quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dois torneios organizados pelo CX Escola EB 2,3 João de Meira

A pedido do Prof. João Martinho, divulgamos aqui  os habituais torneios organizados pelo CX Escola EB 2,3 João de Meira, de Guimarães - o IX Torneio Jovem, este ano até sub-16, e o IV Torneio Absoluto, dos sub-18 em diante. Os regulamentos podem ser consultados em baixo. 

CARTAZ
J meira ix..
View more documents from NXST.
REGULAMENTOS
div style="width:477px" id="__ss_13150475">
Torneios ..
View more documents from NXST.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Anand revalidou o título de campeão do mundo


O campeão do mundo Vishy Anand reteve o seu título após um intenso e entusiasmante tiebreak frente a Boris Gelfand.
O campeão indiano, de pretas, falhou uma oportunidade de vencer o primeiro jogo, mas venceu o segundo de uma série máxima de 4 partidas, quando uma boa preparação levou Gelfand a problemas de tempo, perdendo quando o empate era facilmente alcançado caso o relógio não tivesse atrapalhado. Gelfand chegou a ter 2 segundos e tornou-se óbvio que seria difícil manter um raciocínio esclarecido.
Anand teve sorte em ter sobrevivido no jogo seguinte a uma posição apertada com o israelita a falhar também o lance fatal (26. Cxe4). Ao empatar o último jogo, Anand sucedeu a ele próprio para continuar com o título maior do xadrez individual.
Após tudo estar decidido a reação imediata de Anand foi "Estou muito tenso para estar feliz, mas estou realmente muito aliviado".

Boris Gelfand prestes a jogar Pd7-d6 no seu sétimo lance do jogo 2...
Jogo 1: Um jogo muito acutilante e tático que terminou num empate.  Gelfand errou com 19.a4? tendo permitido 19...Df3 e pareceu que Anand tinha possibilidade de vencer, mas foi surpreendido com 22.Ta3, que fez pender de novo a vantagem para o israelita. Apesar disto, Anand conseguiu segurar a divisão de pontos.


... e ponderando no seu décimo, jogar Bc8-b7, no jogo decisivo
Jogo 2: Vishy Anand vence e lidera ! A abertura seguiu aquela que foi jogada na 10ª partida até que Anand introduziu uma variante com 7.d4. Gelfand foi apanhado na preparação do campeão, e ficou atrasado no relógio enquanto tentava resolver os problemas da sua abertura.
Anand encontrou o lance decisivo em 17.Tg5, obtendo uma excelente posição, mas Gelfand lutou arduamente e acabou por desfrutar de boas hipóteses de empate. No entanto, não conseguiu nunca recuperar da pressão do tempo e Anand venceu.



Anand jogando 6.Cxe5 no jogo que venceu
Jogo 3:  Outra empate empolgante. Anand variou com 4...Bf5 e  Gelfand tomou muito espaço com 13. c5 e 14.f4. As peças do campeão ficaram mal coordenadas que sacrificou um peão para as libertar e ganhar alguma atividade.
Mais uma vez, Gelfand estava muito atrás no relógio e falhou a possibilidade de vitória com 26. Cxe4. Pouco depois, foi acordado o segundo empate da série.


Jogo 4 : Anand trocou as Damas cedo para simplificar a posição com o custo de uma ligeira melhor posição para o seu oponente, consciente de que necessitava apenas de empatar para renovar o título.
Gelfand não precisou de ouvir o convite para atacar duas vezes e atirou com os seus peões para a frente de ambos os lados do tabuleiro. Anand tinha, no entanto, tudo sob controlo e, apesar dos esforços do adversário, este teve que se contentar com um último empate.
Anand venceu o confronto por 2½-1½.

terça-feira, 29 de maio de 2012

A Taça de Portugal ficou de novo em Vale de Cambra

A 34ª edição da Taça de Portugal contou com cerca de 60 equipas inscritas constituídas por mais de seiscentos e cinquenta jogadores, oriundos de clubes do norte a sul do país bem como das ilhas.
Após terem sido apuradas as quatro finalistas, teve lugar no passado fim de semana a final four para se apurar o vencedor da prova. A decisão decorreu em Vale de Cambra e, aí, a Associação Cultural e Recreativa daquela localidade mostrou-se mais forte do que os restantes competidores ao vencer nas meias-finais o Profigaia Chess Club por uns claros 3½ - ½ para, posteriormente, bater ainda de forma mais evidente a ADRC Mata de Benfica pela margem máxima.

