseph Yobo ao clube inglês.

Izmailov finalmente apareceu e segue para o Azerbaijão; Manchester City quer levar Mangala e Fernando do FC Porto; Sporting perto de comprar um Paraguai e segura o colombiano Montero até 2018; Valência anuncia Postiga na Lazio; Nacional falha a saida de Mexer para França;


FC Porto:  Izmailov está de saída do FC Porto. O FC Qabala, clube do Azerbaijão, revelou no site oficial que está em negociações para o empréstimo do médio russo. Já passaram mais de quatro meses desde que Izmailov fez o último treino com a camisola do FC Porto, na véspera do jogo com o Estoril, a 21 de setembro. O médio falhou a sessão de trabalho posterior à partida, no dia 24, e desde aí que se encontra a resolver "problemas familiares". Recorde-se que o jogador trocou Alvalade pelo Dragão em janeiro do ano passado, tendo assinado por dois anos e meio. Este negócio pode ser muito favorável aos olhos de Izmaylov já que Qabala é orientado por Yuri Semin, treinador que lançou o jogador russo no Lokomotiv, o poderá ajudar a persuadir o jogador a aceitar o convite. De acordo com site Maisfutebol o extremo russo vai mesmo jogar no clube do Azerbaijão nos próximos seis meses, tratando-se de uma cedência até ao final da época com o FC Gabala a pagar o salário do jogador. O Qabala está a lutar pelo título no Liga do Azerbaijão: decorridas 18 jornadas, o clube ocupa a segunda posição, a um ponto do Karabakh.

Manchester City:  Faltam precisamente 2 dias para fechar a janela de transferências de janeiro e os últimos suspiros para contratarem jogadores já começaram. Um dos rumores está ligado ao milionário inglês de Manchester, que tomou ontem o lugar na frente da Premier League. Depois de vencerem ontem o Tottenham e subir ao primeiro lugar da liga, o Manchester City não quer sair de liderança tão facilmente e vira-se agora para o mercado com o objetivo de reforçar a equipa com os olhos postos no título. As  recentes noticias falam que a equipa inglesa quer levar o central Mangala e o médio Fernando do FC Porto.
A imprensa inglesa revelou, nesta quarta-feira, que o treinador do Manchester City está muito interessado na contratação do central francês, onde explica que Manuel Pellegrini tem recebido relatórios sobre o internacional gaulês e que deu sinal verde para o lançamento de uma proposta ambiciosa para contratar o jogador esta semana. E tudo indica que o Manchester City já terá apresentado nas últimas horas uma proposta de 38 milhões de libras, cerca de 46 milhões de euros, ao FC Porto, para a contratação de Eliaquim Mangala. No entanto, Pinto da Costa não quererá vender o jogador neste mês, mas talvez considerará uma proposta na abertura do mercado de Verão, o que não é pretendido pelo clube inglês, já que pretendem levar o jogador agora. Mangala, de 22 anos, totaliza 24 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, esta temporada. Recorde-se que a cláusula de rescisão de Eliaquim Mangala é de 50 milhões de euros e tem como agente o português Jorge Mendes da Gestifute.
A juntar-se ao central, o Manchester City quer também juntar o médio Fernando, avança a impressa portuguesa. O médio Brasileiro, de 26 anos termina contrato com os dragões no final da temporada, o que faz com que Pinto da Costa, presidente dos tricampeões nacionais, tente realizar um encaixe financeiro com a transferência do médio. Mas os citizens apenas querem esperar pelo fim da época para negociar apenas com o jogador, porque assim os ingleses apenas terão que pagar um prémio de assinatura a rondar os dez milhões de euros que vão ser distribuídos por Fernando e dois empresários (António Araújo, agente de Fernando, e Jorge Mendes, que está a mediar o negócio). Outros notícias falam que o FC Porto ainda vai tentando arrecadar uma compensação financeira pela transacção do jogador do valor entre 10 a 15 milhões, antes do final do seu contrato, tentando incluir no negócio jogadores dos citizens como moeda de troca. (Jogadores como  Javi Garcia e Rony Lopes já foram apontados ao Dragão).

Sporting CP: Matías Pérez é o mais recente reforço a caminho de Alvalade. Trata-se de um internacional sub-20 pelo Paraguai, alinhando como defesa-central. Pérez começou a jogar na equipa principal do Club Nacional em 2011, quando tinha apenas 17 anos, tendo-se afirmado desde então na equipa de Assunción. É considerado um jogador muito promissor, tendo estado na mira do Benfica, no mercado de inverno do ano passado, e era igualmente seguido pelos italianos da Juventus ou Udinese. Matias Perez, de 20 anos e 1.92 metros, que deverá assinar por uma temporada e meia, com chegada prevista a Lisboa nas próximas horas, terá ainda de realizar os habituais testes médicos e se tudo correr dentro do previsto irá depois assinar pelo conjunto verde e branco. O jovem paraguaiu deverá, numa primeira fase, ser opção para a equipa B e só depois se fixar na equipa principal em definitivo.
Fredy Montero: O Sporting acionou o direito de opção relativo à compra definitiva de Fredy Montero, que fica agora ligado ao clube leonino até 2018 com uma cláusula de rescisão de 60 milhões. Montero chegou a Alvalade por empréstimo dos Seattle Sounders, uma forma do Sporting não pagar os elevados impostos referentes à participação na liga dos Estados Unidos. No total, o clube lisboeta pagou cerca de 2,5 milhões de euros pelo passe do jogador.

