quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Ricardo Pessoa só volta em 2018

Aos 35 anos, o lateral-direito Ricardo Pessoa enfrenta a maior paragem da longa carreira ao serviço do Portimonense. O capitão, que já soma mais de 500 jogos nas 12 épocas no Algarve, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica à articulação tibiotársica direita.


A entorse foi contraída frente ao Moura, em jogo a contar para a Taça de Portugal, no dia 15 de outubro, e o defesa estará afastado da competição pelo menos durante um mês, pelo que o regresso ao ativo está agendado apenas para o início de 2018. Ricardo Pessoa encontra-se em processo de recuperação sob a vigilância do departamento médico do Portimonense.

(Fonte www.abola.pt)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

História dos 550 anos da Igreja Matriz de Portimão lançada em livro

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão tem comemorado ao longo do presente ano os 550 anos da autorização episcopal para a sua edificação, em resposta ao pedido dirigido ao então Bispo do Algarve pela população portimonense.

Integrada nestas comemorações, a Igreja Matriz de Portimão receberá entre os dias 2 e 8 de Dezembro a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, realizando-se uma Peregrinação portimonense a Vila Viçosa no dia 9 de Dezembro, que acompanhará o regresso da Imagem ao seu Santuário.

No dia 10 de Dezembro, pelas 16 horas, a encerrar as comemorações, será apresentado, na Igreja Matriz, o livro «Igreja Matriz de Portimão – 550 Anos de História (1467-2017)», um ensaio monográfico da autoria de Nuno Campos Inácio, autor de outros títulos dedicados à história portimonense. A apresentação contará com um momento musical a cargo da Orquestra Bach, a que se poderão juntar outras surpresas musicais. 

Esta monografia, a primeira elaborada sobra este monumento algarvio, nasceu do repto que o pároco da Matriz, Padre Mário de Sousa, lançou ao autor. Com 324 páginas, a obra está dividida em 22 capítulos, que abordam temas tão amplos que abarcam desde a origem do Cristianismo na Hispânia até à Igreja Matriz na actualidade, passando pela caracterização do templo, pela vida religiosa portimonense século a século, as Visitações, as Capelas, Confrarias e Irmandades, a Arte Sacra, estatística, relação de sacerdotes e o riquíssimo Tombo da Igreja Matriz.

Na sua elaboração o autor, seguindo o seu estilo de investigador e genealogista, optou por dar preferência aos documentos originais relativamente à bibliografia já editada, pelo que a esmagadora maioria da informação ora publicada é inédita e resulta da documentação primária, do acervo documental da própria Igreja Matriz.

Para o autor, a presente obra complementa a que lançou em Junho passado, relativo à História do Condado de Vila Nova de Portimão, uma vez que é impossível dissociar a história da igreja da história da cidade.

Nesta senda e no prefácio da obra, o Padre Mário de Sousa recorda que: “Foi para melhor conhecermos esta história que, nos últimos anos, começamos a digitalizar o bom acervo de documentos e manuscritos da Paróquia. No entanto, isto de pouco serviria se o seu conteúdo não fosse revelado.”

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, diz que: “Estou certo de que a leitura desta obra ajudará os seus leitores, de modo particular os desta comunidade cristã, a desfrutar a riqueza do património de fé e de vida herdado dos seus antepassados, para que hoje, como seus herdeiros e pedras vivas da Igreja, possam testemunhá-la e transmiti-la a todos.”

Todo o produto da venda dos livros reverte para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, tendo o autor elaborado a obra graciosamente e a Arandis Editora, que a publica, abdicado da sua margem de lucro. Nuno Campos Inácio tem a esperança de que a presente obra venha a contribuir para que seja criado o Museu de Arte Sacra de Portimão, expondo muito do património religioso do concelho, dignificando desse modo a magnífica história da Igreja e servindo de ponto de atracção para residentes e turistas.


(Por: Nuno Campos Inácio)

Fragata Hermione atraca no Porto de Portimão em 2018

A fragata histórica francesa Hermione, durante a sua viagem de navegação de longa duração em 2018, irá atracar e estar em exibição no Porto de Portimão durante os dias 8, 9 e 10 de Maio.


