“O Museu é uma Prenda”























FEIRA DE NATAL NOS “MUSEUS NO CENTRO”

De 3 de dezembro a 12 de janeiro, no Museu da Nazaré, terá lugar uma Feira de Natal, estando à venda, com reduções de 50%, uma diversidade de produtos que vão desde os livros, à joalharia, porcelanas e muitos outros artigos.


O Museu Dr. Joaquim Manso espera por si.
Aproveite esta fantástica e única oportunidade de oferecer prendas originais “com cultura”, a preços reduzidos!


Ler + (clique aqui)

Atelier de Desenho por Telma Ferreira



























Atelier de Desenho por Telma Ferreira
7 de dezembro
Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré)  

 
Horário:
10h às 12h30            
14h30 às 17h 

   

Público Alvo:
Dirigido a todas as pessoas (a partir dos 14 anos), não é necessária experiência na área.
Basta querer participar!

 
Dinamizadora:
Telma Ferreira, artista plástica licenciada pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. 
 
Inscrição prévia (até 5 de dezembro):
17 euros / participante
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho, 2450-065 NAZARÉ
Telef. 262 562 802

mjmanso@drcc.pt

A partir da observação de desenhos da sua coleção, o Museu Dr. Joaquim Manso convida à participação num Atelier de Desenho, dinamizado pela artista plástica Telma Ferreira.

Vamos criar dinâmicas de observação e construção através do desenho, assim como perceber o desenho como uma linguagem central do nosso corpo e da nossa relação com o mundo, com o objeto.  

Serão usadas diferentes formas de representação, como a do objeto, a do corpo, do espaço, a representação do movimento; técnicas de libertação da mão (enquanto suporte de ação) e da capacidade de visualização; por fim, a representação livre.  

Um dia para expandir a sua capacidade criativa e plástica! 
  
A atividade realiza-se com um máximo de 10 inscrições.
A organização reserva-se o direito de não realizar o atelier, caso não se verifique o número mínimo de inscrições.

Semana da Ciência e da Tecnologia
















“Quem vai ao mar avia-se em terra”, diz o bom senso.
Os pescadores conhecem o mar, os seus sinais e segredos, através da experiência adquirida ou das facilidades que as novas tecnologias já permitem.
A experimentação e o conhecimento científico são, por isso, inseparáveis.


Como tal, e para comemorar a Semana da Ciência e da Tecnologia, o Museu Dr. Joaquim Manso propõe “O teu Laboratório no Museu”, um pequeno laboratório com divertidas experiências:
- Desaparecimento Mágico
- O Balão que enche
- Vamos fazer faíscas!
- Um jornal super resistente.

Venha despertar a sua curiosidade sobre o conhecimento científico e tecnológico!


Público-alvo:Público em geral (crianças com acompanhamento familiar)
Não requer marcação prévia (basta aparecer!)
Data:
23 e 24 de novembro, entre as 10h30 e as 16h30
Local: Museu Dr. Joaquim Manso

 

Inauguração da exposição "SurfARTE"




Notícia sobre a inauguração da exposição "SurfARTE" (ler + aqui), no dia 14 de novembro, no portal do Município da Nazaré.

LER aqui.


“Do que falam elas? Conversas à volta das fotografias”



























Entre novembro de 2013 e maio de 2014, o Museu Dr. Joaquim Manso está a desenvolver o projeto "Do que falam elas? Conversas à volta das fotografias", em parceria com a Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré.

Sabendo que a Nazaré constituiu motivo de tantos trabalhos fotográficos ao longo do século XX e que os mesmos podem ser analisados numa vertente estética, mas igualmente num intuito documental inerente à pressuposta veracidade fotográfica, este projeto baseia-se num ciclo de conversas temáticas, a partir de uma seleção de fotografias do Museu Dr. Joaquim Manso e da Câmara Municipal da Nazaré (Imagoteca / Biblioteca Municipal da Nazaré), que servirão de pretexto para troca de informações e partilha de memórias.

