Este homem é uma vergonha!
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
és um palhaço!
Este homem é uma vergonha!
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
O reino da palhaçada!
Ano novo
Mais se entortava quando ontem me disseram que o Suazo não jogava no freixo.
Mas para desencanto e desilusão daquela corja, joga.
Reyes já vai ser nosso até 2013. Chapelada para Rui Costa!
Iniciamos o ano em primeiro e sem derrotas, não estamos na Taça por obra de Olarápio.
Não estamos mais aconchegadinhos no primeiro lugar por obra da Junta de Salvação Militar.
Gosto mais do início de 2009!
domingo, 28 de dezembro de 2008
Uma questão de gestão
O FC Porto começou hoje os treinos com todos os jogadores.
O Benfica começa na terça-feira.
Não será pouco tempo para tudo?
sábado, 27 de dezembro de 2008
Boas Festas
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Ele aí está!
Qual D.Sebastião prometido, este é o verdadeiro reforço do Benfica no mercado de Inverno.
Prometemos discutir, prometemos o que sempre esperaram de nós.
Espero que gostem...
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Para mais tarde recordar
— A lei diz que só é falta quando um jogador toca a bola com a mão deliberadamente. Foi o que aconteceu?
— A lei sofreu uma alteração: antigamente dizia que era falta quando um jogador tocava na bola voluntariamente, agora passou para deliberadamente. Praticamente, vai dar ao mesmo e por isso é que foram sendo acrescentadas recomendações. Dou um exemplo: se um jogador está em cima da linha de golo, de costas para os adversários e a bola lhe tocar na mão, tem de ser assinalado penalty, apesar de o gesto não ser deliberado. Outro exemplo: num livre, um jogador está a proteger as partes baixas e se a bola lhe toca na mão, é falta, apesar de não ser um gesto deliberado.
«se calhar a lei devia ser radical»
— Mas há situações idênticas que são interpretadas de outra forma. Admite que possa haver outra visão do lance?
— Os critérios não são claros, isso é uma verdade. Se calhar a lei deveria ser radical: era falta sempre que a bola tocasse na mão ou no braço. O que se calhar iria ser, por vezes, injusto...
Se isto não é contraditório...
Agora a pérola!— Miguel Vítor estava no chão porque caiu, na sequência de uma falta de Luís Alberto sobre o central benfiquista. É um lance que lhe passou despercebido? Já o analisou na televisão?
— Sinceramente, não vi essa falta e quando visionei o lance na televisão estava apenas concentrado em ver se a bola tinha, ou não, batido na mão de Miguel Vítor. Mas acho que não vale a pena estarmos a analisar outras situações.
— Mas neste caso deve entrar na análise, porque o lance é sequencial. A bola bateu na mão de Miguel Vítor quando este estava no chão, justamente porque sofreu uma falta...
— Foi uma jogada confusa. Repito: na televisão estava mais concentrado em ver se a bola bateu ou não na mão de Miguel Vítor. Mas aceito a vossa interpretação acerca dessa alegada falta efectuada sobre o jogador do Benfica. A qual, na minha opinião, não parece ter existido.
Está tudo na edição de hoje d'A Bola.
Critérios e omissões
Podemos todos (não devemos, mas podemos... por caridade) fazer de conta que não houve qualquer problema no julgamento do ladrão no que concerne às mãozinhas de uns e outros. O grande problema de Pedro Henriques (e que, mais uma vez, sem surpresas, é ignorado pela generalidade da Imprensa) é o que se passa nesse intervalo de tempo. E aí não há desculpas! Só Miguel Vitor joga a bola, acabando pontapeado por Patacas. E mais grave! Há uma entrada clara a pitons de um jogador que, mostram as imagens de forma inequívoca, preocupa-se exclusivamente em acertar nas bolas do Miguel Vitor, sem qualquer preocupação pelo esférico e sua localização. Um penalty (mais um!) que fica por assinalar.
Posto isto, caro Pedro Henriques, pode o senhor argumentar à vontade, espernear até se quiser, que a verdade é só uma: o senhor é um ladrão e um grandessíssimo filho da puta! Os dois jogos de suspensão ao nosso capitão são uma vitória que só peca por não dar três pontos. Só tenho pena que não tenham sido três ou quatro jogos, com direito à sua cana do nariz partido pelo meio.
Parte a loiça Vieira!!!
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Não se assustem...
Entretanto, têm uma nova sondagem, agora do lado esquerdo...
Boas Festas, em tons de vermelho...
normalidade
Incrível!
Foi intencional. Assumo e direi isso a Pedro Henriques em qualquer sítio.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Pois, pois... contem mais destas!
Ainda bem...
"Depois de um excelente jogo de futebol no relvado, os corredores do Estádio do Dragão foram palco de momentos lamentáveis. No túnel de acesso aos balneários o ambiente já era efervescente, mas o pior aconteceu mesmo em frente a vários elementos da comunicação social, junto à entrada para a sala de imprensa.
Um motorista (ao serviço da Liga) - incumbido de acompanhar e conduzir os quatro integrantes da equipa de arbitragem - estava à porta do seu automóvel quando foi agredido por Rui Carvalho, assessor de imprensa do F.C. Porto.
Depois de alguns insultos de parte a parte, a pronta intervenção de alguns seguranças dos azuis e brancos impediu que a cena tomasse maiores proporções. O agredido fez questão de chamar de imediato um agente da PSP e pediu a identificação do agressor. «Identifique-me este senhor porque fui agredido por ele», referiu a alto e bom som perante o espanto dos muitos presentes no local.
A reportagem do Maisfutebol ainda tentou, juntamente com outros colegas, tentar perceber como tudo iria terminar, mas sem sucesso. Todos os jornalistas foram convidados a regressar à sala de imprensa e aí a permanecer.", in MaisFutebol.
Fazemos uma breve pesquisa:
N'A Bola - nada
N'O Jogo - nada
No Record - uma referência
Nem vou questionar a seriedade e a areia movediça em que se mexem os directores dos jornais desportivos hoje em dia.
Também não vou comentar o facto de José Gomes, treinador-adjunto de Jesualdo se deslocar do banco de suplentes do FC Porto até ao árbitro-auxiliar constantemente, juntamente com os jogadores que estão a aquecer junto a ele.
Também poderia comentar e dizer que Rui Costa protagonizou duas situações idênticas (não chegou a vias de facto) e foi sempre referido, tendo inclusivé já ido à Liga prestar declarações.
Ainda bem que acontece noutros lugares (como se não soubéssemos o que por lá se passa). Ainda bem que a linhagem do Guarda Abel está assegurada...
domingo, 21 de dezembro de 2008
Incrível
Acabar o ano em 1º
Apesar de tudo, o FC Porto não conseguiu ganhar e assim, as paragonas dos jornais terão de se preocupar com o Benfica outra vez.
Do jogo de hoje à noite, vamos esperar por mais um sumaríssimo (desta vez para um jogador do Marítimo, curiosamente em mais um jogo do FC Porto), mas também poderia ficar marcado pelos dois penalties não assinalados a favor do Marítimo e outro a favor do FC Porto.
Duarte Gomes bem tentou, com mais 5 minutos de descontos, mas nem assim conseguiu.
O Benfica está em 1º no final do ano e é um bom pronúncio. Mantenha-se assim e ganhe amanhã, que é o mais importante.
P.S. Deu gosto ver Bruno Alves a sangrar da cara, no final do jogo. Provou do próprio veneno. Pode ser que lhe faça bem...
