quinta-feira, 28 de março de 2013

Festival do Peixe-Rei 2013


Finalmente participamos do famoso e tradicional Festival do Peixe-rei, organizado pelo Tortuga de Joinville/SC. Uma prova muito "temida" por diversos pescadores, por ser uma pesca muito específica e técnica, basicamente capturando o lazarento do peixe-rei!

Tivemos ano passado uma etapa do nosso interno onde apareceram alguns peixes-rei. Acabei pegando uns 50 em 2 horas. Mesmo sendo minha primeira vez, confesso que naquele dia não achei tão, tão complicado pegar esse bicho, mas o tamanho dele era maior do que encontramos. Porém, desta vez, sua fama se mostrou verdadeira.

O peixe-rei é uma espécie extremamente esportiva. Embora seja pequeno, sua força é monstruosa. Quando ele sente que esta preso ao anzol, ele se debate, debate, debate até conseguir fugir, a menos que o pescador tenha os macetes de evitar isso. Portanto, o pescador necessita de uma perícia, uma técnica apurada que só se alcança treinando muito!

Eu nunca tinha ido à Praia do Capri, em São Francisco do Sul, mas as referencia a esta eram sempre as melhores. E não por acaso. Ambiente calmo, tranquilo, rompido apenas pelo barulho das pequenas ondas que lambem a areia da praia.

Para começar a aventura, é preciso atravessar um pequeno "braço de mar" até atingir a praia onde seria feita a pescaria. Na pilotagem do mesmo, Alexandre Carstens levava e buscava o pessoal de um lado pra outro.






Lanchinho do Sr. Altair da Civa...





Mais uma vez um evento da CBPL-NPB se mostra um sucesso quanto ao número de atletas participando. E dessa vez apenas feras, gente de alta capacidade técnica estavam colocando suas linhas na água. Nós, novatos nesse meio, não resistimos à dificuldade da prova, restando-nos, apenas, observar a excelência dos outros e aprender cada vez mais.

A técnica, a agilidade, o domínio sobre o material, a rapidez em tirar o peixe da água, a separação correta do material para a prova (pois tinha 3 trocas de raias) foi algo que serviu e muito como um grande aprendizado para nós 3 do LFCP, que nos aventuramos com a cara e a coragem para evoluir cada vez mais, trazendo estas técnicas para nosso clube.

Pesquei ao lado do Campeão Geral da Prova, meu amigo Rodrigo Fettback. Muitas coisas novas eu aprendi e vou por em prática em breve. Ao meu outro lado um ex-campeão dessa prova. Dionísio Periquito do JCP. Olhava mais um pouco pro lado, via Eduardo Shigetomi do Suzanpesca. Olhava pro outro via Augusto Iwato do CPEVAP. Onde quer que a gente olhava só via feras. Isso foi um diferencial desta prova. Já diz o ditado: "Quer ser um grande? Esteja no meio deles!"





Periquito, grande amigo! Obrigado pelas dicas
Jorge, Ekuni e Helena dos Reis. Simpáticos como sempre.
Casal que se torna a cada momento mais amigo do LFCP. Até os 50 anos do CPAO!
Cansou de apanhar, Paste??
Depois de 4 horas, conseguimos capturar mais ou menos a mesma quantidade: cerca de 55 peixes. O campeão? Rodrigo Fett, com "apenas" 195 peças!! Isso mostra o quanto precisamos evoluir nesse tipo de pescaria de agilidade e técnicas apuradas.

Foi uma surra de relho, mas que eu apanhei feliz, pois essa prova passa a ser um divisor de águas dentro do Linha Fina Clube de Pesca, onde definitivamente, colocamos o clube dentro das principais provas de pesca de praia do Brasil. Aposto que em breve estas técnicas estarão dominadas e passaremos a incomodar muito mais que hoje em dia.

Obrigado aos professores. Obrigado aos amigos!

