Blog dedicado ao Sport Lisboa e Benfica em que se pretende que, sem perder o sentido crítico, se mantenha o espírito construtivo.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Rúben Amorim
É muito bom a jogar no meio campo, sobre os flancos ou mais a meio, box-to-box (para mim, seria o suplente natural do Wietsel). É inteligente, tem boa capacidade de passe e de remate.
O que não é, nem devia ser, é a alternativa para defesa direito quando o Maxi não está disponível. Nesse lugar, é banal. Falta-lhe velocidade e sentido de marcação. Insistir nele nesse lugar parece-me estúpido.
Provavelmente é daí que vem a insatisfação que porventura sente. Mais do que jogar pouco, quando joga fá-lo fora do lugar que deveria ser naturalmente seu, e com resultados que certamente não o deixam satisfeito consigo próprio, sem que a culpa seja sua, como é óbvio.
Se Rúben partir, vejo-o partir com pena. Mas se ficar, e espero que fique, será altura de ser utilizado onde efectivamente pode dar à nossa Equipa o melhor de si. Para bem dele e do Benfica.
PS - espero que não insistam em similar erro de casting com o André Almeida - também ele pode ser um bom médio, mas não um defesa direito, acho. Só porque uma insistência semelhante resultou em cheio com o Fábio Coentrão, não tem que resultar necessariamente com todos os jogadores.
Natal Feliz
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Santa paciência
Sinceramente custa-me a perceber tamanho asco por este jogador. Que ele seja o elo mais fraco do onze que habitualmente joga parece-me evidente, mas qual é o problema?
Alguém teria de o ser e isso não é necessariamente mau. Uma equipa de futebol é composta por vários tipos de jogadores com virtudes e características díspares mas que combinadas potenciam os pontos fortes de cada um. Emerson, neste momento, equilibra a equipa, é muito certinho, as baldas que dá não originam golos dos adversários e permite que o jogador que jogue à sua frente tenha mais liberdade ofensiva. É também pelo facto de Emerson ser mais contido que Maxi joga tão adiantado, caso o nosso defesa esquerdo atacasse tanto como Maxi, do ponto de vista defensivo, teríamos muitas mas mesmo muitas dificuldades (isso foi notório na época passada).
Faz-me confusão que se avalie um jogador que é defesa pelo que este pode oferecer em termos atacantes, pondera-se única e exclusivamente a sua técnica e poder de finta sem avaliar o equilíbrio que consegue dar à equipa em termos de posicionamento. É claro e evidente que defendo a contratação de um defesa esquerdo nesta reabertura de mercado, e espero que essa contratação possa acrescentar mais qualidade à equipa, mas isso é verdade para defesa esquerdo como para qualquer outra posição. Se me disserem que vamos comprar um n.º 10 para ser titular de caras eu concordo, se é melhor que Aimar será muito bem-vindo (mas desnecessário, é apenas uma suposição).
Se Emerson se mantiver no resto da época como titular dormirei descansado e estou certo que não será por aí que deixaremos de ser campeões, lembro que fomos campeões com um defesa esquerdo como Dos Santos, bem mais fraco que Emerson, mas com características muito similares.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
O REGRESSO DO «AL CAPONE»
E como de costume lá vem o nome do nosso estádio à baila, com aquela voz que faz lembrar o gorgulho de uma sanita. Aliás as chávenas por onde belzebu bebe o leite, foram compradas nas Caldas da Rainha e ele muito gosta de as saborear com o líquido que lhe escorre pelas goelas abaixo, líquido esse que por vezes o entope, por não conseguir dar vazão à chávena. Os tempos estão a complicar-se. O futuro não é famoso. Vamos aguardar, serenamente, pelo enterro final do corrupto do alterne.
Mas que raio se passa??!!
Primeiro o jogador dá uma entrevista a dizer que se quer ir embora alegando que cá não é tão bem tratado como desejaria (que raio desejaria ele?)
Agora segundo notícias publicadas mal chega à Argentina de férias reúne-se com dirigentes do seu antigo clube para o qual alegadamente quer voltar.
Ou seja, temos um jogador a forçar vergonhosamente por palavras e actos um cenário de empréstimo ao clube de onde saiu, lesando o Benfica deliberadamente quer desportiva quer financeiramente.
Por muito menos, outros foram multados e até alvos de processos disciplinares.
MAs que raio se passa, afinal?
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
O estratega
1ª. Melhorar os direitos televisivos.
2ª. Vender, mais e melhor, os nossos jogadores no período pós campeonato.
3ª. Desinvestimento, redução de custos e tornar a prospecção imbatível.
Com a 1ª. vertente só os incautos não estarão de acordo.
Com a 3ª. vertente concordo perfeitamente com a redução de custos a começar por Soares de Oliveira, no seu vencimento, Miguel Moreira, Miguel Bento e Armando Carneiro, João Gabriel e afins. E por falar em Armando Carneiro, quem o colocou à frente da C. F. C. ? É preciso saber assumir os erros e ser mais coerente.
Quanto ao desinvestimento desportivo e à vinda de jogadores, aconselho-o a tratar do seu métier e a deixar esses assuntos para quem sabe e quem tem capacidade para resolver.
Estou de acordo que haja um corte nas gorduras dos vencimentos de certos senhores porque a crise é para todos e não só para os que mais trabalham e menos falam. Quanto ao organigrama do C.F. C. parece mais uma esquadra da P.S.P. chefe e sub- chefe, ou seja, Oliveira e Carneiro, os marretas do século XXI.
O futsal , segundo Miguel Moreira, não precisa de reforços! Isto é uma pouca vergonha. Um assalariado que não percebe népias de desporto a dar palpites.
Ai ai, Luís Filipe Vieira!
sábado, 17 de dezembro de 2011
Natal Em Grande
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Tampão
Neste momento a equipa parece pêrra, ofensivamente não apresenta a tal nota artística a que nos habituámos no passado, mas é muito mais coesa. O facto de ofensivamente as coisas não parecerem fluir parece-me identificado: os nossos criativos estão numa forma deplorável, Bruno César e Rodrigo estão em quebra e Gaitan parece-me fisicamente debilitado, o que não lhe permite fazer a diferença. Quando estes jogadores subirem de rendimento, estou convicto que também a equipa apresentará melhores performances, resta saber se, no entretanto, surgem alguns resultados/dissabores que ponham em causa a vitória na liga (até à data tal não se verificou em termos de Liga, mas na taça não foi bem assim).
Outra das questões que não tenho gostado e que, na minha opinião, tem prejudicado o rendimento da equipa (nesta fase de menor rendimento dos nossos criativos), prende-se com a utilização de Witsel. O Belga tem funcionado como tampão às ofensivas adversárias mas também é um tampão ao nosso processo ofensivo. Sempre que recebe a bola, invariavelmente tem tendência a optar pela posse e cobertura de bola, não a solta rapidamente (primeiro toque) e não progride com ela acabando por queimar qualquer hipótese de ataque. Esta situação torna-se ainda mais prejudicial quando actua descaído sobre a direita.
