Pensem , pois estamos vivenciando momentos em que poucos querem interferir na vida de muitos...E o que podemos fazer?
Com carinho meu abraço .
É um blog destinado a postar notícias sôbre minha nova leitura da vida, minhas vivências e realizações.
terça-feira, 31 de março de 2015
segunda-feira, 30 de março de 2015
BLOGAGEM COLETIVA
Hoje a palavra da BC da Chica é AVIÃO.
Tenho uma história muito linda para lhes contar, associada à esta palavra.
Um sobrinho,o DAVI, morou conosco um tempo, para estudar na UFSM, fazendo Curso de Metereologia; seu sonho, era fazer Ciências Aeronáuticas, curso da PUC em Porto Alegre.
E foi numa decisão pessoal, com o apoio de seu pai , que ele encarou a mudança, interrompendo seus estudos na UFSM e indo para PUC . Enfrentou adversidades, saudades, mas foi contratado como PILOTO da empresa de aviação AZUL , a maior malha aérea da América do Sul e terceira força da aviação brasileira.
Assim, complemento a definição da palavra AVIÃO , ao tempo que falo e posto, com maior orgulho, este "guri',(com seus vinte e pouquinho, de idade,) que mal se formou, foi contratado pela Azul, para pilotar aviões , no território brasileiro... por enquanto...
MOR ORGULHO SENTIMOS DE TI SOBRINHO QUERIDO!
MEDINHOS? TE DEIXAMOS NAS MÃOS DE DEUS !
MEDINHOS? CONFIAMOS EM TUA DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA!
Avião
Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea. Essa definição de asa fixa também se aplica aos que possuem asas dobráveis pois estas também só geram sustentação ao se deslocar todo o veículo.
Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso.
A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos d'água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.
A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos d'água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.
O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (sem levarmos em conta os foguetes e os ônibus espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em voo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som (340 m/s = 1224 km/h)
Quer saber das demais bc clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com
sábado, 28 de março de 2015
BLOGAGEM COLETIVA
Neste novo desafio da Chica a palavra é SOPRO. Tenho pouco tempo , então olhem o que fiz para participar.
Primeiro esta:
VOU NUM SOPRO SÓ,FAZER MINHAS FRASES...
E, se queres ver as demais participações, clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com
NÃO SOPRO SOBRE MEUS CASTELOS DE AREIA.
AMIGOS, MANDO, NUM SOPRO UM SUPER BEIJO!
VOU NUM SOPRO SÓ,FAZER MINHAS FRASES...
E, se queres ver as demais participações, clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com
A CADA NOVO ANIVERSÁRIO , SOPRO MAIS VELINHAS
NÃO SOPRO SOBRE MEUS CASTELOS DE AREIA.
AMIGOS, MANDO, NUM SOPRO UM SUPER BEIJO!
terça-feira, 24 de março de 2015
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Desde que cheguei na praia, em janeiro, às vezes ,via uma senhora, acompanhada de três cachorros, com sacolas de plástico, agachando-se e catando coisas.
Primeiro pensei que estivesse catando mariscos, ideia que descartei, quando a vi próxima das dunas e não do mar. Não poderia estar catando mariscos dessa forma, pois lá se encontram somente alguns poucos mariscos e já há muito tempo mortos, não servindo, portanto, como alimento.
Depois vi, que realmente, ela estava catando lixo , e que seus "acompanhantes caninos" a seguiam fielmente..
Lixo, deixado pelos incautos e irresponsáveis que vem à praia e se esquecem que veranear e estar em seu lazer , também está atrelado ao cuidado com a praia e a natureza como um ambiente a ser preservado..
E nesta época, a maioria dos veranistas não está mais frequentando a praia, me chamou mais a atenção a mesma senhora ainda catando os lixos.Não resisti e me aproximei, afim de conversar a respeito dessa sua atitude.
D. Elizete, como se chama, é moradora da praia há dois anos e desde então cata os lixos que os veranistas insensíveis , deixam atirados na praia.
Às vezes, são mais de três sacolas que enche, e isso que ela delimitou o "seu território", numa faixa de mais ou menos dois quilômetros, porque não consegue limpar toda praia. Mas , também, me disse ela, para que outros conscientizados, limpem também.
