segunda-feira, junho 30, 2008

Primeiro blogue Suspenso por um Tribunal Português

Conforme se poderá vêr na notícia que adiante vos deixo, a qual transcrevi integralmente do "Expresso Online" a justiça Portuguesa e a blogosfera entraram numa nova era.
Com esta condenação, que conforme se verá, acabou por ter poucos efeitos práticos, pois logo de imediato foi criado um novo blogue supostamente pelos mesmos autores, a blogosfera nacional entra na sua idade adulta.
Antes houve um ou dois casos levados à justiça, nomeadamente o blogue "Do Portugal Profundo" que opôs o seu autor ao Eng.º Sócrates. Aliás, esse blogue foi responsável pelo, até agora, maior pesadelo político de Sócrates, desde que foi eleito, com a tal história da licenciatura. E Sócrates perdeu em tribunal...
Nós por cá vamos andando, felizes e contentes, mas o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal não parece estar "pelos ajustes" e já ameaçou processar alguns blogues mentirosos. Só ainda não disse quais. Como sei que ele conhece o meu, porque já mo disse e, que nessa altura não me acusou de nele mentir (nem o podia fazer, pois isso não acontece) então é de presumir que não estou no Rol (por enquanto), mas vejo com muita expectativa as cenas dos próximos episódios...
Na sua opinião a blogosfera local pode ser denunciada criminalmente? E havia motivos para haver algum blogue encerrado?
Entretanto, deixo-vos com a notícia do "Expresso":

Sentença inédita em Portugal
Tribunal ordena suspensão de blogue
O blogue Póvoa Online foi suspenso por o tribunal ter considerado que difamava os autarcas da Póvoa do Varzim. A decisão é inédita em Portugal. (clique no link no final do texto para ler uma opinião sobre o assunto).
10:08 Segunda-feira, 30 de Jun de 2008

Link permanente:
x
Pela primeira vez em Portugal um blogue foi suspenso na sequência de uma decisão de um tribunal. O blogue Póvoa Online era acusado pelo presidente e vice-presidente da Câmara da Póvoa do Varzim, Macedo Vieira e Aires Pereira, de os difamar.
O Google suspendeu sexta-feira o acesso ao blogue "povoa online"Segundo a edição de hoje do jornal "Público", a Ordem das Varas Cíveis de Lisboa emitida a 13 de Maio determinava que a Google tinha de impedir de imediato o acesso ao blogue, o que só ocorreu na sexta-feira.
A decisão do tribunal foi colocada na Internet no dia seguinte, no novo blogue Póvoa Offline, por Tony Vieira, pseudónimo do autor ou autores do blogue.
O Póvoa Online, que existia desde 2005, considerava que "Actualmente (a Póvoa de Varzim) apenas oferece lixo, areia da praia contaminada e um mar poluído, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal. Vingou a lei do cimento".
O tribunal considerou que "a maior parte do conteúdo do blogue" consistia em "artigos de opinião" e que os autores criticavam Macedo Vieira e Aires Pereira, não apenas como presidente e vice-presidente da Câmara, mas também como "cidadãos, pais, familiares e amigos".
Um novo blogue, "povoa offline", foi entretanto aberto, alegadamente pelos mesmos autores
A sentença considerou também que diversos textos do Póvoa Online não eram feitos como "uma critica construtiva, baseada em factos provados, concretos e objectivos, mas com o objectivo de difundir, junto do público, de forma gratuita, a ideia de que os requerente são corruptos e corruptíveis".
O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, garantiu hoje que pedirá o fecho do novo blogue, Póvoa Offline, se este prosseguir o caminho do seu antecessor - o povoaonline - encerrado na sequência de uma providência cautelar que o autarca intentou.
"Se o novo blogue enveredar pelo caminho do anterior é evidente que também vamos intentar uma providência cautelar para o seu encerramento", assegurou Macedo Vieira, em declarações à agência Lusa.

sexta-feira, junho 27, 2008

R.G.A.

Devem estar recordados do pedido que os eleitos municipais e a comissão política de secção do Seixal fez ao Sr. Presidente da Câmara, para visitar os serviços.
Como não obtivemos, até agora qualquer resposta, decidi protestar desta forma. Outras formas seguir-se-ão.
O artigo foi publicado na edição de hoje do "Jornal do Seixal". Espero que gostem e que comentem.