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Não...
O Benfica tem uma imagem e um prestígio a defender. Já chega ter levado cinco na Grécia e apenas ter um ponto. Amanhã temos que ganhar, depois tentar ganhar por oito e a seguir, se possível, é que devemos tentar ganhar jogadores.
Não me importo de dizer que com este plantel estava à espera de mais. Eventualmente, muito mais... Mas também mantenho que é preciso tempo. Só é pena que seja mais tempo do que eu pensava.
Amanhã lá estarei. Isto é como os casamentos, para o Bem e para o Mal!
Saudações Benfiquistas
Notícia de última hora!
Não é para embirrar...
É que os miúdos tiveram de falar espanhol ou francês com Binya e Maxi. Ou então não falaram...
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Saber ler
Para bom entendedor, basta olhar para o que reserva a próxima edição da Champions League, onde só o primeiro classificado tem direito a entrar directamente na competição e o segundo vai à pré-eliminatória.
No entanto, e apesar do Benfica ter sido eliminado da Taça de Portugal e, muito provavelmente, da Taça UEFA, a Liga é a única competição que resta, e mesmo assim, vai em primeiro. Continue assim e irá no bom caminho, atingindo o objectivo que Quique se propôs.
O celeuma dos jornais em arranjarem polémica fala mais alto, e assim hoje já se pede a cabeça de Quique como se pediu a de Camacho, quando este ano afirmou que a Champions era o objectivo.
As corujas do costume, como Gaspar Ramos, já vieram dizer que o treinador não conhece a grandeza do Benfica e está desfasado da história. Claramente que Gaspar Ramos também ele anda desfasado da realidade, perdendo assim uma boa oportunidade para estar calado e dar alguma tranquilidade.
Saber ler e saber interpretar o que Quique diz é um hábito que não estamos habituados em Portugal.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
1000 desculpas aos meus amigos
Os erros de Quique
domingo, 14 de dezembro de 2008
Enquanto não escrevo sobre o que se passou em Matosinhos,
Filhadaputagem!
Em Matosinhos não houve arbitragem, houve uma impune filhadaputagem!
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
E esta??
Curiosamente, é o mesmo Olegário Benquerença que apitou o mesmo jogo, na Liga e que não viu a mão na área do Leixões e continuou com a jogada, que felizmente deu o golo a Tacuara.
Isto sim, é tema para discutir...
A bomba promete rebentar!
Caro Presidente do Sport Lisboa e Benfica, permitir esse facto é ajoelhar-se perante o poder do sistema.
Os sócios do Sport Lisboa e Benfica só esperam uma coisa: poderem ligar, a essa hora, a televisão no canal 30 e ver o jogo em paz e sossego.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Esclarecimento
Não entro na questão dos direitos televisivos, porque não sei que tipo de acordo existe, que tipo de consulta foi feita junto dos clubes e que posição assumiu o Nosso Clube nesse momento. Interessa-me apenas o facto de ser adepto de um Clube ecléctico. E o Benfica é-o de facto sem ter que recorrer a auto-elogios e a comparações absurdas com clubes de fora. E se Vieira quer lutar, que lute! É a sua obrigação, tal como é sua obrigação não desistir. E acabar com algo não é lutar. É deitar a toalha ao chão.
Para finalizar: o argumento do "ah e tal, ele não fala a sério, é só para pressionar" não colhe. Porque se não fala a sério, e se tem o azar de não o levarem a sério, a não extinção do basquetebol resultará, mais uma vez, na fragilização da imagem do Presidente do Sport Lisboa e Benfica.
ps- um forte abraço aos amigos da Tertúlia Benfiquista que hoje se estrearam na Benfica TV.
Os moralistas do costume
Livre, porque uma pessoa não pode dizer que um presidente tem tiques de Vale e Azevedo para lhe cair quase todo o Terceiro Anel.
É verdade que Vale e Azevedo adoptou a medida vergonhosa de acabar com a melhor equipa de andebol que o Benfica tinha nos últimos 20 anos, como também teve a coragem de "rasgar" os contratos com a Olivedesportos e arranjou o que arranjou. Também roubou (e MUITO) o nosso clube, mas o sistema não perdoou e ainda hoje, Vale e Azevedo é notícia, levando sempre por arrasto o nome do nosso clube.
Não vou estar a reescrever história, porque podem muito bem consultar o arquivo e o Google também serve para isso. Luís Filipe Vieira não é o santo que o querem fazer crer, mas também não é flor que se cheire. Basta averiguar as negociatas que fez com Vale e Azevedo (esse mesmo...) enquanto era presidente do Alverca.
Argumentar agora que não quer alimentar empresas que vivem à custa do Benfica, quando nem sequer é capaz de fazer uma negociação da rescisão de contrato dos direitos televisivos é querer tapar o sol com a peneira.
O mesmo presidente que negoceia e viaja com quem mais tem ganho com o Benfica e é a face visível do sistema do futebol português é motivo mais do que suficiente para se suspeitar do que quer que seja.
E aí, podemos apelidar do que quisermos, este tipo de tiques...
Quais as diferenças?
Onde é que já vi este filme?
Luis Filipe Vieira
Estes tiques Vale e Azevedistas assustam-me.
Ganhar!
Bem sei que tenho dito isto todas as semanas. Mas no sábado joga-se muito mais do que uma simples eliminatória: joga-se a possibilidade de manter o plantel motivado!
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
o primeiro dia!
Por ora não me vou referir à programação.
Basta-me referir este feito!
PS - os seis, evidentemente, referem-se ao caldeirão... e a todos os meus amigos e familiares que, desde o Funchal, passam a vida a chatear...
A vida é assim...
Mas há uma coisa que me lembro (e bem...): o pânico que Suazo gera...
Tanto assim é que prevejo uma tentativa de o lesionarem...
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Regressos
REGRESSA O SPORT LISBOA E BENFICA AO SEU HABITAT NATURAL:
O PRIMEIRO LUGAR.
É bom regressar ao futuro.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Bravíssimo!
É ponto assente neste blog: sejam aniversários ou não, quando o Benfica for à Madeira, é bom que vá alguém do Ndrangheta!!!
Parabéns ao inespugnabile! Parabéns ao Benfica!
domingo, 7 de dezembro de 2008
Golos
Do jogo fica uma arbitragem execrável no critério e que só os golos conseguiram travar, um par de entradas desenhadas para acabar com carreiras (Reyes que o diga), dois meninos que não passam de dois ressentidos sem classe: Paulo Jorge e Miguelito, voces metem-me nojo!
Fica uma exibição de sonho do Ruben, do Katso, do Suazo e do David.
E fica um jogo de classe, no relvado e fora dele, ali nas bancadas, onde tanto e tão bem se gritou e puxou pelo GLORIOSO.
Com adeptos e equipa em uníssono o resultado ultrapassa a fronteira do jogo, cresce e transforma-se numa comunhão de díficil descrição e quantificação representada nos abraços que não estando lá troquei, nos olhares cúmplices que apesar de não os ver partilhei.
É de golos que se trata meus amigos, e hoje houve e haverá goleada das antigas!!!
CARREGA BENFICA!
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
No local
Nem o 'bas-fond' da movida da Madeira escapará ao atento olhar dos nossos emissários, portanto o trio de arbitragem que tenha cuidadinho...muito cuidadinho...
No dia do jogo verão que a nossa frente avançada cumpriu com distinção a tarefa.
Força Benfica!
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Léo não pode voltar?