Para resultado completo, clique aqui.

UPDATE
=======

Olha como ficou a mão do Fett depois da prova, de tanto raspar o anzol no momento da iscada!


segunda-feira, 25 de março de 2013

Torneio Interno LFCP 2013 - Primeira Etapa


E começou o Interno 2013 - LFCP. Serão 7 etapas ao longo do ano onde buscamos cada vez mais melhorar nossa técnica para sermos um time cada vez mais forte nas areias do Brasil todo.

Esta primeira etapa aconteceu ontem, 24/03, em frente ao Hotel Vila Real, na Praia Central em Guaratuba, com início às 08:00 e término ao 12:20 - depois de 1 troca de raia.

Tivemos participação record com 12 atletas: Valdecir, Victor, Bruno Filho, Hemerson, Giba, Maurício, Ekuni, Paste, Bruno Pai, Baixinho, Batista (estreando na "brincadeira") e Dronk.

Porém, no dia anterior a etapa, eu e meu pai fomos reconhecer a Praia, e, para isto, não há nenhuma maneira melhor do que pescando. Às 7:30 saímos de Curitiba, e às 10:30 já com a linha na água.


Preparando o material
Estreando a vara Albatroz High Lander
Uma linda betara!
... e ainda pega na beirinha.
Pampo
Outra boa betara




Às 13:30 encerrou-se a pescaria, e após receber as "coordenadas", passamos pegar o Camarão 7 Barbas já separado. Isca mais fresca, impossível ! Vamos para casa, dar um "trato" na isca.

Porções separadas individualmente para cada pescador.
Já embalado. Perfeito para o dia seguinte!
Então, após um breve descanso, voltamos à ativa, desta vez na Praia de Brejatuba, em frente à churrascaria Smaniotto.

Preparando o material de beira.
Praia deserta! Que maravilha...
Carapicu no primeiro arremesso.
Parati Gato bem na beirinha, cerca de 5 m de arremesso.

Linha Fina Clube de Pesca


Às 18:30, já ao anoitecer, encerra-se o dia de pescaria. Retornamos para casa, tomamos um banho e fomos à casa do sogro do Ekuni, onde Dronk, Bruno Pai e Batista já nos aguardavam. Logo mais Ekuni, Paste e Bruno retornam do Festival do Peixe Rei. Para repor as energias, nada melhor do que um bom jantar. Apreciamos um Macarrão com Frango preparado pelo Bruno Pai e Dronk, estava divino! E as risadas também estavam comendo solto...

Voltamos à casa para poder descansar, pois saberíamos que no dia seguinte a prova seria dureza.

Às 5:45 desperta o alarme, e assim às 6:20 já estamos na beira da Praia.



Nascer do Sol na beira da Praia ... Não tem preço !

A praia estava linda !


Demarcando as Raias.

Aproveitando para analisar o mar.

Material já montado.



Hemerson e Ekuni.





Cuidado com o balde ...

Uma prova muito cansativa, devido ao fato do peixe, em sua maioria bagrinhos, estarem "lá fora". E o resultado foi:


Atleta Peixes Pontos
Peixes
Peso
Total
Pontos
Peso
Maior
Peixe
Pontos
Total
Class.
Etapa


BAIXINHO 16 32 505 6 145 38 8
BATISTA 8 16 370 4 160 20 11
BRUNO FILHO 33 66 945 10 180 76 2
BRUNO PAI 29 58 520 6 85 64 4
DRONK 28 56 415 5 75 61 5
EKUNI 33 66 530 6 90 72 3
GILBERTO 16 32 535 6 210 38 7
HEMERSON 16 32 365 4 55 36 10
MAURÍCIO 5 10 170 2 80 12 12
PASTE 43 86 520 6 60 92 1
VALDECIR 14 28 835 9 225 37 9 Betara
VICTOR 17 34 540 6 105 40 6


E que venham as próximas!