Este veleiro de guerra histórico da marinha francesa do século XVIII trará cerca de 80 tripulantes voluntários que procuram a difusão e proclamação dos mais elevados valores da liberdade, fraternidade e tolerância, consonantes com a sua longa história de actividade ao serviço de França e das suas missões de libertação e de paz dos povos.

Na sua viagem Voyage Hermione 2018 “Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée” – livres juntos do Atlântico ao Mediterrâneo – este imponente vaso de guerra passará por diversas cidades mediterrânicas e atlânticas como La Rochelle (França), Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando esta sua viajem em Bordéus (França) após quatro meses e meio da sua largada.

A paragem em Portimão sucederá após uma das mais longas etapas da viagem deste veleiro e levará a esta cidade algarvia um grupo de mais de 80 marinheiros voluntários, que para além da experiência marítima, trarão também todo o tipo de performances artísticas representando a cultura francófona e os valores humanistas que pautam esta mesma cultura.

Os portugueses terão durante os três dias de Maio em que o barco estiver atracado em Portimão a oportunidade de conhecer o veleiro bem como assistir a um conjunto de espectáculos artísticos e culturais promovidos pela associação UFE Algarve, associação da comunidade francófona residente no Algarve, em parceria com a Câmara de Portimão e com o apoio da Embaixada da República Francesa em Portugal.

(fonte www.postal.pt)

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Museu de Portimão apresenta exposição de Prémio Nobel da Literatura

No dia 8 de Dezembro, pelas 16h00, é inaugurada no Museu de Portimão a exposição “Günter Grass: Encontros”, com obras do escritor, poeta, dramaturgo e artista plástico, que em 1999 ganhou o Prémio Nobel da Literatura.

A exposição que traz a público um vasto conjunto de desenhos, aguarelas, gravuras e esculturas do artista plástico é um projecto do Goethe-Institut Portugal e da Fundação Günter e Ute Grass, em colaboração com o Günter Grass Haus, o Museu e o Município de Portimão e conta com o apoio da Embaixada da República Federal da Alemanha, da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e da Niepoort.

Günter Grass desenvolveu com Portugal nos anos 80 e em concreto com a freguesia da Mexilhoeira Grande, lugar que escolheu para lhe servir de retiro e inspiração, uma relação muito rica e diversificada. Aqui conseguiu trabalhar intensamente em novos textos, imagens ou esculturas ou simplesmente “não fazer nada” e desfrutar do sol, do campo e das especialidades culinárias de Portugal. Achados, como conchas, molas, pedras das praias do Algarve foram incluídos no trabalho, como mostra esta exposição de forma impressionante.

Com dezenas de exposições realizadas no Algarve, Günter Grass enriqueceu ativamente a vida cultural portuguesa e manteve com o escritor português, José Saramago, galardoado um ano antes com o Prémio Nobel de Literatura, uma amizade duradoura.

No final da sua vida, Grass lamentava não poder viajar para Portugal por motivos de saúde, escrevendo no seu último livro, “Vonne Endlichkait”, “Ah, meu Portugal perdido, como sinto falta da tua costa sudoeste”.

A exposição que inaugura no dia 8 de Dezembro poderá ser visitada até 4 de Março às Terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de Quarta-feira a Domingo das 10h00 às 18h00.

(fonte www.algarvemarafado.com)

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Câmara de Portimão adota medidas para poupar água

A Câmara de Portimão já está a implementar, no terreno, um conjunto de medidas com vista à poupança de água. "O objetivo é reduzir substancialmente o consumo público e doméstico deste importante recurso", segundo fonte da autarquia, segundo a qual "uma das primeiras medidas foi a suspensão da lavagem de ruas". Só com esta medida, conseguiu-se "uma poupança de cerca de 100 metros cúbicos por dia".

Outra medida adotada pela autarquia prende-se com o fecho das fontes e dos lagos ornamentais que não funcionem em circuito fechado. E "serão ainda restringidas ao mínimo as regas dos espaços verdes e os desperdícios associados", referiu a mesma fonte.

Além destas decisões, através da empresa municipal EMARP, "está também prevista uma campanha de sensibilização para a poupança de água no ‘Notícias do Ambiente’, uma folha mensal que é enviada junto com a fatura de serviços ambientais de água de abastecimento, águas residuais e resíduos urbanos a todos os cerca de 50 mil clientes", adiantou.

