quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agora digam que só há desunião !!!...



«Face aos lamentáveis acontecimentos de hoje (31/01/213), no Estádio José Alvalade, durante a conferência de Imprensa promovida pela Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, vêm os signatários repudiar de forma veemente o ocorrido, condenando qualquer tipo de violação das mais elementares regras de conduta democrática e cívica que devem estar sempre presentes no Sporting Clube de Portugal.

Vêm ainda os signatários apelar à calma e serenidade de todos os Sportinguistas, permitindo que a Mesa da Assembleia Geral cumpra a sua missão de acordo com o que lhe é estatutariamente imposto e que a legitimidade da audição dos sócios do Clube decorra com a normalidade exigida pelos valores que todos representamos.

Bruno de Carvalho
José Dias Ferreira
Pedro Baltazar
Sérgio Abrantes Mendes»


Revejo-me nesta atitude dos ex-candidatos às eleições do Sporting Clube de Portugal. Há um diferença colossal entre este comunicado e o que foi emitido pelo Conselho Directivo !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Para a rua, que é a casa dos cães !!!...

 

Acompanhei cá no Norte onde nasci e vivo, a conferência de imprensa e a posterior sessão de esclarecimento aos sócios do Sporting Clube de Portugal, por parte da Mesa da Assembleia Geral, democraticamente eleita nas últimas eleições e ainda legitimamente em funções. E quero aqui expressar a minha profunda vergonha pelos acontecimentos ali ocorridos na segunda parte do evento.
A transmissão em directo levada a cabo pelo site do Clube, teve de ser interrompida por um tempo demasiado alargado, face ao que notícias posteriores assim viriam a reportar:  "... A sessão de esclarecimento dos membros da Mesa da Assembleia Geral do Sporting aos sócios começou por não ser pacífica, tendo sido chamada a Alvalade a polícia de intervenção rápida para serenar os ânimos entre os sportinguistas. Tudo isto depois de Daniel Sampaio, vice-presidente daquele órgão, ser agredido com ovos, gerando-se a confusão e o confronto verbal entre associados. Alegadamente, havia elementos afetos a claques do clube na sala onde decorria a sessão e terão sido eles os responsáveis pelo arremesso de ovos...", rematada com o desfecho final, "... Com a presença de uma força policial foi possível, algum tempo depois, evacuar da sala os causadores dos distúrbios, sendo retomados os trabalhos na sessão de esclarecimento aos sócios sportinguistas.".
Numa outra local pudemos apreciar mais pormenorizado desenvolvimento, que refere que, "... A PSP identificou 15 de 70 elementos presentes no auditório do estádio de Alvalade, segundo disse a "A Bola" fonte que presenciou o ocorrido. Registaram-se ainda insultos entre sócios...".
Como sportinguista sinto uma vergonha sem medida e não preciso que me assobiem para beber água. Todo o universo sportinguista sabe a que organização pertencem os 15 energúmenos identificados e a soldo de quem actuam. Que uns e outros não pretendam tapar o Sol com a peneira, como bem ilustra o eloquente comunicado emitido pelo Conselho Directivo momentos depois. O lobo vestindo a inocente pele de cordeiro.
Entendo existir apenas uma forma de limpar a honra de todos os sportinguistas que hoje se sentiram atingidos e vilipendiados: quando passarem os "ventos ciclónicos que fustigam Alvalade" e a grande nação leonina, voltar a ter o privilégio de um Conselho Directivo em que se reveja, que seja esse mesmo orgão social, usando da prerrogativa que os estatutos lhe conferem, a convocar uma imediata AGE, com um ponto único de ordem de trabalhos, discussão e votação da expulsão do Sporting Clube de Portugal, dos 15 sócios hoje identificados pela PSP. Para a rua, que é a casa dos cães, que envergonham a família sportinguista!!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima



 

À espera de um milagre...

Por que é que os incompetentes não sabem da sua incompetência?!...

 
Este efeito é o chamado Dunning-Kruger e o seu princípio é de que aqueles com as piores performances, são os menos conscientes da sua incompetência.
 
27/06/2012
 
  
Esperar para ver se o amadorismo compensa! É assim o Sporting de hoje! Não há nada que não nos aconteça! Porque tudo é feito em cima do joelho! No espaço de apenas alguns dias, dois atletas viram as sua expectativas defraudadas. Paulo Henrique apesar de agradado com a ideia de vir para Alvalade, viu-se obrigado a continuar na Turquia por inépcia dos dirigentes leoninos. Agora o nosso ídolo Marius Niculae, que voou de Murcia para Lisboa, com a alegria a bailar-lhe no coração, poderá ser obrigado a voltar à origem ou, a ser inscrito pelo Sporting, a não poder dar a sua contribuição ao clube do seu coração até final desta época, apenas porque imperou um amadorismo atroz nos responsáveis do Clube, como aqui é claramente dissecado.
O próprio Sporting dá conta neste comunicado, de que terá sido avisado pelo advogado do jogador, da situação melindrosa em que este se encontrava, dado ter pretensamente alinhado por dois clubes na presente época. Mas o processo teve luz verde para avançar e avançou. Porque alguém pretendeu tapar o Sol com uma peneira. Porque alguém arriscou de forma confrangedoramente amadora, uma tábua de salvação neste último dia de abertura do mercado. Agora vão ficar, Marius Niculae e os adeptos do Sporting, à espera de um milagre de um qualquer santo padroeiro dos incompetentes, quando nem sequer se sabe o nome do santo.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

Quando se é Sportinguista !...

Quando se é Sportinguista !...