RGA


Instalada a confusão e o caos, virou-se o presidente para os presentes e disse: faça-se uma RGA. Uma RGA? entreolharam-se todos preocupados e simultaneamente expectantes. Isso não é uma Reunião Geral de Alunos? Ah pois, também é, mas para o efeito é uma “Revolta Geral dos Autarcas”. Deve andar a vêr muitos blogues este presidente, sugeriu o outro, então isso não se assemelha com aquele blogue, que apela à Revolta das laranjas? Não, respondeu o outro, apelar não apela, apenas se chama assim.
Afinal de contas a que se deve toda esta azáfama, perguntava ainda um outro camarada acabado de entrar – as vossas vozes ouviam-se em toda a rua.
Parece que o Presidente está a tentar arranjar uma maneira de impedir o PSD e os autarcas desse partido de visitarem a Câmara. Onde já se viu tal ousadia: isto é solo sagrado comunista, não é um espaço para ser visitado por laranjinhas, afiançava um, daqueles que em todas as reuniões sempre fica mais exaltado.
A sorte é que há sempre alguém a colocar ordem na mesa e a dizer: “afinal de contas que mal é que tem eles virem visitar a Câmara Municipal e os seus serviços? Isso só mostra interesse e preocupação da parte deles. Para além do mais já não chega não os deixarmos sair, nem em imagem, nem com as suas ideias no Boletim Municipal, nem sequer em meia página para todos os partidos e agora até lhes estarmos a limitar os tempos de intervenção na Assembleia Municipal e ainda querem impedi-los de visitar a Câmara? Para além do mais não podemos, pois eles foram correctos, requereram a quem de direito e, têm o pedido garantido pela lei.
Lei? Troçou um outro, e digo-te mais, respondendo-lhe, para que querem eles sair no Boletim Municipal se saem nos jornais locais?
Há coisas que não conseguimos explicar aos outros, há direitos que, por mais que queiramos, os outros não interiorizam, portanto, aquele camarada mais responsável optou pelo silêncio.
Entretanto já o presidente tinha dado ordens para chamar todos os seus camaradas para lhes comunicar que não queria aqueles perigosos subversivos nos Paços do Concelho, onde podiam propagar imensas doenças e ideias esquisitas, pelo que o requerimento apresentado em 05 de Maio, portanto há quase dois meses, apenas obterá resposta se “eles fizerem muito barulho”.
Não há um prazo para responder a um requerimento de um particular? Ou, não devíamos ter mais algum respeito por um partido da oposição e por eleitos numa Assembleia Municipal? Perguntava um outro. Houve uma gargalhada geral.
A decisão estava tomada. Um dia podemos responder-lhes: olhe, eles que visitem os novos Paços do concelho, quando este vier a ser construído”
Nota: este texto é pura ficção, mas visa alertar todos os munícipes para uma realidade: a 18 de Maio o PSD, através do signatário deste texto, enviou um pedido dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, solicitando o seguinte:

“Exmo. Senhor Presidente,
A Comissão política do Partido Social-Democrata do Seixal e os eleitos pelo mesmo partido à Assembleia Municipal do Seixal, vêm informar V. Exa. que pretendem visitar todos os pelouros da câmara Municipal, no sentido de aquilatar o seu funcionamento e as necessidades dos serviços e dos respectivos trabalhadores.
Para o efeito pretende-se reunir com os respectivos Vereadores e, visitar os serviços, de forma a auscultarmos o máximo de opiniões sobre o funcionamento dos serviços.
É nossa pretensão iniciarmos estas visitas pelo Pelouro dos Vereadores do PSD, no caso o pelouro da Protecção civil para o que já obtivemos a prévia anuência dos respectivos vereadores, contudo condicionada à superior aprovação de V. Exa.
Na medida em que pretendemos visitar nesta mesma semana (a partir de 5 de Maio, se possível) os serviços referidos, solicitamos igualmente alguma celeridade para a pretensão ora apresentada.
Quanto aos restantes pelouros, sujeitamos as visitas a prévia articulação com todos os vereadores.
Com os melhores cumprimentos, subscrevo-me atenciosamente,”
Ainda não obtivemos qualquer resposta. Tire o caro leitor as suas conclusões

terça-feira, junho 24, 2008

Fernão Ferro a "Ferro e Fogo"

Caros amigos, estou a aproveitar o post de há duas semanas, cujo interesse se mantém bem vivo de todos vós, para permitir que continuem a dissertar sobre o mesmo e, sobretudo, para que todos tenham possibilidade de ler o que se tem escrito (e já vai em 41 comentários).
Aqui fica então o post, devidamente recauchutado:
O tema tem sido por demais discutido, por isso não há como deixar de abordá-lo:
Como sabem, PS e PSD apresentaram conjuntamente uma Moção de Censura (veja aqui )última Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro.
Como também sabem, seguiu-se um comunicado conjunto emitido pelas duas forças políticas locais (aqui), apoiadas pelos respectivos responsáveis políticos concelhios.
Das duas situações, nada de mais extraordinário se passou, tratando-se de dois partidos da oposição, que, num determinado momento tinham um interesse comum.
Pois, mas nem a população assim pensou, saudando efusivamente esta coligação (que não existe de facto, relembro) e a CDU e o executivo da freguesia , por outro lado, entraram em pânico perante esse cenário e têm tentado por todos os meios descredibilizar esse "movimento".
A(s) pergunta(s) que se impõe(m) é/são: Está, em Fernão Ferro, a oposição preparada para conjuntamente retirar a CDU do poder?
É isso que a população quer?
Como reagirá o PCP/CDU, a uma situação dessas? continuará a tentar "dividir para reinar"?
Ou ver-se-á impotente e não lhe restará outro método do que a calúnia e a chamada "política da terra queimada"?
Meus amigos, Fernão Ferro está a "Ferro e Fogo".
Deixe o seu comentário, sabendo de antemão que para a respectiva publicação terá de o fazer até quinta-feira de manhã e, que, caso queira comentar, mas não publicar no jornal, basta referir esse facto.
Obrigado pela sua participação.

segunda-feira, junho 23, 2008

Parabéns

Apresento os meus mais sinceros parabéns , à Dra. Maria das Mercês Borges, minha grande amiga e ex-Governadora Civil de Setúbal ) pela sua eleição como vogal da Comissão Política Nacional do PSD e ao Eng.º Luís Rodrigues (amigo, companheiro da Secção do Seixal, colega de bancada na Assembleia Municipal e Deputado à Assembleia da República e ainda, convidado neste blogue), que foi nomeado como Secretário-Geral-Adjunto do Partido no XXXI Congresso do PSD,

Ao Dr. Nuno Matias (presidente da CPS/Almada e da CPD Distrital de Setúbal de JSD) e ao companheiro Mendes Dias (um ex-militante do Seixal, actualmente em Sesimbra) apresento igualmente os meus parabéns pela sua eleição para o conselho nacional.

Setúbal fica assim representada, e bem, ao mais alto nível, nas cúpulas do partido.

sexta-feira, junho 20, 2008

P.S. e P.S.D. apresentam Moção de Censura conjunta em Fernão Ferro

Caros amigos, deixo-vos para vosso conhecimento e comentário a moção de Censura conjunta, apresentada por PS e PSD, na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro.
Podem igualmente vêr o comunicado conjunto dos dois partidos (aqui) onde a tomada de posição está igualmente explicada à população.