Tendo por base a experiência vivida no último ciclo de seca grave, ocorrida no ano de 2005, com a sensibilização, a autarquia portimonense "estima que a poupança no concelho rondará os 10% (cerca 500 mil metros cúbicos), em termos globais, e os 15% nos consumos específicos das regas de particulares (35 mil metros cúbicos)".

A Câmara de Portimão gasta cerca de 160 mil metros cúbicos de água por ano. Com as medidas já tomadas e ainda em curso, o objetivo é "garantir uma poupança de cerca de 50%", no consumo da autarquia.

(fonte CM)

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Portimão investe 50 mil euros em iluminação de Natal, o maior dos últimos cinco anos

A Câmara de Portimão vai gastar cerca de 50 mil euros em iluminação de Natal, o maior investimento dos últimos cinco anos em luzes para assinalar a quadra, disse à Lusa o vereador Filipe Vital.

"Há um aumento substancial de investimento na iluminação decorativa, de forma a abranger pontos estratégicos da cidade e do concelho, tornando a cidade mais animada e atrativa para o comércio", frisou Filipe Vital, vereador com o pelouro da iluminação pública.

Trata-se do maior investimento municipal na decoração de Natal dos últimos cinco anos do município, um dos mais endividados do país e que está sob resgate financeiro do Fundo de Apoio Municipal (FAM) ao qual recorreu para pagar os 142,5 milhões de euros de dívidas a fornecedores.

De acordo com Filipe Vital, a iluminação decorativa "é também uma forma também de apoiar as atividades económicas, com mais animação nas ruas, convidando as pessoas a visitarem o centro histórico da cidade.

O autarca acrescentou que o aumento do investimento para que a "animação de luzes chegue a mais locais, será compensado pela redução na despesa com o consumo de eletricidade", destacando que as mais de 400 mil lâmpadas previstas "são do sistema 'led', um sistema de menor consumo".

A par das luzes decorativas, a quadra Natalícia promete muita animação em Portimão, entre sexta-feira e o dia de Reis, com um vasto programa de animação de rua, entre as quais uma feira de Natal, com artesanato e produtos regionais e desfiles musicais que retratam os grandes clássicos da Disney.

A autarquia pretende que o centro da cidade se transforme num dos principais locais para se efetuar as compras "de forma descontraída e ao mesmo tempo com diversão para toda a família."

(fonte Lusa)

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Black Friday traz preços baixos ao comércio local de Portimão

A Black Friday regressa a Portimão durante dois dias, oferecendo a todos a oportunidade de fazer compras no comércio local em condições mais favoráveis.

Com várias lojas aderentes, devidamente identificadas pelo cartaz da iniciativa, na próxima sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de Novembro, os preços no comércio do centro da cidade vão cair até 50%.

Além das promoções, a Black Friday em Portimão incluirá animação de rua, entre as 16h00 e as 18h00, pela Festa Fantástica.

Os comerciantes de Portimão voltam a adotar esta tradição norte-americana, proporcionando inúmeras sugestões de compras a preços reduzidos.

(fonte ACRAL)

Todo o grupo no funeral do roupeiro João Alfarroba

Acionista maioritário, administração da SAD, equipa técnica e todo o plantel do Portimonense marcaram presença nas cerimónias fúnebres do roupeiro João Alfarroba, que decorreram na tarde desta terça-feira em Portimão.

Alfarroba contava 80 anos e esteve ligado às quatro subidas do Portimonense ao escalão principal do futebol português, tendo ao longo de várias décadas no exercício das suas funções granjeado amigos em sucessivas gerações de jogadores, muitos dos quais compareceram no funeral.

Antigos dirigentes, massagistas e funcionários dos alvinegros e um largo número de adeptos estiveram também no último adeus a João Alfarroba, uma figura que encarnava a alma portimonense.

Num gesto de reconhecimento pelo amor e dedicação de João Alfarroba ao seu clube de sempre, o acionista maioritário da SAD do Portimonense, Theodoro Fonseca, suportou todas as despesas das cerimónias fúnebres e ofertou à família a miniatura de taça de campeão da 2.ª Liga que recebera em maio último.


