Ontem começou mais uma intervenção no leito do rio Xingu: a construção de ensacadeira para desviar o curso do rio, pomo da discórdia entre ambientalistas e a Norte Engenharia. Será que a distância geográfica é impedimento para que a Folha e seu correspondente na região de Altamira ignorem a questionável intervenção ambiental? O faraônico projeto de construção de Belo Monte avança, sob o olhar frio da imprensa. Gostaria de ler informes; se possível com as versões sobre o fato, assim como depoimentos dos moradores de Altamira.
Doralice Araújo,
Profª paraense, em Curitiba
Sou leitora exigente; quero acompanhar diariamente as notícias jornalísticas. Afinal, qual a função primordial dos jornais? Na minha cabeça é bem informar- arq. pessoal, 2012 |
Engenheiros elétricos, educadores ambientais, antropólogos, historiadores, geógrafos, indigenistas, educadores, ribeirinhos e brasileiros em geral têm muito a considerar sobre a UHE Belo Monte; sou leitora atenta e sinto falta de informações confiáveis para ler com os meus alunos de redação, conversar com a minha filha adolescente e tomar posicionamento consciente sobre uma questão de magnitude nacional. Penso que o meu pedido foi procedente, mas um jornal tem as suas escolhas temáticas, também. É um direito pautar o que é mais interessante. Ponto final, martelo!
Até a próxima!
Não tenho argumentos consistentes, hoje, para discutir o tema, Doralice. Talvez você tenha razão de que os meios de comunicação no Brasil não tem dado a devida importância ao assunto. Sei que, com o crescimento do país nos últimos anos, a necessidade de aumentar a produção energética é grande, segundo leio nos jornais. Temos, obviamente, diversas fontes de energia umas mais poluentes que outras. Fiquei imaginando uma capa de revista semanal tratando do assunto. Vou encaminhar um e-mail para a Veja, IstoÉ, Carta Capital com a sugestão.
ResponderExcluirVocê sempre trazendo temas pertinentes e fazendo com que seus leitores despertem a atenção para temas que passam, na maioria das vezes, despercebidos para aqueles desatentos como eu.
Marcio
Boa ideia, Marcio; encaminhe a sua sugestão à mídia impressa.
ResponderExcluir