Lindelof erra em alguns lances, e continuará a errar, mas os princípios que regem as suas decisões estão a um nível que poucos conseguem atingir, muito menos os centrais com 21 anos.
Sem bola
Bola no meio-campo ofensivo do Benfica recuperada pelo Belenenses e Lindelof imediatamente a controlar a profundidade; bola coberta e Lindelof a subir e a mandar subir. Bola perto da grande área contrária e Lindelof era o único defesa do SLB que reagia ao que se passava no outro lado - bola muito longe? Nem pensar, esteja a bola onde estiver podemos adequar o nosso posicionamento. Concentração a um nível TOP!
Contenção e cobertura muito próximas da perfeição e sempre a ter noção do contexto (subir, descer, pressionar, recuar, atacar a bola...).
Entrada para a 2ªparte
Após o intervalo é normal os jogadores começarem a ativar os músculos para o início da partida; enquanto os colegas estavam na amena cavaqueira, Lindelof ativava os músculos com uma intensidade demonstrativa do seu querer e concentração. Era o único! Objetivo para além do muscular: aumentar os índices de concentração.
Com bola
Com bola foi o que mais me surpreendeu no central sueco: risco zero em tudo o que faz, sem oponente progride para fixar e soltar, com oponente solta em quem está só ou joga na cobertura quando está apertado. Para além disto aponta o caminho para os colegas mandando-os avançar ou recuar consoante o seu posicionamento. Exemplo disto é o golo contra o FCP (a partir do minuto 3:22 no vídeo em baixo)
No golo contra o Paços, Lindelof poderá ser para muitos o principal culpado (vídeo em baixo)
http://videos.sapo.pt/N7Fges5bvPSkz931CuoA
Para mim, podendo ter feito melhor, Lindelof fez num primeiro momento o que me parece adequado: impede a progressão do adversário para a baliza e fica à espera que surja nova contenção de um colega quando Jota progride paralelamente à linha final. Essa contenção não surge e Jota faz um espetacular remate que dá golo. Nem sempre o que parece ser a melhor atitude produz os melhores resultados, mas são estes (bons) comportamentos que farão atingir a médio prazo os melhores resultados.
Lindelof é de longe, neste momento, o melhor central do Sport Lisboa e Benfica e só alguém muito burro o impedirá de continuar a sua progressão a titular. Aliás, é o único central (Luisão incluído) que sabe o que fazer com bola, o que numa equipa como o Benfica faz toda a diferença.
Perder o lugar para Lisandro López não seria só estúpido, seria mais do que inacreditável... Lindelof é, em todos os aspetos mais importantes, muito superior a Lisandro. Resta-nos aguardar, que também nisto Rui Vitória consiga tomar a decisão certa.