Boas,
Hoje decidi publicar um video do levantamento do ferro de fundear.
Ferro, fateixa, ancora ou o mais correcto no meu caso, o grampolim.
Antes de mais, sei que esta operação pode ser feita de varias maneiras, a que aqui publico é a que mais me agrada de acordo com a minha embarcação, motorização e o proprio grampolim.
As opinioes relativamente a esta operação são muitas, a maioria prende o cabo na proa da embarcação e não utiliza fusivel, mas como referi, tem tudo a ver com a embarcação, motorização e o proprio ferro em si.
Eu como já apanhei um valente susto a levantar o ferro pela proa, começei a levantar o ferro com o cabo preso no cunho da popa.
Um dos factores que devem ter em consideração é o facto de utilizar um fusivel, neste caso uma braçadeira de plastico que prende o cabo à parte de baixo do ferro. Assim aquando o levantamento do mesmo a braçadeira parte o que em grande parte evita que o ferro prenda no fundo.
Mais uma vez quero aqui salientar que esta situação da braçadeira de plastico é uma opção minha, pois o grampolim supostamente não precisa de fusivel, no meu caso uso vara de inox de 12 mm as quais devem torcer no caso de prender no fundo.
O susto que atrás referi foi num dia que fui sozinho, foi com um ferro que tive de deixar no local, possivelmente preso a um cabo dos covos.
Como a minha embarcação apenas tem 25 cv não tive motor suficiente para tirar o mesmo do fundo, mas tambem não utilizava a braçadeira de plastico e o cabo ficava então preso na parte de baixo do ferro.
O cabo prendeu, estava preso na proa da embarcação, o cabo deu um esticão foi ao porta canas da frente e por pouco não me deitou ao mar, ainda me levou o chapeu que tinha na cabeça.
Após perder este ferro tive de fazer outro e para isso tive como referencia um post publicado pelo amigo Ernesto Lima, no seu blog, A minha pesca.
Já utilizo este grampolim há maís de dois anos e até agora ainda não tive qualquer problema.
Fica então o video do levantamento do ferro de fundear.