sexta-feira, 18 de julho de 2008

Já volto...

Vou ali tirar uns dias de férias com Namorado, volto logo!

Beijocas!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Chocolate quente...

Quando eu faço chocolate quente, quero beber um abraço, sabe?! Por isso quando eu faço chocolate quente, faço com muito chocolate e o faço bem grosso. Em nada me apetece aqueles chocolates ralinhos e ferventes que queimam a boca e não tem gosto de nada. O meu chocolate quente é grosso e não queima a língua, é quentinho o bastante pra aquecer o coração.


Não se assustem, é muito chocolate!


Levei ao fogo baixo 1/2 litro de leite, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de açúcar, uma pitada de canela em pó, mexendo sem parar. Depois de ferver e reduzir um pouco, juntei mais 1 colher de sobremesa de amido de milho dissolvida em 2 dedinhos de leite e deixei ferver mais um pouco, até engrossar. Aí juntei 100g de chocolate meio amargo derretido no microondas por 3 minutinhos (potência média), com 1/2 xícara de creme de leite fresco, deixei ferver mais uma vez e pronto!

O meu abraço eu bebi com english muffins e fiquei feliz da vida!

Risoto Carolaco

Fiz esse risoto num dia em que eu e Namorado não queríamos fazer nada, tava um frio danado, um "banzo" como dizemos por aqui. Comemos ele todinho lembrando do casal de amigos muito queridos que mudaram-se para a Cidade Maravilhosa e nos deixaram cheios de saudade.

Temperei 1/2 peito de frango com vinho branco, alho, sal e pimenta e deixei descansar por 30 minutos, levei ao fogo alto 1 colher de sopa de manteiga e dourei o frango, dourei mesmo, ele ficou moreninho. Em seguida acrescentei uma cebola média picada, quando a cebola estava transparente, juntei 1 xícara de arroz arboréo e deixei refogar um pouco, acrescentei uma taça de vinho branco, deixei secar e fui acrescentando caldo de frango (cubinho viu meu povo?! Tava com preguiça) até o risoto ficar no ponto; grãos cozidos e envoltos no molho. Não tinha parmesão em casa então acresentei uma colher de sopa de requeijão e um punhado de salsinha picada quando desliguei o fogo, e na hora de servir salpiquei umas castanhas, porque adoro uma crocância!

E porque falamos muito neles e nos sentimos muito bem depois de comer esse risoto ele foi batizado de Carolaco!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

De cara nova!

Olha que fofa a roupa nova do Rata de Cozinha!!

Muitos agradecimentos e chocolates para Ti, o amigo querido que deu essa carinha fofa ao blog!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Noite Feliz III

E sábado fomos jantar na casa de Dido!!

Esse post é na verdade só para dar água na boca, porque as receitas virão em seguida, Dido é como eu, vai colocando os ingredientes na panela na medida que o coração manda, e está elaborando as receitas.

Olha a mesa de entradas que ele preparou pra nós:

Queijos, antepasto de beringela, uvas, salame, geleias, pães...

Os pratos principais foram Penne ao funghi, Spaghetti tricolori ao molho de tomates secos e corações de alcachofra e contra filé ao forno:



Eu levei a sobremesa que foi mousse de chocolate branco e preto (testei uma receita nova e não gostei, por isso não darei a receita) e creme de leite condensado com calda de morango.


Mais uma noite feliz, cheia de conversas bacanas, boas companhias, muita risada, comida deliciosa... felicidade é isso, né gente?!

E a noite terminou assim ó:

Para Dido meu obrigado do fundo do coração, você é um super anfitrião!
Aos que não foram... não percam o próximo é o mínimo que posso dizer!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Empanada


Aqui em Salvador é assim que chamam essa torta salgada. Acho que toda família tem uma receitinha dessas em casa, a massa é simples, batida no liquidificador e o recheio é o que a sua imaginação mandar. Mesmo assim quis dividir a receitinha da minha família com vocês.
Para fazer a massa vocês vão, assim como eu, consultar o caderninho da minha mãe:

O recheio de atum eu fiz assim:
Refoguei uma cebola pequena em um fio de azeite, depois juntei um tomate italiano sem sementes picadinho e 1/3 de um pimentão verde picadinho também. Em seguida juntei duas latas de atum ralado (beeem escorridinho), misturei tudo, deixei refogar mais um pouco e desliguei o fogo. Aí foi só juntar uma lata de milho verde e algumas azeitonas em rodelas.
Untei um refratário com manteiga coloquei metade da massa, espalhei o recheio e cobri com o restante da massa, levei para assar em forno pré-aquecido até dourar.


Essa torta é super versátil e aceita bem muitos recheios, só de legumes inclusive. Viu Pedro?! Olha os vegetarianos aqui também. É uma boa opção para aproveitar e dar cara nova às sobras.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Almoço coletivo

Ainda há pouco almoçando junto comigo em um restaurante aqui perto do trabalho...

Eles estão chegando...

Sim! Os morangos já estão povoando novamente as prateleiras do supermercado e eu fico feliz da vida!
Olha o que eu fz ontem para animar Namorado que tá com uma baita dor de ouvido.

Oh yes! É leite condensado e ele comeu tudinho, até esqueceu da dor de ouvido!

English muffins


Há muito tempo quando vi os English Muffins da Cinara, fiquei com vontade de provar. Adoro pãozinho quente, fácil de fazer e cheio de manteiga! Esse é assim, na verdade a máquina de pão faz a maior parte do trabalho (e o mais gostoso para quem gosta de fazer pão), no fim você só tem que abrir a massa e assar os pãezinhos. Ah! E ter o enorme trabalho de comê-los bem quentinhos com manteiga!
A receita foi copiada integralmente, viram só eu estou uma mocinha, e o resultado não podia ser melhor!

Segue a receitinha.

English muffins
Usei:
1 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Fubá

Fiz assim:
Coloquei os ingredientes na máquina na ordem acima (exceto o fubá). Liguei no ciclo Massa.
Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com fubá.
Usando as mãos, abri a massa formando um retângulo de pouco mais de 1cm de espessura. A massa deve ficar macia, mas não grudenta.
Virei a massa para que ambos os lados fiquem levemente cobertos de fubá.
Usando um cortador de biscoitos de 10cm, cortei aproximadamente 15 círculos. Juntei os pedacinhos de massa e cortei mais círculos.
Coloquei os círculos em uma assadeira, cobri e deixei crescer por 20 ou 30 minutos, sem chegar a dobrar de volume.
Aqueci uma chapa de ferro fundido em fogo baixo.
Cozinhei os muffins por cerca de 5 minutos de cada lado.
Eles devem estar bem dourados quando você os virar. (Parecendo quase queimados.)
Deixei-os esfriar e depois dividi-os ao meio, passei um bocado de manteiga e comi tudo.

Eles podem ser congelados, e reaquecidos no microondas ou torrados na torradeira elétrica.