Época 2015/16

Época 2015/16

Inconcebível!

Como a maioria dos benfiquistas sabe o Bernardo Silva foi expulso em Santa Maria da Feira por acumulação de amarelos, no empate (1-1) com o Feirense a contar para a 2ª Liga.
É inconcebível esta expulsão! Inconcebível porque o jovem craque encarnado foi o bombo da festa e levou amarelos por reclamar das faltas sofridas e não assinaladas.
O técnico Hélder Cristovão vem pôr o dedo na ferida dizendo que os talentos não são protegidos pelos árbitros em Portugal.
O Pedro Mantorras ficou inutilizado para o futebol precisamente por falta de proteção dos árbitros que tudo permitiam aos adversários para o parar.

Juniores vencem o Anderlecht na UEFA Youth League

A equipa de juniores do Benfica esteva a perder em Bruxelas por 2-0 aos 11 minutos, mas depois Rochinha fez 3 golos (aos 23, aos 25 e aos 28 minutos), levando a equipa a vencer por 3-2 ao intervalo!
Na 2ª parte, Hildeberto e Romário (2) fizeram os golos que ditaram a vitória por 6-3.
Alinharam: André Ferreira; Alexandre Alfaiate, João Nunes, João Lima e Pedro Rebocho; Gilson Costa, Raphael Guzzo, Rochinha (Filipe Nascimento), Romário Baldé, Gonçalo Guedes (João Gomes) e Nuno Santos (Hildeberto Pereira).

Vitória que mantém a esperança

O Benfica arrancou uma vitória por 3-2 em Bruxelas e apanha o Olympiacos que foi derrotado em Paris, ficando a decisão para a última jornada, se bem que os gregos tenham vantagem no confronto directo e jogam com o Anderlecht, enquanto o Benfica joga com o PSG na última jornada da Fase de Grupos.
Num jogo em que mais uma vez o Benfica permitiu avanço ao adversário, ainda assim conseguiu virar o resultado, permitindo novo empate e mesmo em cima dos 90 minutos através de Rodrigo que tinha entrado poucos minutos antes marcou o golo da vitória.
O onze do Benfica mais uma vez foi alterado devido a lesões e como se não bastasse Sílvio, que estava para jogar de início, mesmo em cima da hora do jogo ficou indisponível, dando o lugar a André Almeida que como se sabe rende muito mais na lateral direita do que na esquerda.
Está visto que Lima não está num bom momento de forma e devido à sua mobilidade não prende os centrais.
Que falta faz Cardozo!
 

Anderlecht-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Anderlecht-Benfica a contar para a 5ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões que se disputa em Bruxelas, a partir das 19,45 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e André Almeida; Enzo, Fejsa e Matic; Markovic, Lima e Gaitán.
Suplentes:
Oblak, Jardel, André Gomes, Sulejmani, Ivan Cavaleiro, Djuricic e Rodrigo.

O Anderlecht marca aos 18 minutos.
Matic empata aos 33 minutos, de cabeça, na sequência de livre de Enzo Perez.
Ao intervalo: 1-1
O Benfica adianta-se num auto-golo de Mbemba, após remate de Gaitán, aos 53 minutos.
O Anderlecht empata aos 77 minutos.
Rodrigo faz o 3º para o Benfica aos 90 minutos.
Entraram no decorrer da 2ª parte Sulejmani (saíu Gaitán), Rodrigo (Enzo) e Ivan Cavaleiro (Markovic)
Resultado final: 2-3

É estranho!

Li a entrevista de Paulo Bento e confesso que achei estranho o facto do médio Manuel Fernandes (Besiktas) não querer jogar pela selecção.
Sempre pensei que o seleccionador é que não o convocava, mas afinal foi à Turquia para falar com ele e não conseguiu.
Porquê? Falta de patriotismo ou alguma questão mal resolvida entre os dois?

A importância de Sílvio

Muitos benfiquistas torceram o nariz à aquisição, por empréstimo, do polivalente lateral Sílvio.
Pelo que tinha visto aquando da sua passagem por Braga achei que seria uma boa aposta, embora depois, nos jogos da pré-época, tenha ficado um pouco decepcionado com as suas prestações.
Seguiu-se uma operação ao joelho e quando menos o esperava surgiu em grande no jogo de Atenas frente ao Olympiacos e depois no da Luz com o Sporting, ambos como lateral esquerdo.
Com a recuperação de Siqueira, ontem surgiu na direita no lugar de Maxi que chegou cansado após os jogos pela seleção do Uruguai, embora tenha acabado novamente na esquerda após nova lesão do brasileiro.
A sua polivalência faz dele um elemento importante do plantel e ao mesmo tempo reduz o espaço do brasileiro Cortez que apesar de atacar melhor é muito mais fraco a defender.

Inteiramente justo

O Benfica conseguiu um triunfo inteiramente justo frente ao Braga, pese embora as duas bolas nos ferros de Artur.
A ausência de Cardozo fez-se sentir, não só porque vinha marcando em todos os jogos, como porque Lima ainda não atingiu o nível da época passada.
Desta vez foi melhor o resultado que a exibição. Acontece!
Com o escorreganço dos azuis ficamos a 1 ponto da liderança, embora falte ainda muito campeonato.
O que passa com Siqueira? Não faz um jogo completo! Vale que finalmente temos soluções para as laterais.
Quem tarda a mostrar o que vale é o sérvio Djuricic. Vem reclamando oportunidades, sabemos que é um excelente jogador, mas ainda não conseguiu fazer uma boa exibição.

Benfica-Sp. Braga ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Sp. Braga a contar para a 10ª jornada da Liga Zon Sagres que se disputa no Estádio da Luz, a partir das 18,15 horas portuguesas.

Link

Onze inicial do Benfica:
Artur; Sílvio, Luisão (cap), Garay e Siqueira; Matic, Enzo, Markovic e Gaitán; Djuricic e Lima.
Suplentes:
Paulo Lopes; André Almeida, Jardel, Fejsa, Ivan Cavaleiro, Funes Mori e Rodrigo.

Ao intervalo: 0-0

Matic abre o activo na Luz aos 72 minutos.
Resultado final: 1-0

Portugal, Portugal, Portugal!

Infelizmente só agora pude aqui entrar, daí o atraso em falar da seleção e vibrar com a nossa vitória de ontem.
Vibrei ontem com a vitória de Portugal porque como português a residir no Brasil era importantíssimo ter a seleção do meu país no Mundial do próximo ano.
Se Portugal não viesse o Mundial não era a mesma coisa. Até Scolari o disse.
Nunca morri de amores pelo Cristiano Ronaldo como pessoa, mas como jogador sempre o achei craque, até quando ainda estava no Sporting, e neste momento considero-o o melhor do mundo.
Marcar 4 golos à mesma seleção em dois jogos consecutivos, é obra!

Campeões intercontinentais!

O Benfica é campeão intercontinental de hóquei em patins.
Esta belíssima equipa conquistou tudo o que havia para conquistar, excepto o campeonato nacional. Porque será?
Confesso que fiquei receoso quando vi que não havia sido contratado nenhum avançado puro para compensar as saídas de Cacau e sobretudo de Luís Viana. Agora percebo o porquê, a aposta nos jovens da formação começa a dar frutos.
Miguel Rocha nem parece estar apenas no 2º ano de sénior pois está um senhor jogador e os jovens ainda juniores que têm jogado, Tiago Jorge e Diogo Neves prometem muito.

Portugal-Suécia ao vivo (online)

Assista online ao Portugal-Suécia a contar para a 1ª mão do play-off de apuramento para o Mundial de 2014, que se realiza no Estádio da Luz, a partir das 19,45 horas portuguesas.


Onze inicial de Portugal:
Rui Patrício; J. Pereira, Pepe, B. Alves e F. Coentrão; M. Veloso, R. Meireles e J. Moutinho; Nani, H. Postiga e C. Ronaldo.

Ao intervalo: 0-0
Cristiano Ronaldo marca, de cabeça, aos 82 minutos e coloca Portugal na frente.
Resultado final: 1-0
 

Força Portugal!

Embora não seja um apaixonado pela selecção, talvez por causa dos interesses à sua volta com a consequente convocação de jogadores com qualidade mediana apenas por estarem ligados ao empresário Jorge Mendes, quero que ela marque presença no Mundial, mais a mais porque se realiza no Brasil e se Portugal falhar a qualificação os meus amigos não me vão perdoar. Será gozo pela certa!
Apesar de considerar que a Suécia é um adversário difícil, julgo que se Portugal se apresentar concentrado nos dois jogos não vai falhar o apuramento.
Força Portugal!

Andebol e hóquei em patins ao vivo

Quem quiser acompanhar o andebol (início às 20,30 horas contra o Passos Manuel) e o hóquei (a partir das 21 horas contra o HC Turquel).

Andebol (link)
Hóquei em patins (link)

«Tenho expectativa de conseguir uma boa transferência»

As coisas não são bem como eles apregoam, pois os jogadores estrangeiros azuis estão todos à espera de dar o salto o mais breve possível.

Apoiado!

Concordo plenamente com o Comunicado, sobre factos do dérbi de sábado, emitido hoje pelo Benfica.
Realmente os sportinguistas, desde o Presidente aos jogadores, têm memória selectiva. Queixas só quando são prejudicados, à semelhança dos azuis do Porto, enquanto o Benfica apenas se queixa quando os erros são demasiado evidentes.
Se o Benfica seguisse a mesma linha, todas as semanas se queixava das arbitragens pois ficam sempre (ou quase) penáltis por marcar, foras-de-jogo mal assinalados e até golos mal validados aos adversários.
E o rapazola que preside os leões anda a pisar o risco!

Que azarado!

O central Abdulay que actua no V. Guimarães por empréstimo dos azuis, volta a não defrontar o seu clube, no jogo de hoje para a Taça de Portugal, devido a lesão.
Já no jogo do campeonato realizado no Dragão, apesar de ter sido convocado teve uma indisponibilidade súbita e também não jogou!
É caso para dizer, "que azarado!"

A anedota!

A frase abaixo é a anedota do ano!
«O Benfica conseguiu os quatro golos sem atacar mais nenhuma vez» - Adrien

Benfica elimina Sporting (após prolongamento)

O Benfica venceu, justamente na minha opinião, o Sporting por 4-3, após prolongamento, depois dum 3-3 nos 90 minutos.
A defesa do Benfica, aliás toda a equipa, não pode continuar a sofrer tantos golos de bola parada. Hoje foram dois, em Atenas tinha sido um, o suficiente para ser derrotado nesse jogo da Liga dos Campeões.
Cardozo está numa forma assinalável e hoje marcou mais 3 golos, dois com o seu temível pé esquerdo e um de cabeça. De realçar o golo de livre em que duma forma inteligente explora o facto da barreira ter saltado, rematando rasteiro e sem hipótese para Rui Patrício.
Foi um grande jogo porque o Benfica confirmou a melhoria que já se vinha observando nos últimos jogos e o Sporting estando a perder por 3-1 ao intervalo, arriscou tudo na 2ª parte e conseguiu chegar ao empate. Depois um golo caricato deu a vitória ao Benfica.
Para além dos 7 golos, houve remates à barra e ao poste da parte do Benfica e também um ao poste por parte do Sporting.
Para além de Cardozo, pelos três golos, destaco as grandes exibições de Enzo e Gaitán!

Benfica-Sporting ao vivo (online)

Assista online ao Benfica-Sporting a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal que se disputa no Estádio da Luz, a partir das 19,45 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Sílvio; Matic, Enzo Perez e Rúben Amorim; Gaitán, Cardozo e Markovic.
Suplentes:
Oblak, Jardel, Cortez, André Gomes, Djuricic, Ivan Cavaleiro e Lima.

Cardozo, de livre aos 12 minutos, coloca o Benfica na frente.
Amarelo para Amorim, aos 28 minutos.
Capel empata aos 37 minutos.
Cardozo, outra vez, agora de cabeça a corresponder a grande cruzamento de Gaitán, aos 42 minutos.
Cardozo faz o terceiro, aos 45 minutos, em remate de fora da área.
Ao intervalo: 3-1
Maurício reduz para 3-2, de cabeça, aos 62 minutos.
Entra Ivan Cavaleiro para o lugar de Rúben Amorim, lesionado, aos 68 minutos.
Entra André Gomes para o lugar de Markovic, aos 89 minutos.
Slimani empata o jogo aos 90+1 minutos, novamente em lance de bola parada.
Final dos 90 minutos: 3-3 e o jogo segue para o prolongamento de 30 minutos.
Entra Lima para o lugar de Enzo Perez, aos 96 minutos.
Luisão faz o 4-3, num frangaço de Rui Patrício que deixa passar a bola por entre as pernas, aos 97 minutos.
Ao intervalo do prolongamento: 4-3
Resultado final: 4-3

Goleada na Liga Europeia

A equipa sénior masculina de hóquei em patins do Benfica entrou com o pé direito na defesa do título europeu goleando os suíços do RHC Diessbach por 13-3 (5-2 ao intervalo).
Os golos foram apontados por Miguel Rocha (8), Diogo Neves (2), João Rodrigues, Carlos López e Marc Coy. Destaque para o duplo póker do jovem Miguel Rocha e para o bis do estreante Diogo Neves, ainda júnior.
A aposta na formação começa a surtir efeito!
Do plantel actual, João Rodrigues, Diogo Rafael, Pedro Henriques e Miguel Rocha são oriundos da formação e em cada jogo o técnico Pedro Nunes utiliza um júnior, hoje foi Diogo Neves, noutros jogos tem sido Tiago Jorge.
O jogo só foi equilibrado em termos de resultado nos primeiros 15 minutos em que o resultado esteve em 2-2, depois do Benfica ter chegado ao 2-0.
A 2ª parte foi um passeio, permitindo a utilização do guarda-redes Pedro Henriques durante todo esse período da partida, ainda a utilização durante largos minutos do júnior Diogo Neves.

Porque será que agressões a jornalistas é sinónimo de FCP?

No final do jogo entre o Belenenses e o Futebol Clube do Porto, João Fonseca, jornalista da Rádio Renascença, terá sido agredido por Rui Cerqueira (na foto), diretor de comunicação do FCP. Vários camaradas seus foram testemunhas desta agressão, entre os quais um jornalista da TSF. Os repórteres procuravam ter reações de Helton e Rui Cerqueira, que é ex-jornalista, decidiu intervir. O próprio garante que terá sido empurrado e agarrado depois de dar ordens para não haver declarações. Uma horda de jornalistas a bater num diretor de comunicação para conseguir declarações de jogadores. Já ouvi histórias mais credíveis, mas no futebol tudo é possível.

A acusação de agressão a jornalistas, seja por seguranças, seja por adeptos, seja por dirigentes, é um clássico em jogos em que o Porto esteja envolvido. Nunca se ouviu da boca de Pinto da Costa uma palavra de condenação. Achou sempre mais interessante fazer piadas. Quando uma vez foi confrontado com o tema, respondeu: “Vou montar um hospital lá nas Antas, porque com tantos feridos isso é capaz de ser um bom negócio”. Muitos risos. Não é grave. O Estado de Direito, já se sabe, fica à porta dos estádios.

Mas apesar de o “guarda Abel” ser um símbolo à memória da arbitrariedade e da impunidade no futebol, seria injusto ficar-me pela relação obviamente difícil que o Porto mantém com a liberdade de imprensa. Esse mal é bem mais abrangente. Não se mede apenas por situações mais radicais, como insultos e agressões. Vê-se nos blackouts, nas interdições seletivas de entrada de jornalistas em estádios e em intimidações várias. Por eles são responsáveis os dirigentes dos clubes e uma justiça permissiva. Mas também uma classe de jornalistas incapaz de mostrar laços de solidariedade, demasiado temerosa da popularidade dos dirigentes desportivos e, em alguns casos, promíscua na sua relação com os clubes. Não é preciso imaginar o escândalo que seria se um qualquer jornalista fosse agredido por um dirigente partidário. O movimento de solidariedade entre jornalistas que tal provocaria... Pois está na altura de os jornalistas desportivos se verem como merecedores do mesmo respeito. Boicotando coletivamente, se preciso for, qualquer clube que ponha em causa a sua segurança. (Daniel Oliveira, in Record)

Que moral têm?

Os azuis do Porto tiveram o desplante de emitir um comunicado criticando a Câmara de Lisboa que supostamente vai comparticipar nos custos duma estátua a Cosme Damião, fundador do Benfica.
É caso para perguntar, que moral têm?
Beneficiam dum Centro de Estágio que custou milhões do erário público e pagam uma renda simbólica de 500 euros, enquanto o Benfica teve de pagar o seu Centro do Seixal.

Sub-19 vingam séniores

Não resolve nada, mas é pelo menos uma consolação, os sub-19 do Benfica venceram o Olympiacos, na Grécia, por 1-0, golo de Gonçalo Guedes aos 70 minutos.
Alinharam com:
André Ferreira; Alexandre Alfaiate, João Nunes, João Lima (Ricardo Carvalho) e Pedro Rebocho; Gilson Costa, Raphael Guzzo e Rochinha; Romário Baldé (Filipe Nascimento), Gonçalo Guedes e Nuno Santos (Hildeberto Pereira).
Com esta vitória, os juniores do Benfica chegam aos 10 pontos, à frente do PSG com 5, do Anderlecht com 4 e do Olympiacos com 2, ao fim de 4 jogos.

Benfica B-União da Madeira ao vivo (online)

Assista online ao Benfica B-União da Madeira a contar para a 14ª jornada da 2ª Liga que se realiza no Caixa Futebol Campus, no Seixal, a partir das 15 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Bruno Varela; João Cancelo, Mitrovic, Wei Huang, Hélder Costa; Victor Lindelöf, André Gomes, Bernardo Silva, Urreta, Filip Markovic e Funes Mori.

Golos do Benfica por parte de Filip Markovic, Victor Lindelof, André Gomes e João Cancelo.
Ao intervalo: 4-3
Resultado final: 4-4

São Roberto impediu a vitória!

Hoje foi dia de São Roberto! Era frangueiro, diziam muitos, mas hoje roubou a vitória ao Benfica.
Exibição em cheio, talvez a melhor da época, por parte do Benfica, mas um golo algo consentido num canto e a ineficácia ofensiva, aliada à grande noite de Roberto, ditaram uma derrota injustíssima.
Agora as contas ficaram complicadas para o apuramento porque na Luz não conseguimos produzir uma exibição ao nível da de hoje frente a estes mesmos gregos. Só um milagre apurará o Benfica para os oitavos. Seria preciso vencer os belgas do Anderlecht na Bélgica e o PSG na Luz e esperar que os gregos percam com o PSG e pelo menos empatem com os belgas.
Não há dúvidas que a equipa está a atingir um bom nível exibicional, mas sem vitórias de nada servem.
Quanto a mim todos estiveram em bom plano e Artur não teve qualquer trabalho no jogo de hoje, apesar de ter sofrido um golo em que a defesa adormeceu e permitiu o cabeceamento do central Manolas.

Olympiacos-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Olympiacos-Benfica a contar para a 4ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, que se disputa na Grácia, a partir das 19,45 horas portuguesas.

Link1

Onze inicial do Benfica:
Artur; Maxi, Luisão, Garay e Sílvio; Matic, Enzo Perez e Rúben Amorim; Gaitán e Markovic; Cardozo.


Olympiacos na frente aos 13 minutos, na sequência dum pontapé de canto, por Manolas.
Ao intervalo: 1-0
Já na parte final entraram Lima, Djuricic e Ivan Cavaleiro para os lugares de Cardozo (tocado), Markovic (cansado) e Rúben Amorim.
Resultado final: 1-0


Sp. Covilhã-Benfica B ao vivo (online)

Assista online ao Sp. Covilhã-Benfica B a contar para a 2ª Liga a partir das 11,15 horas portuguesas.


Onze inicial do Benfica:
Bruno Varela: Bruno Gaspar, Fábio Cardoso, Rudinilson e Hélder Costa; Uros Matic, Bernardo Silva, Filip Markovic e João Teixeira; Urreta e Harramiz.

Surpresa o onze do Benfica. Alguns dos que habitualmente têm actuado porque vão seguir para a Grécia com a equipa principal, outros estão lesionados e outros castigados.

Ao intervalo: 0-0
Entraram na 2ª parte Lolo, Jorge Rojas e Nélson Semedo para os lugares de Filip Markovic, Harramiz e João Teixeira.
Golo do Sp. Covilhã aos 80 minutos.
O Sp. Covilhã faz o 2º aos 85 minutos.
Resultado que se aceita porque o Covilhã tem uma equipa possante e com avançados perigosos, enquanto o Benfica B apresentou uma equipa muito jovem e com laterais adaptados.
Resultado final: 2-0

E assim se fazem campeões

Já vários blogues benfiquistas o fizeram, mas não posso deixar de mostrar também como se fazem campeões em Portugal.
Hoje foi no futebol e parece que também no hóquei.
No futebol, já nos descontos marca-se um fora-de-jogo a um jogador do Belenenses que ficaria isoladíssimo, a menos que tivessem um Bolt na defesa.
No hóquei, o jogo estava empatado com o OC Barcelos a 4 golos e a 30 segundos do fim, dois livres-directos dão a vitória por 6-4!

A supertaça europeia é do Benfica

A equipa sénior masculina de hóquei do Benfica acaba de vencer a supertaça europeia (ou Taça Continental) depois de golear os espanhóis do Vendrell por 5-0 na Luz (golos de Carlos Lopez (2), João Rodrigues (2) e Marc Coy), depois de já ter vencido em Espanha por 5-3.
Exibição perfeita do Benfica num Pavilhão praticamente lotado com um público entusiasta que puxou pela equipa durante quase toda a partida.
Esta equipa, apesar de ter perdido três jogadores de categoria e experientes (Ricardo Silva, Cacau e Luís Viana), foi buscar o guarda-redes titular da selecção espanhola (Guillem Trabal), recuperou o jovem Miguel Rocha que depois de ter sido campeão de júniores no Benfica foi rodar uma época na Oliveirense, e não quis contratar mais ninguém para aproveitar os excelentes jovens jogadores da formação, sendo Tiago Jorge o escolhido para os dois jogos da Taça Continental.
Falta agora a Taça Intercontinental que disputará com o Sport de Recife, campeão sul-americano.

Vitória tranquila em Coimbra

O Benfica conseguiu hoje uma vitória tranquila num estádio onde não ganhou nos dois últimos anos, embora saibamos como aconteceram os dois empates.
Dois golos de rajada (33 e 36 minutos) deram tranquilidade para gerir o jogo sem correr grandes riscos. Depois, já na parte final, um chapelaço de Markovic fixou o resultado em 3-0.
É verdade que a Académica quase não criou oportunidades de golo, mas existe muito mérito do Benfica ao evitar que isso acontecesse.
Matic aproxima-se da sua melhor forma e Enzo Perez está um gigante no meio campo, quer a defender, quer a iniciar jogadas ofensivas.
Cardozo continua a marcar e a assustar os adversários, provocando um auto-golo.
Agora é preciso continuar na senda de vitórias para chegar ao 1º lugar.

Académica-Benfica ao vivo (online)

Assista online ao Académica-Benfica a contar para a 9ª jornada da Liga Zon Sagres e que se disputa em Coimbra.


Onze inicial do Benfica:
Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Bruno Cortez; Matic, Enzo Perez, Ivan Cavaleiro, Gaitán; Lima e Cardozo.
Suplentes:
Paulo Lopes, André Almeida, Jardel, Rúben Amorim, Sulejmani, Markovic e Rodrigo.

Cardozo abre o activo com um remate forte de fora da área, aos 33 minutos.
Marcelo faz um auto-golo ao tentar evitar que Cardozo cabeceie e o Benfica chega ao 2-0, aos 36 minutos.
Ao intervalo: 0-2
Entra Markovic para o lugar de Ivan Cavaleiro, aos 63 minutos.
Entra Rúben Amorim para o lugar de Lima, aos 74 minutos.
Markovic faz o 3º aos 86 minutos.
Entra Rodrigo para o lugar de Cardozo, aos 90 minutos.
Resultado final: 0-3


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVO DO BLOG

Prémio Relíquia da Internet

Prémio Relíquia da Internet

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Presente do grande CORAÇÃO ENCARNADO

Adaptado por Blogger Benfiquista

Blog do Manuel © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO