sábado, 30 de abril de 2011

Dia do Trabalhador



Amanhã lá estaremos todos a festejar mais um grande 1º de Maio da CGTP_IN.

WILLIAM E KATE " O CASAMENTO DO SÉCULO "


Considerando que as pessoas são hoje cada vez mais individualistas, desdenhando e ignorando quase tudo o que acontece para além do seu pequeno círculo, não deixo por isso mesmo de me interrogar, sobre o que levará tanta gente a viver este acontecimento como se dele fossem parte integrante. Apesar da pobreza à escala mundial ali gastou-se sem olhar a meios para que tudo funcionásse como nos contos de fadas, onde a varinha mágica tudo resolve, tudo transforma. E como que por instinto veio-me à lembrança uma entrevista feita a Corin Tellado, escritora de fotonovelas dos anos 60, em que lhe perguntavam porque é que as suas heroínas, pobres e de baixo nível cultural, casavam sempre com milionários, ao que ela respondeu prontamente que se limitava a oferecer às leitoras o que elas mais gostariam que lhes acontecesse. Pelo que assistimos ontem através de todos os canais de televisão deduzo que esta resposta tão antiga, pode ser o mais actual possível, imaginando que tantos anos depois muita gente continua a sonhar que, um dia quem sabe, encontrará um William ou uma Kate, no seu caminho.

Sendo sábado, temos música (80)

A sugestão musical para hoje é este tema velhinho do Rui  Veloso, sobre o qual, muita gente certamente viveu momentos felizes.

ANEL DE RUBI

Tu eras aquela que eu mais queria,
para me dar algum conforto e companhia,
e era só contigo que eu sonhava andar,
para todo o lado e até quem sabe talvez casar.

Ai o que eu passei só por te amar,
a saliva que eu gastei para te mudar.
Mas esse teu mundo era mais forte do que eu,
e nem com a força da musica ele se moveu.

Mesmo sabendo que não gostavas,
empenhei o meu Anel de Rubi,
pra' te levar ao concerto que havia no Rivoli.

E era só a ti, que eu mais queira
ao meu lado no concerto nesse dia,
juntos no escuro de mão dada a ouvir
aquela musica maluca sempre a subir,
mas tu não ficaste nem meia hora,
não fizeste um esforço pra' gostar e foste embora.

Contigo aprendi uma grande lição
não se ama alguém que não ouve a mesmo canção.

Mesmo sabendo que não gostavas,
empenhei o meu Anel de Rubi,
pra' te levar ao concerto que havia no Rivoli.

Foi nesse dia que percebi,
nada mais por nós havia a fazer,
a minha paixão por ti, era um lume
não tinha mais lenha por onde arder.

Mesmo sabendo que não gostavas,
empenhei o meu Anel de Rubi,
pra' te levar ao concerto que havia no Rivoli.

Bom sábado, boas notícias e boa música.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Granizo hoje na zona de Lisboa



Grande tempestade de granizo, caiu esta tarde em Lisboa, como se pode verificar neste vídeo tirado daqui.

Até dia 15 de Maio em Lisboa


A 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, abriu ontem  e vai ficar no Parque Eduardo VII até  ao próximo dia 15 de Maio.
Para saber mais sobre eventos, livros do dia e outros assuntos relacionados com a feira consulte aqui.

Boas compras e boas leituras.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Para este fim de tarde...

...fique com «Retalhos da Vida de Um Médico».
Poema de Ary dos Santos na voz de Carlos do Carmo.




Lembrar assim, a série televisiva de boa qualidade, com a adaptação de Bernardo Santareno da famosa obra homónima de Fernando Namora, e realizada por Artur Ramos.
Ano de exibição: 1980.

O programa da treta...




José Sócrates foi ontem apresentar o programa eleitoral do PS, ao qual chamou "um programa simples com propostas claras".

Eu estou , pela primeira vez de acordo com Sócrates. É de facto um programa simples, porque já foi tanta vez decalcado e, apresentado tantas vezes nestes últimos seis anos, pelo menos, e, nunca concretizado que já estamos todos cansados  de ouvir sempre a mesma coisa, com tanta clareza.

Depois, vir com aqueles anúncios ( mais uma vez demagógicos), da modernização da administração, redes de cuidados de saúde, mais equipamentos sociais, etc., etc. Só servem para enganar quem não esteve em Portugal nos últimos 35 anos, ou desconhece de todo o que foram durante este tempo as propostas políticas do PS e a sua execução pelos membros do partido quando estávam no Governo. Desde o meter o socialismo na gaveta até hoje, foram sempre ao arrepio do seu programa e das propostas feitas em campanha, para satisfazer as políticas da direita que no fundo, é de facto, onde os seus principais e os  actuais dirigentes do PS se sentem confortáveis.

Programas para baixar o número de desempregados,  por Portugal a produzir mais e obrigar os responsáveis a uma maior e mais justa destribuição da riqueza produzida, nem velos.