Quando se é Sportinguista, larga-se tudo para responder à chamada do clube do nosso coração.
Quando se é Sportinguista, pode-se jogar em qualquer outro clube, porque a vida actual assim o exige, mas há sempre uma cláusula de salvaguarda de valor residual, que nos permite ir a correr ao encontro do nosso amor.
Quando se é Sportinguista, fazem-se 700 km a pé, de bicicleta, de automóvel, de combóio ou de avião e no tempo que demora a queimar um fósforo, responde-se presente na Porta 10A.
Quando se é Sportinguista, não se faz depender o regresso a Alvalade, de valores materiais incomportáveis com as possibilidades económicas do Sporting, porque um só dia em Alvalade vale mais que todos os contratos milionários do mundo.
Quando se é Sportinguista, os olhos brilham e o sorriso estampa-se no rosto sempre que se regressa a casa.
Quando se é Sportinguista, alcança-se a felicidade, só por pensar em vestir a gloriosa camisola das listas verde e brancas.
Quando se é Sportinguista, a idade pouco importa, porque se rejuvenesce e recupera-se a alegria já vivida em tantos golos, vitórias e títulos.
Quando se é Sportinguista, faz-se apenas e tão só, aquilo que fez Marius Niculae!
 
Estarei em Alvalade no teu primeiro jogo, Marius Niculae! E em todos os que se seguirem! Para te ver e aplaudir!
Obrigado por seres Sportinguista, Marius Niculae !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

ÚLTIMA HORA: Marius Niculae, já está em Lisboa!...

 
 
 Niculae já está em Lisboa!!!...          
 
 
 
            


Muitos golos de Marius Niculae!...
Alguns, orgulhosamente, de leão ao peito!...


Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O regresso de Marius Niculae ?!...

Eram nossos e amigos! Hão-de regressar! Nem que seja um de cada vez !!!...

Desde que no final da época de 2004/2005, Marius Niculae deixou o Sporting e rumou ao Standard de Liège, sempre que na imprensa surgia uma entrevista e o tema abordado era o Sporting, os seus olhos  brilhavam e as suas palavras falavam de um amor que ficou para sempre.
Em cada eleição para o melhor jogador do mundo, Niculae sempre definiu muito claramente que Cristiano Ronaldo era o que merecia mais. Sempre foram muito amigos.
Fala-se que Marius Niculae vai regressar ao Sporting. Definitivamente. Para acabar a sua carreira em Alvalade. Sei bem que tem 31 anos. Sei bem que já não será o Niculae que tanto aplaudimos. Mas será sempre o Niculae que nos ficou no coração.
Dizem por aí que na ausência de voo, pegou num carro em Murcia e está a caminho de Alvalade. Cá te espero Niculae! Como se espera o ídolo que sempre foste para nós. Quero lá saber do resto.  Quero lá saber se tens 31 anos. Eu quero é ver-te pisar a relva de Alvalade e aplaudir-te com alegria na bancada. O futebol não são apenas os golos que possas marcar ou não. O futebol é paixão, nunca será razão...
Volta Niculae. Alvalade é a tua casa !!!...
 

Anos                  Clubes                     Jogos     Golos       
19962001
20012005
20052006
2007
20072008
20082012
2011
2012
Roménia Dínamo Bucureste
Portugal Sporting
Bélgica Standard de Liège
Alemanha Mainz
Escócia Inverness
Roménia Dínamo Bucareste
Grécia Kavala (emp.)
Roménia Vaslui
0123 000(63)
0076 000(20)00

    26 0000(5)
0006 0000(0)
0038 000(10)
0108 000(46)
0012 0000(4)
0018 000(11)



Títulos
Roménia Dínamo
Portugal Sporting

Leoninamente,
Até à próxima

O Sporting não permite fases de aprendizagem !!!...

José Couceiro defende que o Sporting precisa de um rumo...
 
“... Quem dirige tem de ser uma equipa forte e coesa. Os credores têm de continuar a ser parceiros para que não haja problemas de tesouraria, o resto tem a ver com política desportiva, coragem para tomar decisões. Não acredito em soluções externas, que não conheçam o core business da empresa que gerem. O Sporting não é um clube que permita que se possa andar em fases de aprendizagem...”.

Elementar, caros sportinguistas. Elementar e lapidar !...

Leoninamente,
Até á próxima

Porca miséria !!!...

Tolunay Kafkas, o novo treinador do Trabzonspor, também não gosta do Sporting...
 
"Comme d'habitude", a nós sportinguistas, já nada se nos afigura estranho ou poderá surpreender!...
O jornal "O Jogo" começou logo pela manhã a colocar reticências na vinda de Paulo Henrique para Alvalade e aqui, às 15.18, informou os seus leitores que o jogador brasileiro "fica na Turquia"!
Ao ler as notícias desencontradas que pululam por aí, fica-se com a sensação de que o Sporting terá desperdiçado o "timing" correcto, que deveria ser sempre anterior à substituição do técnico. Agora, o novo treinador do Trabzonspor, Tolunay Kafkas - sugestivo! - vetou a transferência.
Conhece-se pouco sobre o valor de Paulo Henrique, para especular sobre se este inêxito do Sporting na tentativa de o trazer para Alvalade, poderá ser rotulado de importante ou nem por isso. Mas que a sensação que fica se assemelha a mais uma derrota, que venha o mais pintado negá-lo!
"Comme d'habitude", teremos de nos conformar, assim como com a nega de um tal Vitor Magalhães, presidente do modesto Moreirense a caminho da II Liga e ficar sem o concurso de Nabil Ghilas, de nada valendo a cedência do nosso B, Jorge Chula. O mundo é dos espertos e nós em Alvalade continuamos a cultivar uma estupidificante burrice. No final da época virá a desculpa "esfarrapada" que o Sporting tinha o direito de preferência sobre o argelino, mas que houve um outro clube qualquer, ou não tão qualquer como isso, que ofereceu mais 10 mil euros. Estou mesmo a ver que acabaremos por aproveitar as "espinhas" do repasto do dragão e fazer o negócio do defeso com um Kleber qualquer, em quem absolutamente ninguém estará interessado, por uma pipa de massa. Porca miséria !!!...
 
Leoninamente,
Até á próxima

Comme d'habitude ...