Valencia: Helder Postiga vai mesmo para Italia até ao final da temporada. O Valencia confirmou, esta quinta-feira, o acordo que levará o internacional português para Lazio. O internacional português de 31 anos vai viajar hoje para a capital italiana onde vai ser submetido aos habituais exames médicos. Antes de jogar no Valência, Postiga alinhou em clubes como Saragoça, Sporting, Panathinaikos, Saint-Étienne, FC Porto e Tottenham Hotspur. Junto ao português, o clube espanhol anunciou também o empréstimo de Guardado ao Leverkusen: "O Valencia chegou a acordo, apesar de faltarem os exames médicos, para a cedência de Hélder Postiga à Lazio e de Andrés Guardado ao Bayer Leverkusen, em ambos os casos com opção de compra para estes clubes no final da presente temporada", refere o comunicado do clube valenciano. Alêm disso, o clube cedeu o avançado colombiano Dorlan Pabón  aos brasileiros do São Paulo. Estas saídas, dão origem à chegada de um novo jogador Seydou Keita, segundo também outro comunicado publicado no site oficial do clube espanhol. O médio do mali vai assinar contrato válido até 30 de Junho, com mais uma época de opção. Seydou Keita de 34 anos  representava o Dalian Aerbin FC, da China, até 31 de dezembro. Passou em clubes como, Marselha, no Lorient, Lens ,Sevilha e Barcelona.

CD Nacional: Mexer afinal já não vai ser reforço do Rennes. O central moçambicano até já tinha viajado para França para se submeter aos habituais exames médicos, mas o Rennes através do site oficial, revelou a notícia sobre a contratação falhada do defesa de 25 anos , que deverá continuar a representar o Nacional da Madeira: "O Rennes, jogador e seus representantes não chegaram a um acordo", explica o clube francês, em comunicado. Recorde-se que o Rennes já tinha dado a contratação como garantida, e o clube da Madeira ia ter a oportunidade de receberem dois milhões de euros com o negócio. Os insulares também anunciaram não conseguiram chegar a acordo com o clube francês: "O CD Nacional Futebol SAD informa que a transferência do atleta Mexer para o Stade Rennais não se concretizou devido a falta de acordo entre as partes", disse o clube madeirense em comunicado publicado no site oficial. O Nacional perde assim um oportunidade de encaixar um boa quantia por um dos seus jogadores, mas Manuel Machado continuara com um dos seus habituais titulares  .

Ultimas do Mercado:
- O Rio Ave anunciou esta quinta-feira a contratação do guarda-redes Hugo Ventura, que ficou sem Kritciuk, guardião russo que se lesionou.
O Arouca contratou Ustaritz, central que alinhava no Dínamo Tbilissi, da Geórgia.
- Hugo Vieira é reforço do Gil Vicente até ao final da época
-  O Galatasaray oficializou o empréstimo de Bruma ao Gaziantepspor.
O norte-americano Jermaine Jones, do Schalke, foi emprestado até final da época ao Besiktas. 
- Andreas Wolf terminou a sua ligação ao Monaco esta quinta-feira, tendo deixado o conjunto monegasco para rumar ao Utrecht, da Holanda.
- Horas após ter acertado a rescisão do contrato com a Académica, Bruno China chegou a acordo com o Belenenses e foi oficializado como reforço.
-Thibaut Vion chegou a acordo com o FC Porto para a rescisão do contrato e agora deverá regressar a França para representar o Metz.
- Adel Taarabt é a mais recente contratação do Milan, tendo chegado ao clube italiano por empréstimo do Queens Park Rangers até ao final da temporada.
-Piotr Parzyszek, avançado polaco que chegou a ser apontado como reforço do Benfica, está de saída do De Graafschap para representar os ingleses do Charlton Athletic.
- O Sporting emprestou Nuno Reis ao Cercle Brugge de novo. O emblema belga fica com opção de compra por Nuno Reis, no valor de 500 mil euros, escreve o Sporting que fica com 50 por cento de uma mais valia futura.
- O Beira Mar anunciou que Andrea Cocco é reforço do clube. O avançado italiano, de 27 anos, chega emprestado pelo Verona até final da época.
- Dellatorre vai jogar no Queens Park Rangers. O avançado, que em Portugal representou o FC Porto por empréstimo, deixa o Atlético Paranaense, clube com o qual tinha contrato até 2015.
- O Inter de Milão anunciou a contratação do defesa Danilo D’Ambrosio, que estava no Torino. O jogador assinou um contrato até 30 de junho de 2018 com a equipe nerazzurra.
O Beira Mar anunciou esta quinta-feira a contratação do italiano Daniele Fortunato (com jogador este na Juventus) como treinador da equipa de futebol profissional, com contrato válido até junho de 2016.
- O Rio Ave anunciou a contratação do ponta-de-lança Etien Velikonja, internacional esloveno, de 25 anos, do Cardiff. O jogador será cedido por empréstimo até ao final da época pelo clube da Premier League.
- Leandro Freire rescindiu contrato com o Vitória de Guimarães, Jean Pablo, contratado no início da temporada, também acertou a desvinculação do clube minhoto.
- O português Luís Pimenta, avançado de 27 anos, ex-Lausanne-Sport, que fez carreira em clubes da Suíça, foi anunciado hoje como sexto reforço do Beira-Mar.
- O Málaga anunciou a aquisição de Nordin Amrabat, avançado de 26 anos. O internacional marroquino vai jogar no La Rosaleda por empréstimo do Galatasaray.
- Paulo Sérgio de volta ao Olhanense. Extremo português, que rescindiu nesta semana com o Arouca, assina por duas épocas e meia com os algarvios