 A ACR de Vale de Cambra evidenciou-se assim como a mais forte formação em prova e, pelos resultados obtidos, cremos que o título está bem entregue. Foi a segunda vez consecutiva que aquela associação vence a competição, depois de no ano passado também o ter feito.

Meias-finais em  26.Maio.2012
  ACR V. CambraRtg-  Profigaia Chess ClubRtg3½: ½
Strikovic, Aleksa2564-Mateus, Francisco 20851 - 0
Galego, Luis 2482-Ferreira, Miguel 19411 - 0
Fernando, Diogo2467-Margarido, José 18521 - 0
Vassalo, Maurício 2429-Figueiredo, Bruno1943½ - ½
  Clube dos GalitosRtg  Adrc Mata BenficaRtg1½:2½
Castro, Francisco 2116-FMAndrade, José22510 - 1
Pires, Gustavo2071-WIMLeite, Catarina2164½ - ½
Aguiar, Henrique2028-WFMValdes, Hernandez21551 - 0
Andias, João1987-Guerreiro, Nuno20590 - 1



Final em 27.Maio.2012
  ACR V. Cambra Rtg-  Adrc Mata BenficaRtg4 : 0
GMStrikovic, Aleksa2564-FMAndrade, José  Vieira22511 - 0
GMGalego, Luis2482-WIMLeite, Catarina 21641 - 0
IMFernando, Diogo2467-WFMValdes, Hernandez21551 - 0
IMVassalo, Maurício 2429-Guerreiro, Nuno 20591 - 0

segunda-feira, 28 de maio de 2012

WC 2012 : 12º jogo deu empate e o tie-break jogar-se-á na quarta-feira


Gelfand perdeu na preparação de casa

Anand estava confiante após 8 h4...

Mas ofereceu o empate quando, surpreendido, Gelfand jogou 10... c4
Segue-se o tiebreak em 4 partidas semi-rápidas de 25 minutos para cada jogador com 10 segundos de incremento para cada lance, não sendo necessário a anotação dos lances.
Se após os 4 jogos ainda se mantiver o empate, jogar-se-ão mais 2 de 5 minutos para cada jogador com 3 segundos de incremento por lance. Se o empate persistir, terá lugar mais uma série de 2 jogos até um máximo de 10 jogos (5 séries), findo os quais jogar-se-á um único jogo de morte súbita.

A primeira partida iniciar-se-á na quarta-feira pelas 09,00h da manhã (hora portuguesa).

domingo, 27 de maio de 2012

WC 2012 : Penúltimo jogo acaba também empatado !


Boris Gelfand pensativo após a surpresa de Anand 8...Bd7

O 11º jogo do Campeonato do Mundo foi, em certa medida, expectante, com momentos iniciais excitantes, dando talvez esperanças aos fãs de Anand de obter um resultado positivo e que, nesta fase, poderia ser determinante.
Boris Gelfand parecia ter sido apanhado desprevenido no oitavo lance com uma rara continuação do indiano, que optou uma vez mais pela Defesa Nimzo Índia. Gelfand ponderou por um largo período de tempo (cerca de 50 minutos) no seu lance, causando excitação na sala e muitos questionavam se Anand teria alguma novidade para apresentar. Gelfand parecia atrapalhado gesticulando nervosamente, tendo permanecido curvado sobre o tabuleiro por várias dezenas de minutos. Ficou bastante claro que o lance o tinha atordoado, mas o GM israelita conservou a calma e resolveu o problema para, de novo, conduzir a partida a mais um empate após 24 lances.
Após 24...Rd7 Gelfand aceitou a oferta de empate de Anand

O último jogo terá lugar amanhã pelas 12,00h e se terminar noutra divisão de pontos, teremos o tiebreak a decidir o título e, aí, acredita-se que Anand terá vantagem.

Torneio de xadrez na E. B. 2, 3 de Agrela - Santo Tirso

Depois da sede de concelho e de Vila das Aves, é a freguesia de Agrela aquela que mais avançada se encontra no Xadrez, como o demonstraram os jovens que, na passada sexta-feira ao início da tarde, participaram num torneio com 28 jogadores nos escalões etários que frequentam a escola.
Integrado no dia da escola dedicado ao desporto e cultura, o Xadrez também foi uma modalidade por que se poderia optar, merecendo bastante curiosidade e participação.
O NXST associou-se a este torneio, mobilizando uma equipa e meios de apoio para que tudo corresse pelo melhor e foi o que aconteceu.
Venceu Leonardo Ribeiro, do 8º D, alcançando as vitórias nos cinco jogos disputados, seguido por Rui Gomes, do 8º C, com 4 pontos e em terceiro Bruno Ferreira, do 7º E, também com 4.
No final todos gostaram de terem participado, sendo que para alguns este foi o primeiro torneio.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contrato para o GP de Lisboa assinado durante esta semana


Enquanto decorre o Campeonato do Mundo, os próximos ciclos estão bem encaminhados.
O jogador que irá desafiar o vencedor do confronto entre Anand e Gelfand para um novo título mundial, sairá de entre os 8 jogadores que integrarão o Torneio dos Candidatos, que terá lugar em Março de 2013 em Londres. O ciclo posterior inclui uma série de Grandes Prémios completamente inéditos, entre os quais se encontra aquele que se realizará na capital portuguesa.