MOÇÃO DE CENSURA


Apresentada pelo
Partido Socialista e Partido Social-Democrata

O senhor presidente da Junta ao longo do tempo em que tem estado à frente do executivo, nomeadamente ao longo deste mandato, já demonstrou inequivocamente à população a sua dificuldade na aceitação das regras democráticas e o desrespeito pelos eleitos que, na oposição, cumprem com o seu dever e até pela própria Assembleia de Freguesia que, como se sabe, é o órgão que representa o povo da freguesia e que, no cumprimento da Lei, é quem delibera e fiscaliza a acção do executivo.
Desrespeito que também se tem verificado em relação aos eleitores.
Ainda está bem presente na nossa memória um desses exemplos quando aqui mesmo nesta sala, no decorrer da assembleia realizada em 26 de Junho de 2007, ofendeu uma freguesa, chamando-lhe histérica, por esta, precisamente, protestar contra a sua conduta anti-democrática.
Censuramos esta inaceitável postura do senhor presidente da Junta que se julga acima de tudo e de todos e, por vezes até da própria Lei.
Em democracia, mesmo quando discordamos da opinião dos outros devemos respeitar as pessoas e as suas opiniões.
Coisa que o senhor presidente normalmente não faz.
Como se comprova com os exemplos que geraram grande polémica, nomeadamente o da acção judicial que intentou, e perdeu, por no último mandato não aceitar as criticas que dois deputados do PS fizeram num comunicado sobre um derrube de casas clandestinas e o das últimas Festas Populares, no interior do stand do PSD, também por não aceitar as críticas que ali se faziam às lixeiras nas ruas.
Censuramos as mentiras do senhor presidente.
Todos se queixam delas, desde os eleitos aos dirigentes das colectividades até ao simples morador, o que nos leva a crer que o senhor presidente, não olha a meios para alcançar os fins.
1/6



Já aqui nesta assembleia, na sua reunião ordinária de 20 de Dezembro de 2007, se comprovou que o senhor presidente mente descaradamente e, mais recentemente, os dirigentes do Grupo Cultural e Desportivo de Fernão Ferro e da União Desportiva e Recreativa de Fernão Ferro comprovaram o mesmo.
Censuramos a conduta do senhor presidente quando por falta de argumentos não hesita em tecer considerações pessoais, como já fez nesta mesma sala, no último mandato, ao actual presidente desta Assembleia, e a outros eleitos, em pleno palco das Festas Populares. O que, por ser indigno, é inadmissível.
E pela forma recorrente com que o faz, já neste mandato, na reunião ordinária de 21 de Abril de 2006, foi alvo de uma chamada de atenção através da apresentação de uma Moção de Repúdio.
Censuramos o senhor presidente da Junta porque não respeita sequer as deliberações da Assembleia.
E ao não fazê-lo atenta contra a dignidade deste órgão institucional e contra as leis que o regulam.
Já há seis meses que uma deliberação desta assembleia está por cumprir.
E não há nenhuma razão para tal, pois aquela deliberação é para o bom funcionamento da Assembleia e tem custos irrisórios que não vão além dos 150 euros, nada comparáveis com os milhares de euros que a Junta gasta em propaganda, muita dela enganosa mas toda ela paga com o dinheiro dos nossos impostos.
Há ainda outras deliberações que são cumpridas na forma tentada de lhe retirar a eficácia do seu propósito, nomeadamente o envio das minutas de deliberações já que as actas das reuniões do executivo nunca foram sequer enviadas aos membros da Assembleia.
Censuramos a sua má gestão do dinheiro dos nossos impostos.
Quem é que pode aceitar que a junta ande a gastar o dinheiro do erário público para fazer publicidade na Festa do Avante, que é uma festa do partido que governa a Junta, com o intuito de contribuir para o seu financiamento?
Que benefícios colhe a freguesia com essa publicidade?
E vai a Junta fazer publicidade a quê ou a quem e com que finalidade para além daquela já referida?
2/6


Como também ninguém de bom senso compreende que a Junta desperdice dinheiro em viagens de turismo à Madeira e aos Açores quando a freguesia está carenciada de tanta coisa.
O senhor presidente queixa-se muito da falta de dinheiro e até já chegou a referir nos Planos de Actividades que a Junta estava a beira da rotura financeira e que a Lei das Finanças Locais podia deixar ficar a freguesia numa situação insustentável.
Todavia, agora até sobra dinheiro para ser desperdiçado na propaganda e no turismo sem que alguém entenda que benefícios possam trazer à Freguesia.
E sobra porque descartou-se da gestão do Posto dos CTT que foi buscar em 2001 para fazer deste uma bandeira eleitoral.
Está agora comprovada a gestão ruinosa da CDU que a oposição tantas vezes aqui nesta Assembleia criticou.
E esta gestão ruinosa não teve só custos financeiros na ordem dos trinta mil euros de prejuízos anuais.
Trouxe, também, graves prejuízos para a população da freguesia.
Se em 2001, em vez de a Junta chamar a si a gestão do Posto dos Correios exigisse aos CTT que instalasse na freguesia o Posto que por direito próprio esta já merecia hoje a população não teria o problema que tem e que tão depressa não será resolvido pois, como se sabe, no próximo ano, por imposição de uma directiva da Comunidade Europeia, vai-se proceder à liberalização dos correios.
Naturalmente, que perante este cenário nenhum gestor dos CTT iria agora ceder à pressão que a população, representada por esta Assembleia, tem feito para que a freguesia venha a ter não um simples posto mas sim uma Estação de Correios porque esta já se justifica plenamente.
Censuramos o senhor presidente por na altura do abaixo-assinado que a Assembleia deliberou pôr em circulação para recolher as assinaturas para se exigir aos CTT esta Estação de Correios, ter demonstrado mais uma vez como não respeita as regras democráticas.
Não só se antecipou, com o objectivo de colher novamente dividendos políticos, na missão que o Grupo de Trabalho constituído pela mesa da Assembleia, pelos líderes das bancadas, pelo membro independente e pelo Executivo da Junta, tinha deliberado como se sobrepôs também ao senhor presidente da Assembleia ignorando-o pura e simplesmente pela omissão da sua imagem nas fotos que enviou ao Comércio do Seixal para ilustrar a notícia da entrega do abaixo-assinado ao senhor presidente da Assembleia da República.
3/6


