30 de agosto de 2007

Óculos de Protecção

Todos os anos tomamos conhecimento de acidentes com armas de caça, seja através de contactos inter-pessoais, quando nos relatam situações na primeira pessoa ou através dos meios de comunicação.

Não menos grave, nem de menor importância são as consequências que poderão advir para a integridade física da vítima. Sabemos, dadas as características das armas de caça, daquelas vulgarmente denominadas "caçadeiras", desde que nenhum órgão vital seja danificado, haverão sempre probabilidades de sobrevivência. Porém, mesmo a distâncias muito largas, quando os olhos são atingidos pelos pequenos bagos de chumbo, a cegueira será tão certa como a deterioração posterior da qualidade de vida do acidentado, pelo que a adopção de comportamentos de segurança deverá ser uma realidade em cada caçador, que deve incorporar, a par de vestuário e calçado adequados, óculos fabricados propositadamente para utilização na caça, com capacidade para proteger a vista de projectéis directos ou de ricochetes tão comuns nos terrenos rochosos.

São vários os modelos colocados à venda, sobretudo nas espingardarias e também diversas as soluções, mesmo para lentes graduadas.
A armação é usualmente de plástico e as lentes são fabricadas numa resina extremamente durável e resistente, denominada EPOXY, proveniente da tecnologia espacial, como testemunha a imagem do lado, resultado de um teste que efectuei numas lentes com as características mencionadas, disparando uma carga de 32grs, de chumbo n.º5, a dez passos de distância.
Dada a violência do impacto só consegui recuperar as peças que constam, por ter perdido rasto das restantes, porém permanece bem visível a capacidade do material.

Precavendo-nos e diminuindo o risco de acidentes evitaremos acusações e críticas negativas que, nos tempos actuais, nos são bastante prejudiciais e pugnamos pelo desenvolvimento desta actividade que acarinhamos.
Não esqueçam os óculos de protecção!

24 de agosto de 2007

Gestão da Codorniz em São Miguel

Em 2006, na Ilha de São Miguel, efectuou-se um repovoamento de 2738 codornizes, produzidas no Posto Cinegético das Furnas, e que 10% das aves caçadas naquela ilha foram provenientes do projecto de reprodução de codornizes em cativeiro, que os Serviços Florestais dos Açores têm vindo a desenvolver neste arquipélago.

Informação retirada do portal Santo Huberto

Sobre o blogue

Contacto: ribeira-seca@sapo.pt
número de visitas

1 - Pertence-me e não possui fins comerciais;

2 - Transmite a minha opinião;

3 - Os trabalhos publicados são da minha autoria;

4 - Poderei publicar textos de outros autores, mas se o fizer é com autorização;

5 - Desde que se enquadrem também reproduzirei artigos de imprensa;

6 - Pela Caça e Verdadeiros Caçadores;

7 - Em caso de dúvidas ou questões, poderão contactar-me através do e-mail acima;

8 - Detectada alguma imprecisão, agradeço que ma assinalem;

9 - Não é permitido o uso do conteúdo deste espaço sem autorização;

10 - Existe desde o dia 21 de Outubro de 2006.

© Pedro Miguel Silveira

Arquivo