(fonte www.record.pt)

Portimão terá uma Pista de Atletismo

Após a passagem do presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES), Gian Francesco Lupattelli, por Portimão, a responsável pela autarquia, Isilda Gomes, garantiu que a cidade vai ter uma pista de atletismo no futuro, independentemente se for escolhida Cidade Europeia do Desporto de 2019.


Tendo como concorrente Cascais, a cidade de Portimão acredita que tem condições para ser escolhida Cidade Europeia do Desporto em 2019, ainda mais após a opinião positiva deixada por Lupattelli, que admitiu que gostou do que viu.

Todavia, e independentemente de ser escolhida, Isilda Gomes garantiu que a cidade terá em breve algo que os seus munícipes pedem há anos, uma pista de Atletismo. A localização ainda está em estudo, mas o que importa para os algarvios é a garantia da sua construção.

A decisão da Cidade Europeia do Desporto de 2019 deverá ser conhecida em janeiro do próximo ano.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Aqua Portimão oferece até 30€ a cada cliente na Black Friday

Para assinalar a Black Friday, o Centro Comercial Aqua Portimão terá em vigor na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, uma campanha de oferta de €15 a quem adquirir um cartão presente de €50, limitada a duas compras por pessoa e totalizando assim um valor máximo de oferta de €30 por cliente.

A ação está limitada a 430 cartões presente de €15 cada e representa um total de investimento de 6.500€ do Aqua Portimão como presente para os seus clientes.

Morreu João Alfarroba

João Alfarroba, o antigo roupeiro do clube, faleceu durante a madrugada do passado domingo, vítima de doença prolongada, aos 80 anos.

© Reprodução/Portimonense SC (Foto: Ana Borralho)

João Alfarroba chegou a exercer funções na SAD, até adoecer. "João Alfarroba figura muito respeitada e acarinhada, representa um marco na história do clube", escreveu o emblema algarvio, antes de enviar condolências à família.

O Portimonense disponibilizou apoio à família na organização das cerimónia fúnebres, ainda com local e data por definir.

domingo, 19 de novembro de 2017

Portimão comemora os 25 anos de “Resistência”

No próximo dia 2 de dezembro, o grupo “Resistência” traz até ao Portimão Arena a celebração de duas décadas e meia de história por um dos mais importantes coletivos da música portuguesa.

O coletivo formado por Alexandre Frazão (bateria), Fernando Cunha (voz e guitarra 12 cordas) Fernando Júdice (baixo), José Salgueiro (percussões), Mário Delgado (guitarra), Miguel Ângelo (voz), Pedro Joia (guitarra clássica), Olavo Bilac (voz) e Tim (voz e guitarra) subirá às 21h00 ao palco para regalar os presentes com canções que são verdadeiros hinos geracionais como “Não Sou o Único”, “Nasce Selvagem”, “A Noite”, “Timor”, “Circo de Feras” ou “Amanhã é Sempre Longe Demais”.

A Resistência reencontrará, assim, parte do seu mais celebrado e aplaudido repertório, resultante da sua particular forma de abordar os grandes temas de míticas formações portuguesas como Xutos & Pontapés, Delfins, Sitiados, Rádio Macau ou Heróis do Mar.

As mais recentes propostas incluídas no álbum “Horizonte”, e algum repertório inédito nos concertos da “Resistência” estão a ser preparadas, a par de algumas surpresas, que prometem causar momentos especiais nesta celebração de 25 anos.

Os ingressos para este concerto (M/6), que tem uma duração prevista de 75 min. sem intervalo, variam entre os 25 e os 40 euros e encontram-se à venda no Portimão Arena (dias úteis, 9h00-12h30, 14h00-16h30), TEMPO – Teatro Municipal de Portimão (terça-feira a sábado, 13h30-18h00), Lojas FNAC, Worten e El Corte Inglês, postos CTT – Correios de Portugal, ServEasy (Quiosques, Papelarias e Livrarias), Pousadas da Juventude, na Agência ABEP – Lisboa e em https://portimao.bol.pt/, www.bol.pt e em www.facebook.com/bol.
É, ainda, possível efetuar reservas para o espetáculo através do contacto 1820, disponível 24 horas/dia.