Não pondo em causa as qualidades do jogador (acho que é muito bom), penso que a equipa teria muito a ganhar se, em detrimento do Belga, jogasse Rúben Amorim, do ponto de vista defensivo manteríamos um jogador de cobertura mas, em termos ofensivos, friso, nesta fase de menor fulgor dos jogadores mais criativos, ganharíamos velocidade e maior poder de finalização.
Nota curiosa, mas só para alguns: O Benfica este ano teve 3 resultados maus – Gil Vicente; Basileia em casa; Marítimo para a taça – é curioso verificar que em nenhum destes jogos tivemos o Cardozo disponível.
O idiota!
PEDRO MARTINS QUANDO NASCEU QUERIA SER ESCRITOR. QUERIA SER COMO O DIDEROT, QUE ESCREVEU O«IDIOTA». DE TANTO QUERER SER , ASSIM FICOU.
HÁ PALHAÇOS QUE COMENTAM JOGOS DAS MODALIDADES DO BENFICA SEM SABER O QUE DIZEM. SÃO OS CHAMADOS SACRIPANTAS MILITANTES. NÃO SEI SE SÃO SACRIPANTAS POR SEREM PARVOS OU SE SÃO PARVOS POR SEREM SACRIPANTAS.
SE JORGE JESUS TIVESSE JOGADO COM CAPDEVILLA A DEFESA DIREITO NA MADEIRA, PARA A TAÇA, TERIA CAÍDO O CARMO E A TRINDADE. AI MOURINHO, MOURINHO, MAIS VALE CAIR EM GRAÇA DO QUE SER ENGRAÇADO.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Pragmático?...
sábado, 10 de dezembro de 2011
Enzo Perez merece mão pesada!
A ser verdade as declarações do jogador Enzo Perez a uma rádio do seu País desde já vos digo que o Benfica não deve ter contemplações com este jogador. O jogador custou 5.5 milhões assinou por 5 épocas, deverá ter recebido um prémio de assinatura e um aumento substancial do que recebia na Argentina e passados 6 meses vem dizer que quer voltar. Diz o Sr Enzo que: "Em Portugal senti que me faltou o apoio que tinha no Estudiantes, lá respeitavam-me dentro de campo e tratavam-me bem fora dele.» Pois é Enzo, caso não saibas a tua profissão é de jogador de futebol, é dentro de campo que deves demonstrar as tuas qualidades, se estás lesionado desde 23 de Setembro não podes jogar, mas sabes uma coisa, continuas a receber ou será que já te esqueceste disto??
O Benfica não pode fazer grandes investimentos e passados 6 meses os jogadores querem saír, existe um periodo de adaptação de um ano e este como o Éder Luis só passaram 6 meses. Ou vai o Benfica estar continuamente a " comprar " jogadores para posteriormente estarem no seu País de origem a jogar como emprestados ficando o ónus do valor despendido na sua aquisição para o Benfica.
O Benfica devia-lhe comunicar que tem que cumprir contrato e se quiser ir para o País das pampas, apresenta um cheque da transferência + prémio de assinatura + comissões, mas a melhor medida era ficar de castigo, nem que cá ficasse mais 4 anos a ver jogos na bancada a servir de exemplo.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Mixed Feelings...
1º - O Benfica ganhou o que é naturalmente o que a malta quer!
2º - O Benfica ficou em 1º no grupo, 'mandou' o MU para a Liga Europa, e viu os milionários do City seguirem o mesmo caminho!!
3º - O jogo foi extremamente aborrecido!!
4º - O Emerson deve ter desaprendido de jogar...nos primeiros jogos que fez quando chegou ao Benfica, ainda pensei ...estarmos perante um bom lateral esquerdo: agora penso, 'quem conseguiremos contratar em Janeiro...e para ser titular'?
5º - Ainda estou a pensar cá para mim, se peço o reembolso de parte do valor do bilhete de ontem...é que eu paguei para ver 90 minutos de futebol e só vi 7!!
6º - A taxa de bazófia do JJ deve estar maior do que a de alcoolemia do A.J. Jardim!!
7º - Sou um defensor do homem e de todos os jogadores do Benfica, mas acho inadmissível, a atitude 'caguinxas' e sobranceira de todos ontem...exijo mais!!
8º - No sorteio...venha qualquer um...
9º - Agora é ganhar na Madeira e esperar que venham as idiotas férias que o nosso campeonato vai sofrer... acho que até nos vão fazer bem!!
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Não compreendo
Compreendo que está em causa o prestigio do nosso clube, 800 mil euros e o primeiro lugar que nos garantirá o afastamento da maioria dos grandes tubarões da europa para a próxima eliminatória.
O que não compreendo é a gestão que se está a fazer nesta semana importantissima. Artur e Aimar estão amarelados e vão jogar hoje, Maxi está suspenso para hoje e não jogou sexta-feira passada. O Maritimo é a equipa em melhor forma e mais consistente deste campeonato, muito superior a estes romenos, e a melhor equipa disponível do Benfica joga hoje. A melhor equipa disponível também poderá jogar no próximo domingo mas, com 3 dias de descanso, não é a mesma coisa. A Taça já foi, e se antes desse jogo já achava que as mexidas tinham sido demais, também acho que, hoje, este onze não representa a melhor gestão do plantel tendo em conta os desafios mais exigentes/competivivos com o Maritimo, e que eram, à partida, muito mais fulcrais para o nosso futuro desportivo.
Trocava de bom grado uma derrota hoje por duas vitórias contra o Maritimo. Já não é possível e, obviamente, nunca quero que o meu clube perca. Por isso, carrega Benfica!
"vou" com letra pequena...
Menos Jorge, "muita" menos...
Tendo em conta que tenho visto más exibições do Benfica, jogadores em sub-rendimento, empates que podiam ter sido derrotas e vitórias que podiam ter sido empates...
Recuso-me a festejar empates em Old Trafford porque não os considero grandes feitos, muito menos em braga ou dragão porque não acho aceitável "apenas não perder"... isto porque sou do BENFICA e tenho outro grau de exigência.
Gostava que Presidente, Treinador e alguns Jogadores tivessem, pelo menos o mesmo, se calhar assim teríamos tido um início de época brilhante, com a Final do Jamor ainda como 2º objectivo, e quiçá até sonhar com a da Champions com o Barcelona, Jorge pá, menos...
Taxa de basófia a disparar
Gostaria de perceber quem define objectivos no nosso clube, pelo que me dá a entender a Liga dos Campeões é mais importante que a taça de Portugal, percebo a questão monetária subjacente à opção mas discordo totalmente da utopia de sonhar em ganhar a prova milionária e como os Euros do apuramento já estão garantidos sendo o adversário de hoje fraquissimo (muito mais que o Maritimo para além de jogarmos em casa e não no Funchal) julgo que algo não bate certo e os interesses individuais de alguém sobrepuseram-se aos do colectivo.
domingo, 4 de dezembro de 2011
A Grandeza de actos no Futsal Benfiquista !