E não foi a primeira vez que o fez.
Já na celebração do 14ºaniversário da freguesia, efectuada na União Desportiva e Recreativa de Fernão Ferro, o senhor presidente da Junta ignorou completamente a figura do presidente desta Assembleia, quando ele é o mais elevado representante da Freguesia de Fernão Ferro.
Facto que, mereceu depois a apresentação de um protesto na Assembleia ordinária realizada em 26 de Junho de 2007.
Censuramos a má vontade e muito mais do que isso que o senhor presidente da Junta tem mostrado na sua relação com os Grupos de Trabalho da Assembleia.
Na sua última reunião ordinária realizada em 23 de Abril, esta assembleia aprovou uma proposta para se prosseguir o contacto estreito com a população depois de o Grupo de Trabalho já ter concluído numa 1ª fase a ronda pelas associações de moradores e proprietários da freguesia e numa 2ª fase a ronda pelas suas colectividades.
Aprovada a proposta para se realizarem Encontros com a população para que esta pudesse apresentar as suas reivindicações e os eleitos pudessem prestar contas da sua acção no decorrer deste mandato, o Grupo de Trabalho marcou a realização dos primeiros dois encontros para os salões do Grupo Desportivo e Cultural de Fernão Ferro e dos Amigos do Pinhal do General.
Se o primeiro encontro decorreu dentro do maior civismo, o segundo foi alvo de ignóbil boicote.
E já ninguém tem dúvidas acerca de quem esteve por trás deste boicote.
Boicote que foi feito, através dos métodos mais baixos que se possam imaginar e que deram origem a insultos vergonhosos e inadmissíveis, e cenas de pancadaria que só se podem imaginar em freguesias do terceiro mundo.
Cenas que revelam o défice democrático que ainda existe no nosso concelho, 34 anos depois da restauração da democracia e que obrigaram os eleitos do PSD a retirarem-se da sala por não haver condições para se realizar um diálogo sereno e democrático com a população.
Censuramos este comportamento do senhor presidente, pois ao contrário do que seria de esperar de um presidente de Junta, em vez de apaziguar os ânimos atiçou-os ainda mais mentindo descaradamente e ofendendo os líderes do PSD e do PS.
E fê-lo em desespero, com o objectivo claro de evitar o diálogo democrático entre as forças da oposição e a população e poder colher dividendos políticos.
4/6


As cenas de violência física que depois se desencadearam devem-se a esta sua conduta desesperada, irresponsável, inaceitável e inqualificável.
Só a serenidade dos membros da mesa e o bom senso de muitos presentes evitaram que este Encontro com a população tivesse um desfecho mais dramático.
Censuramos o senhor presidente por ter mentido descaradamente à população quando disse que o Encontro era ilegal.
Como podia aquele Encontro ser ilegal se a proposta para a sua realização foi aprovada na reunião ordinária da Assembleia realizada no passado dia 23 de Abril?
Posteriormente voltou a mentir na Assembleia Municipal quando afirmou que “nunca disse aos presentes para irem para os Redondos assistirem aos fados”.
Claro que disse e todos ouviram o que disse porque o disse ao microfone.
Ao mentir como mentiu ofendeu não só os membros da Assembleia que estavam presentes, como os restantes que votaram favoravelmente aquela proposta e também a própria Assembleia que é o órgão representativo do povo da freguesia.
Será este o comportamento cívico que se pode esperar de um presidente de uma freguesia que ainda por cima quer a todos convencer que é moderna?
Com que autoridade moral pode agora o senhor presidente condenar os desacatos que todos os anos ocorrem entre gangs de jovens no decorrer das Festas Populares da freguesia e que ainda no último ano por causa deles teve vontade de abandonar a Junta, conforme disse a várias pessoas?
Não senhor presidente, dê o exemplo, porque este seu comportamento é inadmissível numa sociedade civilizada e democrática e por isso não o podemos tolerar.
E para que esta freguesia não venha a tornar-se numa selva mas possa vir a ser efectivamente a freguesia moderna e civilizada que todos nós queremos, temos hoje, aqui, civilizadamente, que o censurar por este e por todos os comportamentos aqui referidos que tem assumido, muito particularmente, ao longo deste mandato.
É nosso dever dizer-lhe peremptoriamente, hoje, aqui e agora, que não trabalhe para a divisão da freguesia, concentre-se antes na sua união e na harmonia social que nela deve existir.
Não divida a população entre bons e maus.

