Depois de ter figurado na Galeria de Exposições Temporárias da “Cenas & Livros”, a Exposição “Álvaro Laborinho. O MAR DA NAZARÉ. Uma mostra da colecção do Museu Dr. Joaquim Manso” está agora no Núcleo Museológico do Mar / Câmara Municipal da Figueira da Foz, em Buarcos.
Esta exposição corresponde a uma pequena selecção do valioso espólio fotográfico de Álvaro Laborinho, oferecido ao Museu Dr. Joaquim Manso pelo seu filho, Dr. Álvaro Brilhante Laborinho, em 1980.
Álvaro Laborinho (1879-1970), filho de pescadores, nasceu na Nazaré. Entre os seus múltiplos interesses e activa participação na vida associativa e política local, foi à fotografia que Álvaro Laborinho mais se dedicou. Através da sua câmara surge o registo completo da Nazaré da primeira metade do século XX.
Este arquivo fotográfico, de quase dois milhares de negativos, constitui material imprescindível para o estudo de múltiplos aspectos do quotidiano das gentes da Nazaré: a vida social, as cenas de trabalho, os vários tipos de embarcações, as artes de pesca, o traje de trabalho e de festa, feminino e masculino, o vestuário de diferentes estratos sociais dos visitantes e dos banhistas. O conjunto revela-nos o apurado sentido de observação de Álvaro Laborinho e valida a sua referência na história da fotografia portuguesa.
Através da itinerância desta pequena exposição, o Museu Dr. Joaquim Manso pretende proporcionar uma maior divulgação deste autor e do seu contributo para a fixação de uma determinada imagem sobre a Nazaré e os seus pescadores.
Local: Núcleo Museológico do Mar | Rua Governador Soares Nogueira, n.º 32 - Buarcos
Data: 10 de fevereiro a 30 de março