Jogadores

Quem está apto a participar na segunda série do Grande Prémio ? Um total de 18 jogadores serão selecionados e, de momento, a FIDE já nomeou os seguintes nomes, que se qualificaram por critérios diferentes :
  • Viswanathan Anand (IND) e Boris Gelfand (ISR), na qualidade de atual campeão do mundo e pretendente.
  • Peter Svidler (RUS), Alexander Grischuk (RUS), Vassily Ivanchuk (UKR) e Ruslan Ponomariov (UCR), como os primeiros 4 classificados da última Taça do Mundo.
  • Um jogador, cotado pela FIDE em pelo menos 2700 em Janeiro de 2012, será nomeado pelo presidente daquele organismo.
  • Seis jogadores poderão ser nomeados pela AGON mas terão de estar cotados também com pelo menos 2700 de Elo em janeiro de 2012, ou terem sido já campeões mundiais.
  • Cinco jogadores (mais reservas) qualificar-se-ão pela força dos seus Elos, através da média entre as listas de julho de 2011 e janeiro de 2012.

Cidades e datas


As seis cidades e datas para esta segunda série de Grandes Prémios são :

2012
Chelyabinsk (19 de Setembro  – 3 de Outubro)
Tashkent (21 de Novembro - 4 de Dezembro)
2013
Lisboa (10 de Abril - 24 de Abril)
Madrid (22 de Maio - 4 de Junho)
Berlim (3 de Julho - 17 de Julho)
Paris (18 de Setembro - 2 de Outubro)

A comunidade xadrezista mundial franziu as sobrancelhas quando estas quatro últimas cidades europeias foram anunciadas. Não porque alguém não queira que lá se realizem estes eventos, mas tão somente porque a FIDE não pode negar que, durante estes últimos anos, lhe foi impossível encontrar patrocinadores que lhe permitisse realizar Grandes Prémios em cidades da Europa Ocidental. Aliás, durante os GP's anteriores, três das seis cidades anfitriãs retiraram-se, e foram substituídas por outras três da região do Cáucaso.
Os contratos serão assinados durante a próxima semana. A ver vamos se se mantêm.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

WC 2012 : Empate no 10º jogo a faltarem apenas duas partidas

Um Gelfand bem preparado defrontou hoje o campeão.
Vishy Anand jogou hoje 1.e4 na sua penúltima partida a jogar de brancas e Gelfand respondeu, uma vez mais, com 1...c5.
Desta vez o campeão evitou a Sveshnikov ao preferir continuar com 3.Bb5, mas Gelfand mostrou estar bem preparado para enfrentar esta variação. Mesmo até quando Anand escolheu a relativamente rara continuação com 5.b3, Gelfand respondeu imediatamente com um ainda menos habitual 5...e5!
A estrutura de peões do israelita estava uma miséria, mas o seu par  de bispos compensava amplamente e o indiano concedeu o empate após 25 lances, o que terá feito deste jogo aquele com menos lances na história dos campeonatos do mundo.
Amanhã é dia de descanso.

Penúltima aula na E. B. 1 da Lama

Realizou-se esta manhã a penúltima aula de xadrez na escola da Lama, tendo participado os 22 alunos que desde novembro passado frequentam estas lições.
Como os alunos já movem corretamente as peças e conhecem as regras básicas do jogo, na última sessão, dentro de duas semanas, irão ter o seu primeiro torneio.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

