segunda-feira, 6 de agosto de 2012

50 anos

Milton está comemorando 50 anos de carreira.
Seu maravilhoso 'Clube da Esquina' sempre será uma fonte de água límpida.
Que beleza a forma como sintetizavam naquele caldeirão mágico elementos tão díspares quanto extraordinários; Beatles, Rock Progressivo, Bossa, Jazz... todos confluindo nas nascentes e corredeiras das montanhas das Gerais... coisa linda de se ver, e ouvir - Salve!

domingo, 5 de agosto de 2012

Bela homenagem

Ao contrário da opinião do Ministro Aldo Rebelo, que disse Marina ter "boas relações com a aristocracia europeia” e só por isso ter sido chamada para carregar a bandeira Olímpica, fiquei extremamente orgulhoso e emocionado com a homenagem. Ao lado dela foram também homenageados Daniel Baremboim, Ban Ki-moon, Muhammad Ali, Haile Gebreselassie. Creio que a casa real, ao contrário do que pensa o ministro, tem muito bom senso ( e bom gosto!) para amizades.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Buddy rules

O incrível e cheio de histórias sensacionais Buddy Rich e sua lendária Big Band interpretando 'Love for Sale' de Cole Porter. p.s. Solos de Andy Fusco (alto) e Mintzer ao Barítono (momento raro)!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Chalk Art

Pode ser música, poesia, Chalk Art, não importa; toda forma de arte quando feita com maestria é fascinante. Vejam que incrível o trabalho do inglês Julian Beever ( link abaixo):
Julian Beever Website

domingo, 8 de julho de 2012

Dreams of Sushi

Se você gosta de sushi, esse documentário sobre o mais famoso e renomado chef desta modalidade gastronômica, Jiro Ono, é imperdível! Jiro é proprietário e chef do restaurante Sukiyabashi Jiro - considerado o mais espetacular shokunin sushi do mundo... uma lenda viva. Lindo, comovente, vale a pena conferir, mas atenção: de preferência, esteja próximo a um bom restaurante japonês... pois é de dar água na boca!

sábado, 21 de abril de 2012

I was there...

I was attending Berklee at the time, and I was very fortunate to see Michael jordan, Scott Pipen and the incredible team of Chicago Bulls playing LIVE. Unforgetable...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Songwriters

Há algum tenho venho observando um fenômeno bastante interessante que tem como epicentro a cidade de Nova Iorque (não à toa). Trata-se da proliferação de songwriters mulheres (compositoras de canções) que vêm flertando sobretudo com o Jazz e seus músicos. Se a americana Joni Mitchel foi a grande referência desse 'espécime' nos anos 70 e 80, as atuais protagonistas do movimento vêm dos mais diversos lugares; Europa, America do Sul, Asia, enfim. No Brasil algo parecido vem acontecendo ja há algum tempo, mas por aqui elas estão muito mais ligadas ao pop, para citar uma entre outras tantas diferenças. Alguns dos nomes que figuram nas programações de clubs de Jazz e circuitos instrumentais; Maria Neckam ( Áustria), Claudia Acuña (Santiago), Speranza Spalding (Portland), Becca Stevens (North Carolina), Magos herrera (México), Fleurine (Amsterdam), Rebecca Martin (Rumford, Maine), Chiara Chivello (Italia) (que, embora agora seja mais do 'pop', sempre curtiu jazz, desde a faculdade), Parlato (Los Angeles), ..., a lista vai longe! É sempre bacana ver o pessoal experimentando, abrindo novos horizontes.

Duo

Apresentaçao do grammy de 1976, com introdução do grande Andy Williams, e Duo de Mel Tormé e Ella Fitzgerald, na época em que as categorias instrumentais ainda eram televisionadas... sensacional.



Quo vadis?

07 de Março de 2012 -
Resposta do Deputado Carlos Alberto Milhomem/PSD, quando indagado sobre o porquê do aumento no valor de seus vencimentos: "O deputado que ganha 20.000 reais mensais não consegue chegar nem até o dia 15!".
Já os 1.400 reais mensais pretendidos pelos professores foi considerado muito pelo
governo -"estouraria o orçamento." ..... Quo vadis Brasil??
Em pleno dia de "trabalho", cena rotineira,
Câmara dos deputados vazia.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gil & Miles

Adoro Gilberto Gil.
Mais do que simples admiração, tenho por esse artista uma ligação emocional muito grande. Meus pais ouviam bastante em casa e desde sempre fui fascinado pela forma arrojada como concebia sua música, além da inconfundível performance ao violão e voz. Gil sempre esteve à frente de sua época.
Durante toda a carreira, esse criador inquieto viveu fases tão distintas quanto prolíficas (e continua), mas especialmente o final dos anos 70 e toda a década de 80, para mim foi e continua sendo dos períodos mais especiais.
A trilogia 'Refazenda', 'Refavela' e 'Realce' é incrível, segundo o próprio Gil sua versão mais amadurecida de um compromisso com as vertentes mais importantes de seu embasamento musical, desde a infância até o Gil 'pós-tropicalismo', 'pós-exílio', 'pós-África'.
Outro dia ouvi e achei curioso o Rubão Sabino, grande baixista que o acompanhava na época, comentar que durante a feitura de 'Refazenda' eles andavam ouvindo e curtindo muito a fase mais psicodélica e fusion do Miles (aliás uma fonte maravilhosa essa, que pode ser conferida mais de perto nos dois temas abaixo: "Essa é pra tocar no rádio" e "Black Satin"). Gil também cita Gonzaga, Stevie Wonder, a África e toda uma gama de artistas expressivos vindos de lá, Hendrix, a própria bossa nova, Caymmi, etc, etc.
O fato é que nunca foi homem de preconceitos musicais, tampouco de pudores em relação as suas influências, sejam quais forem - da 'music' à 'muzak', ele reprocessa e sintetiza maravilhosamente a tudo e a todos - assim é Gil.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

sábado, 14 de janeiro de 2012

SESC POMPÉIA - 28 & 29 de Janeiro 2012



Dias 28 e 29 de Janeiro estarei com o Sexteto mais meu amigo Sergio Santos, com muita alegria, no Teatro do Sesc Pompéia em São Paulo - apareçam!
Abs
C.

Nara de volta

"A canção popular pode dar às pessoas algo mais que a distração e o deleite".
Nara Leão era uma artista tão particular quanto visionária. Não por ter subido o morro e gravado Zé Keti, Cartola, não por ter ido à Bahia e trazido o folclore, também percorrido o Brasil e trazido o gênio de João do Vale, e visto de antemão a genialidade de Moacir Santos (gravou Nanã em 64, além de ter o maestro e Lindolfo Gaya assinando todos os arranjos desse primeiro LP). Nara era multimídia - conduziu lindamente o espetáculo "Opinião", explorou o universo infantil, o Teatro, TV, cinema... era uma artista de um faro incrível, extremamente inteligente.
Ao lado disso, como musa da Bossa Nova, representou o movimento em sua esfera total - como cantora delicada e de sutilezas, personalidade tranquila, serena, sofisticada.
Ao lado disso tinha um grande caráter, e todos que conviveram com ela fazem questão de ressaltá-lo. Que artista especial era nara leão!
Li há pouco um artigo que me deixou muito feliz - finalmente Nara está de volta: seu novo site, todo reformulado, traz sua discografia completa - com ficha técnica, letras, fotos, histórias... além de fotos, documentos, curiosidades, uma beleza!
E que muitas e muitas gerações se inspirem e se espelhem nessa cantora e artista única.