Os portugueses só serão enganados se quiserem. Estes programas do PS, com estas políticas, já são conhecidos há muitos anos, são aqueles que nos conduziram à situação em que nos encontramos , com muita precariedade no trabalho, com muito desemprego ( muitos desempregados sem qualqer apoio), muita miséria e bastante gente a passar fome. Para resolver estes problemas graves da nossa sociedade, Sócrates  na apresentação do programa, nem uma palávra. Saiu com o seu ar "arrogante" como no fundo tinha entrado.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CAMPO MAIOR TEM "DELTA "





O Sr. Comendador Rui Nabeiro está de Parabéns pelo excelente trabalho que produziu ao longo destes 50 anos , transformando a sua pequena empresa de torrar café dos anos 60, no grande império que hoje todos conhecemos, respeitamos e admiramos,aqui e além fronteiras.O Patrão Anticrise , como lhe chama a NS de 2 de Abril, é o modelo de empresário que nós precisamos, não só na terra dele, que é também a minha terra, mas em todas as terras deste nosso país que tão mal gerido tem sido. Aos empresários de ontem que, de acordo com as estatisticas, são menos instruídos que a maioria dos trabalhadores, pede-se que sejam mais humildes e aprendam qualquer coisinha com o Sr. Rui Nabeiro, que sendo da mesma geração, de tão diferente que é, não tem tempo nem idade; e, dos novos empresários precisamos sobretudo de mais competência, mais trabalho e mais solidariedade, para que um dia, quem sabe, a pequena vila raiana seja o rosto do nosso país.

Somos os piores onde deveriamos ser os melhores.

A bela francesinha do Porto, na fotografia ao lado, foi classificada como uma das dez melhores sandes do mundo.

Felizmente temos nas mais variadas profissões gente classificada como do melhor que existe.

Só nas escolhas para o Governo e respectivo Ministro das Finanças é que nunca escolhemos aqueles que durante o seu trabalho foram classificados como os melhores, antes pelo contrário, os portugueses têm escolhido para esses cargos aqueles que sussecivamente foram metendo o País no buraco em que nos encontramos.

Estamos confiantes que não terá que ser sempre assim e, o primeiro dia para essa desejada  mudança pode ser já no próximo dia 5 de Junho, dia de Eleições Legislativas.

Está na hora de o povo dizer basta de política da direita, vamos dar uma oportunidade à esquerda.

Um recado sem novidade


Foi ontem na entrevista a Judite de Sousa que Sócrates formalizou o pedido de entendimento entre  PS, PSD e outros... (CDS, digo  eu !),  para um acordo pós-eleitoral.

              Conclusão: Sócrates ofereceu-se para entrar num lugar, do qual nunca saiu que foi partilhar e implementar na governação, a política da direita.

terça-feira, 26 de abril de 2011

"Todos diferentes, todos iguais"


Ontem juntaram-se os quatro à "esquina" para falar  de quê...?
Para falarem do futuro, propondo que seja igual ao passado.

E nós,o povo, que pensamos  disto?!

Foram muitos milhares...

...os portugueses que ontem por todo o País saíram à rua, para comemorar o 25 de Abril.


Foto do PCP

"continuamos a ser muitos, muitos mil para continuar Abril"

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril sempre!



Comemora-se hoje, o 25 de Abril de 1974, dia em que o Movimento das Forças Armadas e o Povo, libertaram o nosso País de 48 anos de fascismo. 37 anos depois é dia de por um cravo vermelho na lapela e dizer aos mais novos ( e infelizmente a alguns mais velhos), que o fascismo existiu e que ouve Homens e Mulheres que deram a vida (morrendo nas prisões politicas), lutando contra a ditadura, o fascismo e pela Liberdade. É em memória a esses Homens e Mulheres que hoje e sempre diremos bem alto:  FASCISMO NUNCA MAIS, VIVA O 25 DE ABRIL!

domingo, 24 de abril de 2011

"O Meu Benfica "

Hoje tenho que vos falar do meu Benfica que venceu ontem pela 3ª vez consecutiva a taça da Liga, este ano frente ao Paços de Ferreira.Os encarnados jogaram muito bem na 1ª parte e o Paços foi melhor na 2ª parte, na minha modesta opinião, claro, por isso considero que ambas as equipas estão de Parabéns pelo trabalho que produziram. Estão também de parabéns os adeptos dos dois lados que demonstraram ontem , pelo seu civismo, que este sim é o comportamento normal de pessoas normais. Quero só referir que na equipa do Benfica não entendi o cansaço evidenciado por alguns jogadores ao longo da 2ª parte; não entendi igualmente a apatia do Cardozo e não gostei nada do erro do Luisão ( embora perceba que errar é humano ), mas como diz o outro tirando o que esteve mal, tudo o resto esteve bem !!! Sport Lisboa e Benfica parte agora para outro obstáculo provàvelmente mais dificil mas que se deseja ultrapassável e, de preferência, sem tanto sofrimento.

Hoje pode ser dia de cinema (36)

Documentário com a realização de Susana de Sousa Dias




Sinopse
Documentário que revela os testemunhos de pessoas que foram interrogadas pela polícia política portuguesa (PIDE), sobrepostos por fotografias a preto e branco que foram tiradas na época pela própria PIDE. "Por outras palavras, eles mostram o custo de ter um rosto, o custo de ver uma cara como esta. «sapocinema»

Um resto de bom domingo e bons filmes

«Elias o sem abrigo»



(publicado  no jn.pt)

sábado, 23 de abril de 2011

Mais uma canelada...