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Está bem, está bem, Mister D, é aqui o velhinho que está a ficar maluco...
A vez dos outros
Não tem condições técnicas e ainda menos psicológicas para ser uma referência da baliza do Benfica.
Ontem, após o golo do Suazo, foi só esperar que a bola lhe chegasse às mãos para o ver pedir contenção à equipa. Como se ainda estivesse no Braga.
O facto é ainda mais grave pois ontem o Quim era o jogador do Benfica mais velho em campo. É ele que tem de dar o exemplo.
Tem medo de assumir qualquer risco. Não sai dos postes nos cruzamentos, não sai dos postes quando os defesas protegem a bola à espera que ele a venha recolher e defende sempre para a frente qualquer remate cruzado como ontem no primeiro golo.
O Benfica sofre golos assim em catadupa com Quim na baliza. E antes que venham dizer que o primeiro golo não é frango eu digo-o. Não é frango. É uma defesa de um guarda-redes vulgar.
Com Michel Preud'Homme, Bento, Buffon ou qualquer outro grande keeper aquela bala sairía das suas mãos para a linha de fundo e daria canto.
Com Quim sai invariavelmente para a pequena área e basta lá estar um adversário para que o resultado seja invariavelmente o mesmo.
Estou à vontade porque aqui já por várias vezes pus o Quim no meu 11. Entendo que para tudo há momentos certos e errados. No contexto actual entndia, infelizmente com razão, que o Quim deveria sair da baliza. Nenhum guarda-redes do Benfica pode sofrer quase 20 golos num mês. E se enquanto as coisas correm de feição o Quim não atrapalha, o mesmo não acontece quando o Benfica depende do seu guarda-redes.
Moreira saiu da baliza porque sofreu 4 golos no Restelo. Trappatoni percebeu isto. A mim custou-me.
Agora chegou a vez de Quim sair de cena. Não por causa do jogo de ontem mas sim porque já é parte do problema e não da solução.
Moral!
Culpa
Resta ter perspectiva. Perspectiva de futuro, não de deambulações queixinhas pelas vielas dum passado recente, e traumático. O inespugnabile alertou para isto. A onda de optimismo tem uma existência frágil, é um sopro, de vitória, de esperança. Os revezes sucedem-se e o Homem Crente a todos deve resistir. Inexpugnável aos dissabores, inamovível no caminho traçado.
Estamos desiludidos, temos até razões para estar assim. Há peças que falham na máquina que nos transporta o sonho, mas se nelas acreditámos outrora não as podemos amanhã abandonar.
Muito cuidado nas exteriorizações da frustração. Se o título é o sonho, a dinâmica de apoio é a substância. Tudo forma um ideal, e este é leve como um murmúrio. E neste momento precisa de palmas e vozes, não de gritos e assobios.
As equipas que vencem, são construídas à custa da Crença. Não nos falhem agora!
Força Benfica!
ps- Este não é um post de defesa do Quim relativamente a outros. O Benfica também não precisa de Quimistas ou Morettistas. Mas negar que há muito boa gente (também na blogosfera, mas sobretudo no mundo real) que hoje, sendo benfiquista, anda feliz porque o Quim nos custou 2 pontos, é enfiar a cabeça na areia. Escreve isto quem acredita que o Benfica tem o melhor leque de guarda-redes da Liga. Brazuca incluído.
Doente
Mas aprendi que uma das regras do boxe é não socar o adversário quando este está nas cordas.
Também sei, e há muito que o sei, que o lema do Sport Lisboa e Benfica é Et Pluribus Unum, e apesar do Quim mo tornar especialmente difícil, mando-lhe um grito de força. Não o que ouvi no estádio, que eram sim, gritos de forca.
Custa foda-se, custa mesmo muito, mas temos de apoiar os nossos. Força Benfica!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Obrigado Suazo
Digo apenas que Miguel Vítor foi o melhor elemento da defesa juntamente com o Sidnei. Isto apesar dos esforços patéticos dos rapazinhos da RTP para não dizerem o nome do rapaz da Silveira. Bom jogo Miguel!
Depois, um muito obrigado ao Suazo por fazer em campo aquilo que a mim cá fora me apetecia fazer. Há ali muito bom menino que precisa de umas chapadas no focinho.
Quanto ao número 12...
P.S: Mais a frio mas ainda a ferver:
Que dizer daquela fantochada que invalida um golo limpinho ao Benfica?
Como é possível justificar aquilo?
Não há ponta por onde se pegue.
Interrompe-se uma jogada de golo certo, e não se pune disciplinarmente o infractor.
Que dizer?
Apenas que foi mais um roubo descarado. Já estamos habituados.
domingo, 30 de novembro de 2008
Complicado
Vamos lá rapazes!!!
O meu onze:
Moreira, Maxi, Miguel Vítor, Sidnei, Jorge Ribeiro, Katsouranis, Amorim, Yebda, Martins, Reyes e Suazo.
sábado, 29 de novembro de 2008
Uma questão de exigência
Peço desculpa se vou ofender alguém, mas a minha dose de exigência não se coaduna com o que tem sido dito desde que o Benfica na Europa, foi novamente derrotado, mas com uma goleada a fazer lembrar tempos tenebrosos.
Não preciso de fazer uma retrospectiva muita grande para lembrar que até há bem pouco tempo, e com jogadores de menor calibre dos que os que estão no Benfica actual, conseguimos chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e da Taça UEFA.
Podem afirmar que é uma equipa nova, em construção, como foram todas nos anos após termos conquistado o título. Pelo menos, foi sempre essa a ideia que era generalizada.
Alguns dos resultados foram disfarçando as lacunas e este ano, tem sido mais do mesmo. É verdade que este ano, temos individualidades de renome, categoria e classe como não tínhamos há algum tempo, mas pensar que uma derrota de 5-1 com o Olympiakos, após termos perdido com o Galatasaray em casa, faz-me lembrar muitas vezes Carlos Queirós e as recentes exibições de Portugal, com um cínico: "Estamos a melhorar! e "Temos de dar tempo!".
É óbvio que temos de dar tempo, é óbvio que foi mau o que se passou na quinta, e é óbvio que tem havido trabalho (mais interno que externo). Mas se uma equipa consegue ganhar a uma outra que está nos 5 primeiros de Itália, também terá de ser capaz de ganhar a quem jogue na Turquia, na Grécia e na Alemanha, não precisando de fazer as tão famosas "contas" tão portuguesas.
Também não concordo que o Benfica não precise da UEFA. Boa parte do renome e prestígio que o Benfica reconquistou foi à custa das suas recentes prestações na Europa. É uma das boas fontes de receita do clube, para já não falar em notoriedade.
Assim, peço desculpa se a minha exigência se resume a ser campeão em Portugal e chegar bem longe nas competições europeias, como sempre foi na história do Benfica e como assim eu fiquei "bem" habituado.
Hoje, na SIC, o Presidente do Benfica disse que tinha um sonho: criar a Fundação Benfica, para justificar o amor dos sócios e dos benfiquistas pelo clube. Peço desculpa, sr. Presidente, mas o meu sonho é outro, talvez partilhado pelo Director Desportivo (esse sim, verdadeiro benfiquista): ser Campeão Europeu!
Essa sim, é a exigência que se deve pedir a quem veste o manto sagrado!