5/6




Contribua antes para que possamos todos contribuir eficazmente para que esta freguesia seja realmente a freguesia moderna que o senhor diz que é mas que todos nós sabemos que ainda está muito longe de ser, até pelos exemplos que agora deu.
Os eleitos que constituem o Grupo de Trabalho vivem todos há muitos anos na freguesia e todos eles querem o melhor para a freguesia, e como tal exigem que sejam respeitados.
Como seres inteligentes, livres e democráticos que somos temos direito à diferença de opinião, porque somos todos iguais mas todos diferentes.
Para que possa haver cooperação tem que haver primeiro respeito pelas pessoas e é isso que nem sempre se vê.
O senhor presidente teve nesta Assembleia condições excepcionais, únicas até esta data e talvez tão depressa não se repitam, para se poder fazer mais e melhor e avançar mais rapidamente no progresso da freguesia.
Desperdiçou este capital que temos aqui reunido, devido ao bom senso das pessoas que, ao contrário dos eleitos da CDU, sempre colocaram os interesses da freguesia e da sua população à frente de quaisquer outros.
E isto nós lamentamos profundamente pois o senhor presidente até tentou dividir o Grupo de Trabalho quando devia apoiá-lo.
O senhor presidente deu uma má imagem do seu próprio estatuto e da freguesia que preside ao mentir à população e ao não respeitar os membros desta Assembleia e o próprio povo que ela representa.
Por conseguinte, a Junta merece aqui ser censurada por esta Assembleia, que exige um pedido de desculpas para não termos que tomar as medidas que acharmos necessárias para a defesa da nossa honra e da dignidade desta Assembleia.

Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, 17 de Junho de 2008.

PS___________________________PSD ______________________________
Fernando Reis (Líderes das Bancadas) José Penha

segunda-feira, junho 16, 2008

Comente para o "Comércio do Seixal e Sesimbra" - A "Revolta das Laranjas" apoia os "Viriatos"

Caros amigos, leitores deste blogue e do jornal "Comércio do Seixal e de Sesimbra".
Começarei por fazer um balanço extremamente positivo desta iniciativa, que tem merecido excelente adesão e, melhor, muita repercussão política. É já uma aposta ganha e, você, tem contribuído para isso.
Esta semana, por razões de agenda (falta de tempo), manterei o texto que aqui está, que, de uma forma geral aborda todos os assuntos que podem comentar, apenas acrescentando a situação ocorrida entre o grupo flamingo e a Câmara Municipal, cujo comunicado e descrição da situação poderão ser vistos aqui http://rumoabombordo.blogspot.com/2008/06/comunicado-do-grupo-flamingo.html no meu colega de blogue, Vereador Samuel Cruz, onde também poderá comentar e ler a sua versão "mais rosa" sobra a nossa sociedade, relativamente a este e a outros assuntos.
Gostaria que eleitos ou populares de Fernão Ferro se pronunciassem sobre a vergonha que foi a Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, tema a que certamente voltarei esta semana.
Chamo-vos a atenção para tentarem comentar devidamente identificados, pois a direcção do jornal tentará não publicar os comentários anónimos.
Desde já agradeço a vossa participação.







Sim, estive ausente cerca de uma semana, deixando pessoa amiga a gerir este blogue, a quem agradeço, e agora de volta, antes de entrar no mundo a sério da politiquice local, depois de me aperceber que na minha ausência faltou a gasolina, a carne e outros produtos, morreu um homem (mais uma vida a lamentar) e o País parou, literalmente parou (Tema Nacional);
Ao me aperceber que localmente continua a discutir-se, e bem, a ditadura da maioria, ou a maioria ditadora (hoje mesmo os eleitos do PS e do PSD recusaram-se a participar na Assembleia de Freguesia do Seixal, por alegarem erros formais na convocatória - ao que dizem foram convocados por telefone na sexta-feira), ao me aperceber de tudo isto apeteceu-me, sei lá, pelo menos fugir mais uma semana, mas como o mundo do trabalho me chama, e o outro também, faço um meio trato com todos vocês:
Aceito comentários sobre o que quiserem falar, sobre esta maioria (propositadamente não digo qual) que está quase a cair de madura, tantos e tantos os erros que vai efectuando, aceito comentários sobre o Não Irlandês ao Tratado de Lisboa (e o Eng.º Sócrates da assumiu esse Não como uma derrota pessoal), aceito comentários sobre o que se vai passar no congresso do PSD no próximo fim-de-semana, sobre a decisão da UEFA manter o Porto na Euroliga, sobre Isaltino ter sido pronunciado no seu processo crime e ir mesmo responder em Tribunal sobre os crimes de que vem acusado, mas sobretudo aceito comentários sobre a selecção.
Mais, deixo-vos com uma foto onde pessoalmente pude expressar ao capitão da nossa selecção os meus votos de boa sorte para esta caminhada até à final.
Podem fazer o mesmo. O meu compromisso é o de sempre: arranjarei maneira de lhes fazer chegar.
Da forma como eles levam bem longe o nome de Portugal, não acham que merecem um voto de boa sorte?
Nota: Quando este jornal for distribuído já teremos o resultado do jogo com a Alemanha. Vamos acreditar! Este País precisa de uma alegria que contraponha todo o cenário político e económico em que vivemos.

quarta-feira, junho 11, 2008

ESTRELAS

O ano de 2008, no que às stars diz respeito, está indelevelmente marcado por duas figuras: Cristiano Ronaldo e Barack Obama.
Estamos a falar de dois fenómenos de popularidade, à escala global, que não tendo relação entre si, apenas se dá a coincidência de serem as duas figuras mundiais mais procuradas nos motores de busca no ano de 2008, á frente da palavra mais vezes líder de procura (sexo) e ultrapassando mesmo verdadeiros ícones do mediatismo como David Beckam, Kate Mos e outros.
Ambos são jovens para as suas respectivas profissões, perfeccionistas, têm um forte carisma e sobretudo vendem a imagem como ninguém.
O fenómeno Barack Obama é mesmo um fenómeno que se está a tornar no maior “case study” no mundo inteiro, tal a carreira fulgurante que está a fazer ultrapassando todas as adversidades que se lhe deparam, sendo hoje um misto de Martin Luther King e Kennedy. O único problema de reencarnar estes dois autênticos mitos mundiais é que foram ambos assassinados. Um dado a reter e que está a deixar muito preocupados certos círculos Norte-Americanos.
A sua ultrapassagem à Senadora Clinton, tem tanto mais de extraordinário, quanto todos nós sabemos que esta partiu para a corrida à casa branca como a candidata institucional, que recolhia apoios, fundos financeiros invejáveis e uma estrutura montada há anos para celebrar a eleição. Digamos que partiu na “pole position” entanto que Barack Obama era apenas uma figura interessante, rodeada de uma auréola ou misticismo simpático, com a particularidade de ser afro-americano, mas claramente em quarto ou quinto lugar nessa grelha de partida. Aliás o grande rival da Senadora Clinton era o Giuliani, que depois de uma estratégia desastrosa, em que apenas iniciou a candidatura muito mais tarde, nesse momento percebeu que já havia um candidato muito mais forte e fez falsa partida. Barack Obama será certamente a mais refrescante notícia que o mundo ocidental terá nesta nova década.