Depois de muito contente por ter metido o Socialismo na gaveta de onde os vindouros (PS) nunca o tiraram, eis agora Mário Soares a querer meter o PS no PSD.

Numa entrevista dada ao jornal I (a qual pode ler aqui), Mário Soares, o agora simpatizante do líder do PSD, diz  que o melhor para o País é o Governo e o PSD  "entenderem-se", e continuarem a empurrar-nos  para o abismo, digo eu! 

Sendo sábado, temos música (79)

Hoje, ficamos com o grupo Quadrilha, neste tema popular que se chama Doideira.

DOIDEIRA

é uma doideira
como eu nunca vi
é que eu não faço outra coisa
senão pensar em ti

é uma doideira
como eu nunca vi
é que eu não faço outra coisa
senão pensar em ti

esta carta que eu te escrevo é para falar da minha afronta
se calhar vai cheia de erros mas a intenção é que conta
eu vou ter de andar fugido até que o destino queira
por naquele dia teres ido a dar comigo na eira

e eu vou ter que andar a monte, a dormir no meio da palha,
é que se o teu pai me apanha não há santo que me valha.

é uma doideira
como eu nunca vi
é que eu não faço outra coisa
senão pensar em ti

eu já me tinha constado que tu andavas guardada
mas por também estar tentado fiz que não entendi nada
cada qual sua vontade cada vontade um olhado
ambos quisemos o mesmo, nenhum de nós foi culpado

espero que tu não me esqueças, nem te posso chegar perto
é que um tiro na cabeça é o que eu tenho mais certo

é uma doideira
como eu nunca vi
é que eu não faço outra coisa
senão pensar em ti

é uma doideira
como eu nunca vi
é que eu não faço outra coisa
senão pensar em ti

Bom sábado, boas notícias e boa música

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A incoerência...


Leio no jornal Público de hoje na página 8 que o Sr. Saraiva da CIP, o tal que anda por todo lado a classificar de "laxismo" etc.,etc, a tolerância de ponto dada na Páscoa, ofereceu na sua empresa, nesta quinta feira, o dia inteiro aos seus funcionários.

Como devemos classificar isto...?

A Páscoa De Todos Nós

PÁSCOA 2011

A Páscoa foi e continuará a ser para os cristãos , apesar de todas as crises, incluindo a de valores, a celebração da morte e ressurreição de Cristo , e, simultaneamente, uma quadra festiva de tradição familiar.


Por isso,como acontece todos os anos, há nesta altura muita gente em movimento de norte a sul do país rumo ao aconchego da família.

E há também os outros que para esquecer a crise,fojem para sitios onde lhes parece que ela não possa entrar,e, dizendo adeus à realidade vivem tempos de magia.

Mas, para todos, estejam onde estiverem,com ou sem amendoas e folares uma Páscoa muito Feliz.

A lei do mercado...

Apesar de muitos vezes, por evidência dos factos e por convicção política se dizer que não podia ser assim - generalizar e entregar tudo à regulação do mercado - houve sempre alguém que fingiu não entender, fazendo o contrário, e o pior para todos nós é que esse alguém estava sempre onde não devia estar, ou seja no poder.
Vem isto a propósito, de ontem em conferência de imprensa, Dirigentes da Maternidade Alfredo da Costa virem apresentar as suas preocupações em relação ao futuro daquela maternidade (notícia que pode ler aqui ), pelo motivo de muitos médicos estarem a abandonar aquela instituição para irem para outros hospitais com ordenados superiores aos que auferiam ali.
Evidentemente que só a lei do mercado neste caso, como em muitos outros conhecidos de todos, não resolve coisa alguma antes complica, e o pior é que são sempre os do costume a ficar prejudicados, aqueles que apenas se podem tratar no Sistema Nacinal de Saúda  que, sendo a  sua criação uma conquista de Abril, tem sido por isso um alvo a abater por parte de quem nos tem governado a empurrar o País para o abismo.
 Mesmos quando se trata de prestar  cuidados médicos à população.  

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Apresentação

Fui hoje convidada para participar neste blog, facto que me deixa muito satisfeita e com responsabilidade acrescida por se tratar de um espaço muito dinâmico e muito responsável na abordagem dos temas escolhidos .

A "troika" de fora e a "troika" de dentro



Hoje, Jerónimo de Sousa na Casa do Alentejo em Lisboa,durante a apresentação do Compromisso Eleitoral do PCP, chamou a atenção para as propostas apresentadas naquele documento e as propostas da "'troika' dos partidos que tudo fazem para iludir as causas da crise e as suas responsabilidades, para persistirem nas mesmas políticas de destruição dos sectores produtivos e da produção nacional, de privatizações, de endividamento e especulação financeira". «público.pt»


O barómetro

PS 36%,  PSD 35%, CDU 8%,  BE 8%, CDS6%.

(A seis semanas das eleições).

Vamos acreditar que a campanha eleitoral que ainda não se iniciou e a luta, vão tirar os portugueses deste "masoquismo".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A responsabilidade da situação...