Afinal a proposta "ridícula" era para Sami e Heldon; Shikabala a caminho do Sporting, anuncia empresário; Mexer já viajou para França; Nani vai ser emprestado ao Inter; Casimiro médio do Real Madrid associado ao FC Porto


Marítimo: Sporting ofereceu um milhão por Sami e HeldonCS Marítimo: O presidente do Marítimo adiantou mais pormenores daquela que, na sua opinião, foi uma proposta ridícula do Sporting para a contratação dois jogadores. Afinal, para além de Heldon, o outro jogador é Sami e não Rúben Ferreira. Foi o próprio Carlos Pereira, presidente do clube insular, a "retificar" a versão da história que ele próprio tinha dado a conhecer na terça-feira, onde tinha dito que os leões apresentaram uma proposta "ridícula" para a comprar Rúben Ferreira, lateral-esquerdo, e Héldon. No entanto, segundo aquilo que revelou Carlos Pereira nesta quarta-feira, após o treino do Marítimo, o Sporting terá oferecido um milhão de euros para contratar Sami e Heldon nesta reabertura de mercado, e em prestações. Foi sim essa proposta que o líder verde-rubro considera "ridícula", como fez questão de reafirmar. O Marítimo, 11.º classificado da I Liga, conta com dois reforços até ao momento (Salin, ex-Rio Ave, e Fransérgio, ex-Internacional) e, apesar da necessidade de transferir ativos, ainda não vendeu nenhum dos seus principais jogadores no mercado de inverno. Além de Héldon e Sami, Alex Soares e Derley também se têm destacado na equipa de Pedro Martins e têm mercado em Espanha.

Sporting CP: Shikabala está muito perto de reforçar o Sporting: a garantia é dada pelo empresário Abdel-Rahman Magdy, que anuncia ter sido o responsável pela condução das negociações e pelo acordo entre o médio egípcio e o clube leonino. "Shikabala está próximo de assinar pelo Sporting", escreveu o empresário no twitter, e acrescentou: "Há pequenos detalhes que precisam de ser acertados." A chegada de internacional egípcio a Lisboa está prevista para quinta-feira, seguindo-se os exames médicos e a assinatura de um contrato que deverá ser válido para as próximas cinco épocas. O futebolista chega a Alvalade a custo zero, uma vez que  rescindiu com o Zamalek já este mês de janeiro alegando salários em atraso.
Começou a jogar no Zamalek, passou durante dois anos pelo PAOK Salónica, e regressou depois ao Zamalek. Na seleção egípcia, nunca se consegui impor devido ao seu mau feitio fora das quatro linhas, sendo até acusado de simular lesões para não comparecer em alguns jogos, mas esteve, por exemplo, na Taça das Nações Africanas, em 2010, o que lhe valeu o título de campeão africano onde jogou apenas um jogo. Shikabala, de 27 anos, é um médio ofensivo, um número 10 típico, esquerdino, é capaz de atuar nas alas e como segundo avançado,  conhecido pela boa capacidade de drible, velocidade e visão de jogo,  onde se destaca sobretudo pelo capacidade de remate forte e colocado, sendo também um exímio batedor de bolas paradas . O médio egípcio tem à custa disso marcado vários golos de belo efeito. 

CD Nacional: O defesa-central Mexer pode ser anunciado nas próximas horas como reforço do Rennes. O clube francês vinha a seguir o moçambicano há algumas semanas e ficou agradado com as suas atuações, tendo avançado com uma proposta concreta para a aquisição do jogador. De acordo com as informações divulgadas pela imprensa francesa nas últimas horas, a transferência deve render ao Nacional uma verba base de dois milhões de euros. O clube da Madeira, já autorizou a viaja de Mexer para França, e tudo indica que central moçambicano viajou hoje de manhã, e na parte da tarde vai submeter-se aos habituais exames médicos antes de se oficializar a sua ligação ao Rennes por três anos e meio, onde encontrará o avançado português Nelson Oliveira. 
Mexer chegou a Portugal em 2009/10 através do Sporting, mas não conseguiu convencer os técnicos de Alvalade, sendo emprestado ao Olhanense antes de assinar pelo Nacional, onde o internacional moçambicano se afirmou definitivamente. 

Manchester United:  Depois da compra de Juan Mata, a equipa inglesa pretendem arrumar alguns assuntos pendentes, um deles é Nani , que tem estado à parte devido a uma lesão muscular e não tem sido opção para David Moyes esta época quer por limitações físicas, quer por opção técnica. O internacional portugueses já chamou a atenção de muitos clubes, que pretendem adquirir os seus serviços. A equipa que até agora se mostrou mais interessada foi a Juventus. A impressa italiana fala hoje de um outro clube, precisamente o Inter Milão que fez uma proposta de empréstimo com direito de compra no final da temporada, um acordo que não agrada muito aos ingleses, que querem a venda imediata. No entanto, algumas notícias falam de um acordo quase concluído por parte dos dois clubes, e que Nani já fez saber a David Moyes que aceita. 
Recorde-se que Nani chegou a ser falado para o Sporting, mas o ordenado do jogador, cerca de 96 mil euros semanais, era um entrave logo à partida. Bruno de Carvalho admitiu ter "portas abertas" para o extremo, que ainda assim nunca revelou interesse em regressar a Portugal.

