quarta-feira, 30 de abril de 2014

OPINIÃO! - "Meredith: Todos os Nossos Ontens" de Alberto Malheiro

Meredith - Todos os Nossos Ontens
Autor: Alberto Malheiro
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 234
Editor: Guimarães Editores

ISBN: 9789726654858

Sinopse:
"Viver para sempre... o mito da eterna juventude. Seríamos realmente mais felizes se nos fosse dado o poder de desafiar a própria morte?

A Trilogia de Meredith nasce de uma mística teia onde a Roda da Vida reencarna os mesmos personagens por vários episódios da nossa História. Astaroth, o demónio, tece uma cuidada trama que se estende através de séculos, um jogo mortal onde Meredith, a feiticeira, e Roderico, o nobre cavaleiro, são meros peões que perpetuam o seu encontro e as suas mortes, tentando libertar-se do jugo demoníaco, a privação de amar para sempre. Meredith, aceitou o desafio, seduzida pelo prazer dos deuses - a vingança -, mas cedo descobriu que muito havia a perder e, talvez, pouco a ganhar."

Opinião:
A edição de Meredith - Todos os Nossos Ontens data de 2004 e passados dez anos consegui ler o livro, portanto, desde já tenho que deixar o meu agradecimento ao autor Alberto Malheiro pelo presentinho que me deu!!!

Todos os Nossos Ontens, é um título pelo qual devo louvar o autor, porque chama à atenção e porque na caminhada da nossa vida por vezes temos que fazer uma viagem ao nosso passado para desse modo compreender a razão do nosso presente! Sim, porque o que fazemos e o que somos hoje, resulta do que fizemos e do que fomos ontem!

As personagens centrais desta trilogia são Meredith, Roderico, Rodrigo e Gualdim em resultado da maldição da família Navarro.
Astaroth, uma personagem imponente e implacável, considera-se no domínio dos seus poderes e prepara-se para saborear mais um século.

Como se trata do derradeiro final, li o terceiro volume com alguma sofreguidão.

Neste último volume, Ana vive a sua vida, normalmente enclausurada numa pequena e humilde casa numa aldeia esquecida, rodeada da sua biblioteca e do estudo sobre um tema que lhe absorve muitas horas de sono, a inquisição. Ana nada é mais do que Luiza que foi Meredith, que foi Lilith. E o seu despertar será violento, dando lugar à feiticeira capaz de enfeitiçar qualquer um, mas amaldiçoada por querer apenas Roderico.

A sua felicidade enquanto não desperta para o conhecimento, centra-se envolta da natureza onde é possível viver uma vida simples. Contudo essa mesma felicidade termina sempre após a visita de Astaroth, que vem cobrar o pacto estabelecido em 1170.
Agora, Ana também terá contas a acertar com Astaroth...

A obra Todos os Nossos Ontens revolve o passado das personagens, motivo pelo qual me questionei...haverá pior maldição, aquela em que voltamos a viver num novo século e num novo corpo, sendo certo que nos lembramos de todas as recordações vividas em séculos anteriores? tudo o que se deixou para trás, quem se conheceu, o que se viveu e sabendo que voltaremos novamente????
Mas realmente a maldição de Meredith é pior... porque Meredith precisa de entregar a alma de Roderico a Astaroth, para poder ficar livre para sempre. 

No entanto, a vingança de Astaroth será cobrada...primeiro por Hugo que é Rodrigo e depois por Artur que é Roderico.
Rodrigo no corpo de Hugo será assim o primeiro na vingança de Astaroth, e terá que falhar..."porque assim lhe é destinado já que tinha que pagar o sofrimento que Meredith suportara". 
A vingança de Astaroth continua, quando Meredith desperta no corpo de Ana, chamando e chorando pelo seu Roderico, numa espera que lhe causa sofrimento.

Quanto a Artur será diferente, pois será guiado for Frei Guilherme em busca da sabedoria necessária para derrotar a feiticeira...e não digo mais nada!.. deixo o resto para o leitor!