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Derrotas abensonhadas
Frio, como o tempo em Lisboa
Já há por aí uma vaga de fundo a contestar a não utilização de Katsouranis. Não dou para o peditório, mesmo que o grego seja um dos meus preferidos. Bynia esteve bem em Coimbra e hoje, apesar da percentagem de passes acertados, foi seguramente o melhor do meio-campo. Amorim, o meu indiscutível, é que se borrou todo.
Antes do jogo queria uma dupla Vitor-Sidnei. David Luiz terá o seu tempo, mas ainda está a recuperar a sua rotina de jogo. Hoje exigia-se alguma consistência, nunca o teste de nova parelha defensiva. E o outro duo já tinha apresentado bons resultados num embate sempre complicado como é um derby. Ainda assim não esperava tanto erro e precipitação. Como já alguém disse, o David mais parecia querer actuar a trinco, colocando os colegas de sector sobre pressão extra. Sobre o Jorge, mais não digo do que isto: é o que é.
Vamos ser Campeões! A UEFA é uma competição que me passa completamente ao lado. Custa-me perder pelos números de hoje, não gosto de ser eliminado, mas os meus objectivos são outros e, acredito seriamente, bem palpáveis. Metade do trabalho de Quique está feito, o resto será seguramente afinado e o menor desgaste físico só nos trará benefícios.
ps- Há quantas semanas não acerta a Imprensa no 11 de Quique?
ps2- Pensando bem, aqueles três golos de rajada não terão sido uma estratégia do Clube para lixar a audiência à ZON?
5 Razões...
Se Miguel Vítor fosse brasileiro e não da Silveira talvez hoje a humilhação fosse menor.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Falhanço Total
Temos que levantar cabeça e seguir em frente, mas devemos reflectir e encontrar respostas para o que se passou. Respostas, não culpados. Soluções!
Hoje falharam quase todos os que entraram em campo e quem falhou mais foi o Quique.
Não discuto o onze inicial, talvez porque fosse muito parecido com o meu, mas nenhum treinador tem culpa quando a sua equipa leva um golo aos 4 minutos de jogo. Começa a errar, quando mexe mal e ainda mais importante, muito tarde na equipa. Demasiado tarde...
Tantas falhas defensivas!
Quanta ingenuidade!
Quantas percas de bola!
Passividade em dose gigantesca...
Que falta de liderança (Luisão?)...
Adeus UEFA!
Talvez seja uma competição demasiado "pequena" para o Glorioso brilhar.
Na 2ªfeira estarei no sítio do costume, preparado para curar a ressaca com choco frito.
Saudações Benfiquistas
Derrota
E então? Acaba tudo? É tudo uma merda? Não. Não e não.
O NOSSO CLUBE FOI CONSTRUÍDO POR GENTE QUE NADA TINHA A NÃO SER AMOR AO BENFICA.
SEGUNDA -FEIRA TEMOS TODOS A OBRIGAÇÃO DE ESTAR NA LUZ A APOIAR.
QUEM NÃO SABE CURAR AS FERIDAS DOS QUE AMA NÃO AMA NADA, NEM NINGUÉM.
EU AMO E AMAREI SEMPRE O SPORT LISBOA E BENFICA.
P.S- Segunda feira incito todos os Benfiquistas a darem um par de lambadas a quem ousar sequer esboçar o gesto de assobio.
NÓS SOMOS O BENFICA! NÓS TEMOS MEMÓRIA E NÃO SOMOS INGRATOS!
o meu onze em Atenas - e não sou louco!
Miguel Vítor, David Luiz, Sibnei e Jorge Ribeiro;
Yebda, Katsouranis, Ruben Amorim e Carlos Martins;
Reyes e Suazo.
Visca el Barça!
Mais uma vez, o Sporting não me decepcionou...
Evidências (I)
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Quando o ridículo mata ... de tanto rir!
Alguém me pode explicar que raio de clube é aquele?
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Benfica... e no fim, assuntos menores
Muito bons! O óptimo é inimigo do bom....
Para serem melhores só falta assegurarmos a passagem à próxima fase da UEFA e eu acredito que a vamos conseguir.
Modelos de Jogo/Rotatividade de jogadores
É bom ter um treinador que percebe que para se aguentar uma equipa em várias frentes durante uma época, tem que se promover a rotatividade de jogadores. Só assim, todos estaram habituados e rotinados aos diversos modelos de jogo que a equipa apresenta. Não se vai muito longe só com onze jogadores. É preciso "ter" no mínimo quinze jogadores prontos a entrar em qualquer jogo!
Equipa Técnica
Que aposta acertada do Rui! Começo a ficar preocupado com as pressões sobre o técnico principal tendo em vista uma possível saída prematura do Benfica.... Mas acredito que o homem queira vingar aqui. Que queira levar o Benfica à Champions, realizar uma boa prova nos grandes palcos e depois sair para um ordenado/poder económico maior.
Atenção! A coesão de toda a equipa técnica é muito importante e não gostava nada de ver sair o nosso adjunto. E olhem que o homem já anda a ser sondado para pegar numa equipa espanhola...
Plantel
Acima de tudo, muito equilibrado. Penso que falta um lateral direito, mas só o devemos comprar em Janeiro se despacharmos o Zoro e o Makukula.
Algumas apreciações individuais:
Di Maria - Confirma o que penso dele. É um jogador vedeta! Já sei que tem muito potencial e que é técnicamente excelente, mas eu não gosto dele. Não joga com a cabeça. Não joga com a cabeça levantada. Não gosta de defender e não ajuda a equipa nas recuperações de bola. Tem que ganhar massa muscular porque um jogador de futebol profissional não pode ter aquelas "canetas" muito finas como pernas. Tem que entender que a glória da equipa também será a sua. Espero que volte à selecção alvi-celeste brevemente...;
Pablo - A sua situação física tem que ser gerida com pinças. Se o Paco conseguir ser bem sucedido, o Benfica ganha um jogador de outra galáxia;
Cardozo - Está sem confiança. Tem que aprender a mexer-se mais e a suportar mais cargas. Gostei das palavras do empresário e da forma como ele está a gerir este período do seu cliente.
Ruben - Fui dos primeiros a aplaudir esta contratação;
Sidnei - É um jogador fa-bu-lo-so! Mas não se confundam, o homem não é um Mozer nem um Ricardo. O que não tem que ser obrigatóriamente mau...;
Suazo - Que cavalo! Que puro-sangue! É pena não estar cá para o ano...;
Reyes - Um diabo à solta. Tem que melhorar a parte defensiva das suas prestações;
Nuno - Está a fazer uma época inteligente. Mostra serviço na sua posição preferida e assume-se como o único avançado do Benfica para aquela posição;
Imprensa
Continuem a dizer mal. Continuem a mandar areia para os olhos dos outros adeptos. Pode ser que quando se aperceberem do que toda esta estrutura é capaz, já o Benfica esteja longe demais.
Queiroz/Selecção
O Profº é péssimo! Mau! Não percebe nada de como deve ser um treinador principal! Estamos em apuros e preparem-se para ver o Mundial sem Portugal.
Como é que a FPF aceita jogar à meia-noite?
Sporting - Calimeros! Coitadinhos! Felisbertos Desgraçados! Deixem-se de merdas e parem de choramingar, ou talvez seja melhor não...eh, eh.
Saudações Benfiquistas
Lusa Atenas
Tema fácil
Quinta feira não há margem para falhas.
Carrega Benfica!
Coimbra
Até Proença se deixou contagiar e (finalmente!) assinalou uma grande penalidade a nosso favor.