WC 2012 : Empate no 9º jogo ao fim de 5 horas

Depois de uma embaraçosa derrota no oitavo jogo, Gelfand reagrupou as tropas e obteve uma vitória moral na ronda seguinte. O único problema é que as vitórias morais ainda não são pontuadas pelo que o israelita acabou com a mesma distância de pontos de Anand com que tinha iniciado a partida : nenhuma.
Anand jogou uma Nimzo-Índia, e Gelfand uma vez mais mostrou capacidade para obter ligeira vantagem a jogar de brancas. Apesar de ter tido claramente as melhores chances, não foi capaz de obter a linha vitoriosa, e empatou após ter feito Anand sofrer até ao 49º lance. 
Gelfand : Ninguém gosta de empatar quando teve uma boa vantagem. 
Não houve, por isso, nenhum resultado decisivo mas houve muita luta. Se na ronda anterior o campeão do mundo tinha dado uma demonstração da sua capacidade tática hoje, porém, foi a sua capacidade defensiva que foi posta à prova.
Anand tem um vasto repertório de aberturas o que deixa o seu oponente a tentar adivinhar a escolha em todas as partidas. Gelfand parecia levar vantagem na transposição do meio do jogo, mas Anand decidiu-se por uma defesa ativa ao trocar a sua Dama por uma Torre, Cavalo e Peão. No final, tinha uma Torre, Cavalo e cinco Peões contra uma Dama branca e quatro peões.

40.000 visitas

Registamos hoje, pelas 11.30, a visita nº 40.000 ao nosso blogue.
É com muita satisfação que o verificamos, agradecendo a todos os clicks neste endereço exclusivamente dedicado ao Xadrez, onde tentamos manter a informação local, nacional e internacional sempre atualizada.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Xadrez telepático

Um grupo de investigadores alemães está a desenvolver uma forma inédita de jogar xadrez. Através de um computador, é possível mover as peças através das ondas cerebrais.
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Berlim estão ainda a aperfeiçoar esta possibilidade de comunicar ativando apenas o pensamento, de forma a tornar possível que doentes com graves doenças neurológicas possam também eles comunicar e interagir socialmente.
Apesar de o xadrez ser apenas utilizado aqui como uma interface, é bem possível que esta possibilidade se torne, no futuro, uma realidade. Assim sendo, em vez de serem necessários tabuleiros, peças e relógios, talvez seja preciso apenas um capacete.
Em caso de batota, o problema ficaria resolvido com um choque elétrico....
Após 11 exaustivas rondas do Campeonato Nacional Individual dos Estados Unidos, o campeão emergiu - o GM Hikaru Nakamura.
Nakamura gastou apenas 30 lances para levar de vencida o GM Yasser Seirawan na última partida para se sagrar novamente campeão nacional daquele país.
É já o seu terceiro título e o primeiro desde 2009. 
No plano feminino, a IMs Irina Krush bateu Anna Zatonskih num playoff, depois de ambas terem terminado a competição empatadas. 
Hikaru Nakamura (esqª) venceu Yasser Seirawan
" Foram duas semanas muito longas. " - declarou Nakamura. " Existe muita pressão nos jogos pelo que estou aliviado que tudo tenha terminado. ". O jogador foi cabeça de série, tendo beneficiado o seu Elo, cotando agora 2782.6 - o seu melhor.
- " Se não tivesse vencido, teria ficado deprimido. " - completou.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

WC 2012 : Anand retalia e vence o oitavo jogo

Depois de perder o sétimo jogo, o campeão mundial em título necessitava de uma resposta rápida no jogo seguinte, mas ninguém esperava que essa resposta chegasse em apenas 17 lances...
Gelfand cometeu um erro ao 14º lance e desistiu quando a sua Dama se encontrava encurralada apenas 3 lances mais tarde. Esta partida decisiva, foi a mais rápida na história do Campeonato do Mundo !
Anand reverteu para 1.d4 e não havia muitas dúvidas que Gelfand iria optar uma vez mais pela Defesa  Gruenfeld mas, após 3.f3, o israelita optou por uma estrutura do tipo Benoni com 3...c5, transpondo posteriormente para uma espécie de Defesa Índia de Rei.
Os jogadores abandonaram a teoria muito cedo e, então, ao 14º lance, Gelfand jogou Qf6. Anand aceitou a desistência depois de 17. Qf2, encurralando a Dama negra.
Amanhã é dia de descanso.

Francisco Castro é o novo presidente da FPX

O novo presidente da FPX, Francisco Castro
A Lista A, encabeçada por Francisco Castro, venceu as eleições mais importantes (Direção) daquele órgão federativo.
A Lista A obteve 20 votos contra 17 da Lista B encabeçada por Dominic Cross.
Estamos certos que algo vai mudar para melhor na Federação Portuguesa de Xadrez.

