sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval em Podence











Gostei de ir a Podence. Encantei-me com os seus garridos fatos e chocalhos estonteantes; com a Casa do Careto de muito bom gosto e prova de um grande esforço para mostrar e preservar uma tradição, com a sua velhinha igreja que está meia restaurada e à espera de boa sorte para que a obra se complete; deliciei-me com as indicações das pequenas lápides informativas do local onde outrora teria existido um pelourinho, um castelo, uma capela, sinais de recordações que não se querem esquecidas.
Vá a Podence sim. A “Casa do Careto” merece ser visitada! Quanto ao carnaval – que belos fatos , que grandes saltos e que sons tão belos os dos chocalhos!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ALFAIATES -SABUGAL


Uma terra a descobrir! Quase a tocar a raia, esconde uma história que é de todos nós. Um local aprazível onde se tecem afectos. Uma boa estadia a todos que a procuram!

No Carnaval nada parece mal!


Deveria colocar aqui a origem desta tradição? Ficaria bem...!Mas prefiro ir ao encontro dela, ao vivo! Vou a Trás-os Montes e vou tentar encontrar alguma criatividade nestes festejos carnales...
Até à volta...e divirtam-se1 Tentem esquecer por uns momentos a crise e sintam-se felizes por...viverem!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Estará louco!


Começei a ler a entrevista publicada pelo Diário de Notícias mas...desisti! Diz ele que daqui a dois anos não escreverá mais...mas ainda temos de esperar dois anos? Desista já!

A Dulce Matos foi-se embora!

Uf,que tristeza! Partiu de repente,como uma folha que cai,silenciosa...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Atenção!!!!

Luís Reis Torgal*
VALE TUDO…!?
Sou historiador. Todavia, aprecio particularmente a ficção e não me preocupo que o teatro, o cinema ou a literatura criem "estórias" que, de forma assumida, alterem a história, para a interrogarem ou a criticarem.
Assim sucedeu, por exemplo, com o Cabaret da Santa, do companhia Teatrão, de Coimbra, numa co-produção luso-brasileira. Ali se evoca de forma humorística, entre o teatro brechtiano e a revista à portuguesa, vista à maneira brasileira, a chegada dos portugueses e de D. João VI ao Brasil e muito mais coisas, numa sucessão talvez excessiva (verdadeira rapsódia de cenas e de músicas), em interacção com o público, que se sente ora seduzido ora "enganado", mas sempre entusiasmado.
Sobre Salazar, vi, já em posterior apresentação televisiva, Deus, Pátria e Maria, encenada, há alguns anos, no Teatro Maria Matos, da autoria de Maria do Céu Ricardo e com excelente interpretação de Márcia Breia. Mais recentemente, assisti a Férias grandes com Salazar, cujo original foi escrito pelo espanhol Manuel Martínez Mediero, apresentada pelo Teatro Nacional D. Maria II no pequeno Teatro da Politécnica.. E vi mesmo, sem me chocar, Salazar, The Musical, encenada no Teatro Villaret pelo inglês John Mowat. Independentemente de ter gostado ou não dessas peças, o certo é que se tratava também de ficção, estando bem definidos os planos da História e da "estória", sem haver qualquer confusão.
O mesmo não se pode dizer desta Vida Privada de Salazar, apresentada em horário nobre pela SIC. A vida íntima consistia, nesta apresentação de pretensões históricas, sem nenhuma qualidade, em conduzir o espectador a passar da visão de um
* Professor Catedrático Aposentado de História Contemporânea da Universidade e Coimbra.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bom fim de semana!

Este Inverno está a saber-me bem ! Frio, vento e chuva. A neve não chegou até aqui, que pena! Faz-me lembrar os Invernos de há muitos anos atrás,quando chovia dias ininterruptos, o vento uivava nas chaminés,e os trovões nos faziam correr para o pé da mãe...
Nestes dias precisamos de aquecer o espírito e sobretudo o corpo, pois sem corpo quente o espírito deve ficar encolhidinho demais e as ideias devem ser muito pobrezinhas... Então o melhor é procurar uma comidinha aconchegadora... Que tal estas sugestões?
Lampreia Sável

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sirvam-se,por favor!


Amigos todos! Neste dia sinto-me com o meu pequenino coração cheiinho de felicidade e quero que todos compartilhem comigo a minha alegria. Comam uma fatiazinha do bolo,mas deixem sempre um pouco para o que vem a seguir, e não se esqueçam- tragam um amigo também !

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Recordar...

Posted by Picasa

Recordar...

Hoje...recordar a vida e a luta. Uma criança pequenina,miúdo ladino, correndo descalço a distribuir o Figueirense de porta em porta. Depois a corrida em fuga para a capital; o regresso do rebelde que de novo partilha as migalhas de pão com a família. De novo a força! De novo o desejo de alterar o rumo.E recomeça a aventura...E a criança feita homem à força trilha o caminho da esperança numa vida com sentido. Alegrias ,frustações,desânimos,mais força, mais luta! E no caminho encontrou o amor.E deste jorraram botões. E a luz de um futuro mais fraterno continuou a iluminá-lo e ele seguindo-a, sofrendo na pele a persistência por essa busca. E a amargura por sentir sempre distante e defraudado o ideal,a utopia de uma vida. Que mais dizer...obrigada.Temos muito orgulho em te recordarmos...