Mais vale cair em graça, do que ser engraçado! Bruno Pereirinha nunca caiu em graça perante nenhum treinador do Sporting desde que passou a fazer parte do plantel principal. E nunca terá sido também um jogador "engraçado". Nem sequer para os adeptos.
Paulo Bento colocou-lhe o rótulo de "polivalante" e isso deve ter sido determinante para que o jogador nunca se definisse. Passou sempre por entre os pingos da chuva. Foi cumprindo conforme pôde e soube o que sempre lhe foi pedido, sem nunca entusiasmar, nem a si próprio.
Aplauso para o seu irrepreensível comportamento enquanto profissional e atleta do Sporting. Sempre soube afastar-se de polémicas e confusões e preferiu, ao invés de tantos outros, a reserva e o silêncio.
Vai para a Lázio e oxalá possa encontrar um treinador que o compreenda e potencie algumas das qualidades que evidenciou no Sporting. Que tenha toda a sorte do mundo.
A julgar pela "aragem" que ainda parece soprar lá pelas bandas de Alvalade, é bem provável que as coisas ainda não fiquem por aqui. E seria bom que assim fosse. Ainda haverá alguns a "passear" pelos corredores. Sobre o tão desejado Paulo Henrique, as notícias são tão contraditórias entre os três jornais desportivos, que estou em crer que, nem o pai vem, nem a gente almoça!...
"Comme d'habitude", diriam a bonita Mireille Pathieu e o saudoso Claude François! A nós sportinguistas, já nada nos é estranho e poderá surpreender!...
 
 
Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ficamos à tua espera, Sara Ribeiro !!!...

 
 
Esta notícia deixou-me triste e preocupado. Não por motivos desportivos. Sinto a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal, animicamente estruturada para responder à ausência seja de quem for. O que me preocupa é a pessoa, a mulher de valor que é a Sara Ribeiro. Ninguém convive bem com as partidas que a saúde por vezes nos prega. Mesmo quando é tremendamente forte como é a nossa leoa Sara.
Aqui estamos Grande Leoa! Solidários, amigos e sempre disponíveis para te ajudar seja no que for. Nem que seja apenas com palavras de estímulo. Mas é preciso que saibas que estaremos sempre contigo para tudo o que for preciso.
Não tenho dúvidas de que vais vencer mais este desafio. Como já venceste todos os anteriores, sem lhes medir a dimensão, o modo e o tempo em que se te depararam e sem alguma vez te interrogares sobre o esforço que te foi pedido. Vais vencer e ponto final!
Ficamos à tua espera, Sara !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Nem é preciso ensiná-lo, ele já sabe!...




Então este golo de Paulo Henrique, ainda terá para nós, sportinguistas, um significado muito mais profundo e prometedor. Quando é que o rapaz chega a Lisboa?!...

Leoninamente,
Até á próxima

Entre Hulk e Derlei, que venha depressa !...




Começam a ser conhecidas referências mais consistentes sobre o avançado, Paulo Henrique, que o Sporting pretende contratar aos turcos do Trabzonspor.
Frederico Pena da Traffic, empresa que agencia a carreira do brasileiro, afirma que Paulo Henrique é um Hulk em potência: «As características dele são semelhantes às do Hulk, inclusive ele também é natural da Paraíba. É um jogador extremamente forte, impressiona o seu físico, parece um halterofilista, é veloz e faz golos de qualquer maneira: pé direito, esquerdo, cabeça, bunda, peito. A bola bate nele e entra».
Já Carlos Carvalhal, tem uma impressão um pouco diferente de Paulo Henrique: «Ele não é o protótipo de um ponta de lança. É mais um avançado que pode jogar nas alas, um bom finalizador. É um bom reforço para o Sporting. As suas caraterísticas têm tudo para dar certo em Portugal. Quando olhava para ele, via um pouco do Derlei...».
Dizem que a virtude estará sempre no meio. Nesta condição, se vier a concretizar-se a sua vinda para Alvalade e Paulo Henrique for um misto entre Hulk e Derlei, até que o Sporting não ficaria nada mal servido.
No vídeo apresentado acima, está o exemplo da jogada que Wolfswinkel nunca conseguiu concretizar. Pode ser que se vierem a jogar juntos, tenhamos a suprema alegria de nunca mais assistirmos aos desperdícios que nos tem dilacerado a alma..
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

Os "flops" do Lopes e Paulo Henrique...

 

Nas suas edições de hoje, os três jornais desportivos e sites de referência na internet, apontam como previsível reforço para o Sporting Clube de Portugal o jogador brasileiro Paulo Henrique.
Com seis epocas no futebol europeu, o ponta de lança pode chegar a Alvalade por empréstimo até ao final da temporada, com opção de compra do Sporting no final desse período.
Com excelente estampa atlética, 1.85/80 kg, Paulo Henrique destaca-se pela disponibilidade física que empresta ao jogo e pela excelente progressão com bola pela zona central, um perfil que por norma encaixa bem no futebol português. Prestes a perfazer 24 anos - 13 Março 1989 -, será um jogador para entrar de imediato nas contas do professor Jesualdo Ferreira, sem necessidade do habitual período de adaptação. É apontada como possível a sua chegada durante o dia de hoje a Lisboa. Vamos aguardar a confirmação da chegada do tão desejado D. Sebastião, depois dos sucessivos "flops" que temos constatado no reinado do Lopes.

Leoninamente,
Até à próxima

Com esta gente o Sporting tem futuro !...





Eu acredito no futuro do Sporting ! Com esta gente o Sporting tem futuro !...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Três em cada jogo seriam suficientes ?!...