O concerto “Resistência – 25 anos de canções” é uma produção da Vibes & Beats – music and sport events que conta com o apoio do Município de Portimão, Xapa13 – Agenciamento e Produção e Museu da Água – EPAL, Grupo de Águas de Portugal, e tem como televisão oficial a SIC – 25 anos e rádio oficial a Rádio Renascença.

Mais informações sobre este concerto poderão ser consultadas em www.facebook.com/vibesandbeats ou em www.vibesandbeats.pt, ou solicitadas através do número +351 253 034 541 ou correio eletrónico geral@vibesandbeats.pt.

Corrida Fotográfica de Portimão inaugura exposição e entrega prémios

No dia 25 de Novembro, pelas 17h00, é inaugurada, no Museu de Portimão, a exposição dos trabalhos premiados na 17.ª Corrida Fotográfica de Portimão.

O evento, organizado pela Autarquia e Museu de Portimão, contou com a participação de 80 fotógrafos não só de Portimão, mas de diversos outros pontos do Algarve e do país, e ainda um grupo de fotógrafos de nacionalidades espanhola e brasileira.

Este ano, a exposição da 17.ª Corrida Fotográfica contemplará, para além das habituais fotografias vencedoras, um núcleo de imagens subaquáticas obtidas durante os trabalhos de prospecção arqueológica que têm vindo a ser realizados no rio Arade sendo possível deste modo revisitar o fundo do rio e perceber as enormes potencialidades arqueológicas e também fotográficas que este oferece.

A entrega dos prémios que antecederá a inauguração da exposição contemplará os seguintes concorrentes:

Digital
1º Margarida Santos;
2º Marco Oliveira;
3º Alexandre Mendes Cabrita. 

Prémio Jovem 
Catarina Guerreiro.

Para além das imagens vencedoras, a exposição integrará igualmente as melhores fotos de cada um dos oito temas e um tema especial do Júri sobre o Museu.

A exposição pode ser visitada até ao dia 15 de Abril de 2018 no seguinte horário: Terça-feira das 14h30 às 18h00 e de Quarta-feira a Domingo das 10h00 às 18h00.

(fonte www.algarvemarafado.com)

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Bombeiros de Portimão comemoram 91 anos

Neste sábado, dia 18 de Novembro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão celebra 91 anos de existência.
 

O dia começa com o toque da sirene saudando a população, seguido do hastear das bandeiras, com passagem pelos cemitérios do concelho para homenagear os Bombeiros falecidos.

Pelas 15h00, será inaugurado na Avenida S. João de Deus, junto ao Mercado Municipal, o monumento de homenagem aos Bombeiros portimonenses, erguido pelo Município de Portimão.

Após um desfile apeado com fanfarra, terá lugar no Museu a Sessão Solene onde será apresentado o projeto de ampliação do atual quartel, atribuídas distinções honoríficas aos Bombeiros e reconhecidos os beneméritos que colaboram com a Instituição no último ano, numa cerimónia presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Portimão.

O dia culmina com as intervenções oficiais, bem como o “apagar das velas” com bolo de aniversário.

No domingo terá lugar a missa solene, pelas 11h30, na Igreja Matriz, celebrada pelo Capelão dos Bombeiros de Portimão, Padre Mário de Sousa.


(fonte www.algarveprimeiro.com)

Dentistas dão consultas em três centros de saúde do Algarve

Três médicos dentistas estão a dar consultas em três centros de saúde do Algarve. O serviço de saúde oral já está a ser prestado nos centros de saúde de Portimão, Faro e Tavira.

Os doentes vão passar a ser referenciados para consultas de medicina dentária pelos médicos de família ou por outros médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS), foram traçadas as linhas orientadoras sobre o funcionamento destes novos serviços que irão abranger, numa fase inicial, "os utentes com fatores de risco e outras situações que o médico de família considerar que se justifica clinicamente".

Numa primeira fase, a Administração Regional de Saúde vai disponibilizar três médicos dentistas e respetivas assistentes nos agrupamentos de centros de saúde Barlavento (Portimão), Central (Faro) e Sotavento (Tavira), sendo que o número de profissionais e o número de locais poderão vir a crescer durante o ano de 2018.

