Quando tu vives num ambiente de trabalho que te faz lembrar o Zeca Afonso. Quando resta pouco talvez a música seja uma forma de resistência. Clicar e ouvir. Mais atual do que nunca. Os vampiros!
A minha Lista de blogues
segunda-feira, janeiro 20, 2025
Os Vampiros
quinta-feira, janeiro 16, 2025
19 Anos Do Blogue Macloulé
O Blogue Macloulé fez este mês de Janeiro de 2025, 19 anos. Já resistiu à era do facebook, do twitter, do instagram e da inteligência artificial. Passou pelos governos socialistas de Sócrates e Costa e pelo governo austeritário de Pedro Passos Coelho. Viu nascer e morrer a Geringonça. Assistiu ao miserável declínio dos partidos de esquerda (PCP e Bloco de Esquerda). Acompanha atentamente o governo de Montenegro e o crescimento da extrema-direita de Ventura. Passou por uma pandemia global, a invasão da Ucrânia pela Rússia, o genocídio israelita em Gaza. A ascenção de Trump e o ataque ao Capitólio. A queda de Lula e o reinado de Bolsonaro. A queda de Bolsonaro e a ascenção de Lula. O Brexit e o declínio acentuado da União Europeia. Interveio na luta contra o arborícidio na cidade de Loulé, o fecho de urgências, a luta contra as portagens na Via do Infante e fez a luta contra a exploração de petróleo do Algarve. Passou pela tragédia pessoal e pelas partidas que a vida nos prega, pela alegria nacional de ver o pontapé do Éder contra a França que nos deu o único título europeu. Divulgou livros, criticou governos, foi indecentemente atacado pelas gente dos partidos locais, com a verme boataria lançada na paróquia. Ataques sucessivos do partido sobre o indivíduo, a forma mais vil e cobarde de eliminar quem se opõe politicamente aos interesses das gentes do partido, em que a seita foi mobilizada para atacar em grupo, como se de um rebanho bem instruído se tratasse. Foi desrespeitado na sua cidadania pelos autarcas no poder, Aleixos, Serucas e companhia limitada, e etc, etc, etc. Com o espírito do tempo e uma saúde em declínio, caminha para os 20 anos a festejar no próximo ano. Como diz a canção de Jorge Palma "enquanto houver estrada para andar a gente não vai parar". Escrever é uma forma de resistência aos tempos violentos que correm e a uma sociedade muito, muito, doente. A escrita, a leitura e a música, três elementos culturais fundamentais que me ajudaram a manter de pé. Blogo, logo existo. Assim será até ao fim da minha vida. Fora da escrita e das regras da academia que o mesmo é dizer, livre do rigor da ciência para dizer o mundo em palavras e salvar a alma. Até que a voz me doa.
sábado, janeiro 11, 2025
Louletano Desportos Clube, Finais Dos Anos 1980
Revisitando a minha carreira futebolística, dei com um site brasileiro que me fez recordar alguns colegas de equipa no Louletano Desportos Clube. Mauricinho, Milton Mendes, Elói, Tonanha, Rui Esteves, Anselmo e Vítor Pontes. Para se ter uma ideia do que era a equipa do LDC em finais dos anos 80, Mauricinho foi campeão do mundo de juniores pelo Brasil, Elói foi campeão nacional pelo Futebol Clube do Porto, Rui Esteves chegou a jogar no Benfica de Artur Jorge, Tonanha foi um craque incontornável na primeira divisão pelo Boavista e pelo Salgueiros, Milton Mendes andou vários anos na Primeira Divisão, Anselmo foi campeão do mundo de clubes pelo Flamengo, Vitor Pontes foi um enorme guarda-redes do Vitória de Guimarães e etc, etc, etc. A lista de grandes jogadores nesses anos é bem vasta. Um período áureo do LDC que esteve quase a subir à Primeira Divisão Nacional e que nunca mais se voltou a repetir.
https://www.ogol.com.br/jogador/joao-martins/1373637?
quarta-feira, janeiro 08, 2025
Eça De Queiroz
"Nascido na Póvoa de Varzim a 25 de Novembro de 1845, Eça de Queiroz é autor de alguns dos mais notáveis romances portugueses do século XIX, como O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, A Relíquia ou Os Maias, a sua obra-prima. Pioneiro do romance realista e grande renovador da ficção portuguesa, os seus livros oferecem um retrato fiel, mas simultaneamente crítico e mordaz, da sociedade do seu tempo.