 

Pode ser apreciada aqui, a melhor frase que me foi dado apreciar nos últimos tempos sobre o nosso ponta de lança, Ricky van Wolfswinkel: "... Se os "noves" esperassem todos que a bola lhes caísse no lugar onde estão, as equipas precisavam de jogar com 3 em cada jogo.".
O holandês protagonizou uma razoável época no primeiro ano de leão ao peito. Esforçado e concretizador, teria muito provavelmente chegado aos 40 golos e proporcionado ao Sporting o acesso à Liga dos Campeões, se já não transportasse em si limitações quase inultrapassáveis.
Na época que vem decorrendo, já provocou com falhanços, desconcentrações, inabilidade ou falta de jeito, técnica ou instinto matador, bem mais decepções que as alegrias com que nos contemplou a época pretérita, ao mandar a bola beijar o véu da noiva por 25 vezes.
É um desastre no jogo aéreo proporcionado pelos lançamentos longos do guarda redes, defesas ou médios. Contam-se pelos dedos de uma só mão, ao longo de uma época inteira, os lances que ganha nestas circunstâncias e que deveriam propiciar a construção de ataques. Seria espectável que amortecesse a bola com o peito ou os pés ou a desviasse de cabeça e a entregasse em boas condições a um companheiro. Salta invariavelmente a destempo e de olhos fechados e é sistemáticamente batido por adversários com menos 20 centimetros que ele.
É um desastre no posicionamento, nas imediações ou dentro da pequena área, sendo incapaz de adivinhar os locais onde os companheiros presumivelmente colocarão a bola: ou está adiantado, ou atrasado, ou se desloca mais para a direita ou para a esquerda.
É um desastre na concretização, em situação de isolado perante o guarda redes adversário, não conseguindo corresponder em mais de 10% das situações em que é desmarcado pelos companheiros, rematando-lhe invariavelmente contra o corpo ou ao seu alcance, não revelando técnica ou discernimento para picar a bola ou desenvolver outra qualquer acção que resulte em golo. 
É um desastre o seu jogo de cabeça em zonas da pequena área e com o guarda redes próximo, de que o melhor exemplo será o lance dos 90+3 minutos do jogo com o Vitória de Guimarães.
Concordo inteiramente com o Leão de Alvalade, na frase que citei acima: o Sporting precisaria de 3 Wolfswinkels, para varrer toda a frente de ataque.
Quando relembro os golos impossíveis marcados por Manuel Fernandes, Jardel e Liedson, sinto uma amargura sem medida perante as sistemáticas falhas do nosso "lobito coitadito"! Quando o vejo falhar penalties sobre penalties e aprecio a (des)evolução que tem patenteado nas mãos de sucessivos treinadores, vejo-me a perguntar incrédulo a mim próprio, se "o defeito é do cu ou das calças"! Eu até gosto do menino, pelas qualidades de carácter que aparenta e pelo irrepreensível comportamento e profissionalismo que tem exibido em quase dois anos de leão ao peito. Mas estamos a falar de afectividade ou rendimento?! O que pensará o professor Jesualdo Ferreira ?! Muito eu gostava de saber !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Rápidas melhoras Leoa !...

Rápidas melhoras Leoa!...


Apenas há alguns minutos, veio ao meu conhecimento, mais uma convincente vitória das nossas leoas do basquetebol. Foi um categórico e expressivo triunfo por 61-26, ante o Náutico de Abrantes, em encontro hoje realizado no Pavilhão da ES do Lumiar.
Soube também da ausência por doença da nossa Sara Ribeiro, que se encontrará hospitalizada e a quem desejo rápido restabelecimento e um regresso tão breve quanto possível.

Leoninamente,
Até à próxima

Aí está o 5º lugar !!!...

 

Hoje assisti a uma boa primeira parte do Sporting e ás limitações habituais no período complementar.
Vi uma equipa mais segura defensivamente, mais dinâmica e agressiva e com um caudal ofensivo ligeiramente superior, se bem que ainda muito distante de conseguir determinar o respeito e o condicionamento da resposta adversária.
Continuo sem perceber o que está Xandão a fazer nesta equipa e, já agora, o seu companheiro holandês na zona central. Nenhum representa aposta de futuro, nem a sua utilização poderá representar intenção de acautelar ganhos espectáveis, seja qual for o prazo futuro. O primeiro regressará no final da época ao Brasil com a modéstia que trouxe para Alvalade e o segundo, cumpre o programa de reforma que os mentores da sua contratação lhe ofereceram, jogando meio jogo e descansando três, enquanto os jovens da nossa Academia deveriam ser chamados em todos os jogos, para cometer os erros de crescimento, sem os quais ficarão preparados para as divisões inferiores.
Para quem chegou ontem, os laterais fizeram um excelente jogo e nem se deu pela mudança. Rinaudo encheu o campo, forte na recuperação e o melhor de todos no passe. Carrillo protagonizou o maior momento da noite aos 19 minutos naquele remate à barra e assim continuou até final da primeira parte. Depois apagou-se como já nos habituou e ninguém ainda soube explicar porquê, apagando-se com ele o jogo ofensivo leonino. Wolfswinkel fez um bonito golo, esforçou-se, mas vai ter de me explicar melhor, como se falha aquele golo aos 90+3 minutos. Assim, não ajudará muito a estratégia do Presidente.
Não sei quantas oportunidades teremos mais para ganhar três pontos ao Braga. E com a goleada e o bom futebol que se vai praticando lá pelas bandas da capital do móvel, parece-me que apenas nos sobra no catálogo o 5º lugar.
Ainda faltam quatro dias! Bem conversadinho, ainda poderemos ver partir mais alguém, dos muitos que andam a passear em Alvalade. E já que o Moreirense parece ter o destino traçado, que venha de lá o Nabil, que talvez ainda nos fizesse um enormíssimo jeitão.
Amanhã poderá ser um dia grande ou pequeno, conforme a óptica. O que tiver que ser, que seja. Não gosto de croquetes e de melões, só depois de os abrir. Uma questão de gosto pessoal. Do que eu gosto mesmo é do... SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vão cair, Carmo, Trindade e os Mastros de Alvalade !...

 

Pedro Baltazar com futebol
 
EX-CANDIDATO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA A COMISSÃO
 
Sábado, 26 Janeiro de 2013 | 15:04
 
 
O antigo candidato à presidência do Sporting, Pedro Baltazar, surge como o nome mais forte para assumir o comando do futebol profissional do clube no caso de após a eventual queda dos actuais órgãos sociais ser criada uma comissão de gestão.
(in Record online)
 
Depois de toda a orquestração que colocou um ex-candidato derrotado nas últimas eleições, como cérebro e potencial beneficiado pela acção e consequências do movimento DAR RUMO AO SPORTING, agora surge esta notícia do "insuspeito" jornal Record, na sua edição online de hoje, em que alarga o leque de mentores e interessados.
Aumenta em cada dia o lote dos "diabos verdes" que pretendem "levar" o arcanjo Godinho Lopes para os "infernos da perdição" e o Sporting para o caos económico, financeiro e desportivo!...
Quem se seguirá ?! Talvez venham a cair, o Carmo, a Trindade e os Mastros de Alvalade!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

Maridos enganados, ou cornos mansos ?!...