Fou uma grande noite de Benfiquismo, com um grande ambiente nas bancadas. Foi bom estar lá por um plantel e uma equipa técnica que nos fazem sonhar bem alto, mas também por alguns amigos que sofrem na pele as mentiras que têm vindo a ser escritas ao longo desta semana.
Foi uma bela viagem e nem as escassas horas de sono me tiram o sorriso.
Pois, está claro!!!
Vejam ao minuto 2:11 como o jornalista de serviço avalia o lance.
Perante a "clareza" das imagens o rapaz emite o seu juízo sem a mínima hesitação.
Ai, para quando a "caneta dourada"?
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Não há condições
Meus caros leitores,
Hoje, pela primeira e última vez, chateei-me com um amigo de velha data. Motivo: Carlos Queirós.
Confesso que em primeiras núpcias fui o responsável: nenhum telefonema pode começar com “eu bem vos avisei que o prof. sabe tanto disto como eu sei de marcianos…”. Mas não resisti…
Eu tinha e tenho razão: só um milagre evitará a qualificação para o Mundial e, mesmo que esta aconteça, só outro milagre poderá evitar que a presença no mundial seja pior que a do México ou a da Coreia/Japão.
Por diversos motivos que não vos posso, por ora, explicar, mas por um que já é evidente: quem menos manda na selecção é o seleccionador. Mesmo que percebesse de futebol – e é evidente que não percebe -, tinha de mandar. E não manda!
Manda Cristiano, manda Deco, manda Maniche, manda quem mandar. Mas Queirós está a ver a bola passar-lhe ao lado.
E depois há este comportamento vergonhoso com Nuno Gomes, que esta semana foi o único futebolista profissional português a ter um pingo de dignidade perante o sofrimento dos jogadores do Estrela da Amadora. Se Nuno Gomes, um dos capitães da selecção, ficou em terra, alguém tem de explicar o que se passou. E acho bem que a resposta seja unívoca!
Por outro lado, Queirós meteu o scolarismo na gaveta. O que era, então, o scolarismo?
Como explica o meliante, o scolarismo também teve momentos maus. Scolari agrediu – ou tentou, o que para o caso é o mesmo – jogadores adversários, ofendeu jornalistas, ostracizou jogadores, criou um ambiente hostil aos dirigentes do fcp, etc, etc, etc.
Mas conseguiu construir uma selecção ganhadora e motivante, aglutinadora e eficaz: tudo aquilo que esta selecção não é.
Queirós, ao fechar a gaveta, devia ter-se lembrado do essencial: a selecção, acima de tudo o resto, vive de expectativas. Vive do público, dos portugueses… não vive de camarotes presidenciais, esteja, a seu lado, Vieira, Jorge Pinto – o criminoso – ou Soares Franco. Vive, enfim, de identificação com o povo, o seu verdadeiro suporte.
Em suma, Queirós pode não estar na fase caviar, mas enquanto não descer da lagosta para a sardinha assada, não vai, ao menos em identificação, ao centro do grupo de apoio.
Madail, que devendo muito há inteligência, é fino como um coral, bem sabe que é melhor sair para mijar do que mijar nas calças e aguentar até rebentar. Ao sair da situação de fininho, como se prepara, vai sair a ganhar: Queirós não era aposta de risco, era a aposta possível!
E a Queirós o que resta?
Resta-lhe ter dignidade e assumir o que é evidente: é um bom scout, um bom treinador de juniores. Nunca será um condutor de homens.
Esperemos que ao ver Queirós fechar a gaveta, Madail tenha evitado que o prof. mandasse a chave ao rio…
PS – sempre achei que um jogador de futebol não deve ser um santo. Se quer, nas folgas, beber uns copos, que os beba. Desde que, depois, se apresente em forma! Cristiano Ronaldo, sábado à noite, em Lisboa, portou-se como uma vedeta mal comportada. O seu futuro está quase escrito nas estrelas: será a Paris Hilton do futebol, quando tudo tinha para ser o astro Rei!
O resto? O resto é gente que não interessa.
A minha sondagem!
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Mais uma aula do professor
Mais uma vez: Obrigado Felipão!
Bastaram 45 minutos
Tudo aquilo que aquele rapazinho da freguesia de Sto. António, no Funchal, não conseguiu.
Para artistas de circo, vou ao Cardinal...
P.S. Já está ali ao lado outra sondagem...
Samba de uma nota só
Gostei de ouvir "A Portuguesa" cantada como se fosse uma música do Roberto Leal.
Gostei de ouvir o hino brasileiro cantado por um rapaz que decerto canta numa dupla sertaneja, o meu palpite vai para o xitãozinho e xororó.
Gostei de ver uma equipa com querer e garra, e não me importei de ver a equipa portuguesa.
Gostei dos golos, e gostei de rever aquilo que muitos descobrem agora: A careca de Queiroz.
Amaciada num gesto, direi patético, após o encaixe do 6! golo. Habituem-se. Porque nem todos os programas e bases de dados XPTO suprem a lacuna do 'Professor', que é a de não perceber patavina de futebol.
"São as águas de Março fechando o Verão, é promessa de vida no meu coração..." Vinicius de Moraes.
O melhor é remeter-me ao silêncio.
Tudo o resto são balelas. Balelas.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Olha, olha, querem ver que a leste há algo de novo?
Tu queres ver...
O melhor é suspender a Democracia por seis meses...
P.S- Messi praticamente assegurou a eleição como melhor do mundo ao endossar o seu apoio à eleição do "eu-acho-que-sou-o-melhor-porque-não-me-canso-de-dizê-lo-a-todo-o-mundo-que-ainda-tem-pachorra-para-me-ouvir-dizer-que-sou-o-melhor-porque-fui-o-melhor-acho."
Os Boys
Aliás, foi um autêntico fogo-de-artifício o que se tem passado nestes últimos dias com uma claque do Benfica. Sim, porque é uma claque do Benfica. Foram eles que fizeram com que o Estádio da Luz gritasse o nome do clube no final do jogo do Galatasaray. Foram eles também que enviaram um very-light para a bancada do Sporting no final da Taça e que provocou a morte de um adepto. Mas são também eles que acompanham o Benfica a qualquer lado, independentemente de estarem legalizados ou não e do dinheiro da droga servir para isso.
Mais a norte ou mais ao lado do Estádio da Luz, também existem boys com nome. Nome com direito a reportagens de televisão, nome com ligações ao tráfico de droga. Mas estão legais.
Legais para quem e para o quê? É isso que importa referir. Se um líder de uma claque está supostamente desempregado, como tem meios para ter dois Porsches? Se os líderes de claques toleram presenças neo-nazis (puníveis por lei), qual é o critério adoptado?
Se as outras claques usam tochas, qual é a diferença de estarem legalizadas?
A história cheira mal. E cheira mal, porque agora é que se lembraram de embirrar com o Benfica e com a claque. É o que se chama ter dois pesos e duas medidas. É a justiça à portuguesa, que funciona ao sabor do vento. É a vergonha de se ter clubes e situações como a do Est. Amadora e outros. É uma tristeza...
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Dá-lhes Gabriel
"Durante todo o fim-de-semana a Agência Lusa teve por especial preocupação e cuidado emitir diversas notícias dando conta de que lhe teriam sido retiradas as credenciais para o jogo ontem disputado no Estádio da Luz. Na véspera, idêntica situação fora relatada em relação ao treino no Caixa Futebol Campus. Na nota distribuída às redacções no passado sábado invocaram, porém, como causa, situação diversa daquela que realmente motivou tal interdição.
