Ficha TécnicaAutor: Murasaki Shikibu
Editora: Exodus
Encadernação: Capa Dura
N.º de páginas: 828 (lidos 236)
Género: Romance Histórico
Tradução: Lígia Malheiro
Opinião
Na verdade, o que deveria de aparecer era mesmo: Não Lido.
Acho que, não sendo a primeira vez que tal acontece, deve de ser a 2ª ou 3ª vez em que simplesmente não consigo acabar um livro. Passou quase 1 ano na minha cabeceira mas acabei por ter de desistir. A epifania deu-se durante uma conversa de almoço com um colega de trabalho:
- Então o que é que andas a ler agora?
- Julie & Julia - respondo eu tirando o livro da mala - e continuo com "O Romance de Genji" na mesa-de-cabeceira - com o maior ar de enfado.
- Se não gostas do livro porque é que perdes tempo a lê-lo? Não tens nada de mais interessante que fazer com o teu tempo ou outros livros para ler?
Ainda argumentei dizendo que a série tinha sido muito cara (mais de 50€ os dois livros) mas a resposta que me deu simplesmente não me saiu da cabeça. Ora, se eu passo a vida a queixar-me de falta de tempo para fazer as coisas que mais gosto, porquê perdê-lo a fazer uma coisa que não gosto e que não é obrigatória?
A decisão deste fim-de-semana foi simplesmente tirá-lo da mesinha de cabeceira e oferecer a série à E., uma colega de trabalho que gosta de ler clássicos (ao contrário aqui da je).
O livro é chato, enfadonho, não desenvolve e a personagem principal é um príncipe muito sensível (que grande eufemismo!!!) e para lá de indeciso no que ao amor diz respeito (ao que parece, na altura, os heróis eram assim todos muito sensíveis). Ora se eu não tenho pachorra para personagens femininas sensíveis de mais, essa não é de todo uma imagem que consiga apreciar quando associada a um personagem masculino (gosto de esteriótipos o que querem?).
Posto isto, e em jeito de conclusão, uma das maiores obras literárias de todos os tempos não é, de todo, o meu género de leitura.