1ª no Inicio do jogo um alívio de César Paulo atingiu uma pessoa na bancada com a bola inadvertidamente , as pessoas que se encontravam por perto ao verificar que a pessoa se encontrava maltratada chamaram de imediato a ajuda de bombeiros ou de alguém que pudesse prestar assistência, e foi aí que vi que quem foi prestar auxilio à pessoa foi um membro da equipa médica do Benfica. Uma atitude à Benfica que demonstra porque somos diferentes.
2ª À minha frente estava o guarda-redes do Benfica Bebé que não tendo sido escolhido, ficou na Bancada junto dos adeptos. Bateu palmas, apoiou, ajudou como se fosse mais um dos adeptos demonstrando o seu carácter e a sua personalidade, e sem qualquer tiques de vedetismo. Relembro que este foi o guarda-redes Campeão Europeu. Podes ficar no banco ou até na bancada mas é com atitudes destas que se fica no coração dos benfiquistas. Da minha parte o meu muito Obrigado.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Cuidado, muito cuidado
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Há coisas que não mudam
Infelizmente, apesar da mudança de pessoas que foi frequente nos últimos anos no sportém, há coisas que não mudam.
Uma, é que o sportém é dirigido maioritariamente por imbecis, agora como nos últimos anos.
A outra, é que cada vez há menos sportinguismo; o que há é uma das muitas versões do anti-Benfiquismo, esta vestida de verde às riscas, como outras são vestidas de outras cores.
E é pena.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Andebol
Caso contrário, é mais um campeonato que vai borda fora.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
O nosso grande humor
Tinham à sua espera no aeroporto um "multidão"... de algumas dezenas (isso mesmo, dezenas) de adeptos.
Conseguiram perder por 4-0 com a Selecção de Angola (eu sei, jogaram com uma segunda equipa, mas mesmo assimm... e Angola também não apresentou a melhor equipa possível).
Mas a cereja no topo do bolo foi a "grande visita" local. Visitaram, imaginem, um colégio privado de luxo onde estudam essencialmente... os filhos dos expatriados Portugueses em Luanda. Que grande contacto com Angola e com o seu Povo, não é?
Comparemos isto com o que se passa em Angola cada vez que lá vai o Benfica, e enfim, palavras para quê?
Não há dúvida. O sportém é o nosso grande humor.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Nunca lhes chamarei pretos
O Djamal, outro jogador do Braga, que não apelidarei de "preto", mas certamente de filho da puta, porque é um filho da puta independentemente da cor da sua pele, agrediu o Gaitán e confirmou a acusação do filho da puta do Alan, a tal que alega que o Javi Garcia lhes terá chamado "pretos" e não filhos da puta, como seria correcto.
Estes filhos da puta, um simulador, outro agressor, ambos beneficiários da complacência de outros filhos da puta, os árbitros, acusam o Javi Garcia de "fazer mal ao futebol".
A mim, que hoje tomei banho de água quente, de luz acesa e concordo com o nosso guarda-redes quando afirma que, em Braga, acontecem sempre coisas estranhas quando o Benfica lá vai jogar, só me resta uma expressão: Que grandes filhos da puta!
P.S.: Para que fique claro, não faço ideia se as mães dos filhos da puta referidos, o Alan, o Djamal ou os árbitros, se dedicariam à prostituição ou sequer tenho alguma indicação nesse sentido. Em sentido figurado, a expressão "filho da puta" nada tem a ver com as progenitoras.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Curiosidade
O futebol português é uma verdadeira comédia!
Opinião insuspeita
Face a isto, não tenho mais nada a acrescentar.
PS - O lance com o Luisão até foi repetido duas vezes pela Sport TV após ter acontecido e ainda no final do jogo. Só que, de todas as vezes, os "comentadores" de serviço estavam ocupados a "comentar" outra coisa qualquer e nem uma palavra disseram sobre o dito lance, o que obviamente retira bastante impacto às repetições.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Esclarecedor? Espero que não...
Ontem, com excepção do resultado, que serve os objectivos da equipa, tudo o resto foi mau. 90 minutos desesperantes e declarações de Miguel Vitor e Raul José a roçarem o ridículo e a funcionarem como a cereja em cima de um bolo já de si muito indigesto.
Ao intervalo, a dúvida que pairava na minha mente e na de muitos Benfiquistas (penso eu) era – podemos mas não queremos ou queremos e não podemos? – a resposta ainda não é clara mas tende para o pior cenário uma vez que não se trata de um jogo mas sim de um ciclo de jogos que, felizmente, os resultados têm encoberto.
Não sou o mestre da táctica, muito menos um catedrático de futebol, ainda assim permito-me a elencar os pecados efectuados no jogo de ontem:
1º - O Benfica, com sucesso na presente temporada em função dos erros cometidos na época transacta e dada a contratação de um jogador como Witsel, tem abordado os jogos teoricamente mais complicados num 4-2-3-1 (ou um 4-3-3 com variações), onde Aimar, jogando nas costas do ponta de lança, junta-se aos médios (criando supremacia nessa zona do terreno), organizando e municiando uns alas muito dinâmicos. Pensei que o nosso treinador tinha aprendido mas parece-me que não é bem assim. Ontem, ao jeito de Quique Flores, baixamos as linhas e pusemos Aimar a jogar a avançado ao lado de Rodrigo criando um fosso entre o meio campo e o ataque (sem qualquer ligação) com a agravante (também muito usual em Quique) que os alas/extremos pareciam uns matrecos de tão amarrados à posição. Assim é natural que o jogo seja um autêntico bocejo;
2º - Substituições. Inacreditáveis, na forma, timming, nas escolhas. Simplesmente horrível, fiquei com a sensação que se tivéssemos 3 lesões, o Luís Martins, o Gaitan e o Aimar seriam sempre substituídos mantendo-se os lesionados em campo. Se estávamos moribundos, com as opções tomadas desligamos a máquina;
3º - Matic. Dizem que está a melhorar, até é possível, mas defender com os olhos é complicado e, nos golos do Olhanense e Basileia, foi isso que aconteceu. Que saudades de Javi e de Ruben Amorim e, já agora, de Airton.
Ainda assim, se há jogos em que nos é permitido errar em termos de resultado, ontem foi um desses. O resultado não belisca as nossas aspirações na prova, apenas poderá condicionar-nos a abordagem aos próximos jogos, e espero que acorde a equipa para os erros que está a cometer. Para mim, fica a pergunta no ar – Será que foi a má estratégia/táctica que condicionou os jogadores ou terá sido a condição física da equipa que acentuou os erros tácticos/estratégicos cometidos? – Qualquer das respostas não me descansa.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Dúvidas / receios
A vitória no jogo de hoje poderá aliviar esse ciclo pelo que o inverso agudizará a pressão existente. Entre sorteios mais ou menos azarados, constata-se que os nossos derbis são seguidos de jogos bastante complicados (Porto é antecipado pela Académica e Sporting pelo Braga).