C. Ronaldo é já, de muito longe, o desportista mais perfeito que existe. Pratica o desporto mais popular à escala mundial, é obstinado no treino. É hiper-talentoso. È rápido a pensar o futebol e com a bola nos pés. Forte fisicamente. No futebol é perfeito. Os portugueses foram-se rendendo. O mundo já se rendeu. É português. Que enorme orgulho!!!
Duas notas finais para dizer que outros dois portugueses também nos enchem de orgulho: José Mourinho, considerado o melhor treinador do mundo, tem o desafio à sua altura, como treinador mais bem pago do mundo.
Durão Barroso, tem feito um mandato tão positivo que pode escolher: ser o primeiro presidente da União europeia ou renovar o mandato. É obra e enche-nos de orgulho.
Nota: escrito no dia 4 de Junho, antes dos jogos do Europeu e da previsível renúncia da Senadora Clinton.

Bons comentários. Tenha presente que só serão publicados no Jornal “comércio do Seixal e Sesimbra”, os efectuados até quinta-feira de manhã.

sábado, junho 07, 2008

Crónica semanal do "Sem Mais Jorna"

Publicada este sábado no SEM MAIS-JORNAL
PAINEL PARLAMENTO
Deputado Luis Rodrigues
(PSD)

REFORÇO DE MEIOS HUMANOS E AÉREOS NO COMBATE AOS FOGOS


Pergunta da Semana: Com o reforço de meios humanos e aéreos anunciados pelo governo para a época de fogos , caso de uma brigada heli-transportada, além de 25 Grupos de Primeira Intervenção, existentes no conjunto do distrito, considera estar a região melhor preparada para este combate?

A.R., 5 de Junho de 2008
Resposta:
O reforço de meios no combate aos fogos é sempre bem vindo, principalmente em Setúbal, distrito com uma grande área florestal, quer na Península de Setúbal, quer no Litoral Alentejano.
O sul do distrito é o território que apresenta mais fragilidades no que respeita aos meios disponíveis sendo, por isso, a área privilegiada na alocação desses mesmos reforços.
No entanto, a disponibilidade das corporações de bombeiros para o combate ao fogo, bem como para responder às outras áreas de intervenção, nomeadamente na saúde, começa a estar em risco, pois a situação económica está a agravar-se de uma forma exponencial.
Este problema dos bombeiros não é exclusivo de Setúbal, antes estendendo-se a todo o País.
Exige-se uma articulação muito estreita entre o Governo, as autarquias locais e os bombeiros para que seja encontrada uma solução para este problema.

Dando "o Litro"

Na vida, os obstáculos aparecem-nos quando menos esperamos; Só temos mesmo que os ultrapassar. Contornando-os, umas vezes, removendo-as outras, deixando que alguns nos atrasem, mas nunca desistirmos por eles aparecerem e pensarmos que são inultrapassáveis.
Inultrapassável apenas a morte!
Bom fim-de-semana
Publicada na Revista "O praticante" no mês de Maio:


"A primeira curva era acentuada, inclinada para a direita, mas acentuada. Há pessoas ligeiramente inconscientes, estado ou qualidade em que eu às vezes me incluo, que apesar de ver e estar perante mim a serra e, de saber que se está na parte debaixo da mesma, sei que só há uma possibilidade: subir.
Porém, na vida às vezes é melhor pensarmos numa curva de cada vez e, foi o que aconteceu. À primeira curva sucedeu a segunda, à segunda a terceira e o terreno continuava cada vez mais inclinado.
Cansado, já? Pois, é melhor nem pensar nisso, porque certamente ainda só estão realizados 500 metros. Pergunta “inocente”, ao colega, amigo e naquele momento “irmão” de jornada (apesar de saber sobejamente a resposta), “quantos quilómetros são esta prova?”. “Queres em metros ou em quilómetros? É que se queres em metros são 17.000, se queres em quilómetros, são apenas 17”. Apesar da resposta ser a brincar o meu humor ficou radicalmente alterado. Pior do que ter percebido que ainda faltavam 16.500 metros, e de eu já estar com os “bofes de fora”, muito pior foi ver que ainda havia toda uma serra para subir.
O que fazer? Desistir? Nunca! É palavra que não cabe no meu vocabulário. Mas 16.500 KM quase sempre a subir? Só de olhar fiquei mais cansado. Preferi distrair-me. Que tal pensar em futebol, política, na natureza ou até na linda atleta que me acabava de ultrapassar. Mau..! Ultrapassou ela, mais uma senhora que corre todas as provas e tem bem mais de 50 anos, assim como outro e outro e ainda outro.
“Mau, Maria”, estava na hora de puxar do brio, deixar-me de lamechices e ir à “guerra”. Assim foi, cerrando os dentes, conversando com o amigo, ouvindo música baixinho no MP3 e apreciando a paisagem de repente estava no cimo da serra. Havia era um problema. Só tinha passado meia prova. Nem isso, 7 Km. Bem, “ainda haverá alguma subida, ou agora é sempre a descer?”, perguntei a um, outro e outro, até que um atleta, daqueles “batidos” nestas provas, me respondeu: “há só mais uma subida, mas muito difícil”. Animado por só haver mais uma subida, mas preocupado com o seu grau de dificuldade lá a vislumbrei. Afinal não era tão difícil assim. Acelerei até, com a moral no topo. Passou a subida e descontraí. Agora é sempre a descer e, a descer todos os santos ajudam, não é? Pois bem, eis senão quando se nos depara a tal subida. Nem sei o que pensei. Afinal a outra não era considerada sequer uma subida, pelo tal atleta “batido”. E agora? O que fazer? Cerrar os dentes, ir buscar forças à alma e continuar devagarinho.
Oops, custou mas foi. Com uma pequena paragem, lá fizemos a subida e, depois meus amigos, a moral já corre por nós. É só deixar o corpo ir e correr atrás dele.
E, de repente..a meta à vista!!!
Há alguma sensação melhor para um desportista? Certamente que não. Para trás ficaram, metro após metro, litros de suor, “quilos” de dor, de abnegação, de sacrifício, de vontade e, eis que a vemos, ali, ao virar da esquina.
Já com o saquinho que a organização ofereceu, a t-shirt nova mudada (a outra estava encharcada) e reencontradas as nossas amigas que tinham feito a prova de 5 Kms aproveitámos para visualizar o magnífico cenário que se nos deparava, com a satisfação própria que o cronómetro nos mostrava: 1h28 minutos por 17 Km numa prova a subir, feito por um brincalhão como eu que só tinha antes feito uma prova de 10 Km em terreno plano? Tempo fantástico, ambiente óptimo, experiência a repetir, numa prova que aqui compartilho com vocês. Chama-se “Grande Prémio do Fim da Europa” e a Serra que referi é a de Sintra. Com esta informação acredito que os amigos leitores até fiquem cansados, não é? Só de imaginar..."

terça-feira, junho 03, 2008

"Ditadura da Maioria ou Maioria Ditadora?" - temas da Semana

Esta semana no jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra" e nos blogues "Rumo a Bombordo" (http://rumoabombordo.blogspot.com/) do Vereador Samuel Cruz e neste mesmo blogue, o tema nacional da semana é a vitória da Dra. Manuela Ferreira Leite e as suas consequências para o partido, para o PS e para o País.
o que vai mudar?



Já no que concerne ao tema local, para melhor o comentarem, farei uma abordagem mais extensa do que é habitual: Como sabem, decorreu ontem mais uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. A bancada da CDU e a Presidência da Mesa da A.M., ou por estarem nervosos, ou descontrolados, ou simplesmente para nos fazerem ver quem manda (mas assim não conseguem) , resolveram continuar (começaram na última) a demonstrar "tiques de autoritarismo" inadmissíveis em democracia.
A história conta-se em duas penadas:
  • Como sabem, há um Período Antes da Ordem do Dia (P.A.O.D.) nas Assembleia, onde se discutem moções, declarações políticas, etc, e onde a lei e o regimento refere que tem a duração de 60 minutos, podendo ser prorrogado e os tempos de intervenção de cada Grupo Municipal (partido) é rateado em função do n.º de eleitos;
  • Sendo prorrogado esse período (como aconteceu na última, ontem e sempre, tal qual quanto me recorde) reinicia-se a contagem de 60 minutos e também o tempo de intervenção de cada grupo;
  • Conforme se recordam, na última A.M. o Grupo Municipal do P.S.D. abandonou a sessão, por ter esgotado o tempo e nem sequer terem permitido a votação das moções apresentadas, situação que originou tomadas de posição do PSD e PS Seixal e da própria A.M., todos publicados em posts anteriores;
  • Ora ontem, depois da prorrogação do PAOD e das diversas inscrições, tendo havido 3 delas avulsas, o PSD, através da minha pessoa, entendeu solicitar uma intervenção, para proceder ao contraditório;
  • Inicialmente fomos impedidos com o argumento que o tempo de uma hora estava esgotado;
  • Argumento INCRÍVEL se tivermos em conta o facto de nós não termos falado nesse período, logo, dispúnhamos necessariamente dos nossos 9:15; Claro que alegámos isso mesmo, mas foi-nos dito pelo Sr. Presidente da Mesa em exercício que o tempo estava esgotado e não havia nada a fazer;
  • Tentámos explicar que se o tempo estava esgotado era porque algum outro Grupo Municipal tinha excedido o seu tempo limite, porque se nós não falámos, alguém, que não nós o usurpou e, assim, pelos menos aqueles 9 minutos seriam nossos;
  • Argumentámos que com essa atitude estar-se-ia a BENEFICIAR CLARAMENTE O INFRACTOR;
  • Argumento n.º 2 da Mesa: Não nos inscrevemos a tempo. O que até seria verdade se a Mesa tivesse cumprido o Regulamento e tivesse PREVIAMENTE explicado à Assembleia que tipo regulamentar de intervenções estariam a ser discutidas, naturalmente nós teríamos procedido à inscrição no momento correcto;
  • Ao não o fazer, ou ao não obrigar a proceder dessa forma, o Sr. presidente da Mesa violou assim o preceito no n.º 2, do art.º 19.º do regimento Municipal que obriga às inscrições para o PAOD a serem feitas por escrito, abrindo-se de seguida o período de discussão das mesmas, à excepção das declarações políticas. Ora,se nós não sabíamos se era uma declaração política, ou não, como me poderia ter inscrito antes de ouvir a intervenção? Parece-me tão claro, que nem me esforço mais para explicar...
  • Claro que o argumento foi recusado e nós não falámos.
  • Por fim, a ideia é: Na última A.M. quando esgotámos o nosso tempo, nem votar a nossa Moção pudemos e nesta sessão, para se ter esgotada a hora, sem nós termos falado, foi porque algum partido esgotou o seu tempo. Quem saiu prejudicado novamente? foi esse partido? Nop. Foi novamente o PSD.
  • O fim da história foi mais um recurso da decisão da Mesa para a Assembleia com decisão desfavorável. Grande exemplo.
  • Se a este brilhante exemplo juntarmos o motivo que levou o Vereador Samuel Cruz a ter abandonado a última Sessão de Câmara Municipal ou o que se passou em Fernão Ferro e também descrito no blogue "Rumo a Bombordo" (http://rumoabombordo.blogspot.com/)então a questão toma toda a sua legitimidade: "Ditadura da Maioria ou maioria Ditadora?"