Casemiro Real Madrid (Foto: Reprodução / Site Oficial)FC Porto:  Depois da saída repentina de Lucho para Quatar e da situação do futuro de Fernando ainda não estar decidida, a impressa espanhola coloca o  médio defensivo brasileiro Casemiro como possível reforços dos dragões. De acordo com o jornal As, os dragões estão a tentar garantir o empréstimo de Casemiro junto do Real Madrid, que não fecha a porta a essa possibilidade, isto porque pretendem que o médio ganhe ritmo competitivo, mas não quer abrir mão em definitivo do atleta. Já este mês, foi também noticia devido a um alegado interesse do Inter que sondara o clube espanhol para adquire a compra do sue passe. Casemiro, de 21 anos, chegou ao Real Madrid no verão de 2012, mas nem com Mourinho nem com Ancelotti conseguiu impor-se na equipa principal, atuando quase sempre pela equipa B.

Ultimas do Mercado: 
- O Sporting anunciou um acordo com os espanhóis do Reus para a cedência do defesa Tobias Figueiredo e do avançado Alexandre Guedes, ambos de 19 anos.
O primeiro vai para o clube catalão da II Divisão B emprestado até ao final da temporada, enquanto o segundo parte a título definitivo, embora o clube de Alvalade tenha assegurado 40 por cento do valor de uma futura transferência.
- O Nápoles anunciou a contratação de Mariano Andujar. O guarda-redes argentino, que antes de se mudar para Itália foi alvo do Benfica, vai ficar no Catania até final da temporada, de acordo com os napolitanos
- O médio Hassan Yebda, ex-Benfica, vai abandonar o Granada para reforçar os italianos da Udinese.
De acordo com a Imprensa francesa, Yebda, de 29 anos, que tinha apenas contrato com o clube espanhol até ao final da corrente temporada, pretende jogar com mais regularidade para tentar entrar no grupo que irá defender as cores da Argélia no Mundial.
A Imprensa inglesa avança que a Juventus pretende garantir o ponta-de-lança Osvaldo do Southampton.
De acordo com The Sun, o clube de Turim terá 10 milhões de euros para tentar chegar a acordo com o Southampton, que colocou o avançado no mercado após o problema registado com José Fonte no treino, onde agrediu o colega.
- A Imprensa inglesa revela que o Liverpool estará a tentar contratar o extremo Yevhen Konoplyanka que joga na Ucrânia no Dnipro Dnipropetrovsk.
De acordo com a Sky Sports, depois de ter falhado o extremo Mohamed Salah, que assinou pelo Chelsea, o treinador Brendan Rodgers voltou as atenções para Konoplyanka que já foi associado ao FC Porto
O Liverpool tem apenas até sexta-feira para completar a transferência, visto que nessa altura fecha o mercado de inverno.
- Ibrahim Sissoko, antigo jogador da Académica, foi confirmado nesta quarta-feira como reforço do Deportivo. O jogador marfinense muda-se para a Corunha por empréstimo do Wolfsburgo.
- O Barcelona confirmou a saída de Tonny Sanabria, jogador da equipa B, para o futebol italiano. O internacional paraguaio, de apenas 17 anos, muda-se para o Sassuolo, mas por empréstimo da Roma.
- Borja López, defesa de 19 anos, deixou o Monaco, clube pelo qual assinou no início da temporada, para voltar a Espanha e representar por empréstimo Rayo Vallecano.

O presidente do Marítimo fala em proposta "ridícula" do Sporting por Héldon e Rúben Ferreira; Ousmane Dramé reforça Sporting B para ocupar as as cedências de Cissé (Arouca) e Betinho (V. Setúbal); Treinador da Lazio quer juntar Postiga a Klose; Newcastle aceita vender Cabaye ao Paris Saint-Germain por 20 milhões libras


CS Maritimo: O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, revelou esta terça-feira que o clube madeirense recusou uma  oferta do Sporting por Heldon e Rúben Ferreira.
Carlos Pereira garante que o Marítimo está bem financeiramente e recomenda-se, pelo que não vai vender os seus ativos a preço de saldo. O presidente maritimista vai ainda mais longe e classifica a proposta que tem em mãos como ridícula, apesar de não revelar o valor da proposta efetuada pelo Sporting.
O avançado Heldon, de 25 anos, é um extremo que pode actuar à esquerda ou à direita e que se tem assumido, em 2013/14, como titular indiscutível no ataque dos insulares senso  uma das grandes revelações da temporada, já que leva nove golos apontados até ao momento, estando no top da lista dos melhores marcadores do campeonato.
Já Rúben Ferreira, lateral-esquerdo madeirense de 23 anos, leva 17 jogos disputados no campeonato desta temporada e soma um golo. O defesa foi já um dos pré-convocados de Paulo Bento para a Selecção Nacional, embora não tenha ainda registado qualquer internacionalização.
O presidente do Marítimo terá revelado a decisão a Heldon, no final da sessão de treino da manhã desta terça-feira.

Sporting CP: Osmané Dramé vai ser reforço do Sporting estava livre depois de ter jogado em clubes com Padova, Ascoli, Lecce, deve complementar as cedências de Cissé (Arouca) e Betinho (V. Setúbal) na equipa Bque esta agora a necessitar de homens para frente de ataque. O avançado francês chega a Alvalade para relançar uma carreira que chegou a ser muito promissora. Provavelmente esta terça-feira Dramé deve ser oficializado como reforço para as próximas quatro épocas e meia.
Trata-se de um avançado de 21 anos, natural de Paris, que pode atuar em praticamente todas as posições do ataque.  O jogador deve estar em Lisboa nas próximas horas para assinar um vínculo que deve ser válido para as próximas cinco épocas. A cláusula de rescisão inscrita no vínculo do atacante vai cifrar-se nos 45 milhões de euros, como tem sido regra nas últimas renovações com jovens jogadores.

