Sinopse
Uma poderosa história de traição, romance e luta numa Inglaterra cheia de convulsões, sublevações e glória
Corre o ano de 878, e o Wessex está livre de vikings. Uhtred, o filho expropriado de um senhor da Nortúmbria, ajudou Alfredo a obter a vitória, mas sente-se desgostado com a falta de generosidade de Alfredo e repelido pela insistente piedade do rei. Parte do Wessex, com destino ao Norte, em busca de vingança pela morte do pai adoptivo e para salvar a irmã adoptiva, capturada num ataque. Para tal, precisa de encontrar o seu velho inimigo, Kjartan, um lorde dinamarquês renegado
que se esconde na formidável fortaleza de Dunholm.
Uhtred chega ao Norte para se deparar com a rebelião, o caos e o medo. A sua única aliada é Hild, uma freira saxã ocidental em fuga à vocação, e a sua maior esperança reside na própria espada, com a qual construiu uma reputação formidável enquanto guerreiro. Para obter a tão desejada vingança, precisará do auxílio de outros guerreiros para confrontar os poderosos e cruéis senhores vikings do Norte.
Opinião:
Mais um grande livro deste escritor, não tenho a menor duvida em considerar Cornwell como um dos melhores escritores deste género literário. Dá gosto ver a legião de admiradores que ele conquista, pois trata-se de um escritor muito consistente, que imprime um ritmo forte quando tem de o fazer, nomeadamente naquilo que não vejo ninguém fazer igual: a descrição de combates. Para além disso sabe tornar as personagens muito cativantes.
É sempre um enorme prazer regressar a este universo, rico em intrigas politicas, questões de honra, traições, tudo ingredientes bem desenvolvidos a que se junta uma escrita cativante, com momentos que nos deixam empolgados. Em resumo um enredo complexo e bem desenvolvido.
Sem dúvida que uma das mais valias dos seus livros são as personagens, que nos cativam, emocionam e são muito bem desenvolvidas, em especial a personagem principal e os seus diálogos com o Rei Alfredo, mas não quero adiantar muito mais até para não correr o risco de efetuar algum spoiler.
Que venha urgentemente o livro seguinte, "A Canção da Espada". É cruel ficarmos agora à espera de mais aventuras e (será sem saber?) saber o que se seguirá. Mais que recomendado.