Hoje, é publicado nos jornais, um estudo da Marktest que no essencial diz o seguinte: dos 803 inquiridos 86% entende que a culpa da situação actual do País é do Governo e de Cavaco Silva.

Bem, estes estudos de opinião valem sempre o que valem , mas uma coisa é certa, as conclusões que tiram não espelha a verdadeira realidade. Eu, acrescentaria muito mais; a responsabilidade da situação não se resume apenas  só a isto... têm mais  nomes, são conhecidos; andam  por aí; são ao fim e  ao cabo, todos aqueles que nos últimos 35 anos nos têm governado e que hoje apresentam o País na situação em que está.
 Essa, é que é a conclusão que é preciso tirar.
E, aqui chegados, o que importa saber também é se os orgãos de informação estão a fazer um trabalho isento no esclarecimento da opinião pública ( como é sua obrigação), para que no no próximo dia 5 de Junho os portugueses penalizem  nas urnas, os responsáveis pela criação  e manutenção do buraco em que meteram Portugal.

O Pais tem alternativas políticas às que têm sido aplicadas pelos sucessivos governos.
De uma vez por todas vamo despir-nos  de velhos preconceitos, e, desta vez votar massivamente na esquerda.

Esta é  a grande oportunidade que os portugueses vão ter, para reduzir na Assembleia da República, não o número de deputados (como a retrogada direita tem reclamado), mas sim, reduzir  fortemente naquela casa   o número de deputados da política de direita.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornada Nacional da CDU


No quadro das presentes eleições legislativas, a CDU leva hoje um pouco por todo o País uma jornada Nacinonal de propaganda contra a presença do FMI em Portugal.

(como dizia a canção do Zéca: «é preciso avisar toda a malta»)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

«é preciso haver quem diga NÃO !»

A delegação do FMI, UE e BCE que se encontram em Portugal para impor ao povo português politicas para que os banqueiros e os senhores do capital venham no futuro a ter maiores lucros à custa dos cortes nas pensões, cortes nos salários e nas regalias sociais dos mais pobres, - sempre com a concordância do PS, PSD, CDS e Presidente da República. Telefonou hoje de manhã para informar que à tarde estariam na Sede do PCP na Rua Soeiro Pereira Gomes. Claro que levaram logo um  não. Porque entende o PCP e a maioria dos portugueses ser preciso e urgente  lutar contra  o  plano que estes indivíduos nos propõe, tendo como resultado, mais miséria, mais  dependência do exterior.

Quem ganhou neste negócio...?

(...) O militar que dirigiu o projecto dos submarinos acusou, em 2004, a equipa de Paulo Portas de permitir aos alemães diminuírem capacidades aos submarinos, sem baixar o preço. O contrato lesou o Estado em mais de 30 milhões de euros. «jn.pt»

As perguntas que muitos portugueses fazem hoje são estas: Afinal, este tipo de casos... não tem consequêcias de nenhuma ordem? neste País é permitido aos governantes sairem do poder sobe "suspeita" de terem feito maus negócios para o Estado, e, continuarem a ir a eleições, sem os respectivos casos ficarem arrumados?

Infelizmente é possível e, também de igual modo é permitido, vir dizer de boca-cheia que somos todos culpados da situação difícil em que o País se encontra, como se as responsabilidades da governação fossem iguais, para os têm estado no Governo no últimos trinta e cincos anos e aqueles que nunca lá estiveram.

Os portugueses têm que saber quem são os responsáveis, pela situação de degradação social e económica deste País, e, castiga-los no dia 5 de Junho com o seu voto nas urnas, votando naqueles que sempre defenderam políticas ao serviço do povo e dos mais desfaforecidos.



domingo, 17 de abril de 2011

Uma vontade enorme...

...de passar o dia ao sol da Caparica, mesmo que ainda seja Abril.


Um bom resto de domingo e uma boa semana de trabalho, para todos aqueles que ainda o têm.

Hoje pode ser dia de cinema (35)

Engana-me Que Eu Gosto

Uma comédia com a realização de Adam Sandler.




Sinopse
Danny é um cirurgião plástico bastante mulherengo, mas que a dada altura se apaixona por uma rapariga mais nova do que ele. No entanto, disse-lhe que era casado mas que se estava a divorciar, e Palmer insiste em conhecer a futura ex-mulher de Danny. Para se safar desta mentira, ele tem de pedir à sua assistente, Katherine, que faça de conta que é a sua mulher. Mas, inesperadamente, vão surgindo vários acontecimentos e as mentiras continuam a aumentar, ao ponto em que os filhos de Katherine são envolvidos. É então que toda a gente parte para o Hawaii, para um fim-de-semana que lhes irá mudar a vida. «sapocinema»

Bom domingo e bons filmes.

sábado, 16 de abril de 2011

Sendo sábado, temos música (78)

Xutos e Pontapés
(Ao vivo No Pavilhão Atlântico, Lisboa 8 de Outubro de 2004 )