Lazio:  A Lazio está interessada em Hélder Postiga, do Valencia, escreve a Sky Sports Itália. Segundo a publicação, o avançado poderá seguir para Itália por empréstimo, válido até ao final da temporada.
O Corriere dello Sport aponta que a contratação de Postiga poderá ser oficializada durante esta terça-feira ou na quarta.
Hélder Postiga, que chegou ao Valencia no início da temporada, tem contrato com os espanhóis até 2015.
Para treinador da Lazio, Edy Reja, admitiu que ficaria "particularmente satisfeito" se o português Hélder Postiga, do Valência  passasse a representar a formação da liga italiana de futebol.
"Seguimo-lo há uma semana, tem experiência internacional e pode jogar com o Klose", disse o técnico, em conferência de imprensa. Porém, Reja pouco mais diz sobre uma eventual transferência do internacional luso:"Se Postiga chegar, fico particularmente satisfeito".  
Hélder Postiga esteve fora dos planos do Valência na última jornada, frente ao Espanyol, por se encontrar a debelar uma lombalgia, que tem afetado o seu rendimento.


Newcastle: Cabaye no PSG nesta terça-feiraNewcastle:  Yohan Cabaye está à beira de voltar a Ligue One após Newcastle United concordar em vender o meio-campista para Paris St-Germain por cerca de  24 milhões na segunda-feira à noite.
O clube britânico rejeitou uma primeira oferta dos Franceses de quase 17 milhões de euros, mas o PSG enviou o diretor-desportivo, Olivier Létang, até ao norte de Inglaterra para desbloquear a situação.
O médio, de 28 anos, é esperado esta manhã em Paris para efetuar os tradicionais testes médicos e rubricar um contrato de 4 temporadas com os atuais campeões franceses. 
Já pela manhã o treinador do Newcastle, Alan Pardew, deixava antever que iria perder o jogador."Eu não quero que Cabaye saia, mas sei que há um clube muito rico atrás dele e temos de pensar nos interesses do clube", afirmou.
O Laurent Blanc deverá assim conseguir finalmente o reforço de inverno que desejava, no qual já tinha falado numa entrevista coletiva na sexta-feira, e também expressou seu interesse médio do Roma Miralem Pjanic  "Ambos são alvos de PSG, eles são jogadores muito técnicos que têm o mesmo perfil. Se um deles vier neste inverno eu vou ficar muito feliz", disse o treinado do clube Francês.
Yonh Cabaye começou sua carreira no Lille antes de ir para a Inglaterra em 2011. No início desta temporada, viu o seu nome ser ligado ao Manchester Unitedseu e o seu clube a rejeitar um propostas do Arsenal .

Ultimas do Mercado:
- O médio internacional argentino Mario Santana, de 32 anos, vai representar o Olhanense na segunda metade da temporada, por empréstimo do Génova.
- O médio brasileiro Hernanes está na iminência de trocar a Lazio pelo Inter Milão.
De acordo com relatos da Imprensa italiana, o jogador, de 28 anos, vai custar cerca de dez milhões de euros aos nerazzurri, que incluem ainda o passe de M´Baye no negócio com o clube da capital.
- O avançado Kostas Mitroglou, do Olympiakos, pode estar a caminho do Fulham, clube que alegadamente apresentou uma proposta de 14 milhões de euros pelo internacional grego, avança a Sky Italia.
- O Rennes está no mercado à procura de um defesa central e Mexer, internacional moçambicano do Nacional, parece estar no topo das prioridades do clube francês, segundo adianta o jornal «LEquipe» desta terça-feira.
- Nápoles e Milan chegaram a acordo para uma troca de laterais esquerdos, sob a forma de empréstimos, com Pablo Armero a rumar a San Siro e Kevin Constant a viajar para o San Paolo. Só falta convencer o defesa dos rossonero para o acordo ficar validado.
-Luuk de Jong não treinou com o restante plantel do Borussia Mönchengladbach e está a caminho de Inglaterra para fazer exames médicos no Newcastle, anunciaram os alemães, através da sua conta oficial no Twitter.
- O Napoli chegou a acordo com o Palmeiras para a contratação de Henrique, defesa de 27 anos que era uma referência no clube brasileiro, onde também já representou o Bayer Leverkusen e o Racing Santander.
- Christian Obodo chegou a acordo com o Olhanense e assinou um contrato válido até ao final da temporada com o emblema algarvio, tendo ainda mais uma época de opção.

CS Marítimo: À procura de reservar o tão desejado lugar na Europa!


11º Marítimo (17pt): O 5º lugar conquistado na época 2011/2012, possibilitou ao clube insular jogar na europa na época passada (12/13). Os madeirenses tiveram o direito de disputar a 3ª eliminatória da Liga Europa e, com todo o mérito, consegui-o ultrapassar as eliminatória e chegar à fase de grupos da Liga Europa, onde ficou colocado no Grupo D com o Bordéus, o Newcastle e o Club Brugge. Nos jogos da fase de grupos, o clube da madeira conquistou uma vitória, três empates e duas derrotas, tendo ficado a 3 pontos da passagem à fase seguinte. Nessa mesma época, a equipa falharia ainda as qualificações para as competições europeias deste ano, depois de apenas ter conquistado o 10º lugar no campeonato. No entanto, isso não fez mudar a opinião do presidente Carlos Pereira sobre o seu treinador, mantendo Pedro Martins para a sua quarta temporada consecutiva como técnico dos insulares.
A época até começou bem para o técnico de 43 anos, conseguindo derrotar o SL Benfica em casa, logo na jornada inaugural da liga portuguesa. Mas, ao longo das primeiras 15 jornadas do campeonato, os madeirenses têm apresentado alguns altos e baixos, acabando a primeira volta com apenas três vitorias, cinco empates e sete derrotas. Prestação que os leva para o meio da tabela classificativa, a sete pontos dos postos europeus, algo que de nada se assemelha a épocas anteriores, já que o Marítimo sempre foi uma equipa a ter em conta na luta pela Europa, que é um dos seus principais objetivos todas as temporadas.
No inicio da segunda volta, a equipa da Madeira não conseguiu fazer o mesmo que tinha feito na primeira jornada e acabou derrotado na Luz. Já na taça de Portugal, o Marítimo caiu nos oitavos-de-final frente ao modesto Penafiel da segunda divisão por 3-2.
Na Taça da Liga, a equipa de Pedro Martins conquistou o seu lugar na fase de grupos da prova, depois de derrotar o Farense nas eliminatórias, e enquadrou-se no grupo mais difícil da prova com o Sporting, Porto e Penafiel. A equipa de Pedro Martins ainda começou o grupo com um empate, depois de não conseguir superar outra vez o Penafiel, mas acabou derrotado pelo Sporting e Porto, acabando eliminados da competição deste ano.