Adiantaram nas referidas notas informativas que o Benfica teria reagido assim em consequência de uma notícia publicada pela Agência Lusa, quando na verdade deveriam ter referido como causa única e verdadeiramente relevante, o mau jornalismo praticado e a intencionalidade com que conseguiram distorcer uma determinada matéria de facto.
O jornalismo é uma profissão que deve, em todos os momentos, estar balizada pelo rigor e isenção. Quando isso não sucede, estamos perante uma violação grave do Código Deontológico pelo qual todos os profissionais da classe se regem e que estabelece os seus limites e os seus deveres.
Infelizmente, apesar do Código Deontológico não resultar de nenhuma imposição exterior ao grupo profissional, mas ser antes o resultado do trabalho dos próprios jornalistas, continuam a haver violações graves em função da má fé ou da intencionalidade que as motiva. Quando tais transgressões sucedem na Lusa, a gravidade é incomparavelmente maior.
Nem sempre o nascimento de uma notícia é inocente, facto já de si grave. Mais grave ainda quando tal sucede com intenções desculpabilizantes ou dissimulatórias. Foi isto que se verificou na passada sexta-feira e teve como protagonista um jornalista cuja prática no passado mais recente nos merece a maior desconfiança.
O Departamento de Comunicação do Benfica foi contactado, na passada sexta-feira, - curiosamente um dia depois de uma outra SAD ter aprovado as suas contas, num cenário povoado de enorme celeuma - para prestar esclarecimentos sobre as remunerações variáveis apresentadas no relatório e contas de 2007/2008 da Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. Foi explicado ao jornalista que as mesmas não estavam indexadas a quaisquer resultados desportivos, mas sim à geração de receitas operacionais do universo Benfica.
Aliás, na Assembleia Geral da SL Benfica SAD de 31 de Outubro passado, em que o Relatório e Contas foi aprovado pelos seus accionistas, um dos pontos que foi salientado foi precisamente a solidez do projecto, uma vez que apesar dos maus resultados desportivos da época passada e sem vendas de jogadores – no final do exercício – o Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, conseguiu obter, uma vez mais, resultados líquidos positivos, o que revela uma assinalável maturidade da Sociedade em termos de receitas operacionais, não estando assim dependente da ‘performance’ desportiva ou do mercado de transferências.
Tentando, seguramente, comparar realidades diferentes – com o intuito que se adivinha – distorcendo a realidade que pretendia noticiar, o jornalista titulou exactamente o contrário do que lhe fora transmitido: “Administradores do Benfica receberam 180.000 mil euros apesar do quarto lugar”
Desta forma o jornalista conseguiu transmitir a ideia contrária aos factos que lhe forma reportados, bem como interpretou – algo que está expressamente vedado aos jornalistas da Agência Lusa, como resulta da leitura do seu Livro de Estilo – factos, distorcendo com essa interpretação não a narração dos factos, mas o sentido da própria notícia.
"A agência (…) é rigorosamente factual. A sua única missão é informar, transmitindo aos clientes os acontecimentos de que tem conhecimento. Compete ao jornalismo de opinião comentar as informações que tenham sido trazidas ao seu conhecimento através do noticiário da agência. Mas o jornalista de agência não emite opiniões no noticiário que produz. As características de absoluta isenção, rigor e objectividade levam à eliminação de adjectivos no noticiário de agência. Quando um adjectivo aparece, que seja descritivo e não valorativo. Do mesmo modo, a busca de isenção exige o maior rigor na escolha do vocabulário. Devem ser abolidas as palavras com carga política ou ideológica, os termos pejorativos ou elogiosos que marquem uma posição de repúdio ou de preferência". (Livro de Estilo Lusa, “Normas Gerais”, item “imparcialidade”).
Face ao que aqui fica expresso, não podemos chegar a outra conclusão que não seja esta: Na passada sexta feira, a Lusa desinformou!. A preocupação dos responsáveis da Agência Lusa deveria ser a de apurar – até as últimas consequências as causas para tal ter sucedido, assumindo o erro e pedindo desculpas pelo desvio verificado em relação à missão e ao interesse público que a Agência Lusa deveria intransigentemente defender. Nada disto foi feito! Os responsáveis da Agência Lusa preferiram defender e branquear uma manifesta violação dos deveres da Agência Lusa, imputando responsabilidades ao Sport Lisboa e Benfica.
Já agora e porque no jornalismo não há coincidências convém lembrar de quem falamos, em relação ao autor da notícia. Trata-se de um jornalista que integra a editoria de desporto da Agência Lusa desde o dia 1 de Novembro deste ano, vindo dos quadros do Jornal de Notícias. Nada de mal até aqui, não fosse o histórico das convicções que foram expressas pelo referido jornalista ao longo do tempo que exerceu responsabilidades naquele jornal. Apenas alguns exemplos recentes:
“O denodo com que João Leal, director do departamento Jurídico da FPF, escreve que o F.C Porto não recorreu e omite que o recurso de Pinto da Costa pode ter óbvios efeitos sobre a condenação do clube caso venha a ser considerado procedente pelo CJ indicia uma inaceitável tomada de partido. Diabolizando o F.C Porto, claro!” Francisco J. Marques 04/06/2008
“Há em Portugal uma abissal diferença de tratamento mediático dos jogadores do F.C Porto e dos jogadores de Lisboa. É uma verdade tão evidente quanto inconveniente, mas basta uma leitura superficial da imprensa para observar como os jogadores do Benfica e do Sporting beneficiam de uma imprensa muito mais simpática.” Francisco J. Marques JN 3/12/2007
“No Dragão, o F.C Porto manteve a cadência (…) mostrou uma diferença para a concorrência que é quase pornográfica” Francisco J. Marques 10/3/2008
“O jogo da Luz serviu para perceber definitivamente a hierarquia actual do futebol português. O F.C Porto mostrou quem é o patrão da Liga” Francisco J. Marques 3/12/2007
Estes apenas alguns exemplos – muitos mais poderiam ser citados – que motivam a desconfiança do SL Benfica em relação á pratica jornalística do novo editor de desporto da Agência Lusa. Não basta sê-lo, é preciso parece-lo, no jornalismo muito mais!
Por tudo o que atrás ficou exposto o Sport Lisboa e Benfica irá apresentar queixa a ERC, aguardando a retratação pelo trabalho realizado pela Lusa na passada sexta-feira!
Estranha-se, igualmente, a celeridade do Sindicato de Jornalistas em condenar o SL Benfica sem ouvir das razões de ambas as partes. Não é assim que o Sindicato protege os jornalistas, apenas generaliza o pecado de alguns por toda a classe. Fraca maneira de actuar!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Falta pouco...
Última hora!
Assunto da máxima importãncia!
domingo, 16 de novembro de 2008
Ponto de situação
Estou a ver o Azenha a abrir o Domingo Desportivo e a ouvi-lo dizer que o Benfica não tem estofo para ser campeão... Que mais cedo ou mais tarde vai "encostar"... AZIA! FILHO DA PUTA! VAI-TE SENTAR AO COLO DO PROFº!
O Benfica ainda não convence. O Benfica ainda está em crescimento. O Benfica e o seu treinador ainda não encontraram o melhor sistema de jogo. O Benfica não "gosta" de equipas pressionantes na primeira fase de construção do seu jogo(Naval, Gala, Hertha, Penafiel...). O Benfica, como equipa que normalmente tem que assumir as despesas de jogo, não pode gostar só de jogar em contra-ataque. O Benfica tem momentos de desinspiração total. O Benfica já teve resultados muito pesados e muito negativos(Gala).