Lembrei que no fim do ano passado juntei muitas tampas de garrafas de champagne e espumantes, como as tampinhas de garrafas Pet.
Realmente, se houvessem outros "conscientizados" , a começar, pelos veranistas não deixarem seus lixos e, nem de seus animaizinhos, diminuiria a coleta, ou até acabaria a necessidade de coletar tantos lixos no mundo todo.
Um belo exemplo de uma anônima cidadã.
segunda-feira, 23 de março de 2015
FIM DE SEMANA , AINDA NA PRAIA
Amigos, uma das razões pelas quais às vezes é difícil vir ao blog, aqui na praia, é porque recebo familiares e amigos , que quero curtir e aproveitar ao máximo de sua presença por aqui.
Assim, neste findi, estava com minha amiga de infância Alice Berwanger, ( a Chica), e sua sobrinha Cristina Dugato, ( a Gringa).
Entre as muitas conversas relembrando fatos e pessoas de nossa city natal, em que rimos muiito, também tivemos momentos de degustar muitas e deliciosas refeições, feitas ora por mim, ora pela Gringa, culminando em uma chegada na Padaria e Confeitaria de Capão da Canoa. Aliás, olha só quando fomos lá ontem de tardinha, ao comprar uma Cuca Alemã, e comentar que muito tinha feito quando confeiteira em Cerro Largo, a senhora que me atendia, abriu um sorriso largo e disse que era de São Luiz Gonzaga , mas que dois de seus filhos tinham nascido em CL, e que gostava muito dos produtos da Confeitaria e Padaria Juca, do meu avô. Coincidência?...Bons mome ntos vividos.
Mas, também tive aula de crochê,com a Gringa, que é grande conhecedora e realizadora de trabalhos em crochê, e que pela sua paciência, pode me fazer crochetear uns novos pontos, e quando errava, me fazia desmanchar, até acertar hehehe..
Então, não sobrou tempo para a internet....
Abaixo alguns registros fotográficos dos bons momentos.
domingo, 22 de março de 2015
BLOGAGEM COLETIVA
Querem ver dos demais clica aqui:www.sementesdiarias.blogspot.com
Hoje a Chica nos desafiou com a palavra castelo. Gostaria de versar mais sobre este tema, mas disponho de muito pouco tempo.
Assim, a começar pela Chica, incluo todos vocês, que aqui vem, que o pouco que eu deixar, sirva para compartilharmos a BC da Chica , que tanto gosto .
Um castelo (diminutivo de castro) é uma estrutura arquitectónica de fortificação, com funções defensivas e em alguns casos residencial (muitos castelos serviam apenas como postos de vigia, por exemplo o Castelo de Almourol). De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registo visual das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias.
Chama-se castelete a um castelo pequeno e diz-se acastelado um edifício com aspecto de castelo. Em alemão há duas palavras para se referir a castelo: Burg, associada a construções mais antigas e fortificadas, e schloss, associada a palácios. Em francês a palavra château é associada a palácios.
Minha participação ficou assim:
HÁ MUITO TEMPO, CASTELO SERVE PARA SONHAR.MUITO BRINQUEI DE CONSTRUIR CASTELOS DE AREIA.
MEU CASTELO DE SONHOS, DEU RETORNOS...VIAGENS
segunda-feira, 16 de março de 2015
SURPRÊSA DESAGRADÁVEL
Já aconteceu com vocês o que me aconteceu hoje?
Explico.
Estando na casa do filho e da nora, querendo me ocupar e ajudar, perguntei se havia roupas , principalmente , brancas, que iria deixá-las de quaro e depois lavá-las na máquina. Tendo várias peças coloridas e algumas somente brancas, as selecionei. Lavei as coloridas, enquanto esfregava e quarava as brancas.
Quando ficaram centrifugadas as coloridas, e já quaradas as brancas, coloquei, estas últimas, na máquina de lavar, satisfeita que conseguira deixá-las branquinhas, principalmente, a jaqueta de jeans branca, o vestido branco de minha nora e ainda minha bermuda jeans branca, além de outras, camisetas e panos de pratos alvejadinhos.
