Sempre falei que queria ter nascido em 50 pra nos anos 70 ter curtido a epoca aurea do surf carioca, a famosa epoca do pier.Devido a minha curiosidade a tao alucinado periodo da historia, estudei e pesquiso ate hoje fatos, contos,fotos,pessoas que viveram durante este, que pra mim foi o maior monumento da celebração a vida, o pier de Ipanema.
O pier ficava onde hoje é so uma faixa de areia. QUem passa nem imagina...Graças a minha infancia no bairro, conheci pessoas que vivenciaram o pier e os parentes que sobraram desta historia. Com certeza grande parte que sei sao informaçoes que li em livros e fotos que vi impressas em jornais da epoca e revistas de surf antigas.Porem as historias mais inacreditaveis foram-me contadas pelo meu amigo, lenda viva de Ipanema e moleke do Pier, Niltinho Butterfly, hoje 51 anos de praia. ELe me conta casos que so mesmo no Pier poderia ter acontecido. Casos nas dunas do barato onde celebridades e genios de hoje cairam e esbaladaram suas juventudes. CAsos que pessoas normais ou garotada nova nunca acreditaria que poderia ser possivel, a nao ser que vc ja tenha lido sobre o assunto.Mas o problema que os livros nao retratam os bastidores desta periodo de ouro da zona sul do rio de janeiro.E é isso que estou interessado.
Hoje foi um dia importante na minha eterna busca do meu reino perdido.Meu amigo (que pediu para nao ter o nome revelado aqui)e companheiro de surf de todo dia, me revelou que é nada mais nada menos SOBRINHO DO PETIT, o Menino do Rio.Foi a coisa mais proxima que cheguei do verdadeiro idolo de uma geração,de um surfista de alma e um curtidor nato.Uma exemplo de pessoa, nao foi a toa que levou consigo o nome da cidade e musica com seu nome.Pois bem, seu sobrinho me contou poucas e boas de seu tio surfistão e me contou como foi o fim também.
PEtit, o Menino do Rio, filme,livro,musica,peça de teatro e até hoje modo de vida e de se vestir, foi tio do meu amigo.Irmão do pai dele.O cara era o cara, pode perguntar pra qualquer pessoa que nasceu nos anos 50 e viveu na parte mais previlegiada da cidade.Como todos nós, ele curtiu, dançou, namorou e surfou muito.E foi assim que levou a vida liderando uma geração sem querer.Segundo meu amigo, um dia ele voltava da noite dirigindo sua moto e caiu. O acidente o deixou com a parte direita do corpo paralisada.Ainda assim, engravidou a amante que o pegava em casa, o tirava da cama e o arrastava para ver se salvava o semem de um campeoa, um puro sangue, menino do rio de verdade!E conseguiu.MAs Petit não.Em depressão pelo estado em que se encontrava, se pendurou com faixa de jiu jitsu no pescoço e se foi. Deixou tres filhas uma com cada mulher.Surfa bem longe daqui, no pier da vida.