Mas....
O Benfica está a cinco dos lagartos e a quatro dos tripeiros! Se ganhar ao Metal e empatar com os gregos (talvez não seja preciso empatar), passa à próxima fase da UEFA! Tudo está em aberto na Millenium e na Carlsberg!
Como vai ser quando esta equipa se encontrar? Quando ganhar confiança e estabilidade no modelo táctico? Quando a poeira assentar?
Garanto-vos que vamos ser muito felizes! Todos! Mesmo aqueles que nesta altura já se fartaram de choramingar, assobiar e protestar!
Saudações Benfiquistas.
Estrelinha? Não. Trabalho!
Com um meio campo honesto e trabalhador deram-nos água pela barba e nem Aimar na sua posição natural pareceria(aparentemente) suficiente para dar a volta à coisa. C.Martins em dia de passe extraviado aparentava dificuldades acrescidas, mas... e há sempre um mas, o reencarnado (e bronzeado) Ricardo sob a forma de Sidnei a passe do eterno estratega Nuno colocou-se no segundo posto dos melhores marcadores do GLORIOSO. Em boa hora o fez.
A coisa não estava fácil, e nem o rasgo de Reyes facilitou, mas como disse, houve trabalho e quando todos remam para o mesmo lado, a coisa afinal resolve-se. Reencarnada ou simplesmente vermelha desta vez a vitória não fugiu.
5 e 4 pontos à frente dos "crónicos"e 1 ponto atrás dos "Bebés"- dos quais se espera uma infantilidade na jornada próxima- deixam antever uma época natalícia mais calorosa apesar da crise, mas com esta entrega até dá vontade de perguntar: Crise? Qual crise?
Porque a memória costuma ser curta
"Tem 19 anos e acabou de ser adquirido pela SAD do Benfica por 5 milhões de euros por metade do passe. Por este preço, oxalá seja um novo Ricardo Gomes, o melhor central que já vi actuar em Portugal.
Actualização 16.49: Fiz uma busca num especialista brasileiro que aqui está nos links e a primeira entrada encontrada inclui este texto, escrito a 26 de Junho:
"* Enquanto isso, o jovem zagueiro Sidnei foi negociado com um grupo português e deve defender o Recreativo Huelva. Bolívar pode ser o substituto. E o Inter ganharia com isso."
Nas outras entradas do blog jogo aberto relativas a esta época do Brasileirão há referências a um golo marcado, uma presença no onze ideal da primeira jornada e uma expulsão."
Pois bem, em 8 jogos na Liga, 3 golos e convém que se diga, mostra uma maturidade fora do vulgar. Pode não ser o futuro Ricardo Gomes, mas tem qualidade.
Ainda bem que existem arquivos e ainda bem que existem "especialistas brasileiros" que preferem um Bolívar no Internacional, ao invés de um Sidnei.
O Benfica agradece...
Lagarto é lagarto até ao fim
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Foi ao lado...
Força GLORIOSO!
Tal como o Cosimo e o Mister D avisaram, também eu afirmo que esta jornada será fértil...Muito fértil...
É tão certinho como alguns professores deste país merecerem levar com bem mais do que um ovo nos cornos:
Todo o cuidado é pouco. Na Luz e não só...
P.S: Só para demonstrar que no Ndrangheta a unanimidade se resume ao Benfica.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Tão certinho como a Ministra levar com um ovo nos cornos e ser eu a atirá-lo:
P.S- Obrigado pelo título, inespugnabile. Abraço!
É tão certinho como a Ministra da Educação levar com um ovo nos cornos:
Como há, pelo menos, um assíduo leitor que virá de Olhão, sem petisco não ficamos...
Uma aposta?
Tenho informações nessa sentido. Mas há mais um dado: as declarações de hoje.
Por outro lado, não posso deixar passar o aniversário de Quim em lhe deixar um abraço e um obrigado especial. Há jogadores que merecem um pouco mais. Quim merece muito mais!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Liga Intercalar
Destaques:
David Simão (visão de jogo e joga simples)
Miguel Vítor (sereno a jogar e a cortar)
Nulidades:
Makukula (apesar do golo, é uma nulidade total. Não defende, não ataca, não se desmarca, nada)
Balboa (claramente um erro de casting)
Quique bem viu o estado das coisas. Ele estava lá. Portanto, não se admirem do futuro...
Hoje já é quarta...
Não me espanta se as "carpideiras" do costume comecem a usar a baixeza para tal...
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Grande Benfica!
Bruno Paixão
O homem do charuto
Com passes de letra e passes de calcanhar, os jornais vão falar de ti e a azia vai começar a grassar.
Pablito, faz só os passes normais. Esses chegam...;)
Sem história
Única novidade: o reaparecimento do losango em determinadas fases do jogo, com Aimar a assumir a batuta nas costas dos avançados. Dada a carência (qualitativa) de extremos, é um modelo que deve ser sempre considerado.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
O AMANHECER DE UMA NOVA ERA
ComunicadoBenfica TV fora da plataforma ZON/TV CaboÉ público o empenho que Direcção do Sport Lisboa e Benfica sempre colocou no lançamento da Benfica TV. Trata-se de um projecto estruturante para o Clube, cujo arranque representa um factor de inovação no meio audiovisual português e que, acima de tudo, vai permitir uma comunicação mais fluida com todo o universo de adeptos benfiquistas, bem como a maximização e defesa da marca Benfica.Após o acordo de distribuição assinado com a MEO em finais de Agosto e, mais recentemente, com a AR Telecom, o Benfica foi contactado por responsáveis da ZON com o intuito de reabrir um processo negocial que, em face de propostas anteriormente apresentadas e consideradas insuficientes, tinha sido dado por encerrado em Maio passado.As novas propostas apresentadas pela ZON/TV Cabo não preencheram as condições consideradas essenciais pela Direcção do Sport Lisboa e Benfica. Acresce que durante a fase negocial, a ZON/TV Cabo não teve a postura desejável para que um entendimento fosse alcançado. Por estes motivos damos por encerradas as negociações visando a disponibilização da Benfica TV na plataforma ZON.A Direcção do Sport Lisboa e Benfica considera que esta é a decisão que melhor salvaguarda os interesses de curto, médio e longo prazo do Clube, da SAD e da Benfica TV. A Benfica TV e os direitos televisivos são activos fundamentais do Benfica que não podem nem devem ser desvalorizados por ninguém. Ao contrário do sucedido num passado, ainda bem presente na memória de todos, seremos intransigentes na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica. Esta é uma ‘mudança’ que esta Direcção introduziu, da qual se orgulha e que vai manter sem inflexões.O Sport Lisboa e Benfica congratula-se pelo apoio que todos os restantes operadores têm dado a este projecto, sendo justo destacar a MEO e a Portugal Telecom, main sponsor da equipa de futebol desde 2005 e principal suporte da Benfica TV.
Embora sem estar em Lisboa e enquanto me preparo para uma almoçarada com um dos mais assíduos visitantes deste blog...
Ao lado
O Benfica ainda não tem equipa para jogar com dois extremos. Pelo menos contra equipas como o Galatasaray.
Depois, era de esperar um Galatasaray mais retraído na primeira parte pelo que a velocidade de Suazo não seria tão decisiva. Era preferível apostar em Cardozo para desgastar os centrais turcos.
Junte-se a isto uma completa desinspiração geral, em especial na segunda parte, e o resultado está à vista.