PEQUENO PORMENOR

Pequenas coisas que faltam na vida
Tornam-se as grandes incompletas
Pequenas coisas fazem parte
Não te esqueças
A grande ponte para lado nenhum
Fica distante da pequena estrada
Esburacada, onde arriscas a vida
necessariamente
E se tudo é um todo
E o todo é que importa
Não ponhas de lado
Aquilo que falta

Mesmo que não tenhas tempo
Pensa o que tens a fazer
Mede bem a importância
Dum pequeno pormenor
Um parafuso no foguetão
Um beijo ao deitar, um papel no chão
Uma prenda com cartão, um voto aqui
Ali um não

A justiça em grande faz sombra à pequena
Frágil, diária de todos
Tantas pequenas injustiças
tornam falso o sistema
A pequena dor nunca aliviada
Nas filas de espera do grande hospital
torna a doer, mesmo que te digam
vais ser atendido mais lá pro outro natal

Se tudo é um todo
E o todo é que importa
Não ponhas de lado
Aquilo que falta

Mesmo que não tenhas tempo
Pensa o que tens a fazer
Mede bem a importância
Dum pequeno pormenor
Um parafuso no foguetão
Um beijo ao deitar, um papel no chão
Uma prenda com cartão, um voto aqui
Ali um não

Bom sábado, boas notícias e boa música.

« As Câmaras Municipais estão a gastar acima do que deviam» Foi você que disse?

António Costa no Intendente com renda de 5600 euros/mês.

«dn.pt»

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Neste fim de tarde...

...fique com esta facha do novo trabalho dos PESTE & SIDA chamada -Já foste...



Quando comemoram 25 anos de carreira, esta banda punk rock edita a 2 de Maio o seu trabalho «Não Há Crise».

Os dois concertos oficiais de apresentação acontecem nos dias 21 de Abril, no Armazém do Chá (Porto), e 7 de Maio, no Santiago Alquimista (Lisboa).

Estamos já em canpanha?!


Ao que consta o Governo prepara-se para apresentar melhorias e mais melhorias, desta vez, nos números sobre a execução orçamental.

Contudo, depois do "teatro" referente ao pedido de demissão do Primeiro Ministro, do comício que foi o Congresso do PS e a apresentação da cassete do Sócrates (só para citar os adjectivos de alguns destacados socialistas), parece que já muito pouca gente acredita , seja no que for, que este Governo venha dizer. 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Sra. Fátima do sorriso...

O meu vizinho do 5º. Esq. dizia-me - faz uma hora -, que isto... de recurso em recurso ainda vai acabar a senhora a querer ser indemnizada. 
Será que o meu vizinho tem razão? Eu diria que não, mas por conversas anteriores, eu acho que ele entende destas coisas...

O Pastel de Nata

Se anda ou pensa vir à Capital,  é apreciador do pastel de nata ( esse ex-líbris da pastelaria portuguesa) e, pretende provar os melhores, fique a saber que este ano o primeiro classificado foi o  da pastelaria Chique de Belém, no habitual  concurso realizado pela Confraria  do Pastel de Nata.
Em segundo lugar ficaram as pastelarias Cristal, vencedora em 2009.

Se quiser saber mais sobre a História do pastel de nata, consulte aqui a página da Wikipédia sobre esta temática.

E, como "dias não são dias" e há mais vida para além do FMI, hoje vai um cafézinho com um pastel de nata.

Um bom dia para todos.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Testemunha confirma que Oliveira Costa vendeu a Cavaco Silva e à filha acções da SLN com prejuízo

(...) O inspector das Finanças, que participou na investigação, precisou que de um lote de 250 mil – de 1.750.000 de acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) que Oliveira Costa adquiriu à Merfield, em 27 de Março de 2001, a 2,10 euros cada – 100.360 acções foram adquiridas por Cavaco Silva e 149.640 acções por Patrícia Montez, em ambos os casos a um euro por título, a 18 de Abril de 2001. «No Público online»

Uma vez mais, o prejuízo será facturado aos mesmos do costume: à maioria dos portugueses.
Ficando também os mesmos do costume com os ganhos.

"Em causa os descontos de 50 mil funcionários"

(...) PSP, GNR e SEF não estão a pagar, desde o início do ano, a retenção de IRS dos seus funcionários, bem como, os descontos para a Segurança Social e para a Caixa Geral de Aposentações. «TSF»

 É mais um parágrafo de uma página, no livro da miséria que este Governo e os seus apoiantes têm escrito e imposto aos portugueses nos últimos 35 anos.

(ler a notícia completa  aqui )

terça-feira, 12 de abril de 2011

Demagogia


             Passos Coelho preocupado com os mais desfavorecidos.


Primeiro dá-lhes com toda a convicção marretadas na cabeça (como foi o caso da aprovação dos vários PEC e do Orçamento para 2011), agora vem dizer que é preciso oferecer-lhes "capacetes e gelo" para os hematomas.

Não há pachorra para tanta demagogia!...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A cambalhota




Foram muitos os portugueses e as portuguesas, que cansados dos malefícios que os governos do Centrão lhe têm feito durante os últimos 35 anos, resolveram mudar o seu voto nas ultimas Presidênciais e, fazer a cruz na candidatura de Fernando Nobre.
Nunca pensaram certamente que, estavam a votar num Homem que era da AMI e agora passa a ser do FMI.