Enquanto estendia as coloridas, a água da máquina começou a entrar e misturar na roupa. Minutos depois, vi apavorada a cor da água entrando: marrom, literalmente, da cor marrom.
Corri a desligar a máquina e retirei as roupas, vendo horrorizada, que já estavam manchadas algumas, principalmente minha bermuda. Aí pensei : vou passar água da torneira, e dela saiu,inicialmente, água límpida, muito pouca, mas em seguida já estava marrom também.
E agora? O que fazer? Porquê isto estava acontecendo?
Liguei pro filho, que me informou que próximo à sua casa , estavam fazendo construções, e que, possivelmente , teriam atingido algum canos e feito esta contaminação.
Mas, e aí, como fico eu? Estava eufórica em poder deixar tudo alvinho, e acontecia isto? Com que cara, encarar a nora, pois eu havia dito que me desse todas roupas que quisesse alvejar...
A sorte foi , apesar de toda desgraça, sempre tem um momento ou algo que salva da desgraça total, não é? Fui ver a água nos chuveiros; não havia ainda água suja. Então, pude catar o suficiente para lavar, pelo menos, a jaqueta branca da nora , até que lá, também começou a jorrar a água marrom.
Assim, as demais roupas brancas, aguardam a lavagem completa, que concluo , terão que ser lavadas numa lavanderia , a continuar vertendo água suja...
Fiquei pensando: adianta ter água, mas não poder ser usada?
E pensei nas muitas famílias que podem estar nessa situação, por "ene" motivos.
Coclusão: pelo menos deu uma crônica, que resolvi compartilhar com vocês.
Explico.
Estando na casa do filho e da nora, querendo me ocupar e ajudar, perguntei se havia roupas , principalmente , brancas, que iria deixá-las de quaro e depois lavá-las na máquina. Tendo várias peças coloridas e algumas somente brancas, as selecionei. Lavei as coloridas, enquanto esfregava e quarava as brancas.
Quando ficaram centrifugadas as coloridas, e já quaradas as brancas, coloquei, estas últimas, na máquina de lavar, satisfeita que conseguira deixá-las branquinhas, principalmente, a jaqueta de jeans branca, o vestido branco de minha nora e ainda minha bermuda jeans branca, além de outras, camisetas e panos de pratos alvejadinhos.
Enquanto estendia as coloridas, a água da máquina começou a entrar e misturar na roupa. Minutos depois, vi apavorada a cor da água entrando: marrom, literalmente, da cor marrom.
Corri a desligar a máquina e retirei as roupas, vendo horrorizada, que já estavam manchadas algumas, principalmente minha bermuda. Aí pensei : vou passar água da torneira, e dela saiu,inicialmente, água límpida, muito pouca, mas em seguida já estava marrom também.
E agora? O que fazer? Porquê isto estava acontecendo?
Liguei pro filho, que me informou que próximo à sua casa , estavam fazendo construções, e que, possivelmente , teriam atingido algum canos e feito esta contaminação.
Mas, e aí, como fico eu? Estava eufórica em poder deixar tudo alvinho, e acontecia isto? Com que cara, encarar a nora, pois eu havia dito que me desse todas roupas que quisesse alvejar...
A sorte foi , apesar de toda desgraça, sempre tem um momento ou algo que salva da desgraça total, não é? Fui ver a água nos chuveiros; não havia ainda água suja. Então, pude catar o suficiente para lavar, pelo menos, a jaqueta branca da nora , até que lá, também começou a jorrar a água marrom.
Assim, as demais roupas brancas, aguardam a lavagem completa, que concluo , terão que ser lavadas numa lavanderia , a continuar vertendo água suja...
Fiquei pensando: adianta ter água, mas não poder ser usada?
E pensei nas muitas famílias que podem estar nessa situação, por "ene" motivos.
Coclusão: pelo menos deu uma crônica, que resolvi compartilhar com vocês.
sábado, 14 de março de 2015
Hoje a Chica nos desafiou com a palavra SALTOS. Então , busquei primeiro o significado e selecionei alguns que me inspiraram na frase.
