Sem tempo e sem inspiração para postar...trabalhando muitooooooo! Mas isso é bom :)
Vim aqui só postar um texto da
Flávia Shiroma que achei ótimo. É um guia de boas maneiras para comentar em blogs. Particularmente, acho bem indelicado quando deixo recadinhos e a pessoa não retribui ou quando me deixam recadinhos do tipo “me segue”. Acho que a Flávia conseguiu traduzir isso de uma forma bem legal.
Segue o texto:
Tá. Sei que não tenho muito tempo de blog, quase 2 aninhos apenas, mas já deu para ter uma idéia do que acho legal ou não a respeito dos comentários e quero compartilhar com vocês para saber as opiniões. Gostaria que cada um de vocês (se possível) deixasse sua sugestão de "etiquetas para comentários" junto com o seu comentário abaixo, assim todos nós, juntos, poderíamos aprender como facilitar cada vez mais a nossa própria interatividade.
Vamos tentar entender o que será que você pode estar fazendo que desagrada os blogueiros que você visita. Quem sabe, mudando alguns detalhes, você não aumenta o número de retribuições. Esta postagem pode ser muito útil aos novatos da blogosfera.
Hoje em dia, mesmo não tendo tantos seguidores, vou explicar em casos retribuo ou não uma visita.
Bom, pra começar, não acho legal receber um comentário que não é um comentário, do tipo:
"Adorei seu blog. O meu é tal. Estou te seguindo. Se der, me segue também."
Acho que essa é a típica visitinha interesseira.
A pessoa só está ali no seu blog para tentar aumentar o número de seguidoras dela/dele.
Também não acho legal quando a pessoa escreve:
"Não concordo."
E não explica porque. Parece que teve preguiça, mas quis deixar algo para atrair você ao blog dele/dela.
Comentários de uma só palavra são compreensíveis, pois muitos blogueiros possuem mais de 2 ou 3.000 seguidores e, numa tentativa de dar atenção a todos, fazem uma visitinha rápida a cada um que deixou um comentário no seu blog. Aí tudo bem. Imagina você ter que dar a atenção que você gostaria à cada um?? Não dá né?
Acho indelicado quando a pessoa deixa um comentário onde, sem perceber, deixa transparecer que não leu tudo. Então, depois de ler o comentário que ela deixou você pensa: "Hum?? Não entendi nada."
Eu penso da seguinte maneira:
Se não tenho tempo, não vou fingir que li um texto que não li.
Se quero mandar um beijo, mas não posso ler a postagem naquele momento, sou sincera e aviso que depois voltarei com mais calma.
Ou simplesmente não faço nada. Passo no blog depois.
E peço desculpas quando volto a um blog que não visito há muito tempo. Pergunto como o blogueiro está e etc.
Acho que todos os blogueiros deveriam se colocar no lugar do outro blogueiro e perceber que ninguém gosta de mensagens vazias. Normalmente, levamos em média 40 minutos para terminar um texto, no mínimo. Claro que ficamos ansiosos para ler o que os nossos amigos acharam. Todos ficam.
Faço questão de retribuir (mesmo se demorar uma semana) todos os comentários dos blogueiros que demonstram o mínimo de interesse pelo que escrevemos. Afinal, quem comenta, muitas vezes também perde um tempão e acaba desabafando ou filosofando em cima das suas idéias. Tem também aqueles comentários super enriquecedores que nos faz pensar: "Nossa! Como não pensei nisso antes?? Bacana!!"
São palavras pensadas e não vomitadas. São palavras inteligentes que nos fazem enxergar o nosso ponto de vista sob um outro ângulo.
Também retribuo aqueles comentários dos novos seguidores que normalmente são educados.
Sim. Educados!
Ele ou ela se apresenta, diz como chegou ao seu blog, faz elogios e diz que passou a ser seu seguidor.
Isso eu acho bacana.
Estou pensando aqui, mas por hora não me vem mais nada a comentar sobre isso.
Então vamos combinar assim: tudo que vocês comentarem, acrescentarei nesta postagem para ela ficar bem mais completinha ok? Assim, poderemos formar um texto completo sobre o que não achamos legal sobre a etiqueta e o que achamos nota 10!!!!
Inclusive, depois que o post estiver completo, vocês poderão copiá-lo (se quiserem) para seus blogs.
Gostaram? Mais alguma sugestão?