Quique, do meu ponto de vista, começou o jogo com a equipa com que deveria atacar a segunda parte.
Os turcos fizeram, e muito bem, o seu jogo. Mais contidos no primeiro tempo para arriscar mais no segundo. Jogaram sempre muito juntos e manietaram por completo o nosso meio campo. Lincoln esteve extraordinário.
Resta-nos agora ir ganhar à Grécia. A nossa equipa ainda se sente melhor a jogar em contra golpe. Pode ser que seja mais fácil vencer em Atenas.
P.S: Toda a gente aqui sabe que sou um admirador de Di Maria mas hoje ele foi um dos principais responsáveis pelo mau jogo do Benfica. Entregou dezenas de vezes mal a bola porque não tem calma no seu jogo, põe os olhos no chão e não pensa. Respira fundo rapaz!!!!
Ou Quique o põe numa posição mais avançada do terreno onde não tenha de ligar tanto o jogo ou temo que se perca um óptimo jogador.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
A ser verdade
Todavia...estará o Universo Benfiquista preparado para ver Luisão no banco e permitir assim uma defesa alta, menos atreita a falhas quando avança em campo?
Melhor assim. Tempos houve em que até médios tinham de ir para a defesa...
P.S- Nesta época dificilmente acredito que Luisão saia do onze. Para o ano, e mantendo-se a recuperação de Luiz, já outra música tocará.
P.S1 - FORÇA BENFICA!!!É PARA GANHAR!ONZE: Quim,Maxi, Luisão, Sidnei, J.Ribeiro. Katso, Yebda, Reyes, Amorim. Aimar e Suazo.
Olá!
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Entretanto...
É bom lembrar que neste como noutros casos houve sempre gente a defender o indefensável. Que ontem, como hoje, errar é humano e que o árbitro nunca erra premeditadamente. Pois sim!
Durante anos levamos com este e outros artistas do apito e sempre que protestávamos éramos acusados de mau perder, inventar desculpas e outras histórias que tais.
Afinal sempre havia razão. E, como pudemos ver no Domingo, continua a haver.
5 boas razões para ver um jogo da UEFA na Luz
- Com sorte, conseguimos ver outro charuto do Aimar
- Com sorte, vemos outra arrancada do Suazo que dá um golo
- O estádio é lindo
- E ao menos podemos usar o nosso símbolo (ele até pode fugir de vez em quando, mas não serão precisos jaulas, fogos ou armaduras)
Por isso, vão lá amanhã. Vamos "borrar" os turcos...
terça-feira, 4 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Ainda mal recuperado da ansiedade... (com adenda)
És tu e eu
Luis Filipe Vieira
ORGULHO!
É difícil conter a euforia depois do que vimos ontem. Uma equipa com "a raça, o querer e a ambição" que lhe pedem os adeptos benfiquistas através dos seus cânticos. A primeira meia hora foi absolutamente sensacional, com Yebda, Aimar e Suazo em grande plano. Mas se em 3 minutos o Benfica parecia ter sentenciado a partida, em 3 minutos Reyes tratou de nos colocar à beira de um ataque de nervos. Passei a segunda parte a oscilar (por esta ordem precisa) entre os temores da perda de pontos, a irritação com Xistra e a certeza que aquelas águias guerreiras não nos iam deixar ficar mal. Envelheci 10 anos, perdi as unhas, mas acabei em pé, braços erguidos e com um enorme sorriso nos lábios.
Hoje não tenho medo de arriscar: vamos ser Campeões! Acentuo o 'hoje', porque já após a eliminatória com o Napoli tive essa sensação e algo me obrigou a calar o sentimento. Quis esperar pelo jogo com Leixões, de forma a confirmar se as boas prestações nos grandes jogos se estendiam aos embates frente aos menos poderosos. Naturalmente, a ida a Matosinhos representou uma seta espetada no coração e uma dor que Sporting e Porto fizeram o favor de ir aliviando. Ontem o Benfica apagou todas as minhas dúvidas. Haverá jogos menos bons, certamente, mas esta equipa só pode crescer e trazer-nos imensas alegrias. E quando isso se conjuga com uma forte empatia entre jogadores e adeptos nada pode falhar. Ontem, como após a dupla vitória frente a lagartos e napolitanos, sinto que nós também estamos a criar as condições essenciais para o sucesso, porque voltamos a perceber que podemos ser o 12º jogador e que da bancada também podem sair assistências para golo. Basta lembrar a ponta final de 2005 e a caminhada europeia na época seguinte. Enquanto lagartos e tripeiros se atiram aos seus, nós amparamos os nossos. E essa empatia crescente com a equipa só pode contribuir para o sucesso.
Que fique bem clara uma coisa: independentemente do investimento feito, Quique e Rui Costa não têm a obrigação de nos dar o título já este ano. Mas sinto que o vão fazer. E essa é a segunda melhor sensação que um adepto pode ter. A melhor fica para Maio. Eu acredito!
Xistra é um palhaço. Ponto final. Mas serviu para alguém voltar a sair de toca no que toca a arbitragens e tentar convencer-nos do impossível: o Benfica não foi prejudicado. Fica a sugestão para que Andrézinho tenha direito a um post-scriptum naquela coisa do Rodin. É que aquele charuto na face de suazo... é de artista!
ps- Aquele brilho nos olhos de JVP quando lhe pediram para abordar o golo do Benfica... Porra! Já se fazia um jogo de homenagem ao homem...
domingo, 2 de novembro de 2008
Assustaram-se
Penso que isto é o que melhor define o que se passou esta noite no berço da nação.
O que hoje vimos foi uma vergonha que só neste nosso futebolzinho de merda passa impune.
Aimar e Suazo foram espancados o jogo inteiro. Aimar então foi um verdadeiro saco de pancada e acabou por ver ele o amarelo.
Xistra, essa merda de homem, ao ver que nada derrubaria o Benfica, persistiu e insistiu no escândalo.
Faltas inventadas a favor dos da casa, faltas por assinalar a favor do Benfica, amarelo a cada um dos nossos de cada vez que espirrava, amarelos poupados repetidamente a quase todos os jogadores de Cajuda (outro bandalho), cantos transformados em pontpés de baliza, 5 minutos de descontos... enfim, hoje tudo valeu.
Mas o que valeu no final foi a grande equipa que temos. Os grandes guerreiros que são e o sangue frio que souberam demonstrar.
Fico à espera que João Gabriel venha expôr esta vergonha que, sem dúvida alguma, outros tentarão branquear.
Viva o Benfica!!!
P.S: O passe de Aimar vai perdurar no imaginário de qualquer benfiquista por muitos anos. O nosso novo 10 também é um deus da bola.
Van Basten, desta vez antecipaste-te. Ia-me meter contigo... mas estou confiante que o Pablo me vai dar muitos mais motivos para isso este ano... e o cebola também. :)
Contra tudo e contra todos
Grande jogo de Aimar (o mais sacrificado da noite) e grande jogo de Suazo.
Em jeito de provocação, hoje vi uma cotovelada em Guimarães e juro que não foi o Cardozo que a deu.
Boa vitória, contra tudo e contra todos!
75 minutos
Aos 25m se o fiscal de linha não anula o lançe do Suazo, era o 3-0.
O pontapé na boca do Suazo, sem falta e sem amarelo, é vergonhoso!
E há muitas mais....
Mas este vamos ganhar! Contra tudo e contra todos!
GARRA Benfica!
Saudações Benfiquistas