domingo, 29 de novembro de 2009

Novidades

Olá,
a área de teste para a vedação anti-predadores continua a evoluir de dia para dia e esperamos ter tudo pronto esta semana que vem.


Continuámos a melhorar a nossa estufa, a fazer alguns testes com as caixas para o raticida e a acabar muito trabalho de secretária. Como podem ver existem bastantes ratos no local onde colocámos as caixas e parecem ser atraídos sem problemas para os iscos.


Ontem fomos ainda recolher sementes de algumas espécies de plantas nativas que queríamos plantar na nossa estufa. É já muito difícil encontrar no Corvo espécies como o Folhado ou o Azevinho, mas ainda assim conseguimos recolher 1,5 kg de sementes de folhado e algumas (muito poucas) de azevinho e Cedro (Juniperus brevifolia). Agora é so plantá-las e esperar que germinem bem...Até breve

Azevinho (Ilex perado)

Folhado (Viburnum tinus) com sementes

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cá estamos...

Normalmente, são os pequenos pormenores que nos escapam, sendo que só o olho mais atento os vê. É a acumulação desses pequenos pormenores que gera alterações, essas sim perceptíveis e com impacto a longo prazo, que o digam as nossas mini-urzes. À primeira vista difíceis de ver, mas o olhar mais atento revela dezenas de urzes a germinar:) Vitória!
O Inverno Corvino apesar de se sentir em força e às vezes dificultar o trabalho de campo, não tem impedido a monitorização dos salgueiros, a realização dos transectos para os gatos e o teste das caixas de raticida.
Instalámos uma câmara de modo a recolher imagens dos roedores que são atraídos pelo isco (mais uma vez a manteiga de amendoim) e perceber se de facto, conseguem entrar facilmente na caixa, e quais as espécies que lá ocorrem.
Os vídeos serão futuramente publicados.
E como muitas vezes o tempo nos "obriga" a ficar em casa, o trabalho no computador tem evoluído bastante, sendo que a maioria dos materiais para divulgação do projecto estão quase concluídos.
Outra novidade por terras corvinas, e que nos deixou muito satisfeitos, foi o início da construção de um aterro para substituição da antiga lixeira. São boas noticias:)
Paralelamente, e aproveitando as máquinas que estão a trabalhar na lixeira, já se iniciou a construção daquilo que será a zona teste para os gatos e ratos, que nos permitirá, por um lado, testar a resistência da estrutura aos ventos fortes, e claro, se é efectiva em impedir que os gatos e ratos entrem, neste caso saiam, já que a rede será instalada ao contrário e os ratos e gatos colocados lá dentro. Assim se não conseguirem sair, é porque não conseguirão entrar, futuramente quando a vedação para a reserva for instalada. Quanto a isto, mais novidades surgirão.
Afinal o primeiro ano do projecto está quase a terminar e a família LIFE in Corvo está quase a partir para as afamadas festividades que se avizinham. Claro que até lá, ainda há um congresso, um curso de sistemas de informação geográfica, material para preparar para trazer em Janeiro, etc etc...
E por cá já se ouve a chuva outra vez.
Um bem haja...!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trabalho na ilha vizinha


Desta vez queríamos aproveitar para informar os nossos estimados seguidores do ponto de situação do projecto "Monitorização da Avifauna nos Aeroportos" que a SPEA está a desenvolver na ilha vizinha das Flores. Este projecto, em parceria com a ANA, foi iniciado em 2007, ano em que se realizou a monitorização dos aeroportos de João Paulo II em São Miguel e do aeroporto de Santa Maria. Em Julho deste ano começou-se o trabalho nos aeroportos do Faial e as Flores, concluindo assim o estudo em todos os aeroportos da ANA no Arquipélago. Os objectivos de estudo são identificar as espécies ocorrentes, determinar as suas dinâmicas populacionais e descrever as zonas do aeroporto mais utilizadas.