É por isso perfeitamente natural a indignação e a revolta que muitos dos seus (ex)eleitores têm mostrado durante as últimas horas nas várias redes sociais, depois do conhecimento público de que   FN será candidato do PSD por Lisboa, nas próximas eleições.

Mudou! está no seu direito, deixou foi entretanto cair uma coisa muito importante em política que é a coerência, palavra que FN riscou (vai muito tempo), do seu dicionário político e por isso mostrou uma vez mais - aos eleitores - as suas verdadeiras intenções pessoais e políticas.

Muitos comentam e com razão que, este tipo de atitude... só é possível, para quem entende a política como algo muito importante para servir os seus próprios interesses e não os interesses do bem colectivo, dos mais pobres dos mais desfavorecidos, como tantas vezes afirmou FN na sua campanha eleitoral.

Esse, também é o meu entendimento sobre essa matéria.

O Manifesto do Capital






(...) O grande capital lançou, através do semanário «Expresso», um Manifesto dramático ao povo português.
Fica claro que a iniciativa foi concebida por poderosos grupos económicos e responde aos seus interesses e estratégia. Entre os signatários figuram somente três grandes empresários e discretamente nenhum banqueiro – que ainda há dias foram os porta-vozes da “exigência” junto ao governo para que este pedisse o “resgate” externo da dívida pública – no que foram de imediato atendidos.

Interessante trabalho publicado hoje no ODiario.info com o título acima referido que pode ler na totalidade aqui.

domingo, 10 de abril de 2011

Um dos momentos politicos da semana (3)

Jerónimo de Sousa condena acto de capitulação perante a banca nacional e internacional.

Quando as máscaras vão caindo

«Com papas e bolos se enganam tolos», diz o povo e tem razão.
Sendo verdade, o que aqui se anuncia, fica a justeza do dito popular acima referido.

Ontem na Rua Augusta em Lisboa...

...Comício «Contra a ingerência e o desastre. Por uma política patriótica e de esquerda»




Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP

(...)  nós percebemos porque é que a Banca, o grande capital e as instituições europeias se decidiram, em conluio com os partidos da política de direita, pela intervenção externa. E a resposta é dada pelos factos: primeiro, o Euro atingiu ontem o valor máximo desde Dezembro de 2009 impulsionado pelo aumento das exportações da Alemanha naquela que foi a maior subida mensal desde Outubro; segundo, depois de conhecida a decisão da intervenção externa os ganhos em bolsa da Banca disparam 5%, apenas num dia, arrecadando ganhos na ordem dos 350 milhões de Euros; terceiro, o Comissário Europeu para os Assuntos Económicos relevou ontem, em Budapeste, que é "quase certo" que parte dos 80 mil milhões da mal-dita ajuda para Portugal será canalizada para a banca portuguesa, ou seja, para, nas suas palavras "assegurar a estabilidade financeira da banca".

Intervenção completa de Jerónimo de Sousa que pode ler aqui

Hoje pode ser dia de cinema (34)

Camino


Sinopse
Uma viagem de emoções inspirada na história verídica de uma cativante criança de 11 anos que se depara com duas situações completamente novas na sua vida: a paixão e a morte. «sapocinema»

Bom domingo, boas notícias e bons filmes.

sábado, 9 de abril de 2011

Sendo sábado, temos música (77)



ALENTO

Acordo cedo,
Com pé no freio
O mundo inteiro começa a girar

No banheiro
Olho no espelho
E crio coragem
E ponho pra andar
Carteira, chave no bolso
Tá carregando, meu celular
Acredita,
Ninguém apita,
Quem vai querer hoje me segurar

É,
Eu tô na vida é pra virar,
Que a felicidade vem,
Eu tô sonhando mais além

Não,
Nem vem aqui me atazanar
Se eu tô rindo é pra você
Olha pro céu meu bem

É,
Eu não fui feita pra fingir
Eu tô ligada é no amor
Que se tem pra viver

(repete)

(Com tantas dificuldades para os portugueses anuciadas por aí, temos que arranjar alento para lutar e construir uma sociedade mais justa).  :-)


Bom sábado,boas notícias e boa música.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Capas de jornais (15)


Quando os banqueiros mandam e os políticos em exercício no poder assinam por baixo, o resultado é o que anuncia o DN na capa.
"A fatia com a fava", infelizmente, saiu novamente aos mesmos dos costume: aos mais pobres e aos mais desprotegidos socialmente.
Ninguém se iluda, havia alternativas a esta política; o Governo, o Sr. Presidente da República e os partidos políticos de direita (incluindo o PS), é que fizeram ouvidos moucos, empertigaram uma vez mais a sua e só a sua vontade política internamente, preferindo ir ajoelhar-se perante a Sra. Merkel e o BCE de corda no pescoço e calças na mão.
Triste figura esta... para um Povo Soberano, com quase 900 anos de História.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Esta Europa das profundas desigualdades.



Numa altura em que por toda a Europa, milhares e milhares de famílias vivem dias angustiados por não terem rendimentos para fazerem face aos compromissos familiares e outros, eis aqui o esbanjamento à tripa forra para uma festa de casamento.

