sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ENCARNADO

Dizem que é a cor da moda para este Inverno. Gosto imenso desta cor embora na minha roupa de Inverno (ao contrário da de verão que é alegre e colorida) não tenha nada encarnado. 
A minha roupa de Inverno é triste e aborrecida. Não arrisco na cor. Tenho muitos cinzas, pretos e azuis escuros. Cores seguras mas tão tristonhas! Vejo sobretudos tão giros com cores fortes e alegres mas na hora da compra lá estou eu agarrada aos pretos e cinzas. Todos os anos digo que não compro mais nada nessas cores mas a escolha recai sempre nos mesmos tons. A ver se este ano é o ano da mudança no que diz respeito às roupas de Inverno.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

NADA A FAZER

Pois é, este ano o Outono chegou ligeiramente antecipado e não nos deixou gozar o resto do Verão.
Não vou dizer que está frio, que não está, mas aquela aragem fresca deixa-nos sem vontade de ir até à praia. 
Assim sendo já comecei a arrumar os meus "ricos vestidinhos" de praia. Claro que ainda visto roupa de verão, mas túnicas de praia e vestidos do género já não apetece lá muito. Agora apetece uma roupa mais "compostinha" com menos ar de férias.
A cidade está muito calma e se não fossem os estrangeiros que se passeiam pela beira mar e apanham sol nas esplanadas estaria quase parada. Não gosto desta  calma. Gosto de ver gente nas ruas, parece que tudo fica mais alegre. Mas já se sabe, as cidades que vivem essencialmente do turismo têm este problema da sazonalidade.  Como nada posso fazer a este respeito o melhor é encarar de sorriso na cara esta nova estação. E como fico mais tempo em casa já comecei um bordadinho. Coisa pequena que nas minhas mãos um simples trabalhinho dura e dura e dura. Como as  tais pilhas.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SOPAS

Gosto de sopa mas só no tempo frio, entre fins de Setembro até Junho a sopa é uma presença diária na minha mesa. Depois vem o calor a sério e aí a sopa já não entra no menu diário. Aí faço muitas saladas, os legumes são cozidos para acompanhar o peixe  ou a carne mas nada de sopa. Quem é que lhe apetece comer sopa quente (não gosto das frias) com temperaturas tão altas? Mas agora que a temperatura já desceu confesso que já tinha saudades duma sopa principalmente ao jantar. Este fim de semana começou a época das sopas. No fim de semana fiz uma mesmo boa,( feijão vermelho, batata doce, feijão verde, abóbora, cenoura) nem imaginam o bem que me soube. Hoje voltei a fazer outra mas desta vez em forma de creme. Também estava muito boa. Não sigo receitas para fazer sopas. Faço com os legumes que tenho em casa. Algumas acrescento carne. Em alguns cremes um ovo escalfado. Só não gosto de creme de tomate. E vocês comem sopa todo o ano? Preferem os cremes ou as sopas mais substancias?

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

SÓ PARA ESCREVER QUALQUER COISA

A constipação continua. A mudança de temperatura à mistura com os ares condicionados não ajuda nada.

Hoje esteve um dia de verão.

A pastelaria mais famosa cá do burgo fabrica folares quase todo o ano. De certeza porque as pessoas os compram. Já eu só gosto deles na Páscoa, assim como só gosto de bolo rei em Dezembro.

Estou farta da campanha eleitoral. E dos noticiários. E dos politicos e das suas mentiras.

E pronto é isto. Boa noite.



terça-feira, 19 de setembro de 2017

CONSTIPADA

E com este tempo maluco (faz frio, faz calor, faz vento) já ganhei uma constipação. Bolas para este Outono antecipado.


domingo, 17 de setembro de 2017

QUASE OUTONO

Hoje ainda foi possível ir até à praia. No entanto já se notam os sinais do Outono que não tarda está a chegar. As manhãs são fresquinhas e as tardes pedem um casaquinho leve nos ombros.
As pessoas terminam as férias e a praia já está quase deserta. 
A temperatura da água do mar também desceu.
Este ano parece-me que o Outono fez-se anunciar mais cedo. Nos últimos anos embora seja Outono no calendário o verão continua quase até ao fim de Outubro. Parece-me, pelo que vejo, que infelizmente este ano não será assim.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

