Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2013

De regresso a casa...

Boas!

Confesso...já tinha saudades dos meu rio! Passado todo este tempo voltei ao "meu" rio" e ás "minhas" trutas!
Senti que o rio me tinha marcado "faltas injustificadas", mas de quando em vez a vida prega-nos algumas partidas que nos fazem esmorecer, verdadeiras entras a pés juntos directas aos joelhos e tive também pelo meio a experiência de pescar no rio Vez...pelo que com muito esforço lá me entendi com ele!



No sábado, fiz-me ao rio ao final da tarde... qualquer pescador de trutas tem um gosto especial por pescar nesta altura do dia! E com as temperaturas altas que se fizeram sentir durante a semana as expectativas eram altas. Mas nem tudo é como nós queremos, fomos presentados com um ar frio durante este fim-de-semana, que se tornava até incomodativo! Mas no abrigo do arvoredo o sol era quente, e a água não estava muito fria!



E a comissão de boas vindas que tive, foi um espectáculo maravilhoso, num pequeno açude vejo muito mosquito em posturas no rio, passados segundos uma truta a mosquear....e assim consecutivamente! Um espectáculo lindo de se ver...apreciei-o durante uns minutos,enquanto as tentava enganar com outro "repasto"...


Com a minha calma fui lançando para as sombras na margem oposta, sempre com a sensação que é naquele lançamento que algo nos vai surpreender!

Depois de muito andar, e numas correntes mais fortes, consegui uma pequena truta, que prontamente devolvi ao seu habitat!

Nuns lançamentos seguintes, e também numa corrente mais forte tiro uma, dona de uma energia própria de uma verdadeira autóctone, que ao segundo salto fora de água automaticamente se descravou.

E à terceira foi de vez... consegui fotografar convenientemente uma das minhas amigas!


Já era tarde...hora de dar por terminada a pescaria!

Domingo pela manha, tinha um encontro de pescadores de trutas marcado em Cambra, na sempre excelente companhia de boa gente!

O Mário lançou o repto de deixar aquela zona do Alfusqueiro em repouso, algo que eu e o Jesus aceitamos prontamente! Fomos até uma das recentes descobertas...mais um local maravilhoso!



Fomos os 3 lançando, batendo as correntes o mais distante possível devido a clareza da água, mas acima de tudo fomos conversando, partilhando aventuras e descobertas desta época, desfrutando do momento e da paisagem maravilhosa! Trutas? Só uma...que na hora da foto saltou-me das mãos...

Mudamos de local e aí tive a adrenalina elevada ao máximo! 
Num poço profundo, com uma corrente constante, depois de alguns lançamentos tenho um pequeno toque...mas de uma grande truta! Comento com o Mário que havia vida por aqueles lados....insisti no mesmo local. 

Passados mais uns 20 lançamentos, e a passar no mesmo local vejo um vulto a sair do fundo e a nadar em direcção a amostra! Era desta...cravei-a!!! Mas numa reviravolta inesperada e estando eu a uns 4 metros de altura, descravou....era uma truta linda, com um lombo invejável, seguramente truta para mais de kilo....fica para a próxima!

Regressamos para um almoço ao ar livre de Vitela de Lafões e de Cabrito assado na casa do Eng. Rui Ladeira, que mais uma vez fez questão de nos receber e de uma forma excelente! Da minha parte só posso agradecer! Deu bem para esquecer a perdida do dia...e repor as energias!
Posta a conversa em dia,sobretudo sobre o futuro da pesca no concelho de Vouzela, lembrei-me de ir aum local para uma pesca rápida....1 hora no máximo!

E em boa hora o fizemos...
Fiz uma boa captura...de cores espectaculares! Talvez a mais bonita da época....pelo menos para já!


Nada mais havia a fazer... o domingo já estava no seu final!

Foi bom regressar a "casa"....

Abraço




quarta-feira, 24 de abril de 2013

Liberdade!!!


Estamos todos a precisar desta senha novamente!! Foi há 39 anos...mas estamos a precisar novamente!


25 de Abril... SEMPRE!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

3º Encontro Nacional de Pescadores de trutas

Boas!

Realizou-se no passado sábado, o 3º Encontro Nacional de Pescadores de Trutas na bonita localidade de Arcos de Valdevez!

Um dia de Primavera espetacular, cheio de boa disposição, um rio a condizer, petiscos, um leitão à maniera do meu amigo João...que mais se pode pedir??? Só umas trutas, mas elas não quiseram nada comigo!

Podem encontrar aqui o relato do dia:

http://www.trutas.com.pt/noticias/2013/04/3o-convivio-nacional-de-pescadores-de-trutas-2/

Deixo-vos umas fotos:






Quem me dera chegar a casa e ter um local assim para pescar trutas, onde nem é preciso trocar de roupa! Isto sim chamo qualidade de vida...

O meu muito obrigado a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez pela simpatia extrema em nos ter recebido, e nos ter brindado com tamanha gentileza! A posta de vitela da raça cachena não me sai da memória!

Aos meus amigos Mário e João...muito obrigado!!!!

Abraço

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Relax...