Qual o que achaste mais interessante?
Significado de Salto
s.m. Ação ou efeito de saltar; pulo: salto em distância, em altura, salto de vara.
Movimento de reflexão por efeito de queda em uma superfície: os saltos da bola.
Catadupa, queda de água.
Passagem brusca e sem graus intermediários, mudança brusca: a natureza às vezes procede por saltos.
Tacão de calçado: sapatos de salto alto.
No calculador eletrônico, modificação da sequência normal das instruções de um programa.
Bras. Padreação do touro ou do cavalo.
Salto mortal, volta completa do corpo no ar sem tocarem as mãos no chão.
Salto triplo, prova de salto em distância na qual o atleta, após o impulso, dá três saltos seguidos.
Salto de (ou com vara), salto em altura no qual o atleta transpõe o sarrafo apoiando-se em uma vara que finca no chão.
Dar um salto a (algum lugar), ir a algum lugar com a intenção de aí demorar-se pouco tempo.
E minhas frases são estas:
Saltos altos? Somente quando for para Crescer.
Queres saber dos outros blogadores? Clica aquiwww.sementesdiárias.blogspot.com
quinta-feira, 12 de março de 2015
PITANGAS
Pitanga
- A pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), dicotiledônea da família das mirtáceas. Tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha (a mais comum), laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.
Este fruto não é produzido comercialmente, pois, quando maduro, fica muito tenro e danifica-se facilmente com o transporte, apresentando grande fragilidade. Apesar disto, é apreciado no Brasil, por ser muito saboroso, além de ser rico em cálcio. Em sucos bem geladinhos, apreciei em 1985, no Recife , quando tomava muito na praia.
Em inglês britânico e norte-americano, o fruto é também conhecido como "pitanga" ou então como brazilian cherry, surinam cherryou south cherry.
- Hoje trouxe para meu filho e nora, umas pitangas da praia, que ganhei. Não foram muitas, mas sei que apreciam desde crianças, por isso fiz questão de que as comessem.
Aproveitei para saber um pouco mais dessa saborosa frutinha , que conheço também desde criança , na casa de meus avós paternos, na Colônia.
E Tu as conheces? Sabes algo mais? Posta aqui nos comentários, todos vamos aprender. Obrigada.
| |
terça-feira, 10 de março de 2015
VOCÊ CONHECE O GENGIBRE?
Minha irmã Maristela me perguntou ontem para que serve o Gengibre. Pensei que soubesse além de ser ele um antiinflamatório para garganta, e me dei conta que deveria saber mais. fui ao Google ...e ...tá aí mana, aprenda mais como eu aprendi. E compartilho com os amigos blogueiros.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gengibre | |
---|---|
| |
7 |
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, é Mangarataia
Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.
O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.
História da difusão
O gengibre é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registro da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).
A introdução do gengibre no Brasil é atribuída às invasões holandesas que ocorreram no século XVII.
No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
Usos medicinais
Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.
O hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicadando‐a para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se há séculos que possua poder afrodisíaco. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, é utilizado contra a disfunção erétil. O óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdômen, aquecendo o corpo e excitando os órgãos sexuais.
Graças ao seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias (pode-se moer e acrescentar adoçante, mel, etc.) elimina a bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras.2
Gastronomia
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
segunda-feira, 9 de março de 2015
CORUJANDO
h
Hoje quis postar minhas fotos, que fiz ontem, quando caminhava aqui na praia e tive esta surpresa. Infelizmente as fotos não estão tão nítidas pois tirei com meu celular. E sabem do quê ?
Uma família de corujas, com 5 membros. Coisa mais fofinha.
Mas a mamãe coruja não me deixou chegar mais perto deles, rosnou (não sei se é este o termo ...rs...) mas seu olhar e seu passinho prá frente , assim como o som que fez, me assustaram , e assim as fotos ficaram desse jeito. sem muita visibilidade. Mas para mim, o que valeu foi encontrá-las e poder fazer o registro , para depois blogar.
Tá aí amigos, compartilho com vocês.
Assinar:
Postagens (Atom)