segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aniversários e Astronomia !

48 voltas completas! Física e aniversários. 



Hoje 29/04, completei 48 voltas ao redor do Sol em nossa nave-mãe a Terra.
Se fosse um poeta ou professor de literatura cantaria minhas voltas como Caetano; Terra! Terra! Por mais distante O errante navegante Quem jamais te esqueceria?... , ou como Beto Guedes; Anda! Quero te dizer nenhum segredo Falo nesse chão, da nossa casa Bem que tá na hora de arrumar..., mas sou professor de Física (para sorte de alguns e tristeza de outros), então vamos à natureza, aos números ao universo e além. O que é um aniversário é o tempo de uma volta completa da Terra em torno do Sol, o que chamamos de período de translação da Terra, o tempo formado por 365 dias e 6h, 9min e 10s.

Eu em meu quadragésimo oitavo aniversário, estou acabando de chegar, portanto a 48 voltas completas em torno do Sol. A órbita da Terra em volta do Sol é aproximadamente circular, com um raio que mede algo em torno de 150 milhões de quilômetros: 150 000 000 km = 150 x 10^6 km = 1,5 x 10^8 km. Esta distância é muito grande comparada quer com o raio do Sol (RSol = 700 000 km = 7,0 x 10^5 km) quer com o raio da Terra (RTerra = 6 400 km = 6,4 x 10^3 km). Imagine agora 150 000 000 km vezes 2.pi, teremos a impressionante marca de 9,42x10^8 Km para a distância de uma volta, ( tudo isso com uma velocidade orbital média de aproximadamente 30 km/s ou 107200 km/h) . Fantástico!!! (Um bom exemplo de como se utilizar potências de dez para indicar grandes distâncias, porque assim poupamos a escrita de muitos zeros). Sendo assim já andei 9,42x10^8 vezes 48 = 4,52x10^10 Km.

O mais interessante é que a maioria das pessoas não aproveita essa incrível viagem, que nos proporciona uma bela vista do universo ao nosso redor: estrelas, galáxias, constelações, chuvas de meteoros, aparecimento e morte de estrelas, planetas, cometas e muito mais. Isso sem contar o movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo com seus dias e noites, fases da Lua, eclipses, dias de inverno de céu limpo e constelado, dias de chuva fina e cheiro de terra molhada e o principal o convívio com o outro e suas beleza.

noite estrelada
Vincent van Gogh

O dia 29 de abril também é o aniversário de nascimento do celebre matemático Francês Henri Poincarè que tem uma ótima frase sobre a importância da astronomia e nossa dimensão no universo.

  "A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande, é útil porque é bela; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que nesta imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fluir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes." em O Valor da Ciência (1904)

 Parabéns Poincarè! E claro para mim também...Aproveite a viagem e olhe para o céu!

 "Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa." Henri Poincarè

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeiras imagens do Eclipse de 15 de Abril de 2014

Eclipse total da Lua 15/04/2014 - Lua de Sangue

Assistindo as primeiras imagens do eclipse total da Lua captadas pelos telescópios do grupo Astronomia ao vivo (Brasil) do GriffithObservatory (EUA).







quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eclipse da Lua na madrugada de 15 de Abril de 2014 - Lua de Sangue? Lua Sangrenta? Afinal o que é isso?


O que tem de especial o eclipse da lua que ocorre em 15/04/2014?
Porque está sendo chamado de Lua de Sangue?
O qual a diferença entre esse e outros eclipses?
Quando começa? Quando termina?

Bom, essas devem ser algumas das perguntas que estão rondando a cabeça de quem pela primeira vez está interessado em ver um eclipse ou sem querer foi capturado por algum post na Internet.

Vamos tentar responder a todas as questões (e da melhor maneira possível)

O que são Eclipse ?
Em primeiro lugar, eclipse são fenômenos naturais (nada de sobrenatural neles, além da beleza e regularidade impressionante do cosmos), acontecem toda vez que a sombra da Terra encobre a Lua ou a Lua se coloca entre a Terra e o Sol. Os primeiros e mais frequentes são chamados de eclipses lunares (a lua fica escurecida por algumas horas pela sombra da Terra) e eclipses solares (a lua esconde o Sol e aqui na Terra (em uma pequena parte dela tudo escurece)).