Estas conversas informais servirão o propósito de enriquecimento informativo sobre as fotografias apresentadas, dando voz à comunidade e àqueles que assistiram ou protagonizaram os acontecimentos registados.
Assim o fazendo, o Museu Dr. Joaquim Manso cumpre também a sua missão social e de envolvimento comunitário, na sua dimensão coletiva e individual. Simultaneamente, a comunidade revê-se e identifica-se no Museu e este valoriza as suas vivências e percursos de vida, nas suas várias gerações. 


Participantes:
Museu Dr. Joaquim Manso
Alunos de “Viver a Nazaré” – Universidade Sénior da Nazaré / Câmara Municipal da Nazaré
Biblioteca Municipal da Nazaré


As sessões são abertas ao público em geral, estendendo-se a participação a todos aqueles que desejem connosco "conversar à volta das fotografias", numa tarde de animado convívio e enriquecimento sócio-cultural!

Calendarização:
18 novembro 2013 a 19 maio 2014

Sessões quinzenais, alternando entre a Biblioteca Municipal da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso.

Em cada sessão, segundo um calendário temático que divulgaremos antecipadamente na nossa página do
Facebook, são apresentadas 5 fotografias do Museu Dr. Joaquim Manso e 5 da Imagoteca da Biblioteca Municipal da Nazaré.


SurfARTE - Inauguração 14 novembro





































SurfARTE
Comemoração do Dia Nacional do Mar (16 novembro)
14 novembro a 1 dezembro


No âmbito do programa comemorativo do Dia Nacional do Mar (16 novembro), surge o projeto “SurfArte”, que visa sensibilizar o meio escolar para o papel e a importância do mar, nas suas múltiplas valências e oportunidades.

Numa época em que o mar da Nazaré se tornou ainda mais conhecido pelas grandes ondas “surfadas” pelo norte-americano Garrett McNamara na Praia do Norte, este projeto articula, por um lado, o conhecimento tradicional e memorial dos pescadores em torno do Canhão da Nazaré e, por outro, as suas mais recentes potencialidades em termos desportivos, científicos e turísticos.

O projeto iniciou-se com a vinda de uma turma do 2º ano do Centro Escolar da Nazaré ao Museu Dr. Joaquim Manso para uma visita temática, seguida da construção e decoração de miniaturas de pranchas de surf.

Esses trabalhos estarão em exposição no Museu Dr. Joaquim Manso entre 14 de novembro e 1 de dezembro.

A inauguração da exposição “SurfARTE” decorrerá no dia 14 de novembro, pelas 14h30, com a presença dos alunos e de surfistas convidados, que vêm revelar as suas vivências e conhecimentos sobre os “segredos” e “desafios” do mar!

No sábado, 16 de novembro, pelas 15 horas, a atividade “Vem pintar a tua prancha!é aberta a todas as crianças, entre os 4 e os 12 anos, mediante inscrição prévia (€ 1,50 / participante).
Colaboram neste projeto: Agrupamento de Escolas da Nazaré / Centro Escolar da Nazaré, IPTM – Porto da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Zon North Canyon, Crave Surfboards e os surfistas Abílio Gandaio e Dino Casimiro.

Apareça! Aceite este convite de conhecer os "desafios" do mar através da criatividade das crianças que participaram no projeto SurfARTE.

 

Vem pintar a tua prancha! 16 novembro



































“Vem pintar a tua prancha!”
Comemoração do Dia Nacional do Mar
16 novembro


No Dia Nacional do Mar (16 novembro), e numa época em que o mar da Nazaré se tornou ainda mais conhecido pela grande onda “surfada” pelo norte-americano Garrett McNamara, o Museu Dr. Joaquim Manso propõe a atividade “Vem pintar a tua prancha!”, uma oficina pedagógica de decoração de miniaturas de pranchas de surf em esferovite.

Esta atividade insere-se na dinamização do projeto “SurfArte”, que visa articular, por um lado, o conhecimento tradicional dos pescadores em torno do Canhão da Nazaré e, por outro, as suas mais recentes potencialidades em termos desportivos.

Em exposição, entre 14 de novembro e 1 de dezembro, estarão as pranchas realizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré, no âmbito do referido projeto.