Lista A
Presidente - Francisco Manuel Fernandes Castro
Vice-presidente - João Miguel Santos Silva Cálix
Tesoureiro - Luís André Silva e Couto
Secretário - Paulo Lencastre da Silva Gomes de Oliveira
Vogal - Ana Margarida Gonçalves Ferreira
Vogal - Ariana Maciel Abranches Pintor
Vogal - Paulo Rui Lopes Pereira da Silva

Millennium BCP é o campeão distrital por equipas

O Millennium bcp conseguiu, no passado sábado, sagrar-se campeão distrital por equipas ao vencer na terceira e última ronda o Atlético Clube Alfenense 'S' por uns claros 3-1.
A derrota que transportou para a fase final, fruto do resultado obtido frente à Associação Clube de Jazz na fase de séries, não foi obstáculo suficiente para o afastar de chegar em primeiro no final da prova.
Desconhecendo o valor efetivo da equipa de Matosinhos já que foi a única que a nossa equipa não defrontou esta época, julgamos que o título fica bem entregue à equipa portuense uma vez que aquele quarteto se mostrou o mais homogéneo de todos em termos de força xadrezista.
Lamentando ainda o facto de a nossa principal equipa não ter podido, este ano, estar presente nesta fase final (o empate inesperado com a equipa mais jovem do Atl. Clube Alfenense ditou o afastamento), julgamos que teríamos valor suficiente para disputa-la já que, frente a três das quatro formações, o NXST nunca perdeu : (2-2) Millennium BCP, (3,5-0,5) Atl. Clube de Jazz e (2,5-1,5) Atl. Clube Alfenense S (Taça AXP). Não estamos com isto a afirmar sermos superiores a qualquer uma delas. Apenas que podíamos e devíamos ter marcado presença.
Assim não aconteceu e o título fica bem entregue. Parabéns ao vencedor.  

3ª Ronda e última
Ass. Clube de Jazz 1 G.D.  Dias  Ferreira 3
C. Millennium BCP 3 Atl. Clube Alfenense 1

Tabela cruzada
ClEquipa1234Des 1 Des 2 Des 3
1Clube Millennium bcp* 3  72629
2Grupo Desportivo Dias Ferreira E* 3  70652
3Atlético Clube Alfenense B1* 4  52569
4Associação Clube de Jazz10*   50310

domingo, 20 de maio de 2012

WC 2012 : Gelfand venceu o sétimo jogo

O israelita desempatou vencendo o sétimo jogo
Após seis empates, Boris Gelfand venceu o sétimo jogo e já está na frente.
Vishy Anand jogou de pretas pela segunda vez consecutiva e uma vez mais a Defesa Eslava apareceu no tabuleiro com a6.
Contudo, desta vez, Gelfand optou pela linha de 6.c5 e Anand deparou-se com uma posição pior para, de repente, o campeão se deparar com inúmeros problemas e ter sido forçado a desistir quando lhe restava menos de 1 minuto. Não se pense, no entanto, que o israelita venceu devido à falta de tempo do seu oponente. Nada disso. A posição das negras era simplesmente insustentavel.
Desta forma, Boris Gelfand conseguiu quebrar a apatia no resultado e liderar a corrida ao título máximo. Esta vitória tem dupla importância : primeiro, porque é a primeira do encontro. Depois, porque é também a primeira vez que o israelita vence o indiano em jogos clássicos em quase 20 anos !
Resta saber agora se aguentará esta vantagem até final já que ainda faltam cinco partidas para a conclusão deste Campeonato do Mundo.
Resultado Geral : Gelfand 4 Anand 3

sábado, 19 de maio de 2012

WC 2012 : 6º Jogo com mais do mesmo...

A habitual conferência de imprensa após o jogo 6
Na partida que marcava o fim da primeira parte deste Campeonato do Mundo, Boris Gelfand tentou algo diferente frente à Semi-Eslava de Viswanathan Anand mas, uma vez mais, o resultado foi o mesmo : um empate alcançado em escassos lances (29) que deixa tudo como no início.
No entanto e também por mais uma vez, Anand apresentou uma abertura alicerçada numa preparação aprofundada, que o levou diretamente a um final de jogo equilibrado.
A surpresa da jornada acabou por ser a presença de Kasparov no evento e a sua teoria era de que Anand tem vindo em curva descendente desde 2008 e que lhe faltaria motivação. Os empates eram, quase todos, culpa do indiano pela linha pouco ambiciosa que escolhia e pelas táticas defensivas quando jogava de negras. Ainda na sua opinião, a melhor estratégia que Gelfand teria (não vence Anand desde 1993) seria a de continuar a elevar a tensão até onde pudesse mantendo o confronto empatado, já que Anand não é um jogador "estável do ponto de vista psicológico".
Quem assiste aos jogos em direto, não pode deixar de simpatizar com este israelita com um semblante ora preocupado, ora surpreendido ou ainda interrogativo. O homem passeia pela sala, entra e sai por dezenas de vezes e faz caretas, olha para a assistência, para o adversário, brinca com as peças entretanto capturadas enfim, é um espectáculo dentro da competição.
Hoje é dia de descanso com o sétimo jogo marcado para o início da tarde de domingo.