Insuportáveis dores na testa !...


Quanto mais vão sendo desenvolvidos e conhecidos os contornos do "negócio" que envolveu  a transferência de Emiliano Insua para o Atlético de Madrid, mais se radicaliza em mim a ideia do papel de "maridos enganados" que os sportinguistas andarão a protagonizar há quase dois anos, senão mesmo há muitos mais, se pensarmos na "continuidade" que se instalou em Alvalade, desde que os destinos do Clube passaram para as mãos de um tal de José Roquette. Esta local do CM, ainda não desmentida por ninguèm, confirma a pedra no sapato que eu já aqui, admitia sentir.
Quantos mais terão sido os "negócios tenebrosos" que nos passaram ao lado?!... E quantos mais se nos colocarão no horizonte, ou mesmo à frente das  barbas, sem pudor e sem respeito,   ENQUANTO OS SPORTINGUISTAS NÃO DISSEREM BASTA ?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

O pensamento é livre. A sua expressão, nem sempre !!!...

 

Joãozinho é nome de jogador ! Era pior se fosse João Silva !... Muito pior, professor Jesualdo Ferreira, muito pior!... E não pelo prisma que pareceu pretender abordar. Por um outro, que ainda baila na nossa cabeça e de que... "não havia necessidade"!... Mas a ingratidão continua a morar no espírito dos homens pequenos. Não há nada a fazer!...
E nesta pedra que o Professor deixou nos nossos sapatos, "... Esperemos que não saia, mas se sair, estou certo de que chegará um jogador à altura do Ricky...", também ficou bem evidente que teremos de "pôr as barbas de molho". Nada que há muito não admita: esta maldita época de saldos está a dar cabo de nós! É o que dá termos um Presidente que não tem a mínima perspectiva de futuro e que ainda não conseguiu entender o que significa "entregar o ouro ao bandido"!...
Até se compreenderá a saída de Wolfswinkel. Nunca agora, que o seu valor, dada a péssima época que a equipa vem desenvolvendo e, por consequência, o rendimento do próprio jogador, atiraram a sua cotação para as malvas. No final da época e perspectivando-se a recuperação que todos desejamos e uma aproximação ao total de golos que conseguiu na primeira época, o seu valor subiria naturalmente e poderia vir a significar um encaixe diferente e bem mais substancial. Mas isso são raciocínios e decisões que Godinho Lopes, porventura, só poderia vir a conseguir levar a cabo, ao fim de uma "aprendizagem" de quatro ou cinco mandatos, se essa possibilidade lhe fosse concedida. Não há nada a fazer!...
Já nas considerações que teceu, relativamente às críticas que lhe foram feitas pelas palavras que proferiu acerca do momento actual da vida interna do Sporting, o professor Jesualdo Ferreira terá de reconhecer que, em nenhum caso e particularmente neste blog, ninguém alguma vez deixou de lhe reconhecer o seu legítimo direito de pensar o que lhe aprouver sobre todas as matérias que muito bem entenda. Já o mesmo direito não lhe assistirá, de expressar publicamente esse pensamento, quando sabe ou deveria saber, que se trata de um tema fracturante dentro do Clube que o contratou, apenas e tão só, para desempenhar funções específicas, seja de "manager", seja de "treinador de todos os treinadores".
O pensamento é livre, sim senhor. A sua expressão pública, nem sempre !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Está quase a troca feita !!!...



Está no site do Sporting, meus amigos! Não fui eu que inventei. Do plantel inicial, se bem se lembram,
- restam 17, (1) Rui Patrício, (12) Marcelo Boeck, (4) Xandão, (6) Boulahrouz, (15) Rojo, (41) Cedric, (8) Schaars, (11) Capel, (20) Labyad, (21) Rinaudo, (23) Adrien, (25) Pereirinha, (28) André Martins, (7) Jéffren, (9) Wolfswinkel, (16) Viola, (18) Carrillo.
- entraram 3 em Janeiro, (22) Ventura, (13) Miguel Lopes, (5) Joãozinho.
- subiram 9 da equipa B, (32) Vitor Golas, (19) Arias, (34) Tiago Ilori, (40) Pedro Mendes, (47) Esgaio, (54) Eric Dier, (49) João Mário, (87) Betinho, (90) Zézinho.
- saíram 6 à procura de melhor sorte, Gelson, Carriço, Izmailov, Pranjic, Elias e Insua.

Vai uma azáfama em Alvalade! Quem me diz o valor correcto da "poupança" em que se traduziu toda esta tumultuosa campanha de Godinho Lopes e do professor Jesualdo Ferreira, durante este inesquecível Janeiro?! Há-de ser muito difícil, porque o segredo é a alma do negócio. Mas com a saída de seis pesos pesados e a entrada de 3 mais levezinhos, sempre se há-de ter poupado alguma coisa. Se o presidente Godinho Lopes tivesse o hábito de passar por aqui, ainda podíamos ter a sorte de conhecer um númerozito, mesmo que apenas arredondado. Assim, continuaremos a viver das ilusões e das especulações que hão-de aparecer por aí.
Porém, haja calma nas hostes leoninas, que ainda faltam seis dias! E muita água pode ainda correr por debaixo das pontes.
Mas onde eu queria chegar desde o princípio, era precisamente à analogia entre esta surpreendente "cambalhota", ou reviravolta, ou inflexão, ou correcção de rumo, ou "recurso aflito", ou como lhe queiram chamar, de Godinho Lopes e a curiosa sugestão que todos apreciámos por aí na blogosfera sportinguista, quando o disparate estava no auge, de trocar a equipa A pela equipa B. Pois amigos, repararam que o presidente Godinho Lopes, parece que ouve mesmo os sócios ?!...
Está quase a troca feita !!!...

