People, quem me conhece sabe da minha paixão pelas trufas brancas. Elas são conhecidas como o ouro da gastronomia em todo o mundo e não é difícil imaginar por qual razão – a raridade e o método ainda rústico como são encontradas faz com que a exclusividade tenha seu preço.
Estas preciosidades comestíveis vêm de Alba, uma pequena localidade da região de Piemonte, no Norte da Itália, e são encontradas próximo das raízes de árvores como carvalhos, salgueiros, castanheiras e aveleiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu uma forma de cultivá-las. O tartufaio, especialista em trufas, é quem revolve a terra e as retira do solo, com cuidado meticuloso, sem quebrá-las nem ferir-lhes a superfície. As trufas só têm valor se suas características originais forem preservadas.
A história das trufas brancas me remete aos vestidos que fazemos no Atelier Lethicia. Buscamos trabalhar com as melhores e mais raras rendas, num método rústico e meticuloso, de corte e costura manual e bordados feitos a mão. Assim como devemos fazer num prato tartufado, queremos que a cliente viva aqui uma experiência. Desde o desenho do croqui até a entrega do modelito, queremos que a cliente curta e vivencie conosco o prazer de um vestido exclusivo.
O prato predileto dos experts é o “Uova in cocotte con tartufo bianco di Alba”, pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca. Já quando me perguntam depois de tantos vestidos qual o meu predileto sempre respondo: é aquele que deixa cliente feliz!!!
Um ótimo 2012 para todas vocês! Como já virou tradição, espero que curtam nossa retrospectiva (para ver os vídeos dos outros anos, clique aqui). Beijos.
Retrospectiva 2011 from Lethicia Pompeu on Vimeo.