Balanços até ao Momento:
Vitória Setúbal FC
FC Arouca
CF Belenenses
SC Olhanense
FC Paços de Ferreira
                                                                                   Próximo dia:  Balanço sobre Gil Vicente 

Vitória de Setúbal FC: Continuar na primeira liga é sempre bem melhor e os Sadinos, até agora, vão fazendo uma época razoável





12º V. Setúbal (16pt): O Vitória de Setúbal terminou a temporada passada com apenas mais dois pontos que o Moreirense, que acabou despromovido. José Mota ainda começou a orientar a equipa no início da nova época, mas com 7 jornadas decorridas o feito da época passada assombrava e o Vitória permanecia no primeiro lugar acima da zona de despromoção. Isto fez com que a direção sadina pensasse, no início de outubro, noutras maneiras para garantir o quanto antes a manutenção. Para isso, foi buscar, para assumir o comando técnico da equipa, José Couceiro que. desde que assumiu o comando da equipa do Bonfim, veio-o a superar todas as expectativas, somando apenas três derrotas em oito jogos cumpridos no campeonato, deixando os sadinos no 12º lugar com 16 pontos no final da primeira volta.
     Na época passada, o Vitória de Setúbal foi eliminado da taça de Portugal na 4ª eliminatória, sendo eliminado pelo Vitória de Guimarães, aquele que iria levantar o troféu no final. Já nesta temporada, a equipa de Setúbal caiu nos oitavos-de-final da prova, tendo sido derrotado pelo Rio Ave por 1-0.
     Na taça da liga, a formação orientada por José Couceiro disputou o Grupo A, tendo como adversários o Rio Ave, Paços de Ferreira e Sp. Covilhã. No total, fabricou 4 pontos e o terceiro lugar do grupo, com uma vitória frente ao Sp. da Covilhã, um empate frente ao Rio Ave e uma derrota frente ao Paços de Ferreira.
     Depois de fechar a primeira volta com uma derrota frente ao Olhanese, a equipa do Bonfim entrou na segunda volta da liga com um teste difícil frente ao FC Porto, no estádio do Dragão, no qual não consegui surpreender e saiu derrotado por três bolas a zero.

Balanços até ao momento:
FC Arouca
CF Belenenses
SC Olhanense
FC Paços de Ferreira                                                     
                                                                                           Próximo dia: Balanço sobre o Marítimo

FC Arouca: Em estreia nos grande palcos do futebol português, e até agora nada mal


13º Arouca (15pt): Sobre o comando de Vítor Oliveira, que decidiu abandonar o comando técnico do clube, o Arouca terminou a última edição da II Liga na vice-liderança, apenas atrás do sensacional Belenenses que desde cedo se isolou no comando da tabela classificativa. O Arouca via-se pela primeira vez no principal escalão do futebol português. 
Os arouquenses começavam assim um teste maior às sua capacidades como equipa e clube, de forma a consegui garantir  pelos menos a sua permanência na "grande liga". Para isso, Carlos Pinho, presidente do clube do Arouca, convidou Pedro Emanuel para ser o primeiro técnico da equipa na primeira liga. Sem treinar desde que tinha deixado a Académica na parte final da época passada, Pedro Emanuel decidiu abraçar o projeto, que apesar de interessante e aliciante era também arriscado. Para atacar a permanência, foram contratados vários jogadores com experiência na Liga e a verdade é que o Arouca chega ao final de primeira volta fora da zona de despromoção, estando no segundo lugar acima da linha de água, com 15 pontos, à frente e separado por três pontos do Belenenses e do Olhanense e a cinco pontos do último classificado Paços de Ferreira. A estreia na liga não correu da melhor maneira para a equipa de Pedro Emanuel, acabando por ser goleada por 5-1 frente ao Sporting em Alvalade. Mas é nas derrotas que se descobre as falhas que se devem tapar e com isso o Arouca tem vindo a crescer e a assimilar as ideias do treinador, tendo mesmo conseguido assegurar vários bons resultados, um deles seria um empate no Estádio da Luz contra o Benfica.
Depois do mau começo com duas derrotas, o Arouca entrava em grande em setembro: Conseguiu duas vitórias consecutivas, diante do Rio Ave e do Nacional da Madeira. Desde então foram seis derrotas e três empates, um deles com o Benfica. Pelo meio, a equipa de Pedro Emanuel acabaria por não conseguir alcançar a fase de grupos da taça da liga depois de ter sido eliminado pelo Beira Mar nas grandes penalidades depois do resultado das duas mãos acabar em 2-2. A primeira volta do campeonato acabou com chave de ouro pois os arouquenses voltaram às vitorias na ida a Barcelos ao ganhar por 3-0 ao Gil Vicente e derrotar em casa o Belenenses por 2-0. Já sem a oportunidade de continuar na Taça de Portugal, depois de ter sido derrotada pelo Sporting de Braga nos oitavos-de-final, o que dá à equipa de Arouca mais tempo para pensar na sua permanência na liga, os arouquenses entrou para a segunda volta do campeonato com a lição melhor estudada e quase surpreendeu o Sporting no seu estádio.