16 novembro | Dia Nacional do Mar
15 horas

Inscrição prévia (até 15 de novembro) | € 1,50
4 aos 12 anos

Contactos:
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
Telef. 262 562 802
e-mail:
mjmanso@drcc.pt

Museu da Nazaré presente na "Festa dos Museus" - Festival IN

Festa dos Museus
FIL, 14 a 17 de novembro

























Dia 14 é inaugurada o Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, o primeiro evento inovador que vai transformar Lisboa num pólo convergente das Indústrias Criativas mundiais. Entre 14 e 17 de Novembro, o Festival IN vai promover e divulgar o que de melhor se faz, em Portugal, no campo das Indústrias Criativas.

O Festival IN, com organização da Fundação AIP, apresenta-se, assim, como um evento inovador, ancorando experiências sensoriais (interações físicas e virtuais) nos mais diversos sectores, que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento – Cultura, Artes, Multimédia, Telecoms e Tecnologias da Informação e Comunicação. O Festival IN é o primeiro Festival, do género, à escala mundial e pauta-se por ser a maior concentração, em Portugal, de actividades, ideias, protótipos e produtos inovadores e criativos.

A primeira edição do Festival IN contará, no seu programa, com conferências, speed conferences, workshops, espaços de lazer e interactivos, showcases e áreas para os empreendedores exporem as suas criatividades.

A Direção Regional de Cultura do Centro vai estar presente no espaço “Festa dos Museus”, com a apresentação da Rede “Museus no Centro”. Os Museus da Guarda, Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), Aveiro, Santa Clara-a-Velha, Cerâmica e José Malhoa (Caldas da Rainha) e Dr. Joaquim Manso (Nazaré), inseridos nesta nova Rede “Museus no Centro” vão ser seguramente alvo de interesse dos previstos 80.000 visitantes que se deslocarão à Feira Internacional de Lisboa.

Documentários, o Passaporte do Museu, folhetos, peças identitárias que preenchem as novas lojas dos museus, arte contemporânea (Dora Tracana) e até o comboio elétrico Museus no Centro Expresso Mágico, com as suas figuras: Zé Povinho, pintor José Malhoa, a Nazarena, o Arqueólogo, o Sto. António do Pão e a Rainha Santa Isabel vão seguramente deliciar os mais e menos jovens, convidando-os a visitarem este espaço renovados.

Horário de Inverno

A partir do dia 15 de outubro, iniciamos o nosso horário de Inverno de abertura ao público.

Horário:
terça-feira a domingo, 10h às 18h.

Relembramos que não encerramos à hora de almoço e estamos abertos todos os feriados, à exceção de 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Visite-nos, no Sítio da Nazaré, próximo do magnífico Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e do Promontório, de onde se avista uma das mais belas paisagens de Portugal, sobre a praia e o mar.
No Inverno, tem ainda mais outro motivo aliciante para vir à Nazaré - perto do Museu Dr. Joaquim Manso, pode aceder à Praia do Norte e apreciar a bravura das ondas que têm vindo a atrair surfistas e curiosos de todo o mundo.

Durante a semana ou ao fim-de-semana, contamos com a sua visita!

Jornadas Europeias do Património




























Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, comemoram-se as Jornadas Europeias do Património.


Este ano o tema é dedicado ao “Património / Lugares” e o Museu Dr. Joaquim Manso convida-o a comemorar estes dias num programa variado em torno do valor patrimonial de um elemento natural que envolve os concelhos da Nazaré e Alcobaça, definindo as configurações espaciais e sócio-culturais da região – o rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, onde popularmente toma o nome de “Foz” ou “Lagoa”, "lugar" que sofreu significativas alterações nas últimas décadas após a construção do Porto de Abrigo da Nazaré, de que se comemora em setembro 30 anos.



20 SETEMBRO

Visitas guiadas ao Museu Dr. Joaquim Manso, com especial incidência no Objeto do Mês "O Barco da Lagoa e as Memórias da Foz", em português e inglês.
Público-alvo: adulto
11 h e 15h30

Atividade "Quando havia a Foz"14h30, mediante inscrição prévia
Público-alvo: 4-6 anos
Antes do porto de abrigo da Nazaré, os barcos entravam ao mar a partir da praia. Ao sul, era a "Foz", onde desaguava o rio Alcoa. Aí se pescava e muitos nazarenos também se divertiam em passeios, piqueniques e a tomar banho.
Vamos conhecer o "barco da lagoa" e recriar em maqueta a antiga Foz.