Atualização do elo de lentas

É com agrado que verificamos que a Comissão de Qualificação das lista elo, da FPX, atualizou os valores dos jogadores que participaram na preliminar B do Campeonato Distrital Individual - VII "A Arte da Guerra", ao considerarem este torneio, que não havia sido incluído na lista de maio.
A atualização dos nossos jogadores é a seguinte:

Elo lentas
José António Pacheco, 1340
Ricardo Amaral, 1391
José Pedro Cachorreiro, 1667 FIDE
Rui Miranda, 1478
Albano Moreira, 1223
Carlos Ribeiro, 1483 FIDE
Fernando Azevedo, 1549 FIDE
Rui Ferreira, 1353
Jorge Dias, 1365
Luís Dias, 1350
Hugo Moreira, 1446
Nuno Silva, 1117
Susana Silva, 1070
Francisco Fonseca, 1142

quinta-feira, 17 de maio de 2012

WC 2012 : Gelfand, de pretas, assegura empate com facilidade no 5º jogo

Vishy Anand resolveu, finalmente, jogar 1.e4 mas não conseguiu qualquer progresso face a um Gelfand que mostrou uma excelente preparação jogando rápido em situações complexas e que escolheu a Siciliana Sveshnikov em vez da sua habitual e sólida Defesa Petroff. Curiosamente, o inventor da Sveshnikov estava presente na sala durante a conferência de imprensa e não concordou com a interpretação que o israelita fez da sua ideia já que, segundo ele, as negras simplificaram muito cedo a posição o que conduziu a uma empate  estéril.
Após 27 lances o resultado já não levantava qualquer dúvida e os jogadores acordaram o empate.
Anand terá pela frente duas partidas seguidas em que jogará de negras e pode ser a situação perfeita para Gelfand atacar.
Quanto mais a competição se prolongar sem uma vitória que pode ser decisiva, mais tensão haverá, uma vez que ficam a faltar cada vez menos jogos para o final.
O primeiro 1.e4 da competição e a Siciliana

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Ivanchuk venceu na passada segunda-feira o 47º Capablanca Memorial que teve lugar em Cuba entre os dias 4 e 14 de Maio, e foi jogado a duas rondas com 90 minutos/40 lances + 30 minutos + 30 segundos/lance desde o início da partida.
O ucraniano terminou sem derrotas a competição com 6½ em 10,  e um ponto à frente do segundo classificado, o russo Nepomniachtchi com quem empatou ambos os jogos.
Na terceira posição ficou um jogador da casa, o cubano Leinier Dominguez que, ao perder ambos os jogos com Ivanchuk ditou quem haveria de vencer este 47º Memorial, já que Nepomniachtchi não conseguiu desfeitear o cubano em nenhuma das duas partidas.
Ivanchuk arrecadou a bonita soma de 4.500 dólares em dez dias a jogar xadrez. 

CLASSIFICAÇÃO
NomeNacEloPts
Ivanchuk, Vassily UCR2764
Nepomniachtchi, Ian RUS2716
Dominguez Perez, Leinier CUB2725
Potkin, Vladimir RUS2642
Quesada Perez, Yuniesky CUB26254
Laznicka, Viktor RCH26934


WC 2012 : Tudo na mesma decorrido um terço da competição

O quarto jogo entre Boris Gelfand de brancas e Vishy Anand terminou ao fim de 34 lances e, mais uma vez, ainda não conheceu outro resultado para além do empate.
O campeão mundial optou novamente pela Semi-Eslava e, de pretas, voltou a ganhar qualidade de forma fácil como o tinha feito na segunda partida. Apesar de uma ligeira modificação, a preparação de Gelfand mostrou-se insuficiente para gerar qualquer possibilidade de vitória, e o equilíbrio foi a nota dominante durante quase toda a contenda. Quer isto dizer que faltou emoção e, apesar de ter durado mais 10 lances do que a partida anterior, o resultado nunca esteve em dúvida.
Também Boris Gelfand repetiu a abertura do segundo confronto mas a defesa sólida de Anand nunca sofreu uma brecha, devido à forma segura que o indiano patenteou.
Hoje é dia de descanso e com um 1/3 dos jogos já efetuados, o resultado cifra-se agora em 2-2 com mais oito jogos no horizonte.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Aproxima-se o 7º aniversário

Estão abertas as inscrições na sede para a comemoração do 7º aniversário do NXST, que este ano será no dia 8 de junho, sexta-feira, devido ao dia 9 ser sábado.
Como nos anos anteriores, vamos realizar um jogo de futebol a partir das 18.30 horas entre os sócios e convidados, seguindo-se um jantar volante, que tem sido do agrado de todos, ano após ano.
A faltar menos de um mês para a data festiva, a Direção do clube informa que a escola agrícola, a quem mais uma vez agradecemos a disponibilidade, será o local de mais uma confraternização para darmos os parabéns ao nosso clube.