Para agravar esta sequência no campeonato, os dois jogos que se seguem são intercalados por duas semanas de selecção (que nunca nos são vantajosas pois perdemos ritmo competitivo e desgastamos alguns dos jogadores mais carregados – Cardozo e Maxi), uma eliminatória de taça incómoda (temos tudo a perder e trata-se de um jogo que nos obriga a cautelas) e uma saída até Old Trafford a poucos dias do jogo frente ao Sporting.
Se ganharmos hoje, garantimos o apuramento o que nos dará margem para irmos a Manchester gerir o jogo (queremos o 1º lugar, claro, mas que isso não condicione os nossos reais objectivos) e encararmos o jogo com o Sporting de forma muito séria, não podemos perder esse jogo assim como o jogo frente ao Braga, sob pena de vermos fugir os “Cipriotas”. Se sairmos incólumes desta sequência, poderemos embalar e assistir de cadeirão às quebras de tensão alheias.
É tempo de cerrar fileiras, concentrarmo-nos nos nossos objectivos de forma inteligente (por vezes, quem tudo quer, tudo perde, temos que saber hierarquizar as nossas prioridades) e adequar o discurso, nada de baboseiras e declarações parvas como infelizmente temos assistido “dançamos muito bem”, “nota artística”, etc…
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
8 anos 8 momentos
É óbvio que este estádio dificilmente chegará ao misticismo do antigo Estádio da Luz mas não deixa de ser um verdadeiro palco infernal e bonito, agora com mais modernidade e conforto para quem o frequenta.
Aqui ficam 8 momentos que vivi neste novo estádio e que me marcaram muito. A ordem é irrelevante e apenas contam, obviamente, os jogos a que assisti em pleno estádio.
1. Benfica - Nacional de Montevideo 2-1 (Outubro 2003)
O primeiro jogo no novo estádio com um bonito espectáculo de cor e luz. Acima de tudo valeu pelo grande simbolismo que teve, o verdadeiro renascer da fénix, neste caso de um clube que estava à beira do abismo, se é que não lá esteve com a gestão do Vale Azevedo. Obrigado Vilarinho e todos aqueles que conseguiram fazer uma obra notável em tempo recorde.
2. Benfica - Beira Mar 1-2 (Novembro 2003)
Primeiro jogo oficial e logo com uma derrota. F…. fiquei! É como um gajo estrear um carrito novo e espatifar logo na primeira saída, dá dó! Os meus amigos TC e Hieronimous que o digam, foi a primeira vez que saí antes de um jogo terminar, completamente lixado e com uma lágrimazita no canto do olho!
3. Benfica - Sporting 1-0 (Maio 2005)
Uma cabeçada completamente limpa e o mote estava dado para mais uma conquista do título nacional. Uma alegria indescritível que já há muito não sentia em pleno estádio do Benfica.
4. Portugal - Inglaterra 2-2, 6-5 após g.p. (Junho 2004)
Desculpem-me aqueles benfiquistas mais fanáticos mas o jogo mais emocionante e espectacular que assisti na minha vida não foi com o Benfica mas sim com a Selecção. Já tinha bilhete para este jogo muito antes de começar o Euro2004 e tenho de agradecer ao Nuno Gomes, sem o golo dele contra a Espanha Portugal não teria passado em primeiro e eu não teria o privilégio de ter assistido a este fantástico jogo!
5. Benfica - Manchester 2-1 (Dezembro 2005)
O regresso do nosso clube a um grande momento europeu, garantindo a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Ganhamos a um "monstro europeu" com uma equipa B e com uma exibição de garra e luxo. O que eu vibrei nesse jogo, muito mais do que o Benfica Liverpool na ronda seguinte!
6. Benfica - Setúbal 8-1 (Agosto 2009)
Depois de um começo titubeante para o campeonato, com o empate em casa contra o Marítimo, apesar do massacre, no jogo seguinte em casa para o campeonato aconteceu uma goleada das antigas. E começava aqui o rolo compressor do Benfica de Jesus!
7. Benfica - Porto 1-0 (Dezembro 2009)
Um jogo de garra e afirmação para o título, com uma equipa desfalcada e com muitos jogadores com poucos minutos nas pernas, jogando sob chuva intensa. Grande noite e até o Luis Filipe foi importantíssimo!
8. Benfica - Everton 5-0 (Outubro 2009)
Mais uma afirmação do rolo compressor do Benfica de Jesus! Que grande jogo, cujo resultado até pecou por escasso. Começava aqui a excelente carreira do Benfica na Liga Europa só travada em Liverpool com um Torres inspirado.
Venha mais momentos como estes e de preferência com títulos pois este estádio e os Benfiquistas merecem.
PS - Por coincidência o nosso presidente faz hoje 8 anos de presidência do nosso clube. Nem sempre estando de acordo com sua actuação, ou com o seu estilo, pelo menos a nível desportivo, não posso deixar de afirmar que é um dos melhores presidentes que já tivemos. Esperemos que consiga acrescentar mais títulos ao seu mandato.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Confuso, estou eu
Ambas as listas têm razões de sobra para merecerem a minha desconfiança, mas ambas integram pessoas que me merecem confiança. ambas têm apoios que me agradam e apoios que me arrepiam.
A primeira conclusão a que chego é que eu, e a maioria de nós, não sabe da missa a metade no que diz respeito a estas questões. Há amizades, cumplicidades e compadrios entre pessoas de diferentes clubes que desconhecemos completamente. Entre associativismo, clubes profissionais, negócios claros e escuros, copos diurnos e nocturnos, tecem-se teias cujos contornos desconhecemos completamente.
Reduzimo-nos portanto a dar uma opinião sem grande conhecimento de causa.
O que temos então que se pode ver à vista desarmada?
1 - Candidatura de Fernando Gomes
Prós - apoio de LFV e do Benfica; inclusão na lista de Humberto Coelho, Hermínio Loureiro
Contras - o homem é um portista assumido e um dos envolvidos nas escutas do apito; arbitragem para Vítor Pereira
2 - Candidatura de Carlos Marta
Prós - O homem é Benfiquista; inclusão na lista de Toni e Fernando Seara
Contras - apoiado por Lourenço Pinto; apoia a lista "independente2 da APAF, que inclui Paulo Costa e Lucílio Baptista.
Ajuda? Não muito. Em ambas as listas Toni e Humberto são apontados como vices para as selecções, ou seja, longe das decisões que interessam - que são a arbitragem e a disciplina/justiça.
Em relação aos Conselhos de Disciplina e Justiça, não sei o suficiente para poder decidir entre uma e outra candidatura. Se alguém puder contribuir para o meu esclarecimento, agradeço.