 

21 SETEMBRO



Visita guiada ao Museu Dr. Joaquim Manso, com especial incidência no Objeto do Mês "O Barco da Lagoa e as Memórias da Foz", em português e inglês.
Público-alvo: adulto
11 h 

PASSEIO CULTURAL “Memórias do rio Alcoa – da nascente até à foz”
(mediante inscrição prévia)

Percurso acompanhado por: Eng. Pedro Tavares, na área da hidrografia, e Dra. Ana Hilário, historiadora da Câmara Municipal da Nazaré.
Mais informação aqui (clique)


22 SETEMBRO

Visitas guiadas
ao Museu Dr. Joaquim Manso, com especial incidência no Objeto do Mês "O Barco da Lagoa e as Memórias da Foz", em português e inglês.
Público-alvo: adulto
11 h e 15h30


Porque os "Lugares" mudam, assim como as pessoas e as vivências coletivas... venha participar nestas Jornadas do Património, no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré!

Passeio Cultural "Memórias do rio Alcôa"

 


No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2013, este ano sob o tema “Património / Lugares”, o Museu Dr. Joaquim Manso convida à reflexão sobre a importância patrimonial de um elemento natural que envolve os concelhos da Nazaré e Alcobaça, definindo as configurações espaciais e sócio-culturais da região – o rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, onde popularmente toma o nome de “Foz” ou “Lagoa”.

Na Nazaré, a localização da “foz” foi sofrendo transformações, quer naturais, quer devido à ação humana. Ao sul da vila, na “Foz”, praticava-se a pesca da enguia e de outros “peixes do rio”, utilizando-se o “barco da lagoa” e os respetivos apetrechos – galrichos, sertela, boqueirões ou tarrafas.

Por outro lado, “a Foz” era também um espaço de lazer, proporcionando momentos de entretenimento, festa e diversão. Aí se realizavam passeios de barco, piqueniques, festas nos Santos Populares. Os mais pequenos aproveitavam as águas calmas para nadarem; convivia-se no restaurante “Lobos do Mar”; a mulher aí lavava as esteiras da casa e os cabos-de-mar ministravam conhecimentos profissionais.

Com a construção do porto de abrigo da Nazaré, inaugurado em 3 de setembro de 1983, foi necessário desviar a foz para sul, o que provocou alterações significativas nas vivências do quotidiano das gentes da Nazaré.

É a modernidade em contraponto com a tradição. É fundamental conhecer os alicerces da identidade cultural; daí a importância de iniciativas que visem a aproximação física e emocional ao património, contribuindo, assim, para o seu conhecimento e divulgação, recuperando este aspeto da memória coletiva.




21 SETEMBRO
(mediante inscrição prévia)

PASSEIO CULTURAL “Memórias do rio Alcoa – da nascente até à foz”
 
Percurso acompanhado por: Eng. Pedro Tavares, na área da hidrografia, e Dra. Ana Hilário, historiadora da Câmara Municipal da Nazaré.

14 horas – Encontro no Museu Dr. Joaquim Manso, com visita ao Objeto do Mês, “Barco da lagoa”

14.30 horas – Partida para Alcobaça: visita à nascente do rio (Chiqueda) e ao seu leito, na cidade

16 horas – Regresso à Nazaré. Visita à “foz” do rio Alcoa

17 horas – Visita à exposição “Porto de Abrigo – a aspiração de um povo”, no Centro Cultural da Nazaré

18 horas – Encerramento no Museu Dr. Joaquim Manso

Orientação: 
Museu Dr Joaquim Manso: Cecília Nunes, Deolinda Anastácio, Andreia Charneca, Neusa Remígio
Câmara Municipal da Nazaré: Ana Hilário
ADEPA – Associação para Defesa e Valorização do Património Cultural da região de Alcobaça: Pedro Tavares


Público alvo:Público em geral, mediante inscrição prévia para um máximo de 25 participantes (capacidade do autocarro)

Colaboração:
Câmara Municipal da Nazaré e ADEPA – Associação para Defesa e Valorização do Património Cultural da região de Alcobaça


INSCRIÇÕES:
até 19 setembro, gratuito

Museu Dr. Joaquim Manso – telf. 262 562 802 ou e-mail
mjmanso@drcc.pt ou ainda pela nossa página no Facebook.
 

