Dado sua regularidade, independente da forma como a gente pega ele sempre tem a mesma forma e cada um dos três eixos pode ser considerado com os eixos x, y e z . Então podemos pedir para nossos alunos determinarem qual dos eixos ele quer que seja o x, qual ele quer que seja o y e o z. E depois disso é bem mais fácil ele vizualizar coisas como os triedros e determinar os simétricos com relação a qualquer eixo, plano ou ponto. E a gente pode explorar a criatividade dos alunos para implementar, inclusive de alguma forma os vetores completos.
E o legal foi que, quando eu comecei a escrever esse post lembrei de um módulo de um origami que fiz algum tempo atrás e acabei de construir o triedro da forma como realemente é representado em sala de aula nas aulas de Álgebra Linear ou Geometria descritiva, como não tenho máquina, não vou posta r a foto aqui, mas em breve eu posto.
E eu acho que dessa forma poderíamos, além de facilitar a visualização e a aprendizagem dos alunos, extravasar e ultrapassar os limites do ensino tradicional dessas disciplinas que, ao meu ver, não tem como objetivo principal uma aprendizagem significativa.
Eita!! Chega à dar vontade de ministrar essas disciplinas, pena que eu não trabalho em universida e sou só graduado.
Ah.. vou aproveitar pra pedir que quando alguém quiser tirar alguma dúvida sobre qualquer post, se não for ninguém que tenha conta no blogger, deixe o seu e-mail, ok? pra que eu possa responder.
Rodrigo, no próximo post respondo sua pergunta sobre o poliedro de platão ok??
Um abraço a todos