ISBN: 9789896652159
Edição ou reimpressão: 04-2017
Editor: Objectiva
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 228 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Classificação Temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
Sinopse:
"O Grande Retrocesso reúne textos de grandes pensadores do nosso tempo, sobre temas controversos e fracturantes da actualidade: o auge brutal do populismo, a demagogia e o autoritarismo, a xenofobia, o brexit e o fenómeno Trump.
Um debate internacional sobre as grandes questões do nosso tempo.
«A primeira nota importante quando analisamos a dinâmica actual é que a comparação com a crise da chamada segunda globalização é tentadora. De facto, o mundo em 1900 não fazia prever o que veio a seguir. A resposta simplista poderia ser esta: a Revolução Russa, o proteccionismo e o fascismo acabaram com ela. Será que esta nova vaga populista é o anúncio de uma nova era de 'Retrocesso'? No momento em que escrevo, volta a falar-se de Hitler, de ditaduras, de soberanismo e de proteccionismo. Mas convém evitar as generalizações simplistas, o que não significa ignorar duas coisas: desde logo, que o mundo das democracias está a sofrer alguns processos de desconsolidação, muito embora não seja seguro que o receio de que o século XXI poderia tornar-se o 'século do autoritarismo' venha a tornar-se realidade; depois, que existe de facto uma vaga populista nas democracias dos países mais desenvolvidos, cujo futuro também é difícil de prever.»
Com textos de: Arjun Appadurai, Zygmunt Bauman, António Costa Pinto, Donatella della Porta, Fancy Fraser, Eva Illouz, van Krastev, Bruno Latour, Paul Mason Pankaj Mishra, Robert Misik, Oliver Natchwey, César Rendueles, Wolfgang Streeck, David Van Reybrouck e ZlavojZizek."