Exposição “Porto de Abrigo - aspiração de um povo”























“Porto de Abrigo - a aspiração de um povo” é o título da exposição comemorativa dos 30 anos do porto de abrigo da Nazaré, patente ao público no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), entre 3 de setembro a 6 de outubro.
Esta exposição reúne documentos e imagens dos planos e da obra da construção do Porto de Pesca, elo de ligação da terra ao mar, numa comunidade de vincada cultura marítima.

A mostra é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré, Nazaré Qualifica, Biblioteca da Nazaré, Museu Dr. Joaquim Manso e IPTM.

Pode ser visitada no horário de abertura do Centro Cultural da Nazaré, de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às18h30.
Entrada livre.


Mais informação no Portal do Município da Nazaré

Nove semanas de cinema ao ar livre no Museu






























Cinema nos Museus

Nove semanas de cinema nos Museus

Nove filmes, cinco museus, dois meses de cinema ao ar livre.

Numa iniciativa conjunta de "Museus no Centro" / Direção Regional de Cultura do Centro, em colaboração com a Fila K Cineclube (Coimbra) e a Anazart - Associação Nazarena de Artes Plásticaso Museu Dr. Joaquim Manso vai trazer a sétima arte ao seu espaço durante as noites de verão.

A iniciativa decorre entre 16 de julho e 10 de Setembro.
Todas as terças-feiras, às 21h30 (ATENÇÃO: alteração do horário inicial!)

A programação deste ciclo de cinema nos museus inclui os seguintes filmes:

16 julho - O que há de novo no Amor? (2011), de Hugo Alves, Hugo Martins, Mónica Baptista, Patrícia Raposo, Rui Santos e Tiago Nunes (111’)
23 julho - Duas Feras / Bringing Up Baby (1938), de Howard Hawks (102 min)
30 julho - Viagem em Itália / Viaggio in Italia (1954), de Roberto Rossellini (79 min)
6 agosto - A Mulher que Viveu Duas Vezes / Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock (123 min)
13 agosto - Manhattan (1979), de Woody Allen (96 min)
20 agosto - Requiem (1998), de Alain Tanner (105 min)
27 agosto - A Arca Russa / Russkiy kovcheg (2002), de Aleksandr Sokurov (96 min)
3 setembro - A Gruta dos Sonhos Perdidos / Cave of Forgotten Dreams (2010), de Werner Herzog (90 min)
10 setembro - É o Amor (2013), de João Canijo (135’)

valor por sessão / 1 euro (apoio logístico).

25 julho | Tertúlia "António Luís Júnior. A Arte Naval em madeira"


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tertúlia
António Luís Júnior. A Arte Naval em madeira

Data: 25 julho, 17 horas
Local: Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré

Convidados:
Jorge Barroso, António Nabais, Bruno Cardoso, Ricardo Esteves, António Luís Júnior e Gisela e Antti Särkilahti

 
No âmbito da exposição "António Luís Júnior. O últimocalafate da Nazaré. Imagens de Gisela e Antti Sarkilahti. 2012-2013", que se encontra patente ao público desde o dia 2 de julho, o Museu Dr. Joaquim Manso vai realizar no próximo dia 25 julho, quinta-feira, pelas 17 horas, a tertúlia "António Luís Júnior. A arte naval em madeira".

São oradores convidados:
- Jorge Barroso (Presidente da Câmara Municipal da Nazaré)
- António Nabais (ex-diretor do Museu Dr. Joaquim Manso e investigador em embarcações tradicionais)
- Bruno Cardoso (praticante de modelismo naval)
- Ricardo Esteves (Instituto Portuário dos Transportes Marítimos – Portos de Nazaré e Peniche).
 
A sessão contará também com a presença:
- construtor naval António Luís Júnior
- fotógrafos Gisela Barg-Särkilahti e Antti Särkilahti.

Ler mais sobre a exposição "O último calafate da Nazaré".