Já em relação à arbitragem, por mau que Vítor Pereira seja, a lista da APAF parece-me pior.
O meu pessimismo diz-me algo de aterrador - que os corruptos pintistas estão "calçados" e confortáveis com qualquer uma das candidaturas. Espero estar enganado.
Talvez o mais sensato seja dar o benefício da dúvida ao nosso presidente, e aceitar engolir o "sapo" Gomes.
Não sei. Não sei mesmo.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
O burro sou eu?
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Grande passe do Gaitan...
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Vale Pontos!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Prognósticos
Tratando-se de futebol tudo pode acontecer e o segredo para o sucesso passa pela abordagem ao jogo. Julgo que JJ deve encarar esta partida da mesma forma que o fez no embate frente ao Manchester, reconhecer a superioridade ao adversário, ser humilde e sobretudo realista. Mais importante que o resultado final está o impacto deste para o resto da época.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Frases soltas
- “Eu assobio quando não gosto do que determinado jogador está a fazer, vou ver um espectáculo e exijo qualidade”;
- “Não gosto do Cardozo”;
- “Ele não tem atitude, apenas corre nos jogos Europeus”;
- “Prefiro muito mais o Kardec ao Cardozo";
- “Ele marca golos porque está no Benfica, até o Vata marcava golos”;
- “O Vata marcava menos porque a equipa do Benfica era muito fraca”.
Depois desta abandonei a conversa, não há muito mais a dizer ou a ouvir depois de uma coisa destas. A pluralidade de opiniões é salutar, dizem, há dias em que concordo, ontem não foi um desses dias.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Uma breve reflexão sobre a pré-época:
O Porto, como sempre, em grande! A roubar os jogadores top que eram do Benfica e a vender em grande!! Falcão, Moutinho, Hulk (com propostas recusadas de 80 Milhões, etc..)
O Sporting…enfim…estava a comprar uma equipa toda nova…uma equipa não! Um plantel.
No último dia das inscrições, subitamente reparei no seguinte:
O Benfica tem o plantel equilibrado. Ganhou mais dinheiro a vender do que gastou a comprar. Tem mais soluções do que na época passada. Tem o número normal de jogadores no plantel e alguns valores ( a ver vamos) a rodar em clubes onde poderão jogar com regularidade. E pasmem-se!! Não havia notícias de possíveis reforços ou saídas surpresa do clube!!! Tudo calmo….
Lá para os lados do Dragon, o Álvaro Pereira berrava que queria sair mas não o deixavam! O Bendtner vem ou não vem?!?! Precisam de um avançado!! O Vagner Love é caro! O Funes Mori é barato! Bom. O Álvaro ficou triste mas ficou. E com ele o Alex Sandro, um suplente de 10 Milhões de euros que nem na UEFA foi inscrito. E o Emídio Rafael também…tanto defesa esquerdo. Não veio avançado nenhum e inscreveram um júnior. Não faz mal, fica o Walter…que depois não foi inscrito na UEFA!?!? O Fernando que andou a treinar à parte porque ia sair também lá anda…tristonho, agora nem saiu nem joga, para não ser parvo.
E em Alvalade….ui!!!....Um último dia orgásmico!! Quem será o central?!?! Quem será o Ponta de lança!?!?! Nada…. Nem um??? Não. Mas ao menos resolveram aqueles dois problemas que tinham lá na frente de ataque. Pagaram para os levarem, mas ao menos levaram-nos mesmo. O Djaló (o “dois tijolos” para os amigos) mesmo a sair ia lixando tudo, não conseguiu assinar os papéis a tempo e ia sendo devolvido, com o custo dos portes de envio. Lá se foram mais dois…Espera lá!!! Dois portugueses!?!?! Então não era este o clube que na falta de melhores coisas para festejar, apelava ao espírito patriota e contava os jogadores lusitanos como se fossem troféus?!?
Para que fique registado, esta época, o Sporting comprou 16 jogadores (atletas, pessoas, como quiserem chamar) e ZERO portugueses. Dispensou, vendeu (mais ou menos) os seguintes: Abel, Maniche, Pedro Mendes, Postiga, Djaló, Salomão, Caneira, Nuno André Coelho e Saleiro. Ou seja, o que é que interessa ter portugueses só por ter!?!? Ou são bons ou não são bons.
VIVA O BENFICA!!
DSB
Capdevila e César Peixoto
Primeiro, o espanhol Capdevila: apesar das explicações de Jorge Jesus, não concordo com a exclusão do espanhol da lista da Liga dos Campeões. É certo que será possível recorrer a Luís Martins, mas penso que seria preferível ter abdicado de Jardel ou Matic, uma vez que ainda não sei o que pensar de Emerson. O jogo em casa com o Twente fez-me pensar que dificilmente perderia o lugar; o fraco desempenho na Madeira deixou-me as ideias mais enevoadas e muito preocupado. Veremos se não estamos perante mais um caso em que o treinador pretende, isso sim, dar prevalência àqueles que terão sido escolha sua.
Quanto ao português, que nos habituámos a ver a lateral ou médio-esquerdo, mas entende ser um número 10, só deixo uma pergunta: face ao que foi tornado público, o Benfica continua a pagar-lhe o salário?
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Enzo ? É Craque !
terça-feira, 30 de agosto de 2011
E mais um....
Decisivo? Não me parece.
É uma boa estatística? Epá, as estatísticas interessam é na NBA!
Lento? Sim, é lento, por isso é que aparece sozinho às vezes e marca golos, ninguém lhe liga!
É o meu segundo repto aqui no blogue. VENDAM-NO! Sugiro ao gang do assobio que faça uma petição, ou um movimento no facebook de apoio à sua venda. Ainda vão a tempo, o mercado só fecha amanhã.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Heróis
Para muitos, esta será a frase do ano mas, ironia das ironias, concordo com PC. Apesar da banalização da palavra herói, no fundo é preciso ter tiques de coragem acima da média para ser árbitro de futebol em Portugal. Com a crise a intensificar-se e a teia a crescer, o dinheiro tende a ficar curto, logo o acesso a fruta variada, chocolates e demais sobremesas, não chegará em quantidade e qualidade suficientes para saciar tantas bocas e barrigas, pelo que os Srs. árbitros terão que fazer o seu trabalhinho por menos.
Como a tecnologia avança, o acesso a informação espalha-se e chega cada vez mais a um maior número de pessoas, muitas delas já com pouco a perder, cenas como a passada no Colombo entre os dentes de Pedro Proença e um indivíduo nas condições descritas, são mais susceptíveis de ocorrer, ora, receber menos e apanhar mais é de herói.
sábado, 20 de agosto de 2011
Que não sirva de desculpa, mas...
Pese este facto indesmentível que assola há muitos anos o futebol Português, tal não deverá constituir desculpa para os nossos jogos, exibições e resultados. Temos obrigação e condições para fazer face a estas contrariedades, já dizia Pedro Proença "o que não nos derruba torna-nos mais fortes".