Eclipses solares são extremamente perigos para os olhos, podendo causar lesões sérias. Eclipses lunares podem ser tranquilamente vistos sem uso de proteção alguma para a visão.

Como será o eclipse de 15/04/2014?

Esperamos que o céu esteja aberto, sem nuvens para que possamos acompanhar bem esse espetáculo.
Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril de 2014 será visível em toda a América do Sul, Central e América do Norte, além da Nova Zelândia e em parte da Austrália e terá ao todo mais ou menos 78 minutos  de duração (dependendo do local do observador).
Será o primeiro de uma série de quatro eclipses totais da Lua que acontecerão em sequência, mais ou menos a cada seis meses, sem que haja nenhum eclipse parcial entre eles, um fato raro na astronomia.
Para São Paulo começará perto das 2h da madrugada do dia 15 ( horário de Brasília) e terminará por volta das 6h da manhã com o nascimento do Sol. Para saber o horário em outra localidades no Brasil, vá até

Veja a ótima representação do site http://www.momentoastronomico.com.br/#eclipse


Veja também a animação do eclipse ( feita para o hemisfério norte, não se preocupe com a marcação das horas, lá será um pouco mais cedo)  http://shadowandsubstance.com/


Luas de Sangue?

Bom, para os astrônomos o termo não tem relação alguma com desastres ou alguma coisa terrível, simplesmente a cor da luz ficará a vermelhada em função dos raios de luz que passam pela atmosfera do nosso planeta.
"...Nessas ocasiões, por conta da refração da luz na atmosfera terrestre, a Lua fica com uma coloração avermelhada, mais ou menos acentuada dependendo das posições relativas entre o Sol, Terra e Lua (note que eu nem quis mais usar o termo alinhamento!), mas também depende da quantidade de particulado suspenso na alta atmosfera, como cinzas vulcânicas. Isso já é conhecido há milênios! Há séculos existe uma escala para classificar a cor que a Lua atinge nessas ocasiões, a escala de Danjon. Por conta dessa tonalidade avermelhada, a Lua acabou sendo chamada, por uns poucos, de Lua de sangue, mas alguém achou melhor chamar de Lua sangrenta. Melhor para assustar as pessoas, claro!..."
Se quiser saber da explicação completa de um pulinho em http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/menos-sangue-mais-astronomia.html ótima matéria a respeito.

Dicas:

Para observar o fenômeno...fique acordado...rs
  • Reúna um grupo de amigos...pelo menos mais uma pessoa ( é sempre bom compartilhar e aproveitar para refletir sobre a nossa pequenez diante do cosmos e a maravilha que é poder presenciar fenômenos assim e sua regularidade)
  • Prepare uma bebida quente, comidas leves e se agasalhe se necessário para passar a noite,
  • Se tiver um binóculos, ótimo ele poderá ajudar bastante na falta de um instrumento maior como um telescópio.
  • Tire fotos ( não esqueça de regular a máquina para esse tipo de exposição)
  • Consulte o máximo de informações e sites, blogs e etc....quando mais conhecimento mais você apreciará o fenômeno.
  • Se tiver um simulador como o software Stellarium, use será interessante saber a posição da lua e seu movimento ao longo da noite.
Para saber de transmissões ao vivo na Internet leia: http://navegandopelouniverso.blogspot.com.br/2014/04/trasmissao-ao-vivo-do-eclipse-de-15-de.html
Para ver transmissão direto dos USA: http://www.navegandopelouniverso.blogspot.com.br/2014/04/eclipse-da-lua-ao-vivo-direto-dos-usa.html

Fontes:
http://www.momentoastronomico.com.br/#eclipse
http://shadowandsubstance.com/
http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html?spref=fb#.U0dh8fldXQU
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/menos-sangue-mais-astronomia.html