Balanços até ao momento:
CF Belenenses
SC Olhanense
FC Paços de Ferreira  
                                                                                   Próximo dia: Balanço sobre Vitória Setúbal 

CF Belenenses: Em Tempos, já esteve entre os "grandes" de Portugal. Agora, a equipa do Restelo volta aos palcos principais e com o titulo de campeão da segunda divisão





14º Belenenses (12pt): Em tempos, a equipa do restelo já foi uma das grandes equipas da liga principal do futebol português, e após três épocas na II Liga o Belenenses garantiu o seu regresso à primeira liga, com o título de campeão da II Liga, tendo somado 96 pontos com 30 vitórias, 6 empates e 6 derrotas em 42 jornadas. O sucesso foi conseguido com Van der Gaag como treinador. O holandês acabou, no entanto, por ser um dos destaques também da segunda parte do ano dos azuis. A 21 de Setembro, Van der Gaag foi assistido ainda no Estádio do Restelo e transportado ao hospital para ser submetido a exames, depois de ter sentido algumas dores no coração, enquanto estava no banco na receção ao Marítimo em jogo da quinta jornada do campeonato português que coincidiu com a primeira vitória dos azuis. Após o susto, o holandês continuou sem orientar a equipa nos jogos, uma situação que levou a SAD do Belenenses a recorrer ao responsável dos juniores, Marco Paulo, que tem vindo a cumprir essa tarefa. Com Marco Paulo como treinador principal, a equipa conquistou 6 empate, destaque para os jogos em que a equipa do Restelo tirou pontos ao Benfica e ao FC Porto, e 4 derrotas, conquistando apenas pelo meio uma vitória frente ao Olhanense por 2-1.
O Belenenses ocupa, assim, a 14.ª e antepenúltima posição na I Liga, com 12 pontos e já foi afastada da Taça de Portugal pela Académica na 3.ª eliminatória. Na Taça da Liga, a equipa azul mede forças no Grupo C, onde tem a companhia de SC Braga, Estoril e Beira-Mar, e para já não tem sido mau de todo pois os Azuis do Restelo já conquistaram uma vitória frente ao Beira-Mar por 1-0 e um saboroso empate a um bola frente ao Estoril, o que é suficiente para o Belenenses permanecer no segundo posto com 4 pontos.
A equipa de Belém acabou mesmo por ficar sem treinador, após o ultimo jogo da taça da liga, depois de Mitchell van der Gaag apresentar a demissão devido à "impossibilidade de liderar a equipa em dias de jogo". Já mesmo sem treinador, mas ainda na sombra de Marco Paulo, o Belenenses começou a segunda volta a perder frente ao Rio Ave por 1-0 com o golo a ser marcado mesmo ao cair do pano.

Balanços até ao momento:

                                                                                                       Próximo dia: Balanço sobre Arouca


"ONZE" LIGA ZON SAGRES DA 1ª VOLTA: escolhidos à base dos efeitos colectivos e das prestações individuais de cada jogador


Estes foram os jogadores que mais se destacaram na primeira volta do campeonato, seja pelo valor que têm acrescentado às suas equipas, seja pela excelente forma de jogar que têm demostrado e pela magia que têm espalhado pelos muitos campos da 1ª liga portuguesa, dando sempre muito que falar entre os adeptos e na imprensa nacional:

GR: Rui Patrício (Sporting CP): O guarda-redes leonino tem sido cada vez mais importante de época para época, sendo uma peça indispensável no clube como na selecção. As suas qualidades fazem do guardião sportinguistas, o melhor guarda-redes português na atualidade e também de está na baliza mais bem protegida da liga pois o Sporting têm a melhor defesa do campeonato muito à custa do português. Patrício evidencia-se pelos seus reflexos, elasticidade, entre outros aspectos que fazem dele o melhor neste momento e por isso não podia de deixar está no nosso onze da primeira volta.
DD: Cedric Soares (Sporting CP): Aos 22 anos, Cédric ganhou definitivamente um lugar no onze do Sporting devido às suas boas exibições, esta temporada ao serviço do emblema de Alvalade.Num dos grandes momentos do lateral português, destaca-se o grande golo marcado frente ao Braga para o campeonato e a chamada à seleção nacional para a dupla jornada com Israel e Luxemburgo a contar para a qualificação do mundial 2014. O jovem jogador destaca-se pelo apoio que disponibiliza nas tarefas ofensivas pela sua velocidade e cruzamentos certeiros para a área adversária, Cédric também tem demonstrado uma evolução no capitulo defensivo e ainda mostra uma grande margem de progressão e prova disso é o seu nome está ligado constatemente a grandes clubes europeus como o Inter de Milão.
DC: Maurício (Sporting CP): Contratado esta época, o central brasileiro tem vindo cada vez mais a afirmar-se como o patrão da defesa leonina. O jogador do Sporting, chegou a Avalade quase como um desconhecido e com uma passado pouco famoso pela sua agressão a um jogador no Brasil, mas depressa limpou a imagem de "Bad Boy" e conquistou o coração dos adeptos leoninos bem como o lugar no onze com um físico incrível, liderança, impulsão, desarme, cabeceamento e elevação, Maurício faz claramente parte da reestruturação do novo Sporting.