A última visita ao aeroporto das Flores foi realizada a semana passada, e com esta são já são 5 o total de monitorizações mensais concluídas. Como resultado foi já elaborado o primeiro relatório intercalar com os resultados preliminares do projecto. Em cada visita são realizados censos das aves presentes no aeroporto ao longo do dia, a partir dos dois postos de observação seleccionados no inicio do trabalho. Tive que aproveitar o bom tempo do fim-de-semana para conseguir realizar os censos sem interrupções, já que a chuva e o vento forte alteram os comportamento naturais das aves.


Tinha tudo planeado para voltar ao Corvo no Ariel na Terça Feira, aproveitando uma das duas viagens semanais que o Ariel faz no horário de Inverno. Mais uma vez o trabalho correu bem e os censos foram realizados segundo as expectativas. No entanto, no dia da minha volta fiquei presa no aeroporto até a hora de fecho do aeroporto. Perdí portanto o barco, já que a visita oficial do Governo à ilha das Flores ocupou todo o tempo da minha boleia nas inaugurações oficias que estavam programadas para esse dia. Tive a esperança de poder voltar no dia seguinte mas até dessa vez o tráfego aéreo foi cancelado pela causa do tempo. Por fim na Segunda Feira cheguei ao Corvo e como sempre a Ana, o Nuno e o Pedro, tinham cá o trabalho todo controlado.

Bom fim-de-semana e até breve.

" O Novo Penteado do Ilhéu da Vila Franca"

O Novo "Penteado do Ilhéu" - este tem sido uma das frases mais comentadas pelos habitantes da Vila Franca do Campo que desde sempre viveram com o ilhéu como símbolo e como parte integrante da sua paisagem. Este é Área Protegida para a Gestão de Habitat ou Espécies do Ilhéu de Vila Franca e é parte integrante do Parque Natural de Ilha de S. Miguel.

Para tentar desmitificar o que se passa no ilhéu e para dar a conhecer o que lá se está a fazer foi feita uma apresentação nas comemorações do Dia do Mar.
Este evento organizado pela Ecoteca da Lagoa no Auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo contou com a presença de 50 jovens e de alguns representantes da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (parceira do projecto).

Inicialmente apreensivo, o público foi bastante participativo, compreendendo que os trabalhos que lá se efectuam são um benefício para as "suas" aves marinhas, nomeadamente, o Cagarro e o Garajau.
A participação foi tão alta que ficou a promessa de mais sessões de esclarecimento pelas diferentes escolas do concelho.

sábado, 14 de novembro de 2009

Demos os primeiro passos na campanha para a castração dos gatos domésticos da Ilha!

No passado Sábado demos início a mais uma acção do Projecto Life+Corvo. Pois eu sei, podia ter sido engano mas não, foi mesmo Sábado. Talvez pudéssemos estar a descansar, mas para o pessoal do projecto Life+Corvo o termo fim de semana não existe. Assim, foi mesmo no passado Sábado que decidimos dar início, prático, à acção de castração dos gatos da Ilha.

A primeira fase desta acção consiste em, porta-a-porta, perguntar e persuadir os Corvinos que possuam gatos a esteriliza-los. Claro que sendo uma acção do projecto, todo a cirurgia é suportada pelo mesmo. Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dúvidas em tirar ao seu querido gatinho a possibilidade de perpetuar a sua descendência. No entanto, posso confirmar que os primeiros inquéritos correram muito bem. Das 8 pessoas que entrevistámos, apenas uma renunciou à castração do seu gato, por ser muito jovem. Mas ficou em aberto a possibilidade da castração futura, quando o gato atingir idade suficiente e o dono tiver pensado melhor na possibilidade. Ao todo já temos 14 castrações marcadas para Janeiro.

Resta-me agradecer o apoio da Sandra Mealha, veterinária da Vila, que nos acompanhou e realizou a difícil tarefa de persuadir as pessoas mais resistentes a aceitar castrar os seus gatos.

Quando o tempo prega partidas!

Como todos já devem saber, o "tempo" é aquele elemento que mais condiciona a vida aqui pelo Corvo. E, como era de esperar, não poderia deixar de fazer das suas, mesmo quando se trata da visita oficial do Governo Regional à Ilha do Corvo, deixando toda a comitiva presa na Ilha por mais dois dias do que o previsto. Quanto a este facto, não há protocolo que resista.