Boas!

Depois do interregno de pesca no fim de semana da Páscoa, devido ás condições demasiados adversas, voltei ao rio!



Mais que nunca estava a precisar de ouvir o rio, sentir ar puro e fresco a entrar pelas vias respiratórias, ouvir os sons da natureza...ter algumas horas em que nada mais houvesse no pensamento! E a pesca consegue dar-nos esse sossego mental! A abstracção da realidade é total...e acima de tudo sinto-me rejuvenescido! Assim me sinto quando regresso a casa da pesca...

Este é o som que me acompanha pelas caminhadas pelas margens:


Tinha chovido toda a semana, o que já não é novidade este ano, mas com menos intensidade, portanto era de esperar um caudal elevado, com o sol a dar um ar da sua graça, mas uma manhã fria....com direito a geada da forte...sim em Abril!

Fiz-me ao rio com vontade de pescar...aliás uma enorme vontade de "pescar"!



Comecei por volta das 10 da manha, ando preguiçoso como tudo!
Água extremamente límpida e temperatura não muito baixa!

As correntes no rio eram maravilhosas...espraiadas...certinhas...sem grandes "trapalhadas"...o cenário era perfeito!

Foi lançando com toda a vontade que tinha de pescar, batendo todos os recantos mais promissores, mas nem sempre as minhas amigas pintonas gostam de colaborar!


Numa dessas correntes, e numa zona com mais força, lá enganei a primeira do dia! Num lançamento longo, quando a colher atravessou a zona central do rio, atacou amostra com bastante vontade!





Senti-me mais reconfortado, confesso, o animo subiu um pouco! Já há algum tempo que não fotografava uma truta.

A ultima cheia tinha feito mais uma limpeza nas margens, e o andar nas margens está um pouco facilitado,mas desenganem-se que os facilitismos sejam grandes! Porque as silvas essas não perdoam...

Numa outra corrente, mais profunda, uma pequena truta de uns 12 cm ainda se fez à amostra, que rapidamente devolvi...nem sequer tirei foto para não martirizar ainda mais a pequenita.

Fui na minha senda da verdadeira finalidade da pesca,o descanso e a descontracção, caminhando margens acima!



Com tudo isto estava na hora de sentar numa pedra, observar o rio e comer algo! Uma simples sande tem um sabor totalmente diferente num local como este...

Num dos muitos lançamentos, e num pequeno poço, deixei a colher afundar um pouco mais e logo no inicio da recolha,sinto mais um toque, cravo e peixe na ponta da linha!



O tempo passa a correr, nem se dá por isso, e olho para o relógio e já eram umas 3 da tarde e outros afazeres chamavam por mim!

Dei a pesca por terminada, com o objectivo cumprido...o relax absoluto e completo!

Abraço


quarta-feira, 3 de abril de 2013

3º Convívio Nacional de Pescadores de Trutas


Boas,

Mais um ano de pesca às trutas e mais um convívio nacional de pescadores de trutas. 

À semelhança do que ocorreu nos últimos dois anos, em 2013, os blogs Trutas.PT, Trutas e Serras Blogspot e Ninja Matrix voltam a organizar em conjunto um convívio nacional de pescadores de trutas. 

Como sempre o nosso principal objectivo é o convívio salutar entre os pescadores de trutas, as trocas de experiências e o desfrutar de um dia bem passado em rios truteiros de primeira categoria.

Desta vez, e depois de muita discussão, resolvemos assentar arraiais na linda vila dos Arcos de Valdevez, que recebe o seu nome do excelente rio Vez. Para quem não conhece, o rio Vez é um rio de águas extremamente limpas e que é palco todos os anos de competições de pesca à truta. É um rio, onde para além das trutas fario, é possível também encontrar algumas trutas mariscas e salmões. Desta forma, tínhamos obrigatoriamente que realizar um convívio neste local e 2013 foi o ano escolhido para o fazer.

O dia escolhido para a realização deste convívio foi o dia 20 de Abril de 2013.
O programa é o seguinte:
- 8h30 – 9h00 - Concentração no Parque de estacionamento de Salzedas, nos Arcos de Valdevez (coordenadas de GPS: 41.849205 / -8.420527)
- 9h00 - Petisco e pequeno almoço
- 9h30 – Distribuição dos locais de pesca
- 10h00 – Inicio da pescaria
- 14h00 – Almoço em local a definir

Mais uma vez, e à semelhança dos anos anteriores, iremos ter a presença de alguns notáveis a abrilhantar este nosso convívio, para dinamizar a promoção deste desporto a vários níveis. Este ano o petisco será totalmente providenciado pela organização do evento e o almoço também. 

Inscrições no site Trutas.PT

segunda-feira, 1 de abril de 2013

2ª grande cheia no Alfusqueiro

Boas!

O cenário no Rio Alfusqueiro na passada sexta feira era este:











Uma verdadeira loucura de água...que tornou impossível a prática de pesca neste fim de semana prolongado!

No sábado ainda tentei, com o rio a descer muito, mas ainda assim com condições muito difíceis!

Melhores condições virão...

Abraço