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
O primeiro golo de ontem noutra perspectiva
Desculpem-me os leitores, mas isto é apenas um exercício hipotético caso o protagonista deste lance, ontem, fosse o Jara, em vez do Cardozo.
Cardozo já leva 101 golos em 171 jogos oficiais pelo Benfica, o que dá uma média de 0,6 golos por jogo. É fraquissimo... VENDAM-NO!
PS - Este post é dedicado a todos aqueles que percebem de futebol e assobiam o Cardozo em campo. Devem pensar que substituir um Goleador é fácil! Façam outro exercício, vão ao wikipedia ou ao zerozero e comparem a média de golos do Hugo Almeida.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Aprendeu?
De negativo tenho que realçar uma vez mais a pouca visão de Jesus, a substituição de Aimar por Saviola foi horrorosa, estávamos a ser pressionados Aimar já não tinha pernas impunha-se reforço de meio campo com a entrada de Matic ( o que veio a acontecer com nitidas melhorias na equipa, passou a defender mais à frente e a ter bola) no máximo e querendo manter uma postura ofensiva deveria ter entrado Bruno César nunca saviola.
Fica o resultado positivo (deixamos escapar um muito bom resultado) e a certeza de muitas dificuldades para a 2ª mão, mas se JJ tiver aprendido fico mais tranquilo.
Comprar hoje porque amanhã...
Conforme já escrevi aqui, em princípio de Junho tinha muitas expectativas em relação à presente temporada, estado que desceu a pique com o início dos trabalhos e, em especial, dos jogos pelos motivos demais evidentes (a não correcção dos erros por parte do nosso treinador).
A poucas horas de um importante jogo para as competições Europeias, para além dos receios perante a teimosia da nossa equipa técnica, assalta-me o espírito a incompetência revelada pela estrutura que dirige o nosso clube em termos de planificação e constituição do plantel.
Só podemos inscrever 22 jogadores dos 25 actualmente disponíveis, entre os quais estão Fábio Faria e Nuno Coelho que não contam como opção e acabámos de dispensar Carlos Martins, um jogador Português de grande qualidade que assentava que nem uma luva no sistema que JJ deveria usar e que bons resultados demonstrou frente ao Arsenal e Turcos.
Não sou daqueles saudosos de uma equipa cheia de Portugueses. O que me importa é a qualidade dos jogadores independentemente da sua nacionalidade, contudo convém analisar as regras que nos são impostas e planificar as coisas de forma a cumpri-las sem grandes sobressaltos com o intuito de se cumprirem os objectivos traçados para as várias competições em que estamos incluídos. Tal não tem sido feito e, como as coisas nesse âmbito têm tendência a piorar, convém ficar alerta e acordar.
Se, em Portugal, não surgem valores que possam dotar a 1ª equipa de jogadores de qualidade, contrate-se jogadores promissores com 18 anos e inscreva-se os mesmos todos os anos para, aos 22, contarem como formados no clube. Urreta, se tivesse sido inscrito e jogado um jogo na época passada, hoje contaria como formado cá, o que permitiria uma inscrição adicional.
Não me parece difícil fazer uma análise prévia e uma planificação adequada quando lidamos de forma profissional com as coisas mas o que se vem verificando no nosso clube é que, pelas mais diversas razões, encaramos as coisas de forma amadora o que se reflecte necessariamente nos resultados. Depois, como em Portugal os resultados estão inquinados desde o início, passamos a época a lamuriarmo-nos com os roubos e actos de corrupção dos outros sem preparar de forma conveniente o nosso futuro.
Confiança
Acrescentando este contratempo à importância em si mesma da presença na Champions, o jogo de hoje é fundamental para restaurar a nossa confiança. Receio que um mau desempenho hoje traga uma onda de descrença entre os Benfiquistas que tornará a época bem difícil para todos.
Que o Benfica hoje saiba ser Benfica, é o meu desejo, e estou seguro que é o desejo de todos nós!
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
O mote está dado
Ao intervalo o pensamento era único, temos que conseguir ter bola e controlar os ritmos de jogo, para isso Witsel deveria entrar substituindo um de três jogadores - Jara; Saviola ou Gaitan. O que JJ faz? tira Aimar, e deixa em campo um desinspirado Gaitan e o inqualificavel Jara. O resto é o que se sabe, a agonia de mais uma vez começarmos a correr atrás do prejuízo porque o óbvio parece que não é assim tão evidente para a nossa equipa técnica.
Nota: Para os que criticam Cardozo por não correr certamente adoram Jara porque corre e luta muitao, pena é que a bola atrapalhe tanto, mas na lista de dispensas segundo consta parece que se decidirá entre Mora, Rodrigo e Nelson Oliveira e Urreta, este rapazinho por lá continuará a fazer Quilometros para a estatística.
Nota 2: De facto ter muitas opções no plantel é uma vantagem tremenda, dá sempre jeito tê-los no banco ou a aquecer.
Uma Liga desnivelada
Quanto ao Porto, não saindo nenhuma "truta", mantém um plantel de muita qualidade com uma estrutura sempre forte, dentro e fora de campo, e na minha opinião, com dois desequilibradores de um calibre que mais nenhum clube português tem (Hulk e Falcão). Vitor Pereira não é Villas Boas e repetir a época passada será quase um milagre, mas não esquecendo os "empurrões" que aparecem em momentos cirúrgicos, o Porto parte como favorito na conquista deste campeonato.
Relativamente ao Sporting, ainda não tem as mesmas armas que os seus dois rivais mas reforçou-se com critério e fará melhor do que nas duas últimas épocas, certamente. O seu principal reforço foi sem dúvida o Domingos, dará mais equilíbrio táctico e motivação a uma equipa que viveu completamente desorientada nos últimos tempos. Se entrar forte nas primeiras jornadas, pode bem vir a ser aquela equipa "chatinha" que não descola como o Braga de há duas épocas.
Quanto às restantes equipas, pondo o Braga à parte, esta Liga Portuguesa está, por força do desequilíbrio financeiro existente entre os grandes e as restantes equipas, cada vez mais desnivelada em termos competitivos e financeiros. Poucas equipas podem fazer frente aos grandes, jogando contra eles, exceptuando o Braga, Guimarães, Nacional e um sempre aguerrido Paços de Ferreira, pelo menos no seu campo (tristemente, o meu Marítimo está cada vez pior). Infelizmente é o campeonato que temos e acredito que se houvesse mais equilíbrio competitivo e financeiro, sem tantos empréstimos e dependências de outros, o efeito do "Sistema" seria claramente minorado.
Por isso é que é muito importante entrarmos hoje a ganhar, e acabar com a malapata que dura há seis anos, com uma entrada em força.
Já sabemos que quem entra sempre forte nas primeiras jornadas é o "Sistema".
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
O "problema" Capdevila
Não se preocupem, se não houver uma desgraça e se o Capdevila não se lesionar gravemente, fará parte da lista definitiva da Champions!