Espero que o autor nos presenteie com mais obras, pois é certo que deixou saudades a quem leu os seus livrinhos!!! 

Boas Leituras!

sábado, 26 de abril de 2014

OPINIÃO! «A Demanda do Visionário», Robin Hobb

Autora: Robin Hobb
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 480
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896372385
Preço: 18,85€

Sinopse:
"O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá mão do poder, a não ser com a própria morte. 
Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é iniciar uma demanda em direção ao reino das Montanhas onde irá descobrir a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo. Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua demanda?"

Opinião:
A opinião do quinto livro da saga do assassino será diferente. Tenciono falar apenas do conjunto de obras em si, para desse modo deixar o leitor mergulhar (tal como eu) nesta maratona de leitura.
Só quero apontar o seguinte, no final da saga, o leitor vai ficar maravilhado com a surpresa que a autora nos reserva!

Tal como suspeitava, nesta obra deparei-me com uma dualidade...queria muito terminar de ler para saber como seria o final de cinco obras maravilhosas...e ao mesmo tempo não queria desapegar-me das personagens, de Fitz e de Olhos-de-Noite! Pois...

Mas, com a promessa de adquirir a saga do Regresso do Assassino (mais cinco livros!), terminei a leitura com uma sensação de nostalgia e com a certeza de ter sido um privilégio ler as obras de Robin Hobb.

Foi uma autora que me cativou com a sua escrita inteligente e deixo a certeza de que me senti acolhida nas páginas e páginas da saga do assassino!

Foi uma saga memorável de uma autora de renome! 

Boas Leituras!

OPINIÃO! «A Vingança do Assassino», Robin Hobb


A Vingança do Assassino
A Saga do Assassino - Volume IV
Autora: Robin Hobb 
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 384
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371814
Preço: 19,03€


Sinopse:
FitzCavalaria renasce dos mortos graças à magia desprezada da Manha, mas a sua fuga das garras da morte deixou-o mais selvagem do que humano. Os seus velhos amigos têm que ensiná-lo a ser um homem de novo, e depois deixá-lo escolher o seu próprio destino. Incapaz de esquecer a tortura a que foi submetido às mãos do príncipe usurpador, Fitz planeia vingança enquanto recupera a sua alma e sanidade. Até ao momento em que o seu verdadeiro rei o chama para o servir numa missão misteriosa com consequências inimagináveis. Numa terra arruinada pela ganância e crueldade onde Fitz se tornou uma lenda temida, ele fará tudo para restaurar a verdadeira regência nos Seis Ducados. Mas primeiro terá que escapar dos seus inimigos que lhe movem uma perseguição sem quartel…

Críticas de imprensa:
"Hobb é uma notável contadora de histórias."
Guardian 

"Uma estreia brilhante"
Publishers Weekly 

"Hobb pertence ao panteão dos maiores escritores modernos de fantasia."
The Times

Opinião:
Quarto volume da Saga do Assassino e é impossível não nos rendermos às obras de Robin Hobb! Tem sido uma "maratona" que me tem dado imenso prazer de ler. 

A Vingança do Assassino foi um dos volumes em que pensei, finalmente Majestoso vai ter o fim merecido! Fitz vai vingar o seu rei e o povo dos Seis Ducados! Fitz vai tirar este pindérico mimado do trono! Mas não foi bem isso que aconteceu...pois Vontade ficou muito forte no uso do Talento, o que tem permitido a Majestoso vingar as suas intenções.

É também neste volume que passamos a conhecer o outro lado do lobo Olhos-de-Noite, porque tal como FitzCavalaria se apercebe que deixou de ser "um rapaz" e consequentemente de se ver dessa forma, também o lobo adquiriu a postura de um lobo adulto, corajoso e seguro de si.