Mas neste caso, penso que o "mau tempo" até pode ter trazido algum bom tempo à vida dos Corvinos. Pelo menos fez com que fosse dispensado mais tempo (o outro tempo, aquele que se conta), por parte das entidades governamentais à mais pequena Ilha do Arquipélago. Valha-nos o tempo, mesmo mau, que faz o esforço para que os problemas ou até belezas desta Ilha remota não fique esquecida.

Quando se dedicam algumas horas, ou dias, extra a uma causa, os sinais positivos não tardam em aparecer. E que nos diga a vaca da dona Glória e do Sr. Alfredo. Também ela tem que agradecer ao "tempo" o facto do governo ter ficado mais tempo por cá, fazendo com que numa saída extra, fosse notada a sua aflição, e consequentemente fosse resgatada.

Finalmente, e falando agora do nosso projecto, este também não foi esquecido, tendo sido realizada uma apresentação pública pelo Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos, presidida pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses. Foi assim dado mais um passo na divulgação do trabalho já realizado, e futuramente a realizar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uma história de um Cagarro açoriano nascido na ilha do Corvo. Produzido e realizado pela equipa do projecto durante as operações da campanha SOS Cagarro para divulgação junto dos mais jovens.



Acabei agora de o ver pela primeira vez.....que trabalho fantástico!!

Pedro

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Casa cheia

A casa do projecto já começa a ficar mais cheia outra vez. Estou de regresso ao fim de 1 mês e meio fora do Corvo e as saudades já começavam a fazer-se sentir. Agora é voltar a entrar no ritmo cá de casa e trocar novidades com os que cá estão. Criou-se a tradição de, sempre que alguém volta de outro lado, trazer consigo alguns pequenos luxos que aqui podem ser dificeis de conseguir. Desta vez foram umas castanhas e um pouco de jeropiga para preparar o Verão de S. Martinho que se avizinha chuvoso. As urzes já começaram a despontar na estufa e os últimos Cagarros parecem finalmente ter-se ido embora, dando descanso ao pessoal cá da casa. Mais notícias em breve. Pedro

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

e depois de muitos pedidos......

"Lá vêm eles com mais uma foto de cagarros...."
Desculpem lá mas esta está irresistível! Consegue-se perceber perfeitamente a penugem de juvenil na cabeça e ventre, e o olhar dele está mesmo digno de registo.
A campanha SOS cagarro, como já aqui foi divulgada, pareceu-nos que não podia ter corrido melhor, gostamos de acreditar que, à parte de números, conseguimos fazer a diferença para estes juvenis quando iniciam o seu voo. Já que desde a fase de ovo até à saída do ninho só cerca de 40% é que sobrevivem e ainda se teria que contabilizar o "obstáculo Vila do Corvo" para finalmente seguir a sua viagem para o Sul. Daí o esforço realizado e o interesse dos miúdos da Escola, sempre incansáveis e a querer participar todos os dias nas patrulhas nocturnas, e em geral os Corvinos, pareceu-nos que minimizou este obstáculo e se calhar até deveria realmente ser recompensado.... Ainda estamos a pensar nisso...
De qualquer forma não são as recompensas nem o número de cagarros salvo que aqui é importante, porque afinal cada vida tem o seu próprio valor único que não pode ser somado ou subtraído. No entanto, gostávamos de acreditar que todos aqueles que foram resgatados de buracos, casas, caixotes do lixo, casotas, contentores, redes puderam seguir seguros o seu caminho.

Mas além dos cagarros, o trabalho tem progredido: nos censos mensais de cabras e ovelhas, recolha de insectos por meio de pitfall na zona da reserva, para avaliar números e diversidade; recolha de dejectos de gato encontrados fora da Vila para análise de dietas alimentares, alterar entregas de tese, estabelecimento de objectivos e prazos a cumprir com o pessoal da Câmara, que finalmente estão de volta ao serviço, começar a preparar a campanha de esterilização dos gatos, .. enfim.....
Vamos e Vivos

Até à próxima!