No sábado, enquanto cozinhava o almoço, liguei a televisão e optei pelo 24 kitchen. Talvez tenha sido a quarta ou, talvez, a quinta vez que me liguei a este canal e, enquanto deu o programa The free range cook, da neozelandesa Annabel Langbein, não consegui tirar os olhos do aparelho. As coisas deliciosas que ela fez num programa de 30 minutos deixaram-me fascinada. E ela faz parecer tudo tão simples e extraordinariamente delicioso!
Ontem à noite, de papel e lápis na mão, fui às gravações automáticas e anotei, passo a passo, o modo de confeção destes caracóis que nunca mais me saíram da cabeça.
Hoje, período de férias escolares, tive o meu sobrinho Gui cá em casa, a brincar com o meu Afonso. Depois de um almoço com aquilo que eles gostam, para o lanche preparei os caracóis da Annabel.
Ingredientes
Para a massa:
1/2 chávena de manteiga (à temperatura ambiente)
2 chávenas de leite (à temperatura ambiente)
3 c. chá de fermento seco
3/4 de chávena de açúcar
6 chávenas de farinha de trigo
1 c. chá de sal
Para o recheio:
manteiga q.b. para barrar
1/2 chávena de açúcar
1 c. sopa de canela em pó
Preparação
Antes de mais, devo dizer que a chávena que utilizei como medida, é uma chávena de chá.
Começamos por fazer a massa.
Numa panelinha, colocar a manteiga e levar ao lume a derreter. Juntar o leite, o fermento e o açúcar e mexer até que este se dissolva. Retirar do lume e reservar.
Numa taça de vidro, colocar a farinha e o sal. Misturar ligeiramente e abrir um buraco no centro. Acrescentar os líquidos e mexer com uma colher de pau. Depois de tudo envolvido, colocar a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha e amassar até ficar fofa. Se começar a agarrar aos dedos, acrescentar um pouco de farinha. Fazer uma bola, colocar numa taça de vidro, tapar com um pano de cozinha e deixar levedar num lugar morno, até duplicar o volume.
Depois disso, separar a massa em duas partes iguais (uma das quais guardei no frigorífico para usar amanhã ou depois) e estendê-la em cima da bancada polvilhada com farinha, estender com o rolo da massa e formar um retângulo com, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Barrar toda a superfície com bastante manteiga e polvilhar com a mistura de açúcar e canela.
Enrolar a massa (tipo torta) e, em seguida, cortar pedaços de 4 cm. Dispor os pedaços numa forma forrada com papel vegetal, ligeiramente espaçados entre si, pois crescem durante a cozedura, e levar ao forno aquecido.
Ma-ra-vi-lho-sos!!!!
Fiquem bem.
Maria