A história de como se vão gastar à volta de 34 milhões de dólares, vem contada no jornal  Público.es que pode ler aqui.

Guerra, coerência e coragem política

É vulgar a asserção de que «na guerra a primeira vítima é a verdade». De facto não há intervenção militar ou guerra imperialista que não tenha sido desencadeada a coberto de montanhas de falsidades quanto às suas imediatas motivações e aos reais objectivos dos agressores. O caso da Líbia aí está para o confirmar.

Hoje o jornal Avante , com o título acima indicado, publica um trabalho de  Albano Nunes   que pode  ser lido aqui.

O poder sonífero da Televisão

Mais do mesmo para uma informação pluralista


É escandalosa a proporção de "tempo de antena" que a Televisão tem dado às análises do PSD, PS e CDS-PP, comparativamente com o que dedica ao PCP. Mesmo o tempo que o PCP tem a "sorte" de poder utilizar, é gerido de acordo com critérios muito duvidosos, que escondem parte do fundamental das suas posições. Estes critérios visam uma estratégia de evitar a divulgação e esclarecimento das acções e propostas do PCP e dar relevo a críticas que possam servir para transmitir a ideia que o PCP só critica e não apresenta propostas.

Post de hoje publicado pelo Eduardo, o qual pode ler na totalidade no seu blog Cde...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

"descarada cartelização"


“A banca portuguesa, que recebeu milhares de milhões do erário público, em financiamento e em avales; que paga taxas baixíssimas de impostos, mesmo com altíssimos lucros; que enche os cofres com parcerias publico-privado que são um esbulho a todos os portugueses, que beneficiou das medidas do Governo de ataque aos certificados de aforro encaixando milhares de milhões nos seus produtos de poupança; que empresta dinheiro ao Estado a 5% ou 6% financiando-se junto do BCE a 1%. A banca portuguesa, coitadinha, não pode fazer mais sacrifícios”, ironizou esta tarde o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares. «jornal de negocios»

Será verdade?...

(...) A Segurança Social não comprou dívida pública no leilão de títulos de curto prazo realizado esta quarta-feira. «Agência Financeira»

Fome: cresce a extrema pobreza nos EUA

(...) Num artigo contundente publicado no jornal mexicano La Jornada, David Brooks apresenta a face cruel dos EUA pouco difundida pela mídia colonizada. Mostra que a pobreza extrema cresce em ritmo acelerado no império. Já as poderosas corporações batem recordes de lucros. No capitalismo, a crise mata de fome o trabalhador e engorda ainda mais os tubarões.«Um post de Altamiro Borges no seu blog, o Blog do Miro»

Se os portugueses o permitirem nas urnas...

....está aberta a porta e dado o primeiro passo para que ( no entendimento dos partidos que nos meteram no buraco onde estamos hoje ), o próximo governo continue a ser de direita com o apoio e  participação do PS.
Para que isso não se concretize, será necessário que os portugueses com o seu empenhamento e o seu voto, digam nas urnas que não querem mais politicas do centrão.
Vamos dar uma oportunidade à esquerda.

A conta dos medicamentos



(...)Os portugueses gastam uma média de sete milhões de euros por mês em antibióticos, sendo Portugal o sexto país da Europa com maior consumo deste tipo de medicamentos, com alguns riscos para a saúde. Um alerta esta quarta-feira, Dia Mundial da Saúde.«JN»

Perante estes números, que de alguma maneira impressionam (somos apenas mais ou menos 10 milhões de habitantes), será importante perguntar o seguinte: os portugueses compram tantos antibióticos por vício, compram por comprar como quem compra bolachas, ou compram porque lhes são receitados?.. A resposta parece-me óbvia, contudo, fica para quem a entender dar.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como se irá desatar este nó?



...A Comissão Europeia entende que de, acordo com os mecanismos actualmente disponíveis, não existe a possibilidade de recurso a empréstimos intercalares nos moldes que têm sido sugeridos em Portugal como solução de curto prazo. «Público»

Fico todos os dias com a ideia de que os políticos do chamado arco da governação e os seu comentadores de serviço, ou andam a vender "jogo viciado" ao povo, ou então, estão mal preparados e não sabem do que falam.
Depois de tantas e tantas repetições despejadas na comunicação social (sempre pelos mesmos), versando sempre o mesmo tema e defendendo sempre as mesmas posição vêm agora os donos da CE dizer que empréstimos intercalares não.
Ficamos pois, a aguardar para ver como se vai desatar este nó.

Relatório europeu ...


... recomenda proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados e um aumento no preço do tabaco, algo que Luís Rebelo, que é também professor na Faculdade de Medicina de Lisboa, considera “muito dissuasor, em particular em momentos de crise e para as camadas maisjovens”. «Público»

Recorde-se que a lei do tabaco entrou em vigor em Portugal em 2008, proibindo fumar em espaços públicos, locais de trabalho, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino e locais como museus, centros comerciais, aeroportos e meios de transporte e na restauração obrigando a criar um espaço para fumadores com um sistema de extracção do fumo directo para o exterior. Contudo, o tabagismo ainda é (conforme informação disponível), responsável por 11,7% das mortes em Portugal.


