3 Dezembro | Entradas gratuitas

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência visa promover o entendimento sobre as questões relacionadas com a deficiência e mobilizar o suporte à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência. Pretende igualmente aumentar a sensibilização para as vantagens que podem advir da integração de pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, economia e cultural.
O Instituto dos Museus e da Conservação tem vindo a desenvolver projectos que visitam facilitar a acessibilidade e estimular a visita aos seus espaços museológicos por parte de pessoas com deficiência. No dia 3 de Dezembro, vai associar-se à celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, abrindo os seus museus e palácios de forma gratuita a todos os visitantes.
O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, enquanto tutelado pelo Instituto dos Museus e da Conservação, terá a entrada gratuita a todos os visitantes, no próximo dia 3 de Dezembro.

Exposição sobre a implantação da República no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas da Nazaré tem patente no seu edifício sede uma exposição sobre a implantação da República e os seus desenvolvimentos e protagonistas na Nazaré. Trata-se de uma apresentação de materiais que figuraram na exposição "A implantação da República e a Nazaré", organizada pela Câmara Municipal da Nazaré, Biblioteca da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso e que decorreu no Centro Cultural da Nazaré até ao dia 14 de Novembro. Do espólio do Museu, merecem especial destaque as fotografias de Álvaro Laborinho representativas das comemorações do Dia da Árvore.
Esta mostra tem um carácter essencialmente didáctico e tem sido visitada por alunos deste estabelecimento de ensino, no âmbito dos seus horários lectivos.

Mais informação no Agrupamento de Escolas da Nazaré.

João Pedro Silva apresentou os "nudibrânquios" no Dia Nacional do Mar

No dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, o auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré encheu para ouvir a explicação de João Pedro Silva sobre os "Nudibrânquios da Costa Portuguesa".


Entre alunos do Externato D. Fuas Roupinho, simples curiosos ou praticantes de mergulho, a assistência pôde contar com uma pormenorizada descrição sobre a vida subaquática, incidindo nos nudibrânquios, um grupo de lesmas marinhas que se caracteriza por não possuírem concha e apresentarem cores e formas extravagantes e que o mergulhador e fotógrafo João Pedro Silva tem registado e estudado exaustivamente.
Embora associados a mares tropicais, existem mais de 120 espécies de nudibrânquios na costa portuguesa, incluíndo a Nazaré, que se está a apresentar cada vez mais potencialidades nesta área.

Uma das ideias-chave da comunicação de João Pedro Silva foi a de mergulhar (com segurança), registar, documentar e, depois, divulgar. Hoje, são inúmeros os meios colocados ao dispor de todos os interessados. Pode começar por saber mais sobre os Opistobrânquios portugueses no blog criado pelo autor: http://hypselodoris.blogspot.com/

Fotografia Subaquática "Nudibrânquios da costa portuguesa"

Sessão de projecção de fotografia subaquática
“Núdibrânquios da Costa Portuguesa”
por João Pedro Silva

Dia Nacional do Mar
16 de Novembro, 15 horas
Local:
Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
Entrada gratuita
Organização: Museu Dr. Joaquim Manso
Apoio: Câmara Municipal da Nazaré

A prática de mergulho tem atraído um número crescente de entusiastas, afirmando-se cada vez mais como uma opção de desporto náutico que alia o lazer, o exercício físico, o divertimento e o conhecimento da vida subaquática.
Em altura de Comemoração do Dia Nacional do Mar, o Museu Dr. Joaquim Manso promove uma sessão de projecção de fotografia subaquática, da autoria do experiente mergulhador João Pedro Silva, que incidirá a sua apresentação no fascinante e colorido mundo dos nudibrânquios.
Desde sempre relacionada com o mar, para além da pesca e da praia, a Nazaré tem agora potencialidades para se tornar também num interessante local para a prática de mergulho.
No mar da enseada da Nazaré, há um mundo à espera de ser descoberto…

Resumo
Os Nudibrânquios são um grupo de lesmas marinhas que se caracteriza por não possuírem concha e apresentarem cores e formas extravagantes, normalmente associadas a mares tropicais apesar de existirem mais de 120 espécies na Costa Portuguesa.
Pretende-se com esta apresentação providenciar a audiência com um ponto de partida para um estudo mais aprofundado do que são os Nudibrânquios (e o que não são), quais as suas estratégias de sobrevivência, quais as espécies que podemos encontrar nas nossas águas (e como as encontrar mais facilmente) e como cada um pode contribuir para a angariação de mais conhecimento sobre estes animais fascinantes.

Nota biográfica
Nascido em Lisboa em 1971, desde muito cedo que João Pedro Silva se interessou por toda a espécie de animais. Apesar de ter seguido um percurso profissional na área da Informática, sempre manteve a Biologia como um hobby sério ao qual aliou a fotografia como forma de documentar o que via.

Nos últimos 10 anos, incentivado por alguns amigos mergulhadores, começou a explorar a mundo subaquático. É neste período que desenvolve o fascínio pelos Nudibrânquios e, mais recentemente, inicia a publicação de um blog dedicado aos Opistobrânquios portugueses (http://hypselodoris.blogspot.com/) com o objectivo de ajudar todos aqueles que procuram saber o que podem ver ou identificar o que já observaram.
O seu lema é: fotografa o que conheces e conhece o que fotografas.

Prolongamento da exposição “A implantação da República e a Nazaré”

A exposição “A implantação da República e a Nazaré”, inaugurada no dia 5 de Outubro no Centro Cultural da Nazaré, foi prolongada até ao próximo dia 14 de Novembro.
Esta é uma exposição que assinala o Centenário da Implantação da República em Portugal, patenteando igualmente os protagonistas nazarenos e as suas repercussões na região.

Saiba mais sobre a exposição.
Consulte o nosso Objecto do Mês de Novembro, que se encontra na exposição “A implantação da República na Nazaré”.