30.3.06

PhDweblogs

O blogue Caderno Diário relativo à tese de doutoramento encontra-se registado no site PhDweblogs.net.

Como Fazer uma Tese de Doutoramento , Carlos Ceia


Ia pesquisando, pesquisando e... encontrei este site. Trata-se de um curso prático que pode ajudar e fornecer algumas dicas sobre a elaboração de uma tese! Vale a pena ver!

29.3.06

Alguns usos do blogue na educação

Dica: Inserir ficheiros de áudio nos blogs

Para inserir ficheiros de áudio nos blogues devemos:

1 - Colocar num site da Web o ficheiro de música que pretendemos (p. e. em mp3).

2 - Escrever o nosso post no Blog.

3 - Inserir, através do separador Edit HTML, o código:

embed src="http:/www.sitedaweb.pt/nome_do_ficheiro_som.mp3" width="70" height="25" type="audio/mpeg" autostart="false"

Exemplo:

embed src="http://aweb.no.sapo.pt/We_Cant_Hurt_Anymore.mp3" width="70" height="25" type="audio/mpeg" autostart="false"

Colocar sempre no início do código HTML o sinal "<" e no final o sinal ">".

Se o Blogger assinalar um erro, seleccionar a opção "Stop showing errors for this post " e publicar.

Blogfólios

Blogfólios - Um blogue sobre portefólios na educação de João Maria Grilo. Vale a pena ver!

Bibliografia sobre Portefólios

Barton, J. & Collins, A. (1997). Portfolio assessment:a handbook for educators. Parsippany: Dale Seymour Publications.
Bernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio – uma escola de competências. Porto: Porto Editora.
Bird, T. (1990). The schoolteacher’s portfolio: an essay on possibilities. In J. Millman & L. Darling-Hammond (Eds.), The new handbook of.teacher evaluation: assessing elementary and secundary school teachers (pp. 241-256), California: Sage Publications.
Borko, H.; Michalec, P.; Timmons, M. & Siddle, J. (1997). Studant teaching portfolios: a tool for promoting reflective practice. Journal of Teacher Education, 48 (5), 345-357.
Ceia, C. (2001). A construção do porta-fólio da prática pedagógica: um modelo dinâmico de supervisão e avaliação pedagógicas. INAFOP Jornal. Extraído da Internet e disponível em http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/E_porta_folio.htm
Coelho, C. & Campos, J. (2003). Como abordar …o portefólio na sala de aula. Porto: Areal Editores.
Cole, D.; Ryan, C.; Kick, F. & Mathies, B. (2000). Portfolios across the curriculum and beyond. Thousand Oaks: Corwin Press, Inc.
De Fina, A. (1992). Portfolio assessment – getting started. New York : Schoolastic Professional Books.
Doolittle, P. (1994). Teacher portfolio assessement. ERIC/AE Digest. Extraído da internet em http://www.ericae.net/db/edo/ED385608.htm.
Epstein, A. (2004). The portfolio process. Pearson Education Inc. Extraído da Internet em http://www.teachervision.fen.com/lesson-plans/lesson-20153.html?wtlAC=GS050401,email-h&detoured=1
Fernandes, D.; Neves, A.; Campos, C.; Conceição, J. M. & Alaiz, V. (1994). Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva. In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Grilo, J. M. (2002). Portfolios reflexivos na formação inicial de professores: um estudo na formação inicial de professores de biologia e geologia ao nível do estágio pedagógico integrado. Tese de mestrado não publicada, Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação, Évora.
Grilo, J. M. (2005). Portefólio das ciências: Uma pasta com gente dentro. Caderno do Professor de apoio ao manual de Ciências Terra Viva – 6ºAno. Lisboa: Santillana-Constância Editores.
Grilo, J. M. & Machado, C. G. (2003). Os portfolios na formação inicial de professores: instrumentos alternativos para formar profissionais reflexivos? In Neto, A. et al. (Org.) Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios (pp. 869-878). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
Grilo, J. M. & Machado, C. G. (2005). Portfolios Reflexivos na Formação Inicial de Professores de Biologia e Geologia: Viagens na Terra do Eu. In Sá-Chaves, I. (Coord.) Os “Portfolios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos (pp. 21-49). Porto: Porto Editora.
Hebert, E. (1998). Lessons learned about studant portfolios. Educational Leadership, April, 583-585.
Hebert, E. (2001). The power of portfolios: what children can teach us about learning and assessment. San Francisco: John Wiley & Sons, Inc.
Lyons, N. (1998a). Portfolios and their consequences: developing as a reflective practitioner. In N. Lyons (Ed.), With portfolio in hand – validating the new teacher professionalism (pp. 247-264). New York: Teachers College Press.
Lyons, N. (1998b). Constructing narratives for understanding: using portfolio interviews to sacaffold teacher reflection. In N. Lyons (Ed.), With portfolio in hand – validating the new teacher professionalism (pp. 103-119). New York: Teachers College Press.
Mabry, L. (1999). Portfolio plus: a critical guide to alternative assessment. Thousand Oaks: Corwin Press, Inc.
Nunes, J. (1999). Portfolio: uma nova ferramenta de avaliação? Noesis, 52, 48-51.
Nunes, J. (2000). O professor e a acção reflexiva – Portfolios, “Vês” heurísticos e mapas de conceitos como estratégias de desenvolvimento profissional. Porto: Edições ASA.
Paris, S. & Ayres, L. (1999). Becoming reflective students and teachers whit portfolios and authentic assessment. Washington: American Psychological Association.
Sá-Chaves, I. (2000). Portfolios reflexivos – estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Valadares, J. & Graça, M. (1998). Avaliando para melhorar a aprendizagem. Colecção Plátano Universitária. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

