Primeiros socorros a queimados
Um dos meus últimos trabalhos é sobre queimados. Como nunca é demais relembrar alguns cuidados, aqui fica este post para que evitem muitas asneiras, com que nos deparamos quando algum queimado é admitido nas urgências.
As queimaduras classificam-se quanto a profundidade em:
1º Grau (superficial);
2º Grau (parcial);
3º Grau (em toda sua espessura).
Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo afectada.
Primeiros socorros a queimaduras de 1º e 2º grau:
- Remova a fonte de calor abafando com pano se houver chama ou jogando água;
- Arrefeça imediatamente a área queimada com água fria corrente da torneira, por alguns minutos (este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofundar-se, formando bolhas; quanto mais rapidamente for arrefecida, menos grave será a queimadura);
- Retire se possível objectos que armazenem calor, como é o caso de: anéis, colares, brincos, cinto, objectos de metal ou de couro, etc;
- Proteja a área queimada com gaze, lenço ou pano limpo;
- Transporte para observação médica.
- Se a queimadura for do 1º grau (não apresenta bolhas) e não abrange área entre os dedos, face ou genitais e só atinge alguns poucos centímetros quadrados da pele, pode-se fazer curativo com gaze gorda. Caso contrário, procure observação de profissionais de saúde.
- Nas queimaduras de 2º grau, em geral as bolhas não devem ser furadas ou rebentadas. Existem algumas excepções, mas esta decisão deve ser tomada por pessoal especializado.
Primeiros socorros a queimaduras de 3º grau:
- Remova a fonte de calor;
- Procure imediatamente atendimento médico.
- Nas queimaduras de 3º grau, o arrefecimento com água pode aumentar o risco de infecção pela perda da protecção da pele, não deve ser realizado, excepto para apagar o fogo.
Nunca use nas queimaduras:
- Pasta de dentes;
- Manteiga ou margarina;
- Óleos de qualquer tipo;
- Pomadas caseiras (sem orientação médica);