segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bacalhau básico



Esse bacalhau faz a alegria de pai, mãe, Irmã, Namorado e de quem mais gostar de bacalhau. Ele é tão basicão que fiquei em dúvida se devia aparecer por aqui, mas é que é tão gostoso!!

Dessalgue o bacalhau e desfie, leve ao fogo bastante azeite honesto (by Katita) e cebola em rodelas. Deixe as cebolas lá por cerca de 10 minutos, em seguida junte o bacalhau e mexa bem. Junte algumas batatas que você já cozinhou e cortou em pedaços médios, um bo
m punhado de salsinha picada e azeitonas pretas. Se for como eu, mais uma regadinha de azeite antes de ir a mesa e só.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Banana Rica



E diretamente da sala da minha nova casa, escrevo o primeiro post oficialmente como dona de casa. Na casa de mamãe eu dava uma ajudinha, cozinhava, e só. Na minha sou responsável por tudo. Como não há bônus sem ônus, ter sua própria casa é ótimo, mas cansa um bocadinho!

Já faz pouco mais de uma semana que mudei e só nesse fim de semana pude começar a receber as pessoas queridas para conhecer o cantinho. Primeiro vieram Pais, Irmã e Cunhado, em seguida Sogro, Sogra, Cunhados e JG e hoje os Pais vieram de novo (já contei que meu ap fica a um quarteirão da casa dos meus pais?).

Para receber a família de Namorado preparei esse docinho, uma receita que, segundo a minha mãe, tem a minha idade. O que significa que ele está na flor de seus 31 anos!!!!!

Banana Rica

Usei:
Calda
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de chá de água
6 bananas nanicas
Creme
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
3 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de amido de milho

Suspiro
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar

Fiz assim:

Calda
Caramelizei o açúcar, juntei a água (com cuidado) e mexi até desfazer as bolotas de açúcar. Juntei as bananas cortadas em rodelas e mexi de vez em quando até as bananas amolecerem. Retirei do fogo.

Creme
Bati todos os ingredientes no liquidificador e levei ao fogo para engrossar.

Suspiro
Bati as claras em neve e juntei o açúcar aos poucos até formar um suspiro firme.

Montagem:
Em um refratário untado com manteiga, coloquei a banana, o creme e por último o suspiro. levei ao forno até dourar o suspiro.


Deixe esfriar, guarde em geladeira e sirva bem geladinho!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Feliz ano novo!


Hoje é um dia realmente especial...

Hoje é o aniversário de 2 anos do blog. Comecei a fazer o blog sem saber bem porque, acho que queria mesmo ensinar aos meus amigos algumas receitas...

As vezes tenho a impressão que sufoco um pouco as pessoas, basta alguém me dizer que gostou de algo que eu fiz, que vou logo dando a receita, dizendo o quanto é fácil e me oferecendo para ajudar a pepará-la em alguns casos. O blog deixa os amigos mais a vontade, é só dizer "tá no blog" e os coitados não precisam mais ouvir minha ladainha!

O fato é que dois anos depois de ter começado; fiz novos amigos, experimentei mais sabores, descobri que sou boa pra fazer uns pratos e um horror pra fazer outros. Aceito melhor o fracasso de um prato que estou acostumadíssima a fazer bem, porque a vida é assim mesmo, uns dias são bons, outros nem tanto... Fico super feliz ao ler os comentários e e-mails que recebo, feliz por ser lida de longe e de perto.

Nesses dois anos de blog sou muito feliz!

Hoje é um dia especial também, porque dormirei pela primeira vez na minha casa, sim na minha casa, não da de Mamãe e Papai com quem morava até ontem, mas na minha! É um cantinho pequenino, mas feito com muito carinho e muuuita procura, além de algumas lágrimas também. Ou vocês pensam que fácil sair da casa de Pai e Mãe que a gente ama tanto e com quem se dá tão bem?!

É assim mesmo já estava na hora de ter o meu cantinho e estou tão feliz com ele.

Por isso hoje é dia de festa e comemoração aqui no blog e na vida, o ano começa realmente novo. Que 2010 seja de novas alegrias para todos nós!