O "problema" Capdevila é outro, é que é estrangeiro. É que com as novas regras da UEFA qualquer clube tem de apresentar na lista A 4 jogadores formados no clube e 4 jogadores formados no país da Associação respectiva. A lista B não tem limites e pode-se apresentar jogadores com idade inferior a 21 anos que tenham estado no clube dois anos (casos do David Simão e dos juniores inscritos). Se o requisito dos 4 + 4 jogadores referidos não for preenchido, o clube perde o direito a inscrever jogadores estrangeiros nessas respectivas vagas. Como apenas o Miguel Vitor preenche o requisito de ser um jogador formado no clube, ficaram 3 vagas por preencher, o clube apenas inscreveu na lista A 22 jogadores, sendo que nos outros restantes 4 jogadores formados em Portugal o Benfica tem o Eduardo, Ruben Amorim, Fábio Faria e o Carlos Martins. Aqui é que eu torço o nariz à política de contratações do Benfica que tem de reduzir drasticamente a aquisição de jogadores estrangeiros, independentemente da sua idade, valor ou potencial, e direccionar mais atenção para a sua formação e para os jogadores portugueses de qualidade (são poucos mas sempre existiram), sob pena de qualquer dia não poder apresentar uma equipa equilibrada nas competições europeias. Compreende-se, assim, a aquisição de Eduardo ou a troca ventilada de Cardozo por Hugo Almeida. Se bem que neste último caso não trocaria este negócio pela manutenção de um internacional português, falo da possível saída do Carlos Martins que acho um perfeito disparate! E não sei se já perceberam mas com este figurino Fábio Faria terá de se manter sempre nesta lista. O Miguel Vítor se calhar nem estará em condições de fazer a pré-eliminatória mas foi inscrito na mesma pois não há mais opções e é indiferente. Percebem agora o verdadeiro problema?
Aqui têm o link da lista da pré-eliminatória para elucidar melhor.
Visões e posturas
Em Portugal, um dos membros do sistema corrupto Português escreve “o que não nos derruba, torna-nos mais fortes” que é o que efectivamente tem vindo a acontecer, o sistema está mais forte, mais ofensivo e com falta de vergonha tais as evidências da sua actuação e o que choca a branda gente deste cantinho não é a deturpação de resultados evidente e comprovada em escutas não aceites como prova, mas sim a altercação entre dois cidadãos que culmina numa “agressão” em que um dos indivíduos fica com dois dentes partidos, ou seja, é lamentável e condenável (eu concordo) a agressão ora relatada, mas os frequentes roubos protagonizados pelo novo desdentado são situações que acontecem e nada censuráveis...
terça-feira, 9 de agosto de 2011
O que fazer com Cardozo?
Cardozo é, nos últimos largos anos, o jogador titular com produção em campo (golos) que menos consenso gera. Por norma os adeptos ficam eufóricos com dois ou três jogos bem conseguidos de um qualquer jogador, se for avançado e marcar 2/3 golos em jogos consecutivos é elevado à condição de estrela e de significativa mais valia. Cardozo apesar de marcar cerca de 20 golos por época a malta não aprecia porque é lento. O pessoal gosta é do Jara, Marcelo, Pringle, Marcel, Fonseca, Sokota, Kardec e outros tais que por cá andaram/andam que se fartavam/fartam de correr e eram/são muito lutadores. A animosidade crescente pelo nosso ponta-de-lança é no mínimo preocupante, não sendo de admirar que a sua produtividade desça e surjam citações de descontentamento assim como desejos de sair para outros campeonatos/clubes onde lhe reconheçam os seus méritos (golos).
Neste contexto e infelizmente sinto que o melhor caminho é o da venda de Cardozo. Dada a sua idade, ambiente, predisposição do atleta, valorização vs custo de aquisição a venda, por valores nunca inferiores a 12 milhões de Euros, deverá ser a melhor solução sendo o fruto da venda aplicada na aquisição de um jogador de área (com presença física mas com maior capacidade criativa e de mobilidade). Estou, no entanto, convicto que a verificar-se o cenário da sua saída durante os próximos anos vamos sentir saudades. A curto prazo, na próxima sexta-feira, penso que poderemos ter um cheirinho do que significa a ausência de Cardozo.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Hasta la vista, Roberto!
É também um GR com pontos fracos, como sejam as saídas da baliza. E que nos custou alguns dissabores com alguns erros que não vale a pena estar a recordar aqui, de tão amplificados que foram na altura.
Mas foi sobretudo o jogador em Portugal mais atacado por uma nojenta campanha da chamada comunicação social desde o primeiro dia da sua contratação de que eu tenho memória (por acaso, lembro-me que ensaiaram o mesmo com o Butt; só que como ele nunca foi titular, acabaram por acalmar).
Começou por se misturar o que não era misturável - o valor da sua contratação, que é uma questão de mercado, e o seu valor futebolístico. Criou-se a falácia de que por ter custado 8,5 milhões tinha de ser para aí dez vezes melhor que o Quim. Por esse tipo de raciocínio, o Nolito pode ser uma merda, porque custou zero, é isso?
Deppis começaram os ataques com a dissecação ao pormenor de cada erro, jogo a jogo, em todos os jogos. Não há quem resista a uma campanha destas - primeiro o jogador, depois alguns adeptos, e finalmente a própria tranquilidade da equipa - que é realmente o grande objectivo destas campanhas.
Perante este contexto, vendê-lo foi mesmo a melhor opção. Se fosse emprestado, mesmo que fizesse uma grande época noutro clube, se para o ano voltasse iria recomeçar tudo de novo. Não era bom para nós, nem para o Roberto.
Assim, hasta la vista, chico! Até um dia e boa sorte, e espero que apesar de tudo algo de bom te tenha ficado desta passagem ingrata pelo nosso Benfica.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Menos um problema
Quanto à cosmética que poderá estar implícita na sua venda, desde que não esteja subjacente alguma ilegalidade não me interessa. O real prejuízo da sua aquisição foram os frangos que ele deu e os pontos que nos tirou o resto é contabilidade e para o balanço não deverá ser analisado este negócio apenas mas todos os que temos vindo a realizar nos últimos anos.
Hoje vou dormir melhor. Menos um problema para esta e para as próximas épocas, vide exemplo do Balboa; Zoro; Yebda e companhia.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Verdadeiramente Importante
Um clube é uma instituição sem tempo, que deve ser dirigida para a eternidade e não para a época seguinte. A sua história é permanente e quer-se infinita. Olhemos para a realidade económica actual do Mundo Ocidental e facilmente constatamos o quanto importante e decisivo teria sido para o bem de todos nós não termos esquecido essas verdades tão simples e tão absolutas. Como alguém disse um dia, “a Terra nunca é nossa, herdamos dos nossos pais e pedimos emprestada aos nossos filhos”.
Tudo isto para vos falar do verdadeiramente importante mas ignorado na maioria dos fóruns de benfiquistas. Refiro-me à possível negociação dos direitos televisivos por esse valor inacreditável de 40 M€ por época. Em plena crise, conseguir crescer mais 400% numa variável vital, é simplesmente fabuloso. E para quem ainda tenha dúvidas sobre a correcta estratégia delineada é reflectir sobre a decisão da Benfica TV em adquirir a transmissão de 200 jogos de futebol. Para bom entendedor…
Mas em pleno Agosto, a banhos numa praia qualquer, o que preocupa é termos perdido um lateral direito com menos de 20 anos que se anunciava custar 6,5M€ que afinal eram 13M€. Assim vai o futebol em Portugal.
Miguel Leal
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Orgulho e Emoção
E nesses momentos de comunhão Benfiquista esqueço as reservas, o detalhe do que gosto e não gosto, abandono toda a racionalidade e fica apenas e sempre o enorme orgulho e emoção de ser Benfica.
terça-feira, 19 de julho de 2011
O que interessa, a meu ver
A mim interessa-me apenas e só quem o Benfica efectivamente contrata. E este ano fizemos muitas contratações, a maior parte delas com garantias de qualidade. Assim isso se traduza em qualidade da Equipa, que é o mais importante e o mais difícil.
No entanto neste momento preocupa-me que não tenhamos, pelo terceiro ano consecutivo, um suplente para o Maxi, caso se confirme que o Wass vai ser emprestado. Lá teremos mais uma vez um Maxi sem férias a disputar jogos atrás de jogos e a estoirar a dois meses do fim da época. Porque a única alternativa é o Ruben Amorim, que para além de não ser um lateral de raiz, é um jogador atreito a lesões por vezes complicadas. Parece-me um erro, e espero que se corrija.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
E o melhor reforço ontem à noite foi………..
O Luisão! Vi o jogo do Benfica ontem mas a minha atenção estava virada para o Brasil-Paraguai, sobretudo a partir do prolongamento quando era possível o Brasil, apesar do azar que teve, ficar pelo caminho.
Ao contrário da opinião que vejo espalhada pela blogosfera, eu estou preocupado com esta pré-eliminatória da Champions. O Trabonzpor, apesar de ter perdido jogadores importantes, lutou pelo título turco até ao fim e jogar na Turquia não é pera doce. É verdade que somos o Benfica, cabeças de série, vemos a equipa "carburar" melhor, mas é do meio-campo para a frente. Desculpem-me, mas aquela defesa é um pavor, e nem o voluntarismo e a raça do Javi transmitem segurança. Daí que a eliminação do Brasil seja um alívio. O Líder, o Capitão regressará a tempo! Ainda teremos problemas nas faixas, pois nenhum dos possíveis titulares chegarão a tempo, mas jogar primeiro em casa é uma vantagem, pois ir primeiro ao ambiente infernal turco com uma defesa "remendada" seria muito perigoso, mas para isso é necessário ganhar "conforto" na primeira mão. O Benfica e Jesus, principalmente, jogam muito da época no acesso à Champions. Ficar fora seria catastrófico e uma grande "derrapagem" nesta nova época.
Não acredito nos jornais desportivos mas a eventual saída do Capitão seria o maior erro desportivo da era LFV, e já cometeu alguns crassos. Quero lá saber se ele está amuado ou não! Se esteve em épocas anteriores nunca o demonstrou, deu sempre a cara e lutou com muito brio dentro de campo.
Relativamente ao jogo de ontem, aqui ficam umas pequenas notas. Matic começa a convencer-me como número 6, embora tirar o lugar a Javi não será fácil mas será sempre uma boa opção a ter em conta. Witsel não engana, mas para a equipa ter mais equilíbrio tem de jogar a 8. Quanto ao Bruno César, nunca partilhei do entusiasmo que se espalhou logo no início (não esquecer que foi o jogador que iniciou a pré-época com mais ritmo). Tem qualidade e pés mas Nolito é, a curto prazo, melhor opção para jogar no lado esquerdo ou como 2º avançado (a concorrência parece que vai fazer bem a Saviola).
domingo, 17 de julho de 2011
Ia mas já não é preciso
Se isto se concretizar, é apenas a confirmação de que Jesus não sabe e não quer saber o que é o Benfica, quais são os nossos valores - e, por arrasto, teria de concluir que LFV também não.
sábado, 16 de julho de 2011
Notas...
- O Capdevila pode ter 33 anos, mas ainda joga como poucos e parece-me uma óptima contratação, ainda para mais quando também se quer experiência para as competições Europeias (afinal de contas, estamos só a falar do lateral-esquerdo Campeão da Europa e do Mundo)...mas mesmo assim, não seria a "contratação" ideal para aquele lugar...mas era bem jogado!!!
- O Eduardo é um disparate, e por várias razões. Para começar não o axo nada de extraordinário (muito pelo contrário...falam falam falam do Roberto, vão mazé ver os jogos deste menino o ano passado no Génova em Itália...)! Ah...para além do factor dinheiro: era no minimo idiota, não ter ido buscá-lo a Braga e ir agora buscá-lo a Itália, mais caro e com o salário certamente mais elevado!!!
- O Emerson, não conheço...mas para quem falava no Ansaldi (alguns 8 milhões), no A. Sandro (alguns 9 ou 10) e que eram muito bons, este custa 2.5 e joga no Lille...sem desprimor...mas enfim; não me oferece à partida grande garantias! E depois há outra...porque carga de água fomos comprar o Carole?!? Para começar a jogar quando tiver 30 anos??? ah...e por falar em laterais esquerdos, porque carga de água ter um jogador, levá-lo para estágio e não lhe dar um minuto que seja nos jogos até agora? O Shaffer é assim tão mau? Pior que o Fábio Faria ou que o David Simão?!? O JJ embirrou com ele e está ali a hipotecar uma óptima solução para aquele lugar...
- Apetece-me dizer que se a saída do Luisão for mesmo realidade, a coisa começa a ganhar contornos de parvoeira e de desnorte total naquelas cabeças!! Mas a verdade é que tudo o que se sabe vem nos jornais...ainda não se ouviu uma palavra do luisão sobre isto...por isso vou confiar no bom senso das pessoas que 'mandam' no Benfica e no do próprio Jogador!
Notas
2ª Bruno César não é extremo nem nunca será, no meio poderá ser um jogador muito interessante mas ali vai ser queimado.
3ª Nolito poderá encaixar que nem uma luva no esquema habitual de JJ, da forma como pressiona os adversários daquele lado ninguém sai a jogar calmamente. Só ainda não percebi porque tem sido sempre opção na 2ª parte com esquema alternativo.
4ª Witsel não engana, mas que grande jogador. Aquela passada e toque de bola prometem, veremos o resto.
5ª Arranjem-me um Defesa Esquerdo por favor, já não há paciência para ver Fábio Faria a andar por ali.