terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pavê: o de sempre...com café




Esta receita é antiquíssima. Desde que me conheço por gente, como se diz por ai, via esta sobremesa na mesa da família, principalmente na casa da minha avó. É gostosa, fácil de fazer e baratinha. A única modificação que fiz foi colocar no lugar de chocolate, café em pó solúvel para molhar os biscoitos champagne. Acho até que deu mais sabor! 

Ingredientes para a 3ª  e ultima camada
1 lata de creme de leite sem soro
4 claras em neve
4 colheres de sopa de açúcar

Ingredientes para a 2ª camada

1 pacote de biscoitos champagne
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de café em pó solúvel diluído em 1 ½ de água

Ingredientes para a 1ª camada

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
4 gemas sem a pele
1 colher de chá de essência de baunilha

Raspas de chocolate pra decorar

Como fazer a 1ª camada
Misturar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo até levantar fervura e formar um creme.  Reservar.

Enquanto isso, preparar a 3ª camada
Bater no liquidificador todos os ingredientes até que se misturem completamente.

Montagem do prato:
Colocar o creme (1ª camada) reservado no fundo da travessa e “deitar” os biscoitos molhados nos ingredientes líquidos (da 2ª camada) até cobrir toda a travessa. Colocar os ingredientes batidos no liquidificador (3ª e ultima camada) por cima dos biscoitos. Levar ao freezer ou congelador e decorar com raspas de chocolate.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pacotinhos de massa folhada com creme de banana e laranja



Esta é uma ótima sugestão para um lanche ou sobremesa, dá pra comer quente (com sorvete ou sem sorvete) ou frio. Leva massa folhada e um creme de banana com suco de laranja que não perde em nada para aquele pastelzinho doce daquela tão conhecida rede de fast food espalhada pelo mundo. Amei a experiência!!

Ingredientes:

Massa folhada comprada pronta
Creme de banana com laranja

Ingredientes do creme:

2 bananas nanicas grandes cortadas em cubos
Suco de 2 laranjas coado
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres (sopa) de água
2 colheres rasas (sopa) de amido de milho



Levar ao fogo o açúcar e a água e deixar ferver até derreter o açúcar. Acrescentar o suco de laranja e deixar ferver por uns 5 minutos. Em seguida, acrescentar a banana e a canela e mexer um pouco. Deixar cozinhar por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando. Dissolver o amido em dois dedos de água e colocar junto ao doce de banana e mexer por uns 3 minutos. Reservar e usar frio. A laranja dá um toque especial de agridoce ao creme.


Para montar a massa folhada

Usei uma massa já cortada em retângulos.
Colocar uma pequena porção do creme ao longo do comprimento maior do retângulo e fechar a massa folhada começando pelo mesmo comprimento (as laterais maiores e depois as laterais menores) formando um pacotinho comprido (ver as imagens). Pincelar gema de ovo levemente sobre ao pacotinhos e levar ao forno até a massa ficar dourada.




OBS.: Quando fechar os pacotinhos, não apertar as pontas com os dedos para que o efeito folhado não perca.


domingo, 18 de novembro de 2012

Buraco Quente




Acho que nós conhecemos esta receita há tempos, mas tradicionalmente é chamada de Buraco Quente em São Paulo, muito presente nas festas juninas de lá.  Certamente produzimos e já comemos este sanduíche de carne alguma vez na vida. Mas realmente é melhor comê-lo quente, colocar queijo mussarela e o que mais desejar. Uma sugestão é encomendar um pão francês de tamanho menor (algumas padarias vendem o mini pão francês) quando você quiser servir em festinhas. É uma ótima opção!


Ingredientes:

Pão francês
Mussarela ralada
Molho de carne moída


Para o molho de carne moída:

½ kg de carne moída (patinho)
½ cebola picada ou ralada
3 dentes de alho
2 colheres de azeitona picada
Azeite para refogar
Pimenta  e cominho a gosto
½ lata de milho verde
6 colheres de molho de tomate pronto
Sal a gosto


Preparo do molho:

Refogar a carne já temperada com alho, sal e pimenta no azeite. Para a carne ficar soltinha é importante mexer sem parar de modo que os grumos de carne se separem bem até o completo cozimento. Acrescentar as azeitonas e o milho verde e misturar bem. Em seguida, colocar o molho de tomate e deixar cozinhar mais um pouco até secar o caldo (a carne deve ficar mais sequinha).