WC 2012 : 4º Jogo com imagens em direto


4º JOGO : EMPATE
RESULTADO GERAL : 2-2

segunda-feira, 14 de maio de 2012

WC 2012 : 3º Jogo de novo empatado ...

Um bom combate com um final de jogo sem grande alarido, onde o campeão mundial Viswanathan Anand talvez tenha jogado de forma segura nos últimos lances para não conseguir mais do que empatar este terceiro jogo frente a Boris Gelfand.
A posição era complexa e parecia promissora para o indiano, mas os especialistas e comentadores não conseguiram nunca chegar a uma conclusão final sobre para quem pendia a partida, e só recorrendo à utilização de motores puderam, mais tarde, tecer conclusões mais determinantes.
Foi um dos raros jogos em que Anand se deparou com apuros de tempo e sob ameaça de mate, com ambas as torres de Gelfand a pressionarem fortemente o último reduto das brancas. O jogo durou 37 lances e conseguiu prender a atenção dos espetadores durante a maior parte da partida,
Contrariamente aos dois primeiros jogos, este exigiu dos jogadores lances precisos para manter o equilíbrio nas 64 casas.
Gelfand escolheu a Defesa Gruenfeld numa repetição do primeiro jogo mas, desta vez, Anand estava devidamente preparado e optou por 3.f3, que conduziu a uma batalha muito complicada na abertura sob uma posição dinâmica mas desequilibrada.
Um Gelfand confiante a jogar de forma rápida deparou-se com um Anand a fazer valer um peão a mais na coluna d. Quando esse peão atingiu d7, Gelfand dobrou as torres na segunda linha e, de forma desesperada, forçou o empate.
Contudo, é possível que o campeão do mundo tenha falhado uma linha vencedora quando o seu tempo escasseava, 
Anand rocou para a ala da dama, mas foi Gelfand que esteve no ataque nos momentos iniciais. A sua dama e torres juntamente com o seu cavalo, continuaram a pressionar o rei branco. As peças de Anand no lado da ala do rei estavam ainda por desenvolver pelo que Gelfand sacrificou um peão. Anand, contudo, trocou as damas, bispos e cavalos e parecia melhor para tentar a vitória. No entanto, um cauteloso movimento da torre no lance 35, condenou a partida a terminar mais uma vez com a divisão dos pontos.

domingo, 13 de maio de 2012

Campeonato Distrital por Equipas : Tudo empatado a uma jornada do fim

Jogou-se a 2ª ronda da fase final do Campeonato Distrital por Equipas com quatro formações apuradas para lutarem pelo título : Millennium BCP do Porto, Associação Clube de Jazz de Baltar, Grupo Desportivo Dias Ferreira de Matosnhos e Atlético Clube Alfenense de Alfena.Na primeira ronda, as equipas apuradas transportaram os resultados obtidos entre elas na fase de séries, pelo que restavam apenas mais dois jogos para que se conhecesse o campeão. Esta última ajudou a equilibrar tudo na tabela classificativa, pelo que as quatro equipas partem empatadas para a derradeira jornada, separadas apenas pelos factores de desempate que coloca, para já, os alfenenses na frente.

Após a 2ª jornada
Cl Equipa                      J V E D MP Res. BP  
 1 At.Clube Alfenense B        2 1 0 1 4   2   487 
 2 G. Desp. D. Ferreira E      2 1 0 1 4   2   374 
 3 Clube Millennium bcp        2 1 0 1 4   2   351 
 4 Associação Clube de Jazz    2 1 0 1 4   2   228 

A última ronda a jogar no próximo dia 19, definirá então quem vencerá a edição deste ano.