Leoninamente,
Até à próxima
 

Quando teremos a felicidade de ter um Presidente a sério?!...

 


Mais 2.818 Euros que o Sporting Clube de Portugal terá de pagar, por conta do que a "franja de adeptos do costume", destruiu selvaticamente no Estádio do Jamor, a 20 de maio de 2012!...
Era um exercício interessante, poder contabilizar as muitas centenas de milhar de euros de prejuízo, que essa gente que nos envergonha, já originou ao Clube, na mais completa impunidade e perante a inexplicável complacência de todos os dirigentes do Sporting há mais de 30 anos!
Quando se assiste a sucessivas campanhas para angariação de sócios, de que a actual será um excelente exemplo, gostava que alguém me explicasse, como pode haver motivação nos adeptos, que sistematicamente dão conta do destino do seu dinheiro e do seu sacrifício, só para que as costas de alguns continuem a andar comodamente "quentinhas e protegidas"!...
Quando é que teremos a felicidade e o orgulho de ter um Presidente a sério, com os ditos no sítio!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Continuam os saldos !...



Afinal, a viagem de Eliliano Insua foi bem mais curta: não atravessou o Atlântico, mas aí vai ele até Madrid. Sempre é mais perto e "... el club rojiblanco y el Sporting de Portugal han llegado a un acuerdo para el traspase del lateral izquierdo...".
Os "colchoneros", de posse de todo o "dossier Grémio de Porto Alegre", facilmente se terão apercebido que esse negócio terá abortado devido às dívidas do Sporting para com o jogador e terão resolvido a questão, como se resolvem todas as questões em que o vendedor está com a corda na garganta.
Tenho fundadas dúvidas sobre se alguma vez chegaremos a saber os números que envolverão mais um "negócio" de Godinho Lopes. Teremos de aguardar pelo comunicado do Sporting à CMVM, mas algo me diz que ainda andarão por aí restos de um outro "negócio", o de Elias, obviamente.
Teremos de aguardar também pelo próximo negócio. Andam nuvens no ar e esta "chuva" parece não nos querer largar. O que mais nos estará para acontecer ?!...
E Fevereiro nunca mais chega!!!...

Leoninamente,
Até à próxima
 
 
 

 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como é que se esquece o que se ama ?!...

 

Como é que se Esquece Alguém que se Ama?!!!...
 
Como é que se esquece alguém que se ama? Como é que se esquece alguém que nos faz falta e que nos custa mais lembrar que viver? Quando alguém se vai embora de repente como é que se faz para ficar? Quando alguém morre, quando alguém se separa - como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já lá não está?
As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar. É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre. Podem pôr-se processos e acções de despejo a quem se tem no coração, fazer os maiores escarcéus, entrar nas maiores peixeiradas, mas não se podem despejar de repente. Elas não saem de lá. Estúpidas! É preciso aguentar. Já ninguém está para isso, mas é preciso aguentar. A primeira parte de qualquer cura é aceitar-se que se está doente. É preciso paciência. O pior é que vivemos tempos imediatos em que já ninguém aguenta nada. Ninguém aguenta a dor. De cabeça ou do coração. Ninguém aguenta estar triste. Ninguém aguenta estar sozinho. Tomam-se conselhos e comprimidos. Procuram-se escapes e alternativas. Mas a tristeza só há-de passar entristecendo-se. Não se pode esquecer alguem antes de terminar de lembrá-lo. Quem procura evitar o luto, prolonga-o no tempo e desonra-o na alma. A saudade é uma dor que pode passar depois de devidamente doída, devidamente honrada. É uma dor que é preciso aceitar, primeiro, aceitar.



É preciso aceitar esta mágoa, esta moinha, que nos despedaça o coração e que nos mói mesmo e que nos dá cabo do juízo. É preciso aceitar o amor e a morte, a separação e a tristeza, a falta de lógica, a falta de justiça, a falta de solução. Quantos problemas do mundo seriam menos pesados se tivessem apenas o peso que têm em si , isto é, se os livrássemos da carga que lhes damos, aceitando que não têm solução.
Não adianta fugir com o rabo à seringa. Muitas vezes nem há seringa. Nem injecção. Nem remédio. Nem conhecimento certo da doença de que se padece. Muitas vezes só existe a agulha.

Dizem-nos, para esquecer, para ocupar a cabeça, para trabalhar mais, para distrair a vista, para nos divertirmos mais, mas quanto mais conseguimos fugir, mais temos mais tarde de enfrentar. Fica tudo à nossa espera. Acumula-se-nos tudo na alma, fica tudo desarrumado.

O esquecimento não tem arte. Os momentos de esquecimento, conseguidos com grande custo, com comprimidos e amigos e livros e copos, pagam-se depois em condoídas lembranças a dobrar. Para esquecer é preciso deixar correr o coração, de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar. 
 
Miguel Esteves Cardoso, in 'Último Volume'
Tema: Amor
 
Um hino ao amor! Um grito de revolta contra a eventual perda do que se ama! E a pergunta, sem resposta, de como se faz para esquecer! Um coração como o meu. Que ama como o meu. Que sente como o meu. Quero lá saber sobre os sujeitos dos seus amores. Serão naturalmente diferentes, eu sei que sim. Pouco conta isso agora. Porque o que abanou comigo, foram os seus sentimentos. Porque não haverá diferença entre os seus e os meus, quando não se sabe, ele e eu, como se faz para esquecer o que significou para nós, FELICIDADE?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Estou cheio de medo do Mr. Murphy...

A Aranha Verde e o apetite de tantos!...

Muito curiosa esta notícia! Então não é que em quase 6.000 adeptos do Barcelona, quase 30% gostariam de ver Rui Patrício em Camp Nou, agora que Valdés parece não pretender renovar pelo clube catalão!?...
Tudo bem. Aos adeptos do Barça, assiste-lhes todo o direito de terem as suas preferências e é uma honra enorme, para todos os sportinguistas e em especial para o nosso Marrazes, que o seu nome surja em primeiro lugar nas suas escolhas. Mas... entre o gostar de ter e o ter, vai uma "pancada" de milhões! Eu nem digo o valor da cláusula, para não me assustar! A menos que o Presidente do Sporting Clube de Portugal, em cima das "borradas" que tem feito ao longo de quase dois anos, tenha um choque frontal com a cabeça num dos "esmerados e lindérrimos" mastros verdes de Alvalade e decida completar o ramalhete de asneiras!
Estou cheio de medo do Mr. Murphy !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Obviamente, demita-se sr. Presidente !!!...

 

Depois do absurdo, falso e incompetente comunicado de ontem do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, que até os leigos em matéria jurídica, como este vosso companheiro leão, interpretaram como exemplar paradigma do desnorte que reina no orgão executivo de um Clube a caminho do abismo, eis que nos chega a resposta apropriada, de quem domina tão complexa como subjectiva matéria. NATURALMENTE !!!
Senhor Engenheiro Luís Filipe Fernandes David Godinho Lopes, para quê continuar a cavalgar a desgraçada mula "Rocinante", se nem Sancho e "rucio" lhe valem?!...
Obviamente, demita-se senhor Presidente !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 

Joãozinho, ponto final no assunto !...

Joãozinho, ponto final !... (in A Bola)
 
 
Não pretendo negar que apreciei a personalidade de João Carlos Reis Graça, na sua apresentação: «É Joãozinho, nem sei de onde veio essa notícia. Apenas li nos jornais. Toda a gente me conhece por Joãozinho, por isso ponto final no assunto»!...
Se nos entrasse pela porta dentro um qualquer desconhecido vindo do Brasil, fosse "jaquinzinho", "jacarézinho",  "ronaldinho" ou até "levezinho", seria recebido como craque, com nome de craque e não havia especulação jornalística de espécie alguma. No momento seguinte, quem se atrevesse, levaria com "Joãozinho, ponto final no assunto! Mas um clube que tem nas suas fileiras, um Pereirinha, um Zézinho e um Betinho, permitiu a especulação, pelas razões que todos conhecemos: "Um rei fraco faz fraca a forte gente!...".
No Sporting actual, ninguém parece gostar de pôr ponto final em nenhum assunto !...
 
Leoninamente,
Até á próxima
 

Desta água não beberei !...

 
 
Sem pretender fazer juízos de valor e jamais do carácter dos sportinguistas que se vão pronunciando sobre o momento actual do Sporting Clube de Portugal, convido todos aqueles que me dão o privilégio de passar por aqui, a apreciarem as declarações de Agostinho Abade, aqui e de Manuel Moura dos Santos, aqui.
O primeiro reflecte o equilíbrio, a ponderação e a justeza da opinião, que deveriam enformar as posições de todos os sportinguistas, independentemente do lugar que ocupem nas trincheiras leoninas.
O segundo, será o paradigma recorrente de uma oposição à descoberta de " um novo rumo para o Sporting", consubstanciado na defesa do "status quo" que lhe ditam os interesses individuais ou de grupo e no insultuoso assassínio do carácter de sportinguistas que, a fazer fé nas suas palavras, estarão colocados num  patamar que jamais conseguirá alcançar.
Os sinos tocaram a rebate lá para os lados da "brigada do croquete"! É doloroso assistir a esta luta fratricida. Mas até o mais violento dos temporais, acabará sempre por trazer alguns benefícios. Mais que não seja, determinará a construção de um futuro mais forte, capaz de resistir às inclemências da destruição actual a que vamos assistindo. E determinará também para todos os sportinguistas, a constatação e as certezas  sobre  quem jamais desejaremos ver, de perto ou de longe, ligados aos destinos do Sporting.
Desta água não beberei !...
 
Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cavando a sua própria sepultura !!!...

 
 O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal emitiu hoje um comunicado, em que dá conta de, segundo o seu entendimento, "O Comunicado hoje divulgado pela Mesa da Assembleia Geral consubstancia uma atitude que, no entender do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, viola claramente o que está estatutariamente definido para a convocatória de uma Assembleia Geral Extraordinária...".
Refere ainda o comunicado do CD, depois do habitual arrazoado que sistematicamente vem utilizando para justificar o seu doentio apego ao poder, que "... solicitou, com carácter de urgência, ao Conselho Fiscal e Disciplinar um parecer sobre os factos em apreço, aguardando serenamente a sua divulgação...".
Muito bem, o CD pode muito bem fazer tudo aquilo que lhe apetecer, que mais não é do que aquilo que tem feito ao longo do seu mandato, pouco se incomodando com os sagrados interesses do Clube.
E até poderão, todos aqueles que apreciem estas polémicas discussões académicas, admitir que o CFD dará um parecer favorável à pretensão do CD, de que a decisão anunciada pela MAG, viola as disposições estatutárias do SCP. E depois?!... Será que esse parecer terá alguma consequência impeditiva dos propósitos da MAG?!... Andamos todos por aqui a brincar, ou o CD pretende inverter a hierarquia de poderes dos Corpos Sociais do Sporting Clube de Portugal ?!... Continua a brincadeira, ou o CD apenas pretende introduzir uma torpe manobra dilatória ?!... Será que o CD é cego, ou pretende cegar os sportinguistas com mais este punhado de areia que lhes atirou para os olhos ?!...
É confrangedor assistir à irracionalidade com que este CD, vai cavando a sua própria sepultura !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Como dói a nudez do Rei Leão !!!...




