O genio se foi
Decreto luto de tres dias no blog React
"O padrao de qualidade da Rede Globo, por exemplo, nao se fez apenas graças às conquistas tecnologicas. O que se via na telinha era resultado principalmente do seu estilo, da sua linguagem, da forma de combinar o instinto do jornalista com a vocaçao do empresario. A começar pelo "Jornal Nacional", que com pouco tempo superou o aparentemente insuplantavel "Reporter Esso", da TV Tupi, a Globo faria de cada um seus programas uma permanente busca da perfeiç?o.
O telejornalismo foi realmente o ponto de partida para o fenômeno em que se transformou a TV Globo. Como o proprio Roberto Marinho os definiria, seus programas noticiosos passaram a ser, para os telespectadores brasileiros, "uma nova maneira de ver o mundo". Era, sim, uma nova maneira de ver o mundo, mas com olhos de um brasileiro. Cujo projeto de vida incluia profunda dedicaçao à cultura e à educaçao, espelhada em iniciativas como a Fundaçao Roberto Marinho e a TV Futura. Em tudo, a cabeça do empresario servia ao coraçao do brasileiro:
- Sou um otimista nato - proclamava. Em 19 de outubro de 1993, a Academia Brasileira de Letras (ABL) transformou-o em imortal. "- O Globo
LUIS FERNANDO VERISSIMO, escritor:"Sua predileçao era pelo jornal, pelo papel impresso. Foi uma figura controvertida, em funçao da influência da TV Globo na politica nacional nestes ultimos anos. Um homem poderoso que usou seu poder. Mas foi, antes de tudo, um jornalista, com todo o direito de ter orgulho do titulo."
MARLUCE DIAS DA SILVA, diretora-geral da TV Globo:"O que eu acho impressionante num homem como o doutor Roberto Marinho é que a gente ainda esperava que ele, com 98 anos, vivesse mais 100. O que deixa a gente bem neste momento é que sabemos que ele é importante nao so pelo que fez pelo Brasil e pelos artistas e jornalistas, mas acima de tudo pelo que ele vai permitir que a gente continue fazendo". Sobre a contribuiçao que a empresa da ao pa?i, Marluce disse que isso faz com que ela seja eterna e, neste sentido, o valor do doutor Roberto Marinho é ainda maior.
FAUSTO SILVA, apresentador:"Sem duvida alguma, eu acho que nao so pelo aspecto historico, politico, cultural, mas principalmente para todo mundo que trabalha nesse meio, ninguém mais que o doutor Roberto Marinho respeitou e valorizou o profissional de televisao, profissional de jornal e radio. E essa liçao que ele vai deixar para todos nos."
JOSe BONIF?CIO DE OLIVEIRA SOBRINHO, ex-diretor da TV Globo:"Depois de minha saida da TV Globo, sentia falta das minhas conversas com o Dr. Roberto. Agora vai ser muito dificil. Dr. Roberto era uma pessoa extraordinaria, desprendida, o primeiro empresario a acreditar realmente nos artistas brasileiros".
LUCIANO HUCK, apresentador:"A grande magia da televisao é você poder sonhar e transformar esse sonho em realidade. O Doutor Roberto foi o maior sonhador de todos. Acho que o lado mais bonito desse momento é que os sonhos dele serao realizados na TV, no jornal e nas emissoras de radio. Tudo o que você for ver na Globo, ler no Globo e ouvir nas radios sera um pedacinho do que foi o sonho dele."
Maiores informacoes sobre a maior perda do brasil no site- www. o globo.com.br
Minha opniao: como um jornalsita e profissional pos graduado da televisao, assino em baixo de todos os comnetarios acima postados.