Bons comentários. Tenha presente que só serão publicados os efectuados até quainta-feira de manhã.

segunda-feira, junho 02, 2008

Assembleia Municipal - logo à noite (21h): Compareça!

Está convocada a 3.ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, a ter lugar no próximo dia 2 de Junho (2ª feira - hoje), pelas 21H00, na Sede deste Órgão (Rua de Bafatá, n.º 13. Cruz de Pau .
Compareça

domingo, junho 01, 2008

Convenção dos Direitos da Criança - Feliz dia da Criança


Como já devem ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos da Criança". Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos teus direitos.
Os artigos que não referimos aqui dizem, sobretudo, respeito à forma como os adultos e os governos devem trabalhar em conjunto para que todas as crianças gozem dos seus direitos.
ARTIGO 1ºTodas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.
ARTIGO 2º Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.
ARTIGO 3ºQuando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.
ARTIGO 6ºToda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.
ARTIGO 7ºTens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.ARTIGO 8ºDeves manter a tua identidade própria, ou seja, não te podem mudar o nome, a nacionalidade e as tuas relações com a família e menos que seja melhor para ti. Mesmo assim, deves poder manter as tuas próprias ideias.
ARTIGO 9º Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.
ARTIGO 10ºSe os teus pais viverem em países diferentes, tens direito a regressar e viver junto deles.
ARTIGO 11ºNão deves ser raptado mas, se tal acontecer, o governo deve fazer tudo o que for possível para te libertar.
ARTIGO 12ºQuando os adultos tomam qualquer decisão que possa afectar a tua vida, tens o direito a dar a tua opinião e os adultos devem ouvir seriamente o que tens a dizer.
ARTIGO 13º Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizeres, estiveres a interferir com o direito dos outros.
ARTIGO 14ºTens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.
ARTIGO 15ºTens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos e associações, desde que não violes os direitos dos outros.
ARTIGO 16ºTens direito à privacidade. Podes ter coisas como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para o ler.
ARTIGO 17ºTens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, dos livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.
ARTIGO 18º Os teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.
ARTIGO 19ºNinguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.
ARTIGO 20ºSe não tiveres pais, ou se não for seguro que vivas com eles, tens direito a protecção e ajuda especiais.
ARTIGO 21º Caso tenhas de ser adoptado, os adultos devem procurar ter o máximo de garantias de que tudo é feito da melhor maneira para ti.
ARTIGO 22ºSe fores refugiado (se tiveres de abandonar os teus pais por razões de segurança), tens direito a protecção e ajuda especiais.
ARTIGO 23ºNo caso de seres deficiente, tens direito a cuidados e educação especiais, que te ajudem a crescer do mesmo modo que as outras crianças.
ARTIGO 24º Tens direito à saúde. Quer dizer que, se estiveres doente, deves ter acesso a cuidados médicos e medicamentos. Os adultos devem fazer tudo para evitar que as crianças adoeçam, dando-lhes uma alimentação conveniente e cuidando bem delas.
ARTIGO 27ºTens direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os teus pais devem procurar que não te falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.
ARTIGO 28ºTens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.
ARTIGO 29º A educação tem como objectivo desenvolver a tua personalidade, talentos e aptidões mentais e físicas. A educação deve, também, preparar-te para seres um cidadão informado, autónomo, responsável, tolerante e respeitador dos direitos dos outros.
ARTIGO 30ºSe pertenceres a uma minoria, tens o direito de viver de acordo com a tua cultura, praticar a tua religião e falar a tua própria língua.
ARTIGO 31ºTens direito a brincar.
ARTIGO 32º Tens direito a protecção contra a exploração económica, ou seja, não deves trabalhar em condições ou locais que ponham em risco a tua saúde ou a tua educação. A lei portuguesa diz que nenhuma criança com menos de 16 anos deve estar empregada.
ARTIGO 33ºTens direito a ser protegido contra o consumo e tráfico de droga.
ARTIGO 34ºTens o direito a ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada contra o teu corpo como, por exemplo, tocar em ti, fotografar-te contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou a fazer coisas que não queres.
ARTIGO 35ºNinguém te pode raptar ou vender.
ARTIGO 37º Não deverás ser preso, excepto como medida de último recurso e, nesse caso, tens direito a cuidados próprios para a tua idade e visitas regulares da tua família.
ARTIGO 38ºTens direito a protecção em situação de guerra.
ARTIGO 39ºUma criança vítima de maus tratos ou negligência, numa guerra ou em qualquer outra circunstância, tem direito a protecção e cuidados especiais.
ARTIGO 40º Se fores acusado de ter cometido algum crime, tens direito a defender-te. No tribunal, a polícia, os advogados e os juizes devem tratar-te com respeito e procurar que compreendas o que se está a passar contigo.
ARTIGO 42ºTodos os adultos e crianças devem conhecer esta Convenção. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também.

Assim, pode-se dizer que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças.