segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A caldeirada já está ao lume!!!...


A caldeirada já está ao lume!!!... 

Leoninamente,
Até à próxima

A largar postas de pescada!!!...


Sem se isolar a Rússia, Putin não parará

«A injusta, desproporcionada e criminosa guerra a que Putin sujeita a Ucrânia, está a suscitar repulsa em todos os países civilizados. Impedido de entrar no conflito para não o generalizar, o designado ‘Ocidente’ descarrega a sua condenação em ‘sanções’ que devem provocar ataques de riso à oligarquia do Kremlin.

Desgraçadamente, os responsáveis europeus e norte-americanos não optam pela única resposta que poderia fazer suspender os combates: o isolamento total da Rússia. Isso passa, obviamente, pelo encerramento de espaços aéreos, pelas restrições bancárias e de mobilidade, e por outras medidas restritivas já adoptadas, mas não terá efeitos decisivos sem se banir os russos dos grandes eventos desportivos e culturais. O afastamento do Festival da Eurovisão, por exemplo, tem mais eco em Moscovo do que dez contas de Abramovich congeladas em Londres.

O futebol deu um sinal promissor, ao mudar a final da Champions de Leninegrado, perdão, de São Petersburgo para Paris, mas a seguir UEFA e FIFA enredaram-se em questões políticas e financeiras. A essa teia fugiu a Federação polaca – com figuras como Szczesny e Lewandowski a marcarem posição – que decidiu não jogar, no próximo dia 24, o ‘playoff’’ de qualificação para o Mundial. E secundada por checos e suecos, também possíveis adversários dos russos, os polacos reagiram já negativamente à tentativa de branqueamento da FIFA, que manteve a partida de dia 24, pondo ‘condições’ – de denominação, hino e bandeira – que apenas branqueiam a questão de fundo.

No basquetebol, são os protagonistas a içarem a bandeira da contestação. O georgiano Shengelia, o lituano Grigonis, o alemão Voigtmann e o dinamarquês Lundberg desvincularam-se do CSKA, clube do exército de Putin, enquanto os responsáveis da Euroliga hesitam em suspender os próximos jogos em que participam, além do CSKA, o Zenit de São Petersburgo e o UNICS Kazan.

Ao contrário parece encontrar-se a situação no biatlo nórdico, com a Noruega a anunciar que russos e bielorussos não poderão participar, em Oslo, na derradeira etapa da Taça do Mundo, o que levou a federação internacional a contemporizar, defendendo a não penalização individual dos atletas. A verdade é que sem o isolamento social da Rússia, Putin prosseguirá a guerra. E o ‘Ocidente’ continuará a chorar lágrimas de crocodilo...»

Tão certo quanto andar por ai tanta gente a...

A largar postas de pescada!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Um pouco mais de corda aos sapatos?!...


O que seria o campeonato durante mais dez jornadas, se os leões no sábado pela noitinha, tivessem ousado dar...

Um pouco mais de corda aos sapatos?!...

Leoninamente,
Até à próxima

E com goleada aí está a quarta!!!...


E com goleada aí está a quarta!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

A Figura do jogo


Do jogo de ontem nos Barreiros terão ficado dois momentos em particular, que ajudam a perceber a nota de destaque: o lance da assistência para Slimani, que é produzido e realizado por si, na esquerda (38’); e um cruzamento teleguiado, que só não foi passe para golo porque Coates não ‘matou’ como era devido (85’). Com lances decisivos e uma exibição acima da média, o brasileiro voltou a mostrar, mais uma vez, que é o jogador do Sporting em melhor forma...

A Figura do jogo

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 26 de fevereiro de 2022

A foto do dia


Terá acabado o gás aos Leões?!...

A foto do dia

Leoninamente,
Até à próxima

Ainda há muito campeonato!!!...


Uma gritante ineficácia terá estado na origem dos dois pontos perdidos pelo Sporting no Funchal. Amorim reconheceu isso mesmo ao  sintetizar no final do encontro, que " O Sporting devia ter ganho. Não podemos perder pontos quando os jogos estão dominados". Mas contra factos nunca haverá argumentos e o facto é que com a perda destes dois pontos, a partir de agora, o sonho de revalidação do título ficará tremendamente remoto!...

Vamos cerrar o dentes e terminar com dignidade, salvando aquilo que ainda puder ser salvo!...

Ainda há muito campeonato!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

A vitória e uma boa tarde de futebol!...


Ainda que a invasão da Ucrânia pelo exército de Putin, ocupe quase por completo o pensamento de cada um em todas as horas destes dias difíceis, a vida continua por cá e o Sporting defrontará neste sábado o Marítimo (18 horas), no Funchal, em jogo da 24.ª jornada da Liga Bwin, prevendo-se a forte possibilidade de Rúben Amorim avançar para o onze titular que a imagem acima nos mostra...

Que os Leões entrem com tudo e nos possam oferecer a única coisa que neste momento poderá mitigar a tristeza que se apoderou dos nossos corações...

A vitória e uma boa tarde de futebol!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O Mundo do Desporto não perdoa à Rússia!...


A invasão da Rússia ao território ucraniano começou há menos de 48 horas e tal decisão tomada pelo líder russo Vladimir Putin já teve consequências, muito particularmente no que à realização de eventos desportivos diz respeito.

Desde que as tropas russas avançaram para a Ucrânia, a Rússia já viu cair em catadupa a realização de uma série de eventos desportivos há muito agendados para terem lugar no país. Algumas dessas provas foram canceladas, outras encontram-se suspensas até ao final da invasão russa e parecem existir muitas outras que poderão vir mesmo a ser vetadas.

Futebol: adeus à final da Liga dos Campeões e clubes e seleções jogam em estádios neutros "até novo aviso"

No que ao futebol diz respeito, a Rússia perdeu a possibilidade de acolher, em São Petersburgo, a final da Liga dos Campeões. O derradeiro encontro da prova está agendado para dia 28 de Maio e será agora disputado em Paris. Esta decisão foi tomada depois de uma reunião do Comité Executivo da UEFA, que decidiu retirar à Gazprom Arena o palco da final da mais importante prova europeia de clubes. De recordar que a Gazprom, empresa de energia russa que é a maior exportadora de gás natural do Mundo, é um dos principais patrocinadores da UEFA desde 2012.

A UEFA comunicou também esta sexta-feira que tanto os clubes como as selecções dos países envolvidos estão impedidos de participar nas competições do organismo "até novo aviso", competindo a partir de hoje apenas "em estádios neutros".

Ainda nas medidas que envolvem o futebol, de ressalvar também que o campeonato ucraniano foi suspenso por um período mínimo de 30 dias. A Liga ucraniana deveria arrancar esta sexta-feira, com o duelo entre Minaj e o FK Zorya Luhansk, a contar para a 19.ª jornada da prova.

Basquetebol: Liga Europeia impede clubes russos de participar na competição

Também a organização da Euroliga comunicou na quinta-feira que os três encontros da 27.ª jornada da prova que envolvem equipas russas foram suspensos como "medida de precaução". Em causa estão os duelos Bayern Munique-CSKA Moscovo, Bitci Baskonia-Unics Kazan e Zenit São Petersburgo-FC Barcelona, sendo esperada uma reunião de emergência entre todos os 18 clubes-membros esta sexta-feira.

Râguebi: Jogo do Mundial cancelado e eventos na Rússia suspensos com efeitos imediatos


Depois do futebol e do basquetebol, também o râguebi sofreu repercussões pela invasão das tropas russas. Primeiro, foi o duelo de apuramento para o Mundial, que opunha a Geórgia à Rússia a ser adiado com o intuito de "preservar a saúde e segurança de todos os jogadores e funcionários".

Posteriormente, a Rugby Europe, órgão administrativo do râguebi na Europa, pronunciou-se e decidiu suspender, com efeitos imediatos, todos os eventos da modalidade em solo russo. Uma decisão que é aplicada a todos os escalões etários e de géneros.

Natação: canceladas as competições previstas para os próximos meses

Todos os jogos da Liga Mundial de polo aquático e as Séries Mundiais de natação artística e saltos, previstos para serem realizados na Rússia, foram cancelados. Esta foi a medida tomada pela Federação Internacional e Natação (FINA), devido à invasão da Rússia à Ucrânia, que foi tornada pública em forma de comunicado.

Apesar de reconhecer que "o desporto deve permanecer politicamente neutro", o organismo condenou "todos os actos de agressão", assumindo uma "extrema preocupação" com a escalada de violência no conflito em território ucraniano. Ainda assim, a FINA espera encontrar uma solução "para a realização" de todos os eventos.

Esta medida veio de encontro com o pedido feito esta sexta-feira pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que solicitou a todas as federações desportivas internacionais que cancelassem ou mudassem de local quaisquer competições planeadas para solo russo ou bielorrusso, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia.

Xadrez: Olimpíadas já não terão lugar em Moscovo

A 44.ª edição das Olimpíadas de xadrez, que teriam lugar em Moscovo, de 26 de Julho a 8 de Agosto, já não serão realizadas em solo russo.

A decisão foi tomada esta sexta-feira em reunião extraordinária da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em jeito de consequência das investidas militares da Rússia no território ucraniano. 

Eram esperados representantes de cerca de 190 países na capital russa.

Fórmula 1: Grande Prémio da Rússia cancelado

O Autódromo Internacional de Sochi já não irá acolher o Grande Prémio da Rússia em Fórmula 1, que estava marcado para o fim de semana de 23 a 25 de Setembro. O anúncio foi esta sexta-feira feito pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), que considerou não se encontrarem reunidas as medidas de segurança necessárias para a realização da prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Judo: Federação anuncia cancelamento do Grand Slam em Kazan

A Federação Internacional de Judo (IJF) comunicou esta sexta-feira, através de um comunicado, o cancelamento da edição de 2022 do Grand Slam em Kazan, na Rússia, agendado para 20 e 22 de Maio.

O Mundo do Desporto não perdoa à Rússia!...

Leoninamente,
Até à próxima

Acredito que chegaremos lá!...


Somos todos Ucrânia

«Como se sabe, o futebol nunca viveu fora do mundo. Bem pelo contrário, o maior movimento social que existe em torno de um desporto sempre foi alimentado pelas paixões políticas e pelos sentimentos de injustiça. Nos primórdios, em Inglaterra, naquele que será o início da sua história popular, o futebol foi muito o território de afirmação da classe trabalhadora contra os patrões, donos do dinheiro e da terra em geral. Foi essa dialéctica social, entre os que procuravam uma voz através do futebol e os que viam nele apenas um entretenimento da classe alta, que construiu a imensa força que o desporto-rei tem em todo o mundo, em todas as classes e povos. Está tudo no excelente livro de Mickael Correia, "Uma História Popular do Futebol".

Essa dimensão social e popular é o que dá verdadeira importância e força ao futebol, como se viu na contestação à elitização do espectáculo através da falhada Super Liga Europeia. Não são os potentados de dinheiro sujo, russo, árabe ou outro, que violam direitos humanos e representam algumas das piores ditaduras da história. Interesses que têm apenas utilizado o futebol para mitigar os crimes que lhes estão colados à pele.

Este é o mundo que Putin representa e que deve ser repudiado pelos seus crimes. O que espera, afinal, o poder institucional do futebol para banir os clubes russos das competições internacionais?

Os mesmos clubes que procuraram tornear as regras do fairplay financeiro com o apoio de um dos ‘mísseis’ económicos de Putin, a Gazprom, devem agora ser um dos instrumentos sancionatórios contra a Rússia pela invasão ilegal e miserável da Ucrânia. Esses clubes têm sido um braço da estratégia imperial de Putin, que os entregou ao naipe de oligarcas que lhe prestam réditos e vassalagem. Devem ser sancionados na medida em que essa também é uma das linhas por onde se pode aferir a decência no mundo do futebol. Mas também porque a agressão de Putin é uma violação de todos os valores essenciais à paz no mundo, que, de resto, o futebol sempre teve nas suas prioridades. Afinal, que não subsistam dúvidas: somos todos Ucrânia quando uma guerra é declarada contra a democracia. Não podem ficar quaisquer dúvidas.»

Acredito que chegaremos lá!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Nenhuma razão para duvidar!!!...


Frederico Varandas revelou esta quarta-feira, em declarações no debate entre os três candidatos às eleições do Sporting, que o clube já se encontra "a concluir o processo de recompra das VMOCs", sublinhando que a "segunda fase está em andamento" e que os adeptos poderão ter "excelentes notícias" em breve:

"Sobre as VMOC eu sou presidente da administração da SAD e por responsabilidade e deveres com a CMVM não posso anunciar. Dividimos em duas fases, em Novembro de 2019 conseguimos garantir a recompra a 30 cêntimos como estava alinhavado. Havia 47 milhões de dívida vencida que temos de resolver. Estamos a concluir o processo de recompra das VMOCs. Posso garantir aos sócios que vamos recomprar as VMOCs. A segunda fase está em andamento. A curto prazo podemos dar excelentes notícias".

Nenhuma razão para duvidar!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Varandas não precisa de fazer campanha!...


O debate do final da noite passada na Sporting TV apenas me trouxe a possibilidade de reforçar, sem qualquer margem para dúvidas, a impressão que já havia formado sobre os dois candidatos que irão disputar com Frederico Varandas as eleições de 5 de Março. Penso também que todos os Sportinguistas terão ficado suficientemente esclarecidos...

Varandas não precisa de fazer campanha!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Os meus votos vão para Varandas!!!...


Bruno volta?

«Fico admirado por haver candidatos às eleições do Sporting que destacam na sua agenda a readmissão dos sócios expulsos, em nome de uma suposta pacificação do clube. Várias são as razões.

Em primeiro lugar, este é um não assunto. A readmissão de sócios suspensos ou expulsos está, desde há muito, prevista nos estatutos, para tanto bastando requerer a convocação de uma assembleia geral e obter uma maioria de dois terços.

Em segundo lugar, mesmo o sócio menos perspicaz, descortinará nestas intenções o propósito de readmitir o ex-presidente Bruno de Carvalho, que nunca escondeu o seu desejo de voltar.

Convirá, a propósito, então, lembrar algumas coisas . A primeira é que os ilícitos que conduziram à aplicação da sanção disciplinar mais grave nada tiveram que ver com os acontecimentos de Alcochete, outrossim com actos cometidos na sequência da sua suspensão. O facto de o ex-presidente ter sido absolvido no processo judicial não afecta a validade da pena aplicada.

Depois, importa não esquecer que, há menos de quatro meses, o ex-presidente qualificou os adeptos do Sporting como "os mais burros do mundo", mimoseando-os ainda com epítetos tais como injustos, manipuláveis, desprezíveis, cretinos e idiotas. Cada um fará o juízo que entender sobre esta vibrante manifestação de sportinguismo…

Sou frontalmente contra a readmissão do ex-presidente. Desde logo por não achar que essa medida contribua para unir o clube, antes pelo contrário, mas, sobretudo, por considerar que a pessoa em questão já provou que nada tem que ver com os valores e princípios que regem o Sporting, desde a sua fundação.

Caberá, como sempre, a última palavra aos sócios, decisão essa que, obviamente, respeitarei. Os sócios que me desculpem mas, no improvável caso de o ex-presidente ser readmitido, continuarei sportinguista até morrer, mas entregarei o meu cartão. Porque, se for assim, claramente sentir-me-ei a mais no Sporting.»

Partilho integralmente a opinião de Carlos Barbosa da Cruz, decorrendo deste facto e da ideia que já por aqui deixei em relação ao candidato Ricardo Oliveira, as fortes razões - se outras não houvesse como felizmente se verificam! - que me irão "obrigar" a entregar os meus 7 votos a Frederico Varandas!...

Não me considero "injusto, manipulável, desprezível, cretino e idiota" e muito menos ainda como dos adeptos "mais burros do mundo"! E lamento que tal aconteça com o candidato Nuno Sousa que, no meu modesto entendimento, se auto-excluiu das minhas escolhas a partir do momento em que nos deu a conhecer a sua!...

Os meus votos vão para Varandas!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Quantos serão mesmo, mesmo?!...


O presidente da LPFP, Pedro Proença, revelou no final da Cimeira de Presidentes, que durante a tarde de hoje decorreu no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, que os clubes profissionais querem antecipar já para 2023/24 a centralização dos direitos televisivos da liga portuguesa:

"O decreto-lei do ano passado estipula 2028 como a data a partir do qual a centralização tem de acontecer e 2025 para a apresentação do modelo de negócio. Os clubes querem fazer antes e será aspiracional fazê-lo na época 2023/24. Foi discutido o modelo de centralização dos direitos audiovisuais, colocando a data aspiracional de 2023/24 para que isso possa acontecer."

Para "aspiracional", até que seria uma medida bem vinda, mas serão todos a querer...

Quantos serão mesmo, mesmo?!...

Leoninamente,
Até à próxima

O sonho comanda a vida!...


«O Sporting assinou contrato profissional com Pedro Silva, um central que impressiona pela estampa física pois, aos 16 anos, já mede 1,90 m. O jovem, com sete golos apontados em 20 jogos, confessa-se "orgulhoso" por sentir a confiança da direcção do clube leonino e alimenta o sonho de chegar à equipa principal, tendo afirmado à Sporting TV:

"É um orgulho imenso treinar na Academia e aos domingos jogar com este símbolo ao peito. Já cá estou há alguns anos e sinto que esta é a minha casa e a minha família, pois tenho tudo o que preciso aqui. Admiro o Coates pela estatura física e pela forma de pensar em campo. Já o Gonçalo Inácio é mais pelo percurso, passou pelas camadas jovens e conseguiu chegar à equipa principal. Isso é algo com que eu também sonho e quero vir a concretizar."

O sonho comanda a vida!...

Leoninamente,
Até à próxima

Em busca de nova e categórica vitória!...


Coates e Esgaio nas contas para o duelo com o Marítimo
Sarabia é baixa

O Sporting deslocar-se-á no próximo sábado ao Funchal para defrontar o Marítimo e Rúben Amorim já sabe que não poderá contar com Sarabia, Palhinha e Tabata, que vão cumprir castigo. Por outro lado, nas opções do técnico já estarão Coates e Esgaio que falharam a recepção ao Estoril por se encontrarem suspensos.

A novidade é mesmo a ausência do espanhol, de 29 anos, que completou uma série de cinco cartões amarelos após protestar uma decisão do árbitro, na sequência da dura falta sobre Porro. Esta ausência vai obrigar a uma alteração no ataque que poderá originar a titularidade de Nuno Santos, Edwards ou Slimani que, como Rúben Amorim já assumiu, é perfeitamente compatível com Paulinho.

O plantel, que hoje goza uma folga concedida por Rúben Amorim, realizou ontem mais um treino em que os titulares apenas fizeram a habitual recuperação. O restante grupo, reforçado com vários jovens da formação, trabalhou no relvado.

Amanhã haverá novo treino na Academia, aberto agora a todo o plantel, agendado para as 10:30.

Em busca de nova e categórica vitória!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Vamos então esperar pela FIFA!...


Miguel Braga sobre Rafael Leão: «A razão está do nosso lado, nunca deixaremos de defender os interesses do Clube»
Reacção à decisão do TAS

O director de comunicação do Sporting, Miguel Braga, há pouco no programa 'Raio-X', transmitido na Sporting TV,  comentou a decisão do TAS em relação ao processo Rafael Leão e deixou uma garantia aos adeptos leoninos: 

"A razão está do nosso lado e nunca deixaremos de defender os interesses do clube. A boa notícia é que foi o TAS a reconhecer que o Sporting tem razão e determinou a solidariedade do Lille. Será bastante mais fácil que um clube faça esse pagamento dado o valor em causa. A FIFA terá agora de decidir a indemnização, se será a decisão do TAD, ou um montante diferente. Eu recordo que o Rafael Leão passado um ano no Lille foi vendido por 30 milhões e, no Sporting, tinha uma cláusula de 45 milhões. O valor é de 16 milhões mais juros, mas agora vamos esperar pela FIFA." 

Vamos então esperar pela FIFA!...

Leoninamente,
Até à próxima

Força Leão!!!...


O Sporting acaba de anunciar ter assinado contrato profissional com Alexandre Brito, um jovem médio de 16 anos que apesar de ainda ser juvenil já jogou pelos juniores. A cumprir a sua quinta época ao serviço dos leões, o jogador confessou-se "muito feliz" com a prova de confiança que recebeu por parte dos responsáveis leoninos, e apresentou-se aos sportinguistas:

"Gosto de jogar mais no equilíbrio, como um seis, tenho agressividade e assertividade dentro de campo, gosto de distribuir jogo", afirmou à Sporting TV onde ainda apontou João Palhinha como "a sua referência" no plantel principal.

Ainda com 16 anos, 1,80 e 71 kgs, aí está mais uma promessa que muito dificilmente poderá enganar Amorim...

Força Leão!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Quatro anos será sempre excessivo!...



Caso Rafael Leão: Lille é responsável solidário pelo pagamento ao Sporting
TAS deu a conhecer a decisão esta segunda-feira

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), sedeado na Suíça, considera que o Lille é responsável solidário pelo pagamento da indemnização ao Sporting por Rafael Leão.

A decisão foi conhecida esta segunda-feira e refere-se ainda ao caso da rescisão unilateral de contrato do avançado, em 2018, na sequência do ataque à Academia. Leão transferiu-se para o Lille, que serviu em 2018/19, e representa agora o Milan, depois de uma transferência que viria a fixar-se nos 30 M€.

O TAS deu razão ao Sporting no processo num primeiro momento, condenando o jogador a pagar 16,5 milhões de euros por não ter razão na rescisão por justa causa. Em Janeiro, o Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu o recurso apresentado por Leão com vista à anulação da decisão. Agora, o clube francês passa a ser responsável pela indemnização. O valor, com juros, já ultrapassa neste momento os 20 Millhões de €uros.

Agora terá de ser a UEFA a obrigar o Lille e Rafael Leão a cumprirem perante o Sporting as obrigações decorrentes da sentença hoje conhecida, faltando apenas conhecer a proporcionalidade de cada uma das partes, pormenor que pouco ou nada interessará ao Sporting. Importante é que o pagamento seja célere...

Quatro anos será sempre excessivo!...

Leoninamente,
Até à próxima

Enquanto a Federação não mudar de líder!!!...



A noite passada, em Moreira de Cónegos, os factos voltaram a explicar-nos ao pormenor, o porquê da impunidade do clube das Antas.

Bem podem acontecer, semana após semana, os maiores escândalos nos jogos do clube azul e branco, que os privilégios de que goza e a impunidade que lhe é conferida hão-de continuar.

Pode acontecer o fim do mundo, que o Estádio do Dragão continuará a não ser interditado.

Mesmo em agonia financeira como as contas divulgadas esta semana comprovaram, só mesmo num futebol corrupto é que um clube destes é levado ao colo e está em primeiro lugar...

Enquanto o Conselho de Arbitragem for "manipulado" pelo "homem de cachecol do Porto";

Enquanto o Conselho de Disciplina continuar sob a alçada discricionária de Dona Xepa, declarada benfiquista, mas com elevada facturação a pagar a quem, contra ventos e marés, lá a conseguiu colocar; 

Enquanto a Federação não mudar de líder!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

domingo, 20 de fevereiro de 2022

"Chapeau"!!!...


A noite da despedida inesquecível

«Nos últimos dez anos, tenho ido pouco ao futebol. Por um lado, o conforto de assistir aos jogos em casa, com todas as possibilidades que a técnica hoje nos proporciona, e por outro o bando de anormais que nos podem calhar na bancada fazem com que me mantenha afastado de um dos meus locais preferidos de sempre. Foi uma longa jornada essa, que começou com um tio, no antigo ‘estádio’ do Campo Grande, onde jogava o Benfica no início da década de 50, e continuou com o meu pai, que me arrastava para as Salésias, não fosse o rapaz ‘perder-se’. Prosseguiu ao correr da vida, mais no Restelo do que em Alvalade, acompanhando as filhas, infelizmente só a mais velha adepta firme do Belenenses, e terminou por dever de profissão, quando fosse necessário primeiro, ou me apetecesse mal passei a decisor único da agenda do dia.

Na terça-feira passada, a minha filha mais nova foi com o seu grupo ver o Sporting defrontar o City, e um amigo, que tem um camarote em Alvalade, convidou-me a acompanhá-lo. Participei, assim, numa noite revivalista, com um intenso ‘cheiro’ a Champions e recheada de motivos de interesse para além de ver os ‘meninos do Rúben’: a presença de uma das melhores equipas do Mundo, um público entusiasta, um estádio outra vez cheio, a vida pré-pandemia a regressar.

Só me arrependi um pouco quando os homens do City tinham a posse da bola e os fanáticos se punham a assobiar, muito, é certo, por causa de três adversários portugueses que renovaram, antes da partida e um tanto a despropósito, o benfiquismo que se lhes reconhece. Felizmente que essa animosidade foi baixando à medida que o marcador ia traçando o destino, embora mande a verdade que se refira a tremenda infelicidade do Sporting pela forma como sofreu os golos iniciais, que deitaram tudo abaixo.

Até porque tendo os ingleses outro ‘andamento’, podem ser travados, como se viu no sábado, derrotados em casa pelo Tottenham, carregadinho de estrelas. Como já lá tinham poucas, a Juventus mandou-lhes o Bentancur e o Kulusevski... Tivesse Rúben Amorim mais meios e logo veríamos.

Sim, o fanatismo irrita-me. Só vou a Fátima, por exemplo, quando o santuário, semidesértico, me permite disfrutar do silêncio e procurar o sinal que ainda não encontrei. Deixei igualmente de ter partido político, percebi cedo que não gostam que se pense pela própria cabeça. E só permaneço fiel ao ‘Belém’ porque clube não é algo que se abandone – morrerei, assim, a amar o emblema azul seja qual for o escalão em que o futebol do Restelo estiver. E sublinho isto porquê? Simplesmente para acrescentar, sem que algumas almas se ponham a inventar, que os dez (!) minutos de cânticos e aplausos com que os sportinguistas se despediram, de pé, de uma equipa que acabara de ser goleada, constituíram um dos mais belos momentos que tive o privilégio de presenciar – desde sempre e em qualquer campo de futebol. Extraordinário clube, extraordinários adeptos. Chapeau!...»

Vale a pena ler este "velho" e grande jornalista!...

"Chapeau"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Amorim queria simples e assim foi!...


Pressão sobre quem vai à frente e gentil adeusinho para quem vem atrás!...

Amorim queria simples e assim foi!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Mais 50 mil em perspectiva amanhã!...


O Estádio José Alvalade poderá amanhã registar de novo o cenário de lotação esgotada com o Estoril, depois de ter recebido 48.129 espectadores no jogo da passada terça-feira, frente ao Manchester City. Segundo acabou de informar o Sporting, restam vender pouco mais de 900 entradas que poderão ser adquiridas nas bilheteiras do estádio, ou através do site oficial do Clube. Após esgotar estas últimas entradas, o Sporting ainda poderá vir a disponibilizar os cerca de 2.000 mil ingressos relativos à Zona com Condições Especiais de Acesso e Permanência de Adeptos e, neste caso, só os sócios o poderão fazer através do site, já que os adeptos terão necessariamente de fazê-lo nas bilheteiras, pois estas entradas terão de ser personalizadas com o nome do utilizador e obrigarão à exibição de documento de identificação à entrada.

Mais 50 mil em perspectiva amanhã!...

Leoninamente,
Até à próxima

Simples, mais simples não há!!!...


«O CAMPEONATO É O NOSSO OBJECTIVO, MAS A CHAMPIONS TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE»

Rúben Amorim, na conferência de imprensa promovida este sábado, de antevisão ao jogo com o Estoril, referente à 23.ª jornada da Liga, agendado para as 18 horas de amanhã, domingo, em Alvalade, entendeu destacar que espera um jogo difícil:

«O nosso objetivo passa por ganhar o jogo contra uma equipa que sabe o que faz, com rotinas muito bem trabalhadas. Falamos de um plantel com várias soluções… Agora, saímos da Liga dos Campeões, competição da qual ainda não saímos oficialmente, mas já pensamos em voltar e, para isso, temos de ganhar os nossos jogos. A nossa prioridade é o campeonato e temos de fazer essa ligação.
Temos a obrigação de ganhar (ao Estoril) e sabendo até que ganhamos dois pontos ao rival (que nos persegue na classificação), isso é muito importante. Já quanto ao primeiro lugar, enquanto for matematicamente possível... sabemos que teria sido melhor ganhar, obviamente, e perder tornaria as coisas muito difíceis. São seis pontos e o FC Porto não perde muitos pontos. Mas, temos de fazer os nossos pontos e acreditar sempre. Há sempre jogos difíceis e, à medida que o campeonato se adianta, os jogos tornam-se ainda mais difíceis. O campeonato é o nosso objectivo, mas a Champions também é muito importante.»

Simples, mais simples não há!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Lá estaremos, atentos e interessados!...


O Sporting acaba de anunciar, através do site oficial, que o debate entre candidatos às próximas eleições do clube a realizar a 5 de Março, acontecerá já na quarta-feira, pelas 21h30, na Sporting TV.

Lá estaremos, atentos e interessados!...

Leoninamente,
Até à próxima

Acautelando o futuro!...


O Sporting acaba de anunciar a renovação de contrato profissional com Renato Veiga, médio de 18 anos, desde 2010/11 de leão ao peito, tendo o internacional Sub19 português destacado o orgulho pela confiança que recebeu por parte do clube, não se conhecendo ainda o tempo de duração do novo contrato, nem outras condições acordadas entre as partes.

Acautelando o futuro!...

Leoninamente,
Até à próxima

Agora venham os russos!...


Já apurado para os quartos-de-final da FIBA Europe Cup, o Sporting perdeu na visita aos romenos do Oradea, por 72-55, e termina o Grupo K no segundo lugar. Como consequência deste resultado, os leões vão defrontar os russos do Avtodor Saratov nos 'quartos', enquanto o Oradea medirá forças com os turcos do Bahçesehir Koleji.

A equipa romena superiorizou-se em todos os períodos, verificando-se no final de cada um dos três primeiros os promissores resultados de 11-7, 25-21 e 44-41. Só que no derradeiro e decisivo, o Oradea não deu qualquer hipótese e fechou uma vitória expressiva por 17 pontos de vantagem (72-55).

Nos leões a nível individual, Travante Williams destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos.

Agora venham os russos!... 

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Ainda há muito bons jornalistas em Portugal!!!...


A canção do bandido e a bala perdida


«Na visão artística e simpática da coisa, os últimos acontecimentos no futebol português davam um inesquecível bolero de faca e alguidar. Mais bolero do que tango. A música desta canção do bandido é mais maviosa do que dramática. Podíamos chamar-lhe a canção do bandido e a bala perdida. No palco da canção do bandido, a propaganda sempre foi anti qualquer coisa. Marchou-se contra os mouros, contra Lisboa, contra o centralismo, contra o fisco, contra as retretes penhoradas, contra os clubes da segunda circular, contra os jornalistas de quem não se gosta, contra as ovelhas tresmalhadas.

Foi uma receita de sucesso em 40 anos de triunfos. O cimento demagógico empurrou os compositores e intérpretes pelos caminhos da glória. Criou uma ânsia mimética nos rivais, que também criaram os seus boleros de amor e traição. Um deles acabou preso e a oficiar missas na cadeia. Outro imitador grosseiro acabou na gaiola das malucas televisiva, de onde saiu por estes dias com a justiça à perna, sem a protecção da velha guarda pretoriana que lhe garantia as vitórias nas assembleias gerais. Por fim, o mais esperto dos imitadores triunfou, mas sem a longevidade do criador da obra original e originária. Encontrou o caminho da sua caverna de Ali Babá e dos mesmos esquemas de ensacar a fidelidade dos homens do apito. Simples. Sempre repetindo a velha receita. Juiz reformado, controla juiz novo, que é como quem diz, macaco velho apascenta os macacos novos, numa paixão eterna pelo vil metal. O macaco velho acompanha a vida, as celebrações, amores e desamores do macaco novo e de toda a família. Sabe as datas certas para as prendas habituais.

Para o fim, a coisa não correu bem e nem o rei dos frangos lhe valeu. O velho crocodilo ficou a reinar ainda mais no pântano fedorento, onde os pequenos jacarés, alguns disfarçados com coletes azuis, já se dão ao luxo de brincar com os velhos códigos da mafia, as balas perdidas e essas coisas. Muito mais espertos do que as toupeiras gorduchas. Num panorama destes é simples. Se as instituições que ainda têm um pingo de dignidade não reagirem, com firmeza e actualidade, acabarão por afundar-se na javardice colectiva de um pântano que desautoriza toda e qualquer narrativa de sucesso e modernização do futebol português.»

Faltava este último fascículo daquele compêndio capaz de oferecer aos alunos finalistas dos cursos de jornalismo que por aí pululam, a possibilidade de, uma vez por todas, poderem alicerçar a distinção a que porventura poderá conduzir o aturado trabalho e empenho com que enfrentaram  o desafio da preparação para uma profissão ímpar, nobre  e recompensadora. Atento, solidário e altruísta, Eduardo Dâmaso acaba de compôr as últimas estrofes desse poderoso guião. Assim o saibam aproveitar os futuros jornalistas que entenderem dedicar-se à causa do Desporto e, muito em particular, ao futebol que vamos tendo por cá!...

Como seu habitual, atento e interessado leitor, esta feliz crónica de Eduardo Dâmaso, deixou-me extasiado e recompensado perante tanta e tão desprezível quanto  irrelevante subserviência com que amiúde sou confrontado por aí. 

E mais, permitam-me acrescentar. No final da leitura desta "bendita crónica", creiam que senti saudades - não daqueles tempos tenebrosos, vá de retro satanás!  -, mas do fino recorte, argúcia e inteligência com que muitos jornalistas na minha juventude sofrida e reprimida, "fintavam a podre censura" que durante tantos anos sustentou o regime do "antónio da calçada"! Ai que saudades dos velhos, entre muitos outros, Primeiro de Janeiro, República e Diário de Lisboa! Eduardo Dâmaso, em tempos de liberdade, por razões que só ele conhecerá e de que nunca terá de dar satisfações seja a quem for, usa com requinte, erudição, inteligência e, se calhar com orgulho, exactamente os mesmos "truques" dos seus velhos e desaparecidos companheiros. Bem haja por isso, por ser como é e por escrever como escreve!... 

Ainda há muito bons jornalistas em Portugal!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sempre em cima do talento!...


O Sporting acaba de oficializar a contratação de João Ferreira, lateral-esquerdo - que também pode actuar como central - de 18 anos. O negócio pelo ex-Alverca foi concluído a 31 de Janeiro, no último dia do mercado de transferências, e esta quinta-feira confirmado pelos leões.

Sempre em cima do talento!...

Leoninamente,
Até à próxima

À atenção de Frederico Varandas!...



«Os gregos chamavam-lhe Têmis, entre os romanos era conhecida como Justitia, a deusa responsável por manter a ordem social e que se apresentava vendada ao mundo, não por ser cega, mas por conseguir assegurar sempre a imparcialidade. Na passada quarta-feira, horas antes do Sporting CP entrar em campo com a constelação de estrelas do Manchester City FC, na primeira mão dos oitavos-de-final para a Liga dos Campeões, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, anunciou ao mundo castigos e processos relacionados com o famigerado jogo do Dragão, entre o Sporting CP e o FC Porto.

Ficámos a saber que para o CD, um pontapé de Agustín Marchesín é menos grave que uma estalada de João Palhinha: o internacional argentino foi castigado com dois jogos, o internacional português com três (falhando por isso o confronto com o FC Porto para a Taça de Portugal). Este é o mesmo CD que castigou Uribe com apenas um jogo quando este agrediu violentamente Ricardo Esgaio com uma cabeçada no nariz. Ou seja, uma cabeçada violenta deu direito a um jogo de suspensão, um pontapé a dois jogos, já a estalada corresponde a três jogos (o triplo da cabeçada de Uribe digna de um filme de Steven Seagal).

O expedito CD também anunciou que Matheus Reis – o mesmo jogador que foi agredido por mais do que uma vez por elementos dos coletes azuis e cor de laranja – tem um processo disciplinar “por gesto incorrecto executado no decorrer do jogo, amplamente divulgado na comunicação social e que não foi relatado em relatórios oficiais”. Certamente que o CD achou normal e recomendável o comportamento de Otávio que, em directo, insultou e desafiou consecutivamente Bruno Tabata para um duelo nos balneários. Recordemos também um jogo do ano passado, no mesmo estádio e com as mesmas equipas, quando este CD já estava em funções, e onde o filho do treinador do FC Porto cuspiu na direcção de Pedro Porro, insultando a mãe deste. Foi aberto processo? Não. Aliás, os nomes que se chamam aos familiares dos jogadores servem apenas para abrir processos aos jogadores do Sporting CP, Nuno Santos que o diga. O mesmo jogador que foi suspenso em tempo recorde por um gesto descrito em relatório que as imagens de jogo desmentem.

As imagens também desmentem de forma escandalosa o amarelo que vai retirar Sebastián Coates do próximo jogo com o Estoril. No mesmo lance, Taremi não só pisou de forma grosseira o central uruguaio, como conseguiu voar posteriormente, rebolando no chão cinco vezes sobre si próprio, tal era a dor provocada pelo pisão… que deu. A injustiça decorrente deste lance caricato e revoltante, que marcou o jogo e possivelmente este campeonato, e que foi amplamente divulgado na comunicação social, segundo este Conselho de Disciplina é para manter. Coerência, acima de tudo: que a verdade objectiva das imagens não se sobreponha a erros clamorosos dos homens do apito ou a descritivos subjectivos de um qualquer relatório.

Uma palavra ainda para os nossos Sócios e adeptos e para o final do jogo que acabou com uma pesada derrota por 0-5 com o Manchester City FC:

“É dia de Jogo, toda a gente sabe que eu vou
Andar nas rulotes e cafés
O Sporting apoiar no estádio a cantar
E p'ra semana cá estou outra vez”.

Depois do resultado em causa, ver mais de 45 mil pessoas a apoiar a equipa daquela forma só está, de facto, ao alcance da melhor massa associativa do mundo. Arrepiante.»

***

Faltam dois anos para o final do mandato dos actuais Corpos Sociais da FPF, de que faz parte esse abominável Conselho de Disciplina, liderado pela excelsa, mui prendada e indefectível adepta dos lampiões e sempre complacente, também e nas horas vagas, dos "morcões lá do Norte", a inefável  Dona Xepa.

Desde 1989, com o fim do mandato de Silva Resende, e já lá vão mais de três décadas que a cadeira da presidência de FPF vem sendo sucessivamente ocupada por personalidade afectas ou ao SL Benfica, ou ao FC Porto! Será da mais elementar justiça que se aproxime a hora de ao Sporting voltar a assistir o direito de colocar nesse importante lugar outra figura da estirpe do saudoso Silva Resende, em nome da competência, da isenção, do equilíbrio e de um verdadeiro fim da impunidade que há mais de trinta anos tomou de assalto o futebol português...

Tudo começará por aí. E só não acontecerá, se Sporting CP e SL Benfica não quiserem. Nesse ponto - e só nesse ponto, depois de extirpados todos os restantes e inconfessáveis objectivos! -, Rui Gomes da Silva terá razão na "carta aberta aos adeptos do futebol (e não da impunidade)"!...

À atenção de Frederico Varandas!...

Leoninamente,
Até à próxima

Quem acredita na Justiça?!...


Que ponham mão nisto

«Hoje tem nas mãos uma edição cheia de notícias. Na manchete fica a saber que o clássico vai ter consequências diferentes das habituais. O Estado português parece ter acordado para a vida e as autoridades vão querer falar com quem andou a fazer tristes figuras no Dragão. Mas as conversas serão em tribunal. Não estou a ver daí grandes consequências, mas é bom saber que há alguém que quer por ordem nisto.

De quem ainda não temos notícias é do FC Porto e da empresa de publicidade cujos empregados agrediram jogadores. Para um jogo que ocorreu sexta-feira parece impossível tanta passividade perante o que o País viu. É esta conivência com a violência que o Estado português tem de travar. Os jogadores já estão castigados. Pepe e Palhinha até arriscam uma punição exemplar apenas porque escolheram os alvos errados. Já quem estava de fora e agrediu jogadores continua a rir-se. Até agora, o crime compensa.

Sabemos também que João Pinheiro admitiu o erro com Coates mas não pediu desculpa. Pena. Já o observador parece que lhe aponta muita coragem. Deve ter sido por isso que deixou Feddal estar sentado dentro de campo mais de 5 minutos. E o amarelo não foi o único erro. O juiz não foi o culpado da vergonha, mas não façam de nós parvos.»

Quem acredita na Justiça?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Heil Pinto da Costa!...


A legião azul

«Não é segredo que o FC Porto tem uma concepção eminentemente belicista do desporto, encarando cada confronto numa óptica de hostilidade guerreira, com contornos quase existenciais.

Privado de qualquer dimensão ética, o desporto perde o seu fascínio olímpico e transforma-se numa psicose obsessiva de vitória a qualquer preço.

Durante anos, este lado lunar do FC Porto, foi olhado com injustificada tolerância por parte de quem tinha o dever de agir. No fundo, o clássico apedrejamento do autocarro adversário na ponte da Arrábida, a criolina no balneário, o guarda Abel, os cartazes da Carolina Salgado e outros afloramentos, eram vistos como excessos de virilidade competitiva, mas desculpáveis à luz da saloiice crónica de quem olha para o país, como se ainda houvesse cristãos e mouros.

Só que o bichinho que mordiscava, transformou-se num monstro.

É preciso ter uma visão doentia do desporto, para arregimentar gente exterior a qualquer desafio e cuja razão da presença é apenas e só prestar o serviço para que foram contratados. A incendiária intervenção no jogo de apanha-bolas, seguranças e arrumadores de publicidade, todos em uníssono molestando física e verbalmente os jogadores do Sporting, em articulação que não era de modo algum espontânea, fez-me irresistivelmente lembrar um campo de batalha, com o general, lá do alto, a fazer avançar a sua infantaria.

Tenho defendido que, por forças dessas e doutras circunstâncias, passam-se coisas nas Antas/Dragão, que não ocorrem em mais campo nenhum do país. Os níveis de intimidação que ali são praticados e infelizmente consentidos, condicionam objectivamente a arbitragem e os adversários e isto traduz-se em resultados.

O garantismo da nossa justiça desportiva, vai provavelmente desfasar e amortecer a aplicação de qualquer sanção, se é que, a máquina branqueadora que já está em curso, não surtir, entretanto, os seus efeitos.

Em qualquer campeonato, o Dragão seria preventivamente interditado. Neste país de brandos costumes, porém, o que releva é o empurrão do Tabata, ou a fantasiosa provocação do Adán e siga a marinha.

Baptista-Bastos escreveu que "o fascismo nunca experimentou inibições lógicas ou morais: valeu-se de tudo, sem pudor, para se perpetuar no poder e rudemente impor a desvalorização do ser humano."

Ao ver aquele efectivo paramilitar a evoluir no relvado, pensei, confesso, na legião azul.»

Arriba "foculporto"...

Heil Pinto da Costa!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Ó Gomes da Silva anda cá ver isto!!!...



«O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anunciou a revogação do castigo aplicado a Miguel Braga, Director de Comunicação do Sporting, após críticas deixadas a respeito de jogos de Benfica e FC Porto. Em causa está uma suspensão de 38 dias aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), bem como uma multa de 6.380 euros, ao responsável pela comunicação do emblema de Alvalade.

"Os árbitros têm medo de tomar decisões que prejudiquem Benfica ou FC Porto. A percepção que tenho é que os árbitros têm medo de, em caso de dúvida, tomarem certas decisões que possam prejudicar o Benfica ou o FC Porto [n.d.r.: a referir-se ao facto de Romário Baró não ter sido expulso na deslocação do FC Porto ao terreno do V. Guimarães]". (...) "É preciso perder o medo de ir contra o poder instituído, que é representado pelo Benfica e o FC Porto", afirmou então Miguel Braga a 4 de Janeiro de 2021, nas redes sociais bem como no programa 'Raio-X', ao canal do Sporting. Também o clube havia sido sancionado com 20.910 euros de multa.

Tanto Miguel Braga como a SAD leonina pediram a anulação da sanção por a decisão ultrapassar o prazo de instrução, ainda que o TAD tenha revogado o castigo por outro motivo. "Considera este Tribunal Arbitral que o exercício do direito à crítica e à liberdade de expressão pelo demandante Miguel Braga, não teve como consequência a violação do conteúdo essencial do direito à honra e ao bom nome nem do princípio da dignidade da pessoa humana que assiste as visados, razão pela qual não se justifica a punição disciplinar que lhe foi aplicada", é explicado.

De resto, apesar do comunicado, esta decisão do TAD é passível de recurso por parte da FPF.»

Mais uma "tremenda vitória" para a Dona Xepa na sua persecutória e  tenebrosa saga contra o Sporting CP!...

Ó Gomes da Silva anda cá ver isto!!!...

Leoninamente,
Até à próxima