1ª jornada (fase de séries)
Equipa                Res.  Equipa      
At. Cl. Alfenense B 1½ - 2½ Gr. Desp. D.Ferreira E 
Ass.Cl. de Jazz     2½ - 1½ Clube Millennium bcp      

2ª Ronda 

Equipa                   Res.  Equipa     
Gr. Desp. D.Ferreira E 1½ - 2½ Clube Millennium bcp
At. Cl.  Alfenense B   4  - 0  Ass. Cl. de Jazz   

3ª Ronda - 19.05.2012 às 15:00 horas

Equipa                 Res.  Equipa            
Ass. Cl. de Jazz        -    Gr. Desp. D.Ferreira E
Clube Millennium bcp    -    At. Cl. Alfenense B 

sábado, 12 de maio de 2012

WC 2012 Jogo 2 : Novo empate após 25 lances

O atual campeão do mundo Viswanathan Anand, demonstrou hoje as suas capacidades defensivas de uma forma precisa e perfeita para empatar frente a Boris Gelfand com uma semi-eslava no segundo jogo deste campeonato.
Anand, a jogar de negras, defendeu-seu-se de facto de forma brilhante, efetuando várias vezes lances imprevisíveis contrariando os sugeridos pelos GM's que seguiam a partida e até pelos 'chess engines'.
As peças e a posição parecia harmonizada e Anand dificilmente esteve em apuros : - " As brancas tiveram um pequena vantagem no início, mas no fim as negras tinham muitas estruturas defensivas." - afirmou o campeão no fim do jogo. Gelfand, por seu lado, admitiu : - "Ofereci o empate já que não existiam opções possíveis. Não consegui a mais pequena ideia para efetuar um lance.". A partida teve apenas 25 lances de vida.
Num primeiro momento, parecia que o israelita tinha uma ligeira vantagem conforme o indiano comentou, mas Anand anulou-a através de uma rápida troca de peças, incluindo as damas.
Como era esperado, não houve surpresas iniciais por parte de Gelfand que se agarrou à sua habitual Abertura de Peão de Dama, enquanto que o seu opositor optou pela Eslava.
Foi também o indiano que despoletou uma novidade ao 14º lance com um movimento de cavalo que deixou Gelfand muito pensativo. No entanto, quando os peões e outras peças desapareceram do centro do tabuleiro, o jogo não durou muito mais tempo.
A competição será retomada na segunda-feira já que domingo será dia de descanso.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jogo 1 do WC 2012 : Um empate marca o início das hostilidades



E pronto ! Começou hoje a disputa do título de campeão do mundo de 2012 da modalidade, com o atual detentor do título a jogar de brancas e a ter uma posição vantajosa nos primeiros lances o que, provavelmente, terá surpreendido até o próprio. Boris Gelfand, já se sabe, é um fantástico batalhador e, quando parece que está encurralado ou, pelo menos, em desvantagem,  renasce e encontra sempre uma saída para igualar.


O israelita utilizou a Defesa Grunfeld neste primeiro jogo e surpreendeu (uma vez mais) Anand, já que Gelfand a dificilmente parece ter jogado alguma vez. No entanto, o indiano respondeu de forma corajosa com 9.d5!? para Gelfand capturar o peão de a2 com a sua Dama, forçando Anand a provar que tinha compensação satisfatória.
Daqui resultou uma posição complicada, e o campeão afundou-se num pensamento profundo por vários minutos depois de 13...Da5, com muitos comentadores a preferirem a posição das negras.
Um prometedor início e uma vitória moral para Gelfand que jogará agora de brancas no jogo de amanhã.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

WC 2012 : Anand começa de brancas amanhã

A cerimónia de abertura teve lugar hoje na  State Tretyakov Gallery em Moscovo, marcando o início dos 12 jogos nas próximas 3 semanas.
Os jogadores sortearam as cores das peças com que iniciarão a disputa e Anand jogará de brancas. As cores alternarão mas, a partir do sexto jogo serão invertidas (assim, Anand jogará de pretas no jogo 7).
Se o resultado for um empate no final das 12 partidas, terá lugar o 'tie-break' que consistirá em 4 jogos rápidos de 25 minutos por jogo mais 10 segundos de incremento. Se o empate persistir, novo 'tie-break' de partidas blitz, com 5 minutos por jogo mais 3 segundos de incremento.

CALENDÁRIO
DataEventoHoraDataEventoHora
11-MaiJogo 1 12:0021-MaiJogo 8 12:00
12-MaiJogo 2 12:0022-MaiDescanso 
13-MaiDescanso 23-MaiJogo 912:00
14-MaiJogo 3 12:0024-MaiJogo 1012:00
15-MaiJogo 4 12:0025-MaiDescanso
16-MaiDescanso26-MaiJogo 1112:00
17-MaiJogo 5 12:0027-MaiDescanso 
18-MaiJogo 6 12:0028-MaiJogo 12 12:00
19-MaiDescanso 29-MaiDescanso
20-MaiJogo 7 12:0030-MaiTie-break 12:00