 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Para quem se entende de esquerda...

...aqui está uma boa notícia.

Que a esquerda política esteja unida no mesmo lado da barricada, é o desejo de muitos patriotas para que o nosso País siga finalmente um novo caminho, uma nova política, em beneficio  dos mais pobres e dos mais desfavorecidos.

Capas de jornais (14)


Quando faltam cinco jornadas para terminar o campeonato o F.C.Porto é o novo Campeão Nacional, com desasseis pontos de vantagem para o segundo que é o Benfica que ontem foi derrotado na Luz com o resultado final de 1-2 favorável ao Porto.
 O FCP, foi sempre a melhor equipa durante esta época  (chegou aqui com dois empates e o resto vitórias),  merece ser Campeão.
Parabéns ao F.C.Porto, aos seus dirigentes, jogadores, sócios e simpatizantes e, ao seu treinador - André Villas-Boas que ainda é um jovem - dizer-lhe: vai certamente ter muitas "batalhas" pela frente para vencer e aprender que, não é preciso tanta arrogância e bocas acicatadas para os advesários, para se ser campeão.
Quanto ao resto ( violência antes e depois do jogo, apagão e ligação do sistema de rega com os jogadores  do FCP e muita gente ainda detro do campo, etc, etc.), fazem parte da demonstração do que não deveria caber no futebol.

domingo, 3 de abril de 2011

Roseira Brava



Fiquem bem, fiquem com estas bonitas vozes do Samuel, Maria do Amparo e Oficina do Canto.

Um resto de bom domingo para todos.

Um dos momentos políticos da semana (2)



Tempo de antena do PCP exibido a 30 de Março de 2011.

Importante ver, reflectir e agir.

Hoje pode ser dia de cinema (33)

MEL




Sinopse

A pacata vida de um rapaz e da sua família é ameaçada quando o pai não regressa do seu trabalho de recolha de mel na floresta. «sapocinema»

Bom domingo e bons filmes.

sábado, 2 de abril de 2011

O HORROR, O HORROR...

Reproduzo artigo publicado em Carta Maior do Brasil, com o título acima referido.
"...soldados, bombeiros e técnicos que lutam para controlar o vazamento nos reatores da usina nuclear de Fukushima sabem que morrerão dentro de algumas semanas em razão da exposição excessiva à radiação.Segundo a mãe de um dos homens, entrevistada pela Fox News, o grupo está resignado. "Eles concluíram que é inevitável que muitos morram nas próximas semanas. Eles sabem que é impossível não terem sido expostos a doses letais de radiação."(Estadão,02/04) "...Mil corpos de homens e mulheres mortos durante o duplo cataclismo do dia 11 de março passado ainda estão apodrecendo nas poças d'água estagnadas ou entre os acúmulos de detritos ao redor da central nuclear d e Fukushima. Ninguém os recolheu e ninguém os cremou, porque estão muito radioativos...As autoridades ainda não sabem o que fazer com quem, morto, incute o mesmo terror que, na Idade Média, provocavam os que tinham a peste...(La Repubblica/IHU).

Milhares de jovens contestaram em Lisboa políticas do Governo

Foto: Do PCP
Foi ontem em Lisboa.
Vindos de todos os distritos do País, milhares de jovens desfilaram ontem na baixa de Lisboa, contra a política de direita, que gera desemprego, precariedade e baixos salários.
Foi assim que a Radio Renascença descreveu em directo a grande manifestação.

"Estamos confiantes que a luta por uma nova política, por contratos efectivos e melhores condições de vida e de trabalho, vai continuar no 25 de Abril, no 1.º de Maio e nas eleições de 5 de Junho" afirmavam os jovens que ontem saíram à rua.

Sendo sábado, temos música (76)

Para que em abril
Se Viva Abril, escutemos o Zeca.





Enquanto Há Força


Enquanto há força
No braço que vinga
Que venham ventos
Virar-nos as quilhas
Seremos muitos
Seremos alguém
Cantai rapazes
Dançai raparigas
E vós altivas
Cantai também

Levanta o braço
Faz dele uma barra
Que venha a brisa
Lavar-nos a cara
Seremos muitos
Seremos alguém
Cantai rapazes
Dançai raparigas
E vós altivas
Cantai também


Bom sábado, boas notícias e boas músicas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Há crise e crise…

A crise capitalista  global atinge duramente os trabalhadores e os povos de todo o mundo. Mas há que ver o que se passa do outro lado. Daniela Trollio deita um olhar sobre como vai o mundo dos ricos, publicado no ODiario.info que pode ler na totalidade aqui.

A vingança serve-se fria...






(...)  Para Teixeira dos Santos, “neste momento a única pessoa que pode assumir compromissos em nome do país é o senhor Presidente da República”.« Público»

Apesar de o Sr. Presidente da República  e o (seu) PSD se esforçarem para tentar convencer o País do contrário, eu entendo que um governo em gestão não tem legitimidade para assumir compromissos que envolvam  no futuro Portugal, ou então, essa figura de «Governo de Gestão» não existe, e, o dito governo mesmo depois de demitido pode continuar a governar como se tudo ficasse na mesma.