DA DISPONIBILIDADE DO TEMPO

Sim, é certo que às vezes apetecia-me ter de novo uma vida profissional, mas depois quando penso nas vantagens de não ter horários (para quase nada) passa-me logo a vontade. 
A verdade é que não disponho do meu tempo como gostaria, (por exemplo viajar está fora de questão)  mas tenho outras maneiras de me distrair. As férias que as minhas netas passam comigo no verão e  o tempo que lhes dedico seriam impossíveis se eu ainda trabalhasse. E isso é tão bom! 
Continuo a levantar-me cedo e a deitar-me cedo também, mas gosto muito de pela manhã ficar na cozinha a tomar o meu pequeno almoço e o meu café nas calmas e só depois decidir como vou organizar o meu dia. Ontem por exemplo tinha pensado ir até à praia de manhã. Entretanto peguei num livro antigo para voltar a ler (não tenho nada novo) e o resultado foi uma manhã sentada na cozinha a ler. Podem pensar que foi uma grande perda de tempo mas para mim foi uma manhã bem passada a reler um livro de que quase já não me lembrava. 
Tirando as minha obrigações e a organização da minha casa, não me imponho afazeres. Não tenho forçosamente de ir andar a tal hora, nem de ler a outra hora, nem de fazer isto e aquilo. Vou fazendo conforme a minha vontade e disposição. O melhor de tudo é que não me aborreço. No fundo gosto mesmo desta disponibilidade de tempo. 

domingo, 10 de setembro de 2017

CAUDALIE

Já aqui disse que gosto muito dos produtos da "Caudalie"
De todos os que experimentei nunca nenhum me desiludiu.
Da última vez que fui convidada para conhecer novos produtos e fazer uma mini máscara facial também foram-me sugeridos alguns "truques" que ainda tornam estes produtos mais agradáveis.
Gosto de lavar o rosto com água e junto usava a espuma de limpeza. Então foi-me sugerido que junto à espuma juntasse uma noz do leite desmaquilhante suave, aplicasse no rosto, fizesse uma ligeira massagem e depois retirasse com água. Acreditem, o nosso rosto agradece.
Também aconselharam uma vez por semana a máscara de crema hidratante mas deixar actuar durante a noite como se realmente fosse um creme e não uma máscara. Na manhã seguinte nota-se uma grande diferença em termos de hidratação. Se isto me retira as rugas? Não! Essas continuam cá e possivelmente só com alguma coisa muito mais agressiva diminuiriam. Mas estes pequenos gestos sabem-me mesmo bem, e de alguma forma acho sempre que a minha face fica no mínimo mais luminosa.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MISTÉRIO DESVENDADO

Tinha (tenho) vários panos para o cesto de pão.
Normalmente são da "Kasa" ou outra loja do género. São do mais simples que há, mas depois faço-lhes um bordadinho ou um crochet e ficam engraçados. Nada de especial mas para o dia a dia até são giros.
Só que de tempos a tempos dou por falta de um ou dois. Não é pelo valor mas detesto  não saber onde param as minhas coisas. À conta disso cheguei a retirar das gavetas do armário da cozinha (onde guardo a roupa de mesa usada no dia a dia) toda a roupa, mas dos ditos paninhos nada de nada.
Até que na semana passada foi dar com dois deles no cesto da roupa suja todos sujos de tintas de aguarelas.
Descobri logo o mistério, os outros foram directos para o caixote do lixo e por isso não lhes voltei a ver a cor, estes acabaram no cesto da roupa suja que por sua vez foram transferidos para o caixote do lixo. Obra da mais novinha, disse que pensava que depois se podiam lavar. Nem sequer lhe falei nos outros que de certeza tiveram o mesmo uso.
Só lhe mostrei o armário onde numa prateleira tenho panos para esses afins, ou seja usar e deitar fora. Já me têm salvo de algumas dificuldades. 

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SETEMBRO

E com a chegada de Setembro lá se acabaram as férias das netas aqui em casa da avó.
Foram tristes mas entusiasmadas. Neste momento andam pela Disney ,esse paraíso, que tanto gostam.
Depois desafios novos as esperam. Novo colégio, novos amiguinhos. Neste aspecto estão um pouco apreensivas pois tudo vai ser novo. Crescer faz parte da vida e nem sempre é fácil. Mas na maior parte das vezes mudar ajuda a crescer e acaba por ser positivo.

Por estes lados esta avó continua a sua vida de sempre. Aproveitando os dias de verão e a praia. E agradecendo as coisas boas que a vida me vai oferecendo. E aceitando as menos boas que também as há.

Ainda tenho a casa um bocado para o desarrumado. Tenho aproveitado as tardes para ir arrumando as coisas que durante mês e meio foram arrumadas de qualquer maneira. 
Agora tenho muito mais tempo livre. 
E saudades também.
O nosso jantar de "fim de férias".