Em A Vingança do Assassino as personagens crescem aos olhos do leitor, dois amigos fortalecem o seu laço de amizade através da manha, mas também aprendem a respeitar o espaço do outro.

Para além disso, o ambiente fica cada vez mais inseguro, mas à medida que FitzCavalaria faz a sua viagem vai tendo contacto com o Talento e dessa forma fala com o seu rei Veracidade

Mas, apesar de Fitz querer regressar para sua Moli, tudo muda após o chamamento do rei Veracidade, ao qual Fitz não pode recusar e por arrasto segue o seu lobo Olhos-de-noite!

É também neste volume que a autora dá a conhecer duas personagens, cuja importância será sublinhada no final da Saga do Assassino, são elas Esporana e Panela.

Boas Leituras!

Convite Edições Colibri: Sessão de apresentação das obras « Em Torno do Cinema e Álvaro de Campos»


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Novidades Editorial Bizâncio: «A Economia Desumana», de David Stuckler e Sanjay Basu

Título: A Economia Desumana
Subtítulo: Porque mata a austeridade
Autor: David Stuckler e Sanjay Basu
ISBN: 978-972-53-0542-3
Págs.: 304
Preço: 15,09 / 16,00 Euros
Temas: Economia/Actualidade


«Neste livro, em vez de debitarmos opiniões ideológicas, apresentamos factos, explicações e provas
David Stuckler e Sanjay Basu

Sinopse: 
"Este é o primeiro livro que aborda o debate político e económico sobre a crise com uma perspectiva nova e muito necessária: o seu custo humano. A recessão global teve um impacto brutal na riqueza das nações, porém, ignoramos de que modo afecta um aspecto fundamental: o bem-estar físico e mental dos cidadãos. Por que razão, perante crises idênticas, a saúde pública nalgumas nações (como na Grécia) se deteriora gravemente e noutras (como na Islândia) chega mesmo a melhorar? Após uma década de investigação, David Stuckler e Sanjay Basu demonstram-nos que, mesmo perante as piores catástrofes económicas, os efeitos devastadores na Saúde Pública não são inevitáveis. É a má gestão dos governos que pode conduzir a um saldo desastroso de tragédias humanas. A Economia Desumana apresenta uma conclusão demolidora: os cortes orçamentais prejudicam gravemente a saúde. São as receitas de austeridade que agravam fatalmente os efeitos da crise, mutilando programas de apoio social, fundamentais precisamente no momento em que são mais necessários, agravando as taxas de desemprego e impedindo a recuperação económica. Este livro defende que as decisões económicas não são apenas uma questão ideológica, de taxas de crescimento e de défices orçamentais, são também questões de vida ou de morte. Só um sistema mais justo e igualitário, acompanhado de políticas inteligentes, poderá garantir o bem-estar e o desenvolvimento económico das sociedades."

Novidades Editorial Bizâncio: «O Futuro da Mente», Michio Kaku

Título: O Futuro da Mente
Subtítulo: A Demanda Científica para compreender, aperfeiçoar e reforçar o poder da mente
Autor: Michio Kaku
ISBN: 978-972-53-0543-0 
Págs.: 464
Preço: 16,04 / 17,00 Euros
Temas: Ciência/Divulgação Científica

Sinopse: 
"O consagrado autor de A Física do Impossível, A Física do Futuro e Mundos Paralelos aborda neste livro o mais complexo objecto de todo o Universo conhecido: o Cérebro Humano. Os segredos de um cérebro activo começam a ser revelados graças aos computadores e aos novos métodos de ressonância magnética. Nas últimas duas décadas, o que antes era domínio apenas da ficção científica, tornou-se realidade. Tecnologias consideradas impossíveis, como a gravação de memórias, a comunicação telepática, o registo vídeo de sonhos e a telecinesia, foram demonstradas em laboratório. O Futuro da Mente traz-nos uma perspectiva conhecedora e detalhada da espantosa investigação que se faz em todo o mundo – baseada nos últimos progressos das neurociências e da física. Talvez um dia possamos tomar uma «pílula da inteligência», que aumente a nossa capacidade de conhecimento; fazer um upload do nosso cérebro para um computador, neurónio a neurónio; talvez possamos controlar computadores e robots com a mente; alargar os limites da mortalidade; e até enviar a nossa consciência para o Universo.