A novela que Emiliano Insua, quem sabe se sem o querer, acabou por protagonizar, deixar-nos-á porventura, um sabor agridoce na boca. Por um lado, a doce sensação de continuarmos a contar com um jogador que, pese embora o estranho decréscimo de produção que vem evidenciando esta época, se comparada com a passada, continua a afirmar a sua satisfação e alegria pela permanência em Alvalade. Por outro lado, a amarga constatação das razões que, agora já sem margem para dúvidas, provocaram e não sei por quanto tempo mais hão-de continuar a fazer desta época, a mais dramática e desesperante de toda uma gloriosa história de mais de 100 anos: as avultadas e inimagináveis dívidas acumuladas, do clube aos seus jogadores.
Que ninguém pretenda tapar o Sol com a peneira! O acordo entre o Grémio de Porto Alegre, tanto com o Sporting, quanto com Emiliano Insua, foi completamente alcançado. A libertação do jogador ficou assim, apenas e tão só, dependente do pagamento do Sporting ao jogador, das dívidas há muito acumuladas pelo clube. E duas conclusões deverão ser inapelavelmente retiradas: o montante total será verdadeiramente assustador e não deverá dever-se a mensalidades regulares estabelecidas contratualmente. À boa maneira de outros dirigentes que acabaram por colocar os seus clubes nas distritais, Godinho Lopes terá enveredado pela esperteza saloia de pagar pontualmente os ordenados, para poder beneficiar do beneplácito de uma Liga que continua a percorrer caminhos permissivos e sintonizados com estas falcatruas, deixando de fora todas as outras regalias contratualmente previstas e claramente expressas.
Há muito que se suspeitava na família sportinguista, de que o "fenómeno" da miserável época que a equipa vem desenvolvendo, tivesse por suporte o descontentamento do plantel nesta matéria. Há muito que entre leões a situação era admitida e, em tom baixo, as poucas informações vinham circulando e alastrando. Mas da LIGA e da UEFA continuavam a chegar notícias tranquilizadoras de absoluta normalidade. Agora Insua, qual garoto ingénuo no meio do cortejo real, gritou:
O REI VAI NÚ ! E como dói a nudez do Rei Leão !!!...
 
 
Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Apenas com os dedos, nus e gélidos ?!...

                                                   
 
Curiosa e interessante esta análise! Se porventura viesse de um apaixonado sportinguista, "cobras e lagartos" lhe cairiam em cima. É bom que tenha vindo do "exterior" e que sirva de reflexão a todos quantos ainda vão defendendo o indefensável.
A "dica" veio do blog "SportingSempreGrandioso", cujo link por dever de justiça atrás vos deixo. Mas o assunto é demasiado importante e merece ter a máxima divulgação possível. Já no post anterior, usando de toda a minha benevolência, tinha deixado a minha impressão de que "mais vale tarde que nunca"! Mas a frieza de um analista exterior, destrói a minha boa vontade e diz-nos que não será uma questão de acertar tarde, mas... acertar. Será mesmo o "fecho da loja", que estará a ser preparado! Será o reconhecimento de um "projecto falhado"!
Até 31 de Janeiro, os sportinguistas deverão colocar "as barbas de molho", porque não será de admirar que por Alvalade, se verifique uma segunda edição do temporal do passado fim de semana. Oxalá a Lei de Murphy não nos conduza ao clímax do desespero e não desapareçam os poucos anéis que nos restam e fiquemos apenas com os dedos, nus e gélidos!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 20 de janeiro de 2013

Mais vale tarde que nunca, ou a chegada do bom senso ?!...



Mais vale tarde que nunca!... Depois de erros colossais que pouco ou nada contribuiram para a rápida construção de uma verdadeira equipa, competente, consistente e ganhadora, que fosse capaz de lutar com dignidade em qualquer campo e perante qualquer adversário e de se aproximar da discussão dos vários títulos domésticos e de protagonizar carreira, algo mais que efémera, nas competições europeias, esta liderança do Sporting parece ter baixado à terra. Depois de ver comprometida a saúde financeira de um dos três gigantes do futebol português, hipotecada a um desejo poético de recuperar, rapidamente, a posição e o prestígio depauperados ao logo de décadas de gestão incompetente e quase folclórica, no sentido de conseguir a subsequente e necessária recuperação do equilíbrio e da sustentabilidade, eis que parece ter chegado aos responsáveis leoninos, personificados na figura do seu presidente Godinho Lopes, de forma feliz mas dramaticamente serôdia,  o bom senso e a inteligência de reduzir a incomportável carga salarial e, através de actos de gestão eivados de paciência e realismo, lançar as bases de um projecto consistente que, a médio ou mesmo longo prazo e assentando basicamente na sua formação e no mercado nacional, possa trazer de volta uma boa parte do prestígio e da honra desperdiçados.
Depois dos "negócios" de todos conhecidos, fala-se na saída de Emiliano Insua e no ingresso de Nabil Ghilas e Joãozinho. O primeiro, para colmatar de imediato a dramática ausência de um concorrente de Ricky Wolfswinkel e o segundo como substituto do argentino na lateral esquerda. Se porventura se vierem a concretizar estas três mexidas, não me custa claassificá-las como razoáveis e porventura benéficas para a equipa, se considerada no seu todo.
O franco-argelino afigura-se-me um concorrente de respeito ao nosso "lobo", perdido e desconcentrado neste arranque de época demasiado infeliz. A troca do argentino pelo jovem beiramarense, custar-me-ia se apenas tivesse em conta a excelente época passada daquele. Tendo em conta as condições que são atribuídas à sua cedência ao Grémio de Porto Alegre - a meu ver bastante razoáveis do ponto de vista leonino - e a relação entre o seu rendimento na presente época e aquele que em Aveiro vem evidenciando Joãozinho, não me repugna por aí além a troca. E se tivermos em conta que os custos salariais de Insua, serão porventura equivalentes ou mesmo menores que a soma dos dois "indigitados" futuros leões, a nova solução até poderá vir a revelar-se extremamente positiva, além de que tudo aponta para que tenha a benção do professor Jesualdo Ferreira, o que, a meu ver, será fortemente elucidativo e me deixa tranquilo.
Será que ainda assistiremos a muito mais água a passar sob a "ponte" de Alvalade?!... Não sei. Mas os custos com pessoal ainda continuam "astronómicos". Será que, com Janeiro a aproximar-se do fim, começarão a perigar as posições de "outros jogadores" que ainda pululam, silenciosos e com muito pouco para fazer, nos corredores de Alvalade e Alcochete?!...

Leoninamente,
Até à próxima