O objetivo, segundo a ARS, é "garantir o acesso das pessoas com patologias crónicas a cuidados de saúde oral e avaliar a situação de saúde oral das pessoas com as diversas patologias definidas e seguidas no SNS".

Os centros de saúde vão estar preparados para realizar consultas de medicina dentária, consultas de urgência, restauração definitiva em resina composta e cimento, exodontia de dentes permanentes, obturação canalar, destartarização, raspagem e alisamento radicular, tratamento periodontal de manutenção, gengivoplastia e gengivectomia, drenagens e selamento de fissuras.

(fonte CM)

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Seminário em Portimão dá a conhecer oportunidades de negócio na Índia

A Embaixada da Índia dinamiza na próxima segunda-feira, 20 de Novembro, um seminário sobre as oportunidades de negócios e investimentos na Índia, uma das economias que mais cresce no mundo, e que vem se afirmando como um dos destinos mais atractivos para negócios e investimentos.

Este seminário que se destina a empresários, instituições e profissionais com interesse em negócios na Índia terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre as 9.30 e as 15.30 horas e contará com a participação da embaixadora da Índia, K. Nandini Singla e da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, bem como representantes do Estado Indiano de Madhya Pradesh e da Confederação da Indústria Indiana (CII), que farão apresentações sobre oportunidades para os empresários portugueses, e especialistas profissionais em questões legais e tributárias que responderão a perguntas e consultas específicas.

Após o almoço haverá também lugar para reuniões “One-to-One” (individuais) com a Confederação da Indústria Indiana (CII), o Governo da Madhya Pradesh e especialistas profissionais sobre questões legais e tributárias.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do email: mktasst.lisbon@mea.gov.in ou através do telefone 213 0207 28 até ao dia 17 de Novembro.

Programa detalhado:

09h30: Recepção aos participantes

10h00-10h10: Discurso de abertura da Srª Embaixadora K. Nandini Singla

10h10-10h30: Discurso da Srª Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes

10h30-10h55: Apresentação do Representante do Estado de Madhya Pradesh

10h55-11h20: Apresentação do Representante da Confederação da Indústria Indiana (CII) (Srª. Shuchita Sonalika, Chefe do CII – Reino Unido, sobre oportunidades de negócios em sectores-chave)

11h20-11h30: Apresentação de especialistas em questões legais e tributárias indianas

11h30-12h00: Sessão de perguntas e respostas

12h00-14h00: Almoço

14h00-15h30: Reuniões individuais com representantes da Invest India, CII, do Governo de Madhya Pradesh, especialistas legais e fiscais e a Srª. Embaixadora da Índia em Portugal.


(fonte: http://www.postal.pt)

Inauguração da Escultura de Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão

No próximo sábado, 18 de novembro, pelas 15h00, o Município de Portimão, na pessoa da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, convidam a comunidade para a inauguração da escultura de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão que, pela mesma data, assinalam o 91.º aniversário da fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
A figura, em bronze, da autoria dos artistas Paula Hespanha e Manuel Pedro Ferreira Chaves foi concebida com o objetivo de proporcionar aos transeuntes múltiplas interpretações. Com a deslocação do observador em seu redor, a pé ou de carro, várias imagens podem ser pertinentemente sugeridas, desde duas asas a duas chamas, uma árvore ou duas mãos que se entreajudam. O monumento apela à tranquilidade, à paz e à missão e valores dos bombeiros. As “asas” de uma fénix, símbolo associado à missão dos “soldados da paz”, é, deste modo, ressaltado nesta escultura que pretende homenagear os Bombeiros Voluntários de Portimão, num monumento que vai ficar instalado na rotunda construída em frente ao Mercado de Portimão, projetada para o entroncamento entre a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro e a Av. S. João de Deus, a poucas dezenas de metros do quartel da corporação.

Os Bombeiros Voluntários de Portimão têm, em média, cerca de 13 mil solicitações por ano, sendo que, em 2016, 4799 dessas solicitações foram ocorrências de emergência de pré-hospitalar, 200 acidentes rodoviários e 79 incêndios urbanos, demonstrando bem, estes números, a atividade e abrangência deste organismo ao nível não só da prevenção e combate a incêndios, mas igualmente ao nível da proteção civil.