Michio Kaku leva-nos numa visita guiada ao que o futuro da mente nos reserva, do ponto de vista de um físico. Não só nos explica de forma consistente como funciona o cérebro, como também nos indica como as tecnologias de ponta poderão vir a alterar o nosso quotidiano permitindo-nos uma outra compreensão das doenças mentais e da inteligência artificial. Com o conhecimento que Michio Kaku tem da ciência moderna, e dada a sua capacidade de prever os desenvolvimentos futuros, O Futuro da Mente é uma obra imperdível sobre a expansão das fronteiras das neurociências."


Convite Esfera do Caos: Sessão de lançamento dos livros:


Convite Esfera do Caos: Sessão de lançamento do livro «Monstros Antigos»


Convite Edições Colibri: Sessão de apresentação do livro «Cantores de Abril»


domingo, 13 de abril de 2014

OPINIÃO! «A Corte dos Traidores», Robin Hobb

A Corte dos Traidores
A Saga do Assassino - Volume III
Autora:  Robin Hobb
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 368
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371555
Preço: 19,03€

Sinopse:
"Os Seis Ducados estão mais vulneráveis do que nunca. Enquanto o príncipe herdeiro combate os Navios Vermelhos com a sua frota e a força do seu Talento, o rei Sagaz enfraquece a cada dia com uma misteriosa doença e bandos de Forjados dirigem-se para Torre do Cervo matando todos pelo caminho. 
Mais uma vez, Fitz é chamado para servir como assassino real. Mas o jovem esconde outro segredo: ninguém pode saber que formou um vínculo com um jovem lobo através da magia proibida da Manha e, se for descoberto, arrisca-se a uma sentença de morte. 
Quando o príncipe herdeiro embarca numa perigosa missão para pôr fim à ameaça dos Navios Vermelhos, a corte é entregue nas mãos do príncipe Majestoso que tem os seus próprios planos maquiavélicos para o reino. Cabe ao jovem bastardo proteger o verdadeiro rei numa corte prestes a revelar a face dos traidores num clímax memorável."

Opinião:
Decidida a voltar a ler a Saga do Assassino (mas desta vez sem parar) tenho duas opiniões para postar, uma do volume 3 e outra do volume 4 e hoje começo a ler o volume 5!

Logo que iniciei a leitura dos livros de Robin Hobb, foi quase imediato e relembrei o quanto adorei a escrita da autora. De facto, Fitz Cavalaria e Olhos de Noite entram na nossa vida para ficar!
É que há livros que conseguem marcar o leitor, deixam saudade e tornam-se inevitavelmente inesquecíveis, esta saga é um exemplo disso.

À medida que ia lendo a Corte dos Traidores, fui relembrando a história que tinha ficado para trás...sendo que neste livro Majestoso ganha algum protagonismo, pois a sua vingança não tem limites, assim como a sua loucura pelo reino e por se declarar rei.
Infelizmente a saída de Veracidade para a sua demanda, vai ajudar a que as peças que Majestoso coloca neste jogo lhe que sejam favoráveis e Torre do Cervo começa por ficar desprovida de segurança perante os Forjados e os Navios Vermelhos.

A intenção de Majestoso é criar uma instabilidade em Torre do Cervo, de modo a que ali apenas habitem alguns elementos da corte que possam ser eliminados ao longo do tempo de insegurança que se vai instalando. 

No entanto, em relação a Fitz, Majestoso não tem intenção de esperar para o ver morto. É neste volume que Fitz pode acabar debaixo da terra, como é também neste volume que queremos aumentar o nosso ritmo de leitura!!! A leitura de A Corte dos Traidores torna-se desesperante e ao mesmo tempo maravilhosa pela sua plenitude!