DC: Ezequiel Garay (SL Benfica):  O defesa argentino tem sido uma peça fundamental na defesa benfiquista. Apesar de sempre discreto e também menos exuberante, Garay mantém, como lhe é caraterístico, uma classe e elegância só ao nível dos melhores, sendo perseguido fortemente pelo Mancherter United, o seu lugar neste onze estaria em muitas duvidas mas o seu golo marcado ao FC Porto que deu a liderança ao seu clube foi fundamental para sua escolha.

DE: Alex Sandro (FC Porto): Com ele na esquerda não há corredor que aguente. O defesa brasileiro é uma das peças fundamentais no conjunto de Paulo Fonseca pois é um dos principais desequilibradores da atual equipa do Porto. Quando ele tem a bola, é sinal de perigo, sobe pelo flanco e faz sempre o que quer, desequilibrando a defesa contrária, o que demonstra a sua grande qualidade.

MCD: William Carvalho (Sporting CP): Indiscutivelmente a grande surpresa deste ano e o melhor jogador da 1ª volta do campeonato. Demonstra uma grande capacidade de desarme, grande visão de jogo, uma técnica apurada e muita classe a jogar futebol, sendo para alguns a grande fórmula deste novo Sporting que se apresentou esta época. Certamente veremos William Carvalho a ocupar um lugar indiscutivel no onze da selecção A num futuro próximo.

MC: Adrien Silva (Sporting CP): Depois de muito tentar lá conseguiu! O jovem português aproveitou bem a oportunidade, e já demonstrou que é um elemento chave no meio campo da equipa leonina. É a"oito" que Leonardo Jardim reinventou o internacional sub-21 português, sendo que Adrien Silva impôs-se totalmente nessa função de médio de transição, sendo o verdadeiro "box-to-box" que faz a ligação entre William Carvalho e André Martins, oferecendo segurança e equilíbrio defensivo, ao mesmo tempo que assegura profundidade e dinâmica ofensiva. Ao todo, Adrien Silva soma 16 jogos (4 golos), sempre a titular, estando a apenas quatro de igualar os jogos que fez no onze inicial dos leões em 2012/13.
MC: Evandro (Estoril Praia): O meio campista canarinho é umas das razões pela excelente campanha que o Estoril está a protagonizar nestes últimos dois anos no campeonato. Esta época a sua forma, veio a evoluir cada vez mais tendo já marcado 6 golos na liga ao todo são 8 tentos esta época em todos os jogos da primeira volta e já para não falar também das assistências importantes para o sucesso alcançado pela equipa de Cascais e por isso, o brasileiro anda a despertar interesses de outros clubes como, o Sporting.

MD: Héldon Ramos (Marítimo): Depois de épocas em que alternou a titularidade com o banco de suplentes e muitas vezes nem era convocado ou até jogar na equipa B, o internacional cabo-verdiano está agora a realizar a sua melhor temporada ao serviço do Marítimo sendo já uma influência no rendimento da equipa, não só no que aos minutos jogados diz respeito mas também pelos golos que já conseguiu. Pois Héldon é o terceiro melhor marcador da liga apontando já 9 golo, oito deles marcados entre finais de outubro e início de dezembro. Marcou sempre nas últimas cinco jornadas, com a particularidade de ter bisado nas duas últimas, contabilizando ainda, pelo meio, um golo na Taça de Portugal. Tudo somado, Heldon já marcou mais golos em catorze jogos  esta temporada do que no conjunto das últimas três (89 jogos/8 golos) despertando muita atenção entre alguns clubes europeus.


ME: Nico Gaitán (SL Benfica): Para já não é pelos golos que o extremo ou médio-ala do Benfica se destaca mais mas sim pela excelente capacidade passe. A sua visão de jogo tem sido absolutamente decisivo na última dezena de partidas do Benfica, somando cinco assistências num registo que diz bem da sua importância no seio dos encarnados. É um jogador que se destaca pela evoluída capacidade técnica sendo um fantasista que gosta de ter a bola nos pés para desequilibrar, seja através do drible ou da capacidade de visão de jogo, trata-se, dessa forma, de um dos melhores jogadores a actuar no nosso campeonato, esperando-se, brevemente, o salto para um clube de ainda maior dimensão.
PL: Fredy Montero (Sporting CP): O Colombiano, que chegou a Portugal esta época, veio a demonstrar ser o avançado que Sporting tanto procurou nos últimos anos, onde os adeptos tem que regressar ao tempo de Mário Jardel para encontrarem um termo de comparação à altura da eficácia do colombiano. Para se ter um exemplo mais concreto, Montero precisa de 69 minutos para acertar na baliza adversária, em média. Em 14 jornadas, Montero está em grande forma e a apresentar números fabulosos,  leva 13 golos e é o melhor marcador superando o seu compatriota e rival Jackson Martinez que segue mesmo atrás.

Treinador: Leonardo Jardim (Sporting CP): O treinador madeirense tem feito esta época o que ninguem estava à espera que alguém consegui-se fazer: transformar a equipa fraca que os leões foram nas últimas épocas numa equipa vencedora, em poucas semanas. Nesta nova reconstrução do clube de Alvalade por Bruno de Carvalho, Leonardo Jardim mostrou que BdC acertou e conseguiu criar uma equipa vencedora, com jogadores jovens e da formação e que demonstrou o melhor futebol nesta 1ª metade da temporada.