quarta-feira, janeiro 01, 2025
1 De Janeiro De 2025
segunda-feira, dezembro 30, 2024
Adeus 2024
Fim de ano a chegar. 2024 não é um bom prenúncio para o futuro. Temos Trump, Putin e pequenos ditadores a fazerem regredir as democracias. Um novo espectro que assombra a Europa, o espectro da extrema-direita. A França e a Alemanha perderam o rumo e como refere e bem, António Barreto, na sua última crónica, a Europa está em perigo. Temos a guerra na Ucrânia, nunca se falou tanto da eminência de uma Terceira Guerra Mundial, a guerra fria do nuclear está mais quente do que nunca e na Faixa de Gaza e arredores, reina a carnificina e o genocídio. Um povo que tem uma história de perseguição e de holocausto lançou o holocausto sobre os palestinianos em Gaza. O ataque de 7 de Outubro foi uma barbárie e uma carnificina e a resposta israelita uma barbárie altamente desproporcionada. A banalidade do mal está de regresso e com grande parte do Ocidente que se diz civilizado a fazer de conta que nada está acontecer. Em Portugal, reina a mediocridade, os políticos estão em descrédito com prioridades nacionais invertidas em relação às necessidades da população e a gerirem o dia a dia da manutenção e da conquista do poder sem qualquer visão de futuro que se vislumbre. A canção de Godinho é perene e podia ter sido composta nos dias de hoje, falta a paz, o pão, a educação, a saúde e a habitação. Do ponto de vista profissional segue um dia de cada vez, tentando fazer o melhor possível, numa profissão cada vez mais desvalorizada politica e socialmente. Um povo meio iliterato (anteriormente analfabeto) que não lê, que não valoriza a educação como o devia fazer e que facilmente fica deslumbrado com as modas tecnológicas do momento. Como se uma "transição digital" iliterata pudesse vislumbrar por si só algum sinal de desenvolvimento. A crença na salvação do momento é a "inteligência artificial". No meu trabalho, em 2024, pela primeira vez uma organização pública recusou abrir as portas a uma aluna minha para realizar um estudo académico. Onde deveria haver colaboração e abertura, há fechamento, desconfiança, ignorância atrevida e uma soberba assente em desconhecimento e incompetência. Não estou minimamente otimista para o que aí vem em 2025. As desigualdades há escala global e nacional são brutais, o individualismo que deslaça o tecido social é rei e a solidariedade foi substituída pela competição e a guerra de todos contra todos, que põe em causa uma qualquer ideia de coesão social . Um dia de cada vez é o meu lema. Assente no descrédito dos tempos que correm e num corpo desgastado pelo avançar da idade. Resta a esperança nas futuras gerações. Que sejam capazes de arrepiar este caminho. Enquanto há estrada para andar...
sábado, dezembro 28, 2024
ULS Do Algarve, É Preciso Mudar Alguma Coisa Para Ficar Tudo Na Mesma
É pá, as Urgências de Obstetrícia de Portimão fechadas outra vez. Um karma, a ordem natural das coisas, um aguentem, aguentem. Mudou de CHUA para ULS mas a desorganização e os maus serviços aos utentes do Algarve continua. Foi preciso mudar alguma coisa para que ficasse tudo na mesma. Um desastre a saúde no Algarve. Andamos nós a pagar impostos à bruta para isto.
https://www.publico.pt/2024/12/27/sociedade/noticia/cinco-urgencias-fechadas-fimdesemana-2117076
Senhora Ministra Ana Paula Martins, Obviamente Demita-se!
10 crianças num só dia enviadas pela linha SNS 24 para urgências fechadas. A incompetência é brutal e o senhor Diretor Executivo do SNS diz que é só um caso e desvaloriza e a senhora Ministra da Saíde diz que não está preocupada. Esta gente tem que ser posta a andar porque já se viu que não tem a mínima competência para gerir o SNS e está a pôr a vida das crianças em risco. Senhora Ministra Ana Paula Martins, obviamente demita-se!
https://www.publico.pt/2024/12/27/sociedade/noticia/erro-preenchimento-parte-uls-oeste-levou-sns24-enviar-10-utentes-urgencia-fechada-2117085
sexta-feira, dezembro 27, 2024
O Carro De Jagrená, 2024, Odisseia Na Terra
E para terminar o ano 2024. Aqui fica a metáfora do Carro de Jagrená. Um mundo louco e desgovernado que ninguém conduz e que ninguém verdadeiramente controla e que tem efeitos altamente destrutivos, neste caso a Oriente de Lisboa, apenas abalroou um táxi e uma esplanada! Bom fim de ano 2024!
quinta-feira, dezembro 26, 2024
IPO de Lisboa, Quando As Instituições Esmagam As Pessoas
Cara D. Dulce Rocha,
terça-feira, dezembro 24, 2024
Natal, 2024
terça-feira, dezembro 17, 2024
Pré-Triagem Da Triagem, É Preciso Enxotar Os Utentes
O governo do Dr. Montenegro está a resolver os problemas do Sistema Nacional de Saúde. Como não consegue resolver a falta de médicos e enfermeiros e o fecho de urgências decidiu afastar os doentes das urgências dos Hospitais. Neste Natal, as grávidas que chegarem com queixas aos hospitais têm uma "pré-triagem" da triagem, via telefone. Está resolvido. Está preocupada com os sintomas da sua gravidez? Não vá, telefone. Os hospitais não têm médicos e enfermeiros. Ajude o SNS a funcionar sem recursos humanos!