Apesar de a Rainha expectante começar a ganhar algum respeito pelo povo dos seis ducados, certo é que a sua vida corre maior perigo desde o momento em que se torna público que está grávida do herdeiro de Veracidade - o verdadeiro Rei expectante!

Robin Hobb é realmente a mestre do Fantástico!
A sua narração é de tal forma cativante, que se torna impossível regressar à realidade!!!!

Boas Leituras!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

OPINIÃO! «A Rainha das Trevas», Susan Carroll - SAGA A RAINHA NEGRA

SAGA A RAINHA NEGRA
Autor: Susan Carroll

Condições de subscrição:
6 volumes
Preço Série 15,19€ (cada)
Preço Posterior (venda isolada) 18,99€
1 volume por revista no valor total de 91,14 €
Preço Círculo: 15,19

Sinopse:
"Encanto, Feitiçaria, Amor e Traição
  
Místicas e poderosas, estas mulheres são tão capazes de amar como da maior frieza e ambição. Num vivo e detalhado retrato de época, Susan Carroll apresenta-nos envolventes histórias de mulheres, divididas entre o dever e o coração.

Ariane, Gabrielle, Miri e Meg fazem parte da casa das Senhoras da Ilha Encantada. Da costa da Bretanha à corte francesa, onde domina a dita rainha negra, Catarina de Médicis, elas lutam pela luz. Através delas, conhecemos as intrigas de corte e a luta pelo poder. Tendo iniciado esta série com A Rainha das Trevas, a romancista norte-americana Susan Carroll, distinguida por três vezes com o RITA Award, escreveu seis romances em que cada uma destas personagens toma um diferente protagonismo. A ficção histórica no seu melhor.

“Os seus mágicos romances dão vida a notáveis personagens e soberbas histórias, mantendo viva a ideia de que a esperança e a fé acabam por triunfar.”
Romantic Times"


Ordem de Entrega: 
A Rainha das Trevas, A Cortesã, A Rosa de Prata, A Caçadora, O Fim da Rainha e A Senhora dos Segredos

Opinião:
Maravilhoso! 

Nunca pensei ficar tão deslumbrada com esta história. Quando dei por mim já estava demasiado envolvida para pousar o livro!

A autora inicia a saga Rainha Negra, com a história encantadora de Ariane Cheney, uma mulher com um sentido de responsabilidade e uma independência inabaláveis. Ariane herdou da sua mãe o título de Senhora da Ilha Encantada, a missão de continuar a tratar dos enfermos e a responsabilidade de gerir uma casa e criar as suas irmãs. 

Mas a suas tarefas não são fáceis, podendo mesmo até ficarem bem mais complicadas no momento em que um homem, obstinado e orgulhoso decide desposar Ariane, muito embora a contragosto desta. 
Certo é que o conde de Renard não desiste da sua "prometida", mesmo depois de no dia do seu casamento ser-lhe apresentada uma noiva de palha, no lugar da sua desejada Ariane!!

Catarina de Médicis é também uma personagem de extrema importância, que me parece, estará presente em todos os livros na saga (não tenho a certeza). Uma personagem poderosa e carregada de energia negra!

Aliás, todas as personagens são inteligentemente exploradas pela autora.

Claro que não posso mentir... pois foi o conde de Renard quem mais me motivou a não parar de ler... desde logo quando no início parecia um "ogre", estouvado e obstinado em desposar Ariane através da força e persistência! Ao longo da narração Renard ficava cada vez mais interessante... e à medida que a sua história era revelada.

A Rainha das Trevas é uma história sobre amor e também a descoberta de um poder interior.

Uma saga que promete!

Boas Leituras!

Convite Editora Alfarroba: Sessão de lançamento do livro «Lar, Doce Lar»