O que é um portefólio?

Encontro-me a realizar uma acção de formação sobre a plataforma moodle (CRIE). Numa última sessão, abordamos o tema dos portefólios digitais onde os formadores apresentaram a seguinte definição do conceito: "o conceito de portefólio tem a sua origem e as suas primitivas utilizações em actividades profissionais, particularmente as associadas ao grafismo e à imagem (arquitectura, fotografia, pintura, entre outros). Do domínio de utilização no campo profissional e com objectivos essencialmente de registo e apresentação de trabalhos, os portefólios foram sendo adaptados a outras áreas de intervenção e alargando o leque de potenciais objectivos associados à sua utilização, começando a surgir também em contextos educacionais, formativos e escolares. Embora de utilização ainda relativamente restrita em muitos domínios educacionais e escolares, a criação de portefólios é reconhecida por muitos professores, investigadores e outros intervenientes no campo da educação, como estratégia de promoção de aprendizagens, como instrumento de avaliação e como ferramenta de desenvolvimento profissional dos professores (Soeiro & Silva, 2005; Alves, 2005). Todavia, a existência de algumas lacunas ao nível da investigação empírica sobre o uso de portefólios na educação, quer com estudantes quer com professores é reconhecida (cf. Barret [2005]). Para além dos múltiplos propósitos para os quais os portefólios podem ser desenvolvidos, existem diferentes contextos de aplicação também a requerer estudos (cf..... Barret [2005]). Mais recentemente, a evolução tecnológica e os novos recursos disponíveis, bem como as novas competências exigidas pela sociedade da informação e comunicação, têm conduzido ao surgimento de experiências e práticas pedagógicas suportadas na construção de portefólios digitais de aprendizagem, alargando ainda mais a necessidade de se desenvolverem estudos e investigações neste domínio" ( Gomes, Maria João; Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas, VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Luso-Brasileiro), 2006, Braga: Universidade do Minho).

Blogues de alunos e professores em Portugal


"Os Blogues são uma das ferramentas mais poderosas que até hoje a internet proporcionou, pois dão a possibilidade a cada um de se exprimir livremente, sobre qualquer assunto e sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos. Basta um simples registo on-line e “prontos para começar a escrever”…
Sendo a escrita e a comunicação com os outros, algumas das competências visadas pela escola, será interessante observar até que ponto a motivação proporcionada pela ”escrita livre” e pela partilha das “nossas coisas” com os outros poderão contribuir para esse objectivo." (fcosta)

Pode aceder em http://www.aprendercom.info/blog/ e dar, assim, a conhecer blogues da responsabilidade de alunos ou professores portugueses.

23.3.06

Conf Ibero-Americana WWW/Internet 2006: CFP (Murcia, Espanha)

Vai realizar-se em Murcia - Espanha, nos dias 6 e 7 Outubro de 2006 a conferência Ibero-Americana IADIS WWW/Internet 2006. Esta pretende focar os principais aspectos relacionados com a WWW e a Internet. A WWW e a Internet tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. As preocupações já não se centram apenas nos aspectos tecnológicos e torna-se notório o despertar para outros aspectos. Esta conferência pretende abordar ambos os aspectos, tecnológicos e não tecnológicos relacionados com este desenvolvimento.
Datas Importantes:
Limite para Submissão - 5 de Maio de 2006
Submissão de Versões Finais e Inscrições - Até 3 de Julho de 2006

17.3.06

VIII Simpósio Internacional de Informática Educativa

Vai realizar-se em León (Espanha) a 8ª edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa que se vem realizando alternadamente em Espanha e Portugal. Este evento já tem uma trajectória e um prestígio reconhecidos, tendo-se convertido num fórum de referência e num ponto de encontro para os grupos de investigação, grupos de desenvolvimento, utilizadores e instituições do espaço Iberoamericano.
O Simpósio pretende proporcionar a apresentação dos últimos avanços na investigação e na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no campo da Educação, colocando em contacto grupos de investigação internacionais para partilhar experiências de investigação, assim como colocar em contacto utilizadores finais com os investigadores e pessoas envolvidas no desenvolvimento de software educativo.

Limite para submissão de trabalhos: 24 de Maio de 2006
Comunicação de Aceitação: 28 de Junho de 2006
Prazo para inscrição de autores com comunicação aceite: 15 de Setembro de 2006

Dica da Iris


Descobri através da Iris este link que permite testar páginas web em termos de qualidade, acessibilidade e outros aspectos. Obrigada ;)

10.3.06

Depósito de Dissertações e Teses Digitais

Dica: a Biblioteca Nacional tem também um "Depósito de Dissertações e Teses Digitais" que é para explorar!

Revistas de Tecnologia Educacional


Mais uma descoberta: um website que reune ligações com diversas Revistas sobre Tecnologia Educacional na Web. Isto vai fazer-me falta...

Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro


Mais rapidez e eficácia no processo de procura de informação e um leque abrangente de bibliotecas a pesquisar são as mais-valias do projecto que originou o motor de busca "Colcat", pioneiro a nível nacional, para a pesquisa simultânea de livros e documentos em várias bibliotecas.

WebXact

Descobri através do blogue da Elisa este link que permite testar páginas web em termos de qualidade, acessibilidade e outros aspectos. O que é interessante é que temos a explicação detalhada dos erros que a nossa página pode ter e dá-nos a correcção de acordo com as recomendações do W3C.

1.3.06

Blogue Educativo da Semana ;)

A Escola Superior de Educação de Setúbal arrancou com a iniciativa de eleger um blogue educativo, em destaque por cada semana.
Pois é, esta semana foi a nossa vez ;))
Podem ver aqui!

Portugal joined Career.edu academic network

Descobri no blogue de Maria Figueiredo:
Dear Professors and Graduate Students,You can now submit your resume and publish academic positions free of charge on www.career.edu - a new network organized specifically for the international academic community. Portugal is a newest member of the network.Career.edu is used in 26 countries by more than 400 leading research centers such as Stanford, Yale, Harvard, London School of Economics, Oxford, University of Vienna, University of Geneva, Australian National University, and many others to publicize various academic positions.
I would like to extend warm welcome to the Portugal's academic community!
Andreas Kasper, Ph.D.
Director - Europe
Career.edu
1201 N Orange Street
Wilmington, DE 19801
U.S.A.
Tel 1.302.613.4482 (EST)
Fax 1.302.613.4483
Email: akasper@career.eduWeb: www.career.edu

Plataforma Moodle

O Moodle é um sistema de gerência de cursos/disciplina(?) (CMS) - um pacote livre, aberto usando princípios pedagógicos tendo por finalidade ajudar educadores a criarem comunidades de aprendizagem na Web. Parece-me um recurso a explorar seriamente ;)

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]