Para montar o buraco quente:


Empurrar com uma colher o miolo do pão francês para um dos lados (fundo) do pão para evitar que escorra o molho. Alternar o molho e queijo mussarela ralado até preencher completamente o buraco do pão. Pronto!  



sábado, 17 de novembro de 2012

Caldo de Palmito


Até experimentar esta receita de caldo de palmito, imaginava que “caldo de palmito” tivesse gosto de “nada”.  Não hesitei em pedir a receita a uma amiga da faculdade onde trabalho que, por sua vez, pediu a quem sempre nos agracia com quitutes deliciosos nas reuniões e encontros pedagógicos, a D. Vera. Além de delicioso, o caldo é simples demais de preparar. Anote ai!!


Ingredientes:


1 kg de batata inglesa
Água suficiente para o cozimento da batata
½ caixa de creme de leite
Tempero de galinha em pó (ou o que você preferir)
Azeite
1 cebola
1 vidro de palmito em conserva (de preferência pupunha)
Queijo frescal cortado em cubos
Cheiro verde


Refogar a cebola com o azeite e adicionar a batata previamente cortada em rodelas finas e o tempero pronto (o tempero é usado até dar o ponto do sal). Depois de cozida, passar no liquidificador ou mix e acrescentar o palmito picado com metade da água de conserva.  Acrescentar cheiro verde a gosto e o creme de leite. O queijo deve ser acrescentado na hora de servir, diretamente na panela onde foi preparado o caldo ou nas cumbucas e pratos individuais. Você vai amar!!!!!!!!!


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Alimentos de difícil manuseio à mesa francesa (e outras tantas...)


Quantas vezes já vimos programas de TV falando sobre como se portar a mesa de um jantar chique. As novelas e filmes mostram algumas cenas que nos fazem morrer de rir devido a falta de traquejo social (e gastronômico) dos seus personagens  que, certamente, imitam a vida por ai afora. Este post lista alguns alimentos que merecem atenção especial em casos que é de extrema importância causar boa impressão:

Alcachofras – Come-se com mão, folha por folha, as bases sendo mergulhadas em molho vinagrete ( os americanos preferem manteiga derretida). Retira  os “pelos” com as mãos, mas o miolo é cortado com faca.

Aspargos – São geralmente servidos com pinças e apresentados em prato perfurado para que a água escoe. Em casa come-se com a mão; quando convidado, com garfo e faca, o que implica cortas as pontas, mergulhá-las no molho e deixar a parte mais espessa do corpo no prato.

Cerejas – Come-se com as mãos e os caroços são cuspidos na mão ou numa colher e recolocados no prato.

Uvas – Jamais pegá-las uma a uma do recipiente (é grosseiro!!). O ideal é despregar pequenos cachos e coloca-los no seu prato

Escargots – Usar a pinça apropriada para segurar a concha e retirar o escargot com garfo apropriado

Foie Gras – Come-se como garfo, partindo-se os pedaços com o garfo ou faca. Nunca esparramar pelo pão, como se faz com a  manteiga

Ostras – como elas já vem abertas, coloca-se o vinagrete ou espreme-se o limão sobre elas. Segurar a concha com uma mão e descola a polpa da casca com uma colherzinha especial. Pode-se tomar a aguinha da própria concha.

Mexilhões – Usar uma concha vazia do próprio mexilhão como pinça para retirá-los

Caranguejos – Quando muito grandes, já vem quebrados; se não, quebrar com um quebra nozes e retirar a carne com uma pinça longa. Quando muito pequenos, quebra-se grosseiramente e chupa-se o que é possível

Camarões – Quando grandes podem ser descascados com garfo e faca e quando pequenos, segura-se a cabeça com a mão e come-se o resto, sem descascar

Lagostas e lagostins – Estes não permitem muita elegância. Torça as garras dienteiras da lagosta e quebre-as com um quebra-nozes. Torça a cauda do corpo, e a seguir, a nadadeira da cauda, até arrancá-las. Com um garfo longo apropriado retira-se a carne da cauda. Quanto ao corpo: separar a carne da casca para retirar o fígado da lagosta, que segundo alguns, é a parte mais saborosa. Sugar as patas como  um canudo.

Estas informações foram extraídas do livro “O passaporte do Gourmet” que já postei aqui.

O vídeo abaixo mostra mais ou menos este ultimo que eu considero o mais complicado de 
todos.






terça-feira, 13 de novembro de 2012

Saudades de Vocês!!!




Quanta saudade de postar!!!!!  Estou ávida por isso!!
A rotina ultimamente não está permitindo.......rs  
Mas logo, logo voltarei ao meu ritmo de blogueira. Aguardem!!!  Beijosssssssssss!!!


Gif animado de